Cunha tem razão. Ou o que o Supremo não pode explicar. Por Bernardo Mello Franco

Do pouco que passa pela peneira do “sou capaz de pensar” da crônica política no Brasil, o artigo de hoje do sempre ótimo Bernardo de Mello Franco, na Folha.

“É estranho escrever isso, mas sou obrigado a concordar com Eduardo Cunha. Derrotado por 11 a 0 no Supremo, ele criticou o tribunal por ter levado quase cinco meses para decidir se deveria ou não afastá-lo. A Procuradoria apresentou o pedido em 16 de dezembro, em caráter de urgência. O ministro Teori Zavascki só concedeu a liminar ontem, após 141 dias de espera.

“Não havia mais a urgência”, disse o peemedebista. “Se havia a urgência, por que levou seis [sic] meses?”, perguntou, com a empáfia habitual.

Cunha tem razão ao questionar a demora, embora não tivesse mais legitimidade alguma para presidir a Câmara. Para o ministro Teori, sua presença no cargo era um risco às investigações da Lava Jato e “um pejorativo que conspirava contra a própria dignidade” da Câmara.

O relator concluiu que o deputado não possuía “condições pessoais mínimas” para permanecer na cadeira, em clara afronta aos “princípios de probidade e moralidade”.

É tudo verdade, mas já era assim em dezembro, quando a Procuradoria recorreu ao Supremo. Enquanto o pedido de afastamento adormecia na corte, o correntista suíço comandou o processo de impeachment. É difícil dizer se o desfecho teria sido o mesmo sem sua presença na cadeira.

A derrocada tardia de Cunha não deve mudar o destino de Dilma Rousseff, mas terá impactos no provável governo Michel Temer. Aliados do vice dizem que ele está “aliviado” com o afastamento. É um discurso conveniente, que omite a velha aliança entre os dois e o potencial do deputado para tumultuar o novo regime.

Agora que está mais vulnerável, Cunha usará as armas de sempre para exigir proteção. Em uma mensagem interceptada pela Lava Jato, ele citou um repasse de R$ 5 milhões da OAS para Temer. Se quiser, terá mais a revelar. Como se diz em Brasília, o deputado dispõe de arsenal para fazer a maior delação premiada do mundo. Não é o tipo de alívio com o qual o PMDB gostaria de contar.”

Fernando Brito:

View Comments (32)

  • O ministro Lewandowski disse que o "STF tem o seu tempo", este tempo não é o mesmo tempo dos mortais cidadãos brasileiros, também não é o tempo do insignificante ato de 54 milhões de eleitores que escolheram Dilma presidenta. O STF tem o seu tempo precioso para impor um golpe contra a sociedade brasileira, para promover uma instabilidade jurídica e política.

    Contra bandidos do PMDB e do PSDB o tempo necessário para esfriar e levar ao esquecimento (por decurso de prazo) os crimes cometidos. Contra os movimentos sociais, o PT e outros partidos de esquerda, o tempo célere, escorregadio e fulminante, com o uso de teorias dos domínios dos fatos, dos conjuntos das obras, das literaturas que permitem, para fazer a justiça e cassar direitos políticos e sociais do povo brasileiro.

    Devemos denunciar todos os dias a falta de legitimidade deste STF, que decidiu ficar do lado do crime, das elites, das famiglias do PIG e contra o povo.

  • O stf protagoniza uma farsa
    Farsa 1-
    No último dia 16 de dezembro de 2015, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu oafastamento de Cunha do mandato e da presidência da Câmara sob o argumento de que ele vem usando o cargo para atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato e as apurações do Conselho de Ética da Câmara, que analisa pedido de cassação de seu mandato. Para a PGR, a saída de Cunha é necessária para preservar as investigações contra o parlamentar.
    O que fez Teori Zavaski
    deu ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), um prazo de 10 dias – que deverão começar a contar em fevereiro –, para que ele se manifeste sobre um pedido de afastamento do cargo feito em dezembro pela Procuradoria Geral da República (PGR).
    Por meio de sua assessoria, Cunha informou que ainda não foi notificado. A notificação deve ocorrer a partir da próxima quinta-feira (7), quando oficiais de Justiça retornam ao plantão do STF. Ainda que receba a notificação, o período de 10 dias para respondê-la só pode ser contado a partir do dia 1º de fevereiro, após o fim do recesso, que paralisa os prazos processuais.
    Teori agora sabe que Cunha era bandido , mas ha 125 dias atrás com todas as denuncias que se acumulavam e que em todo mundo incluindo o ministério publico da Suíça enviando os documentos, não sabia? MENTIRA

  • Farsa 2 do stf
    Por Jeferson Kiola
    A decisão do Teori chegou, portanto, com 125 dias de um atraso que parece ser intencional, deliberado.
    STF é parte da engrenagem golpista. Alguns juízes que integram a Suprema Corte atuam partidária e ativamente em favor da dinâmica golpista. Outros juízes, ainda que não atuem abertamente pelo golpe, porém com seus silêncios, imobilismos e solenidades, também favorecem a perpetração do golpe.
    A decisão do juiz Teori, que em dezembro de 2015 seria saudada e festejada como a afirmação da ordem jurídica e da moralidade pública, infelizmente é recebida neste 5 de maio de 2016 com um misto de decepção, nojo e descrença nas instituições.
    Cunha deveria ter sido afastado, cassado e condenado à prisão há muito tempo. Contudo, deixaram-no livre para destruir o bem mais valioso de uma democracia, que é o mandato popular de Presidente da República.
    O afastamento dele, ocorrido somente hoje, e sem evidências diferentes daquelas que já existiam previamente, é mais uma prova de que a aprovação do processo de impeachment da Presidente Dilma não passou de um ato de banditismo comandado por um bandido.
    O mundo inteiro sabe que está em andamento um golpe de Estado no Brasil; que o impeachment é um atentado contra a Constituição e o Estado Democrático de Direito.
    É por isso que os golpistas tentam, desesperadamente, mascarar uma fachada limpa do pós-golpe. Afastar Cunha é uma tentativa inútil de higienizar um pouco o chiqueiro do regime golpista.
    Com a iminência de completarem a farsa do impeachment no Senado, os golpistas têm pressa em se livrar do fardo chamado Eduardo Cunha para diminuir o constrangimento do principal sócio dele na empreitada golpista, o conspirador Michel Temer.

  • O AFASTAMENTO DO ‘CU(nha)’ É ‘A PONTE PARA A FUTURA PRISÃO DO LULA’!
    E, QUIÇÁ, DA PRESIDENTE DILMA!
    Ninguém se engane!

    … Mais uma sórdida senha cabal de que “o afastamento do ‘CU(nha)’” dos nazifascigolpistas &$ [mega]corruptos é a abertura da porteira para levar o [eterno] presidente Lula à prisão perpétua – e sabe-se lá o que farão da presidente Dilma Rousseff!
    Traduzindo: é Constitucional o STFede até hoje não ter julgado a pertinência de o [eterno] presidente Lula assumir a Casa Civil?
    Quem vai questionar ao STFede este, aí sim, abuso e ingerência entre os Poderes?
    “Os(as) supremos(as)” têm obrigação moral e Constitucional de informar à população brasileira acerca das reais motivações para a omissão do correspondente julgamento, comprometendo sobejamente a própria governabilidade da atual gestão federal, além de consolidar um desrespeito descomunal e inaceitável à figura de um ex-presidente da República…

    Quem vigia o STFede?
    E ‘nois’, novamente, iremos “cair no conto da lentidão seletiva” da tal suprema corte da Casa Grande &$ da plutocracia?

    Mais uma vez “os(as) supremos(as)” nos farão de *’cucarachas’?!
    A conferir a nossa lídima, democrática, civilizatória, pedagógica e histórica reação!
    *baratas, segundo os escrotos e imperialistas estadunidenses iníquos colonizadores e genocidas?…

    E ninguém se iluda com esta lorota de que os(as) bandidos(as) da eterna oPÓsição ao Brasil abandonaram o GÂNGSTER mafiosíssimo &$ ‘Achacador geral da nação em frangalhos’!
    Muito pelo contrário!
    A esta altura mesmo estão conspirando juntinhos mais do que nunca antes!…
    E “os(as) supremos(as)” também sabem disto!
    Porém, justiça seja feita, neste tópico, o STF não tem como interceder!…

    O negócio é ‘nois’ pés no barro da luta!
    E JÁ passou da hora!
    Mesmo porque, do contrário, ‘nois’ não mais teremos ‘amanhã’!
    Complexo assim!…

    • TREMEIS, ‘NOIS’ TODOS!
      E NOS ANIMEMOS À LUTA, IMPERIOSA!

      ***

      Afastamento de Cunha é mais um lance do golpe midiático judiciário

      Por conspícuo e impávido jornalista Renato Rovai
      05/05/2016

      Depois de fazer o que se esperava dele, coordenar o processo de impeachment de Dilma, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, foi afastado do mandato e do cargo pelo ministro do Supremo Teori Zavascki.
      Antes se assegurou que nada iria dar errado (…)
      (…)
      Outra ação que fica muito clara com essa ação espetacular contra Cunha, no dia que ele seria julgado pelo pleno do STF, é que vem chumbo quente contra Lula e Dilma.
      Não haveria como prender Lula e deixar Cunha dando as cartas no governo Temer.
      (…)
      Dá muita vontade de gritar chupa Eduardo Cunha, mas infelizmente o que seu afastamento prenuncia é algo muito pior do que a sua índole, sua história e sua folha corrida.

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2016/05/05/afastamento-de-cunha-e-mais-uma-prova-do-golpe-midiatico-judiciario/

  • Onde se lê que o Cunha seria "um risco às investigações da Lava Jato", leia-se que ele seria "um risco para a boa continuidade do golpe". Cunha não vai ter o prazer de desfrutar do golpe que ele deu, o que será uma tremenda injustiça. O golpe foi fruto de seu trabalho incessante de arrebanhar e "convencer" deputados indecisos. Para conseguir dar sua crucial contribuição ao golpe, Cunha teve que assegurar aos deputados arrebanhados que o golpe seria ótimo para todos eles, inclusive os mais corruptos. E agora Cunha vê que foi usado fartamente pelos golpistas que sabiam perfeitamente de toda patifaria que ele havia cometido e mesmo assim o paparicaram. Sabiam que ele estava "comprando" muito caro o golpe, que foi concretizado sob a mais ilegítima votação que jamais foi conduzida em uma casa legislativa. Mas agora, que querem dar uma face boazinha para o cruel golpe, Cunha não é mais necessário, é um estorvo, é o feio passado e a gênese corrupta do golpismo. Com pouco tempo ele verá que até seu falso amigo que vai ser entronizado em breve pelo Supremo, vai lhe dar as costas.

    • Tomás, e você acha que o Cunha - bandido, gângster que é - não sabia disso? Tomara que eu esteja enganado, mas pra mim é jogo de cena. Combinaram para o pitbull fazer o estrago e depois o "prendem" no canil com direito a filet-mignon.

      Veremos se Cunha irá delatar alguém. Não vai. Essa cassação é senha para ordem de prisão de Lula, que - inexplicavelmente - não chama uma coletiva para denunciar as ações de Janot e Moro, o golpe contra a democracia gestado dentro da PGR e com a matilha da PF salivando para entregar o país aos EUA.

      Janot já prepara uma mega-denúncia contra Dilma. A gente já conhece esse modus-operandi dessa direita adestrada pelos EUA.

      Fala, Lula! Vão te prender, companheiro! Não interessam provas! O alvo é você... é a classe trabalhadora... é o projeto de nação.

      Em tempo: Nem Gilmar o defendeu... nem Gilmar fez um discurso contra o PT... estranho...

      • Exato. É tudo encenação. cunha é uma distração, um prêmio de consolação que a direita escrota e golpista está dando ao povo para empurrar o golpe goela abaixo da nação. Quer dizer, eu não diria "empurrar goela abaixo", mas fica muito feio escrever aqui o que eles estão fazendo na verdade...

      • Infelizmente, sou obrigado a concordar com você, vão "aliviar" o quanto possam para o Cunha, afinal, alguma compensação ele tem de ter pela contribuição inestimável ao golpe que deu. E ao fim e ao cabo, ele ficará solto e irá gozar de sua liberdade como e quando bem entender. O mais provável é que tudo isso já tenha sido acordado entre ele, o Temer e os chefões golpistas. Contudo, parece que não era a hora adequada para afastar o Cunha, foi o ministro Lewandowski quem apressou as coisas quando pôs em votação o relatório do ministro Marco Aurélio, que iria afastar o Cunha de qualquer maneira. A solução que os golpistas acharam foi apressar o afastamento, o que pegou o Cunha de surpresa e deve ter atrapalhado alguns projetos que ele ainda tinha para serem executados na Câmara. Mas entre todos eles tudo vai ficar bem. Entretanto, não estou convencido que seja bom para o golpe prender o Lula neste momento. Acho que nem vão prendê-lo. Vão dar um jeito de encontrar um Frankenstein jurídico daqueles bem cabeludos e simples, para impedi-lo de disputar eleições até o ano de 2040. Mesma coisa farão com a Dilma. Para os golpistas, de agora em diante, quanto menos traumático for o cenário político, melhor.

  • JA FALEI REPITO TEM-SE QUE PEDIR AJUDA AO SERGEI MOLOTOV. OU SERIA SO MOLOTOV? SEI LA.

  • No caminho com Maiakóvski
    Eduardo Alves da Costa

    Assim como a criança
    humildemente afaga
    a imagem do herói,
    assim me aproximo de ti, Maiakóvski.
    Não importa o que me possa acontecer
    por andar ombro a ombro
    com um poeta soviético.
    Lendo teus versos,
    aprendi a ter coragem.

    Tu sabes,
    conheces melhor do que eu
    a velha história.
    Na primeira noite eles se aproximam
    e roubam uma flor
    do nosso jardim.
    E não dizemos nada.
    Na Segunda noite, já não se escondem:
    pisam as flores,
    matam nosso cão,
    e não dizemos nada.
    Até que um dia,
    o mais frágil deles
    entra sozinho em nossa casa,
    rouba-nos a luz, e,
    conhecendo nosso medo,
    arranca-nos a voz da garganta.
    E já não podemos dizer nada.

    Nos dias que correm
    a ninguém é dado
    repousar a cabeça
    alheia ao terror.
    Os humildes baixam a cerviz;
    e nós, que não temos pacto algum
    com os senhores do mundo,
    por temor nos calamos.
    No silêncio de meu quarto
    a ousadia me afogueia as faces
    e eu fantasio um levante;
    mas amanhã,
    diante do juiz,
    talvez meus lábios
    calem a verdade
    como um foco de germes
    capaz de me destruir.

    Olho ao redor
    e o que vejo
    e acabo por repetir
    são mentiras.
    Mal sabe a criança dizer mãe
    e a propaganda lhe destrói a consciência.
    A mim, quase me arrastam
    pela gola do paletó
    à porta do templo
    e me pedem que aguarde
    até que a Democracia
    se digne a aparecer no balcão.
    Mas eu sei,
    porque não estou amedrontado
    a ponto de cegar, que ela tem uma espada
    a lhe espetar as costelas
    e o riso que nos mostra
    é uma tênue cortina
    lançada sobre os arsenais.

    Vamos ao campo
    e não os vemos ao nosso lado,
    no plantio.
    Mas ao tempo da colheita
    lá estão
    e acabam por nos roubar
    até o último grão de trigo.
    Dizem-nos que de nós emana o poder
    mas sempre o temos contra nós.
    Dizem-nos que é preciso
    defender nossos lares
    mas se nos rebelamos contra a opressão
    é sobre nós que marcham os soldados.

    E por temor eu me calo,
    por temor aceito a condição
    de falso democrata
    e rotulo meus gestos
    com a palavra liberdade,
    procurando, num sorriso,
    esconder minha dor
    diante de meus superiores.
    Mas dentro de mim,
    com a potência de um milhão de vozes,
    o coração grita - MENTIRA!

  • Não temos mais segurança jurídica no Brasil. Esse stf é golpista e está desmascarado. Se um presidente da república eleito não for neoliberal pode ser afastado. Portanto só poderemos ter segurança do respeito do voto popular por meio de uma decisão de segundo tribunal nesse caso da OEA, só assim evitaremos uma sucessão de Golpes como esse que demonstrou de forma cristalina essa farsa que é a democracia brasileira. O stf assim como a mídia, Procuradores e os partidos neoliberais tentam se apoderar do Brasil e nos escravizar.

  • ATENÇÃO BRASIL DO BEM,

    o futuro da nação brasileira, pasme, neste momento está nas mãos do deputado Waldir Maranhão!
    Portanto, ‘nois’ devemos nos mobilizar no sentido de – legítima e democraticamente – persuadir o referido parlamentar na defesa da salvação nacional e do honesto, leal, generoso, sapiente e impávido povo trabalhador brasileiro.

    Portanto, mãos à obra!

    ***

    WALDIR MARANHÃO PODE ANULAR O GOLPE DE CUNHA

    Caberá agora ao novo presidente da Câmara, Waldir Maranhão, avaliar um recurso de Dilma Rousseff para anular o impeachment; em petição de 25 de abril, o advogado-geral José Eduardo Cardozo requer que os autos do processo voltem à Câmara e que seja declarada a nulidade da votação; “A decisão do Supremo de afastar o Eduardo Cunha do cargo mostra clarissimamente. Indiscutível. Ele agia em desvio de poder”, reafirmou ontem Cardozo; um aliado de Cunha já prevê reviravolta na Casa: “Com uma canetada, Maranhão pode agora levar o impeachment à estaca zero”; Maranhão votou contra a deposição da presidente quando o tema foi levado em votação na Câmara

    6 DE MAIO DE 2016 ÀS 05:18

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/230418/Maranh%C3%A3o-pode-anular-o-golpe-de-Cunha.htm

  • GOLPEACHMENT FANTASMA, além de vagabundo &$ descarado!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Advogado geral da União, José Eduardo Cardozo, denuncia que golpe na Câmara foi baseado em “ato fantasma”, mas recurso ao STF terá como base afastamento de Cunha

    06 de maio de 2016 às 00h02

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/cardozo-denuncia-que-golpe-na-camara-foi-baseado-em-ato-fantasma-mas-recurso-ao-stf-tera-como-base-afastamento-de-cunha.html#comment-966172

Related Post