Noticia a Folha que Eduardo Cunha vai rejeitar o principal pedido de impeachment apresentado contra Dilma, o de Hélio Bicudo e Miguel Reale Jr, que é tutelado pelo PSDB.
E que ficará com a nova versão, que seria apresentada na sexta-feira, em “stand by”, para ver quem lhe dá mais garantias contra o inevitável: a sua queda da presidência da Câmara.
Cunha, assim, pendura o país na sua própria necessidade de escapar impune de algo que, a esta altura, já não pode ser contido: a sua responsabilização política – a penal demorará – pelos crimes de evasão de divisas e de obtenção de vantagens ilícitas.
É certo que este campo não é nada desconhecido para Eduardo Cunha, acostumado às artes ocultas da chantagem política, mas ele não costuma produzir efeito se, fora das sombras, todos dele já se aperceberam.
Será tolo, na oposição ou na situação, quem acreditar que Cunha pode fazer algum tipo de barganha, porque já não tem coisa alguma, senão o poder formal do cargo, para dar em troca. Muito menos se acha que poderá levar vantagem em quem dá, a ambos os lados, lições magistrais em matéria de pressões espúrias.
Não é preciso ser nenhum bidu para saber que, cessada judicialmente a possibilidade de que ele decida sobre os pedidos, virá uma nova onda de denúncias.
Cunha virou um cadáver político e quem lhe segurar firme sua mão será puxado para as profundezas.
View Comments (26)
Repito o Álvaro Braz: "Meu reino por um cavalo". A tragédia como farsa de Eduardo Cunha.
O que a oposição teria oferecido a Cunha na já famosa reuião??????? O que quer que tenha sido, ele aceitou!!!!!
O governo pode oferecer algo ao PMDB que já não tenha sido oferecido?
O PMDB trocaria o certo pelo duvidoso (vice presidência e ministérios por....o que ?????)
O que o Janot está esperando para dá a última lar de cal nesse crápula!!! os deputados e senadores teem que ir à tribuna SENTÁ O PAU nesse acharcador...a hora é esse...essa serpente é perigosa...já chocou o ovo...está contaminado o País...a Dilma tem 3 anos para reverter esse caos político que está interferindo na economia e no crescimento do Brasil...o negócio é ACABAR COM ESSE CUnha! e enquadrar o Temer...ele está e encima do muro ele é perigoso...são serpentes...a espera do BOTE/GOLPE...ACORDA JANOT!!!
Fora, Cunha! Aproveite e leve Aécio e o PSDB junto com você!
A única coisa que os golpistas podem ter oferecido ao Cunha, no encontro de ontem, só pode ser o seguinte: tomado o poder pelo golpe, vamos fazer tudo prá te absolver! Que outra oferta poderia ter sido? Impossível de existir outra. Só se esqueceram de que o cara é cobra prá lá de criada e nem ele mesmo acredita mais em golpe...
E a mulher do Cunha? o tukano juiz moro não vai prendê-la? Tá provado que ela torrou milhões desviados da Petrobrás..Até na academia de tênis da Sharapova a delinquente andou....Por muuuuuuuuuuito menos ele mandou prender a cunhada do Vacari ( que é inocente ).
Passada a tormenta, será hora de passar na guilhotina os ligados ao Cunha.
Bastam 2 ou 3 para que o restante da turba passe a se comportar como deve.
Para isso, entretanto, é necessário que o ministério da justiça, vago há anos, tenha um titular.
Dilma tem que nomear um ministro da justiça que tenha lado, seja respeitado e se dê ao respeito, para este novo momento.
PSDB, DEM, o partido do Pauzinho do Dantas (Solidariedade???? A quem? Aos corruptos), PPS, PTB, PP. Estes partidos e as famiglias do PIG sustentam o Achacador Cunha.
O poder de Cunha se manifestava na escuridão. Exposto ao sol, não resiste. O sol é o melhor desinfetante.
Cunha fez manobras para votar Emendas Constitucionais retrógradas, como a da redução da menoridade penal. No financiamento privado de campanhas eleitorais, depois de perder, manobrou para ganhar. Claro, ninguém que assiste às manobras de Cunha em sã consciência as aprova.
Cunha formulou as pautas-bomba. Renan deu um chega pra lá em Cunha, que não gostou, e bradou: a última palavra é da Câmara. Tudo com o apoio maciço da oposição e dos Deputados financiados por ele, Cunha.
Cunha estabeleceu um rito pro impeachment. Se arvorou como um plenipotenciário. Isso desagrada aos membros de outros Poderes. É primordial na Democracia o conhecimento e o respeito às esferas de Poder.
Cunha parecia que estava sem freio. Até que outro Poder entrou em jogo. E mostrou as balizas do Poder de Cunha para o Cunha. Com o já as havia mostrado ao julgar a proibição do financiamento privado de campanha.
Cunha tem o Poder de deflagrar o processo de impeachment de Dilma, como dita a Constituição. Mas é ele, ou então, 2/3 da Câmara. Regras do jogo devem ser respeitadas.
Mas nesse jogo, agora, melhor ter esse Poder mas não o exercer, pois não convém desagradar no momento nem a oposição nem a situação. Pois aí ele passaria a ser o alvo imediato. Aguardar, de repente, uma mudança de foco, como o julgamento das contas de Dilma no primeiro mandato.
Mas essa mudança de foco pode não vir. E ter um pedido de abertura de impeachment no bolso vai ser realmente uma boa. Se a coisa esquentar pro lado de Cunha, ele poderia abrir o processo. Pode ser que Janot fique passe a trabalhar noutros processos com foro privilegiado, e mantenha o de Cunha em banho maria. Pois Cunha sabe, ele será o alvo natural pós-Dilma.
E pra Dilma, cabe atuar pra reconstruir uma maioria e aprovar as medidas como a CPMF e lutar para ter aprovadas as contas dela contra o parecer do TCU. Ano que vem tem eleições municipais. Depois de março de 2016 o foco dos congressistas passa pras eleições locais.
Aí, então, virá o TSE.
Não está fácil pra Dilma.
Se roubasse um pão já estaria na cadeia, torturado e enlouquecido ( isto ele já esta).