Algo de podre rescende do nosso sistema jurídico: 500 professores e estudantes lotam as escadarias da Faculdade de Direito do Recife para protestar contra a posição golpista da OAB Nacional.
Do site jurídico Conjur:
O deputado federal e ex-presidente da seccional fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil, Wadih Damous (PT-RJ), afirmou nesse domingo (21/3) que pedirá o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, pois, segundo o parlamentar, o julgador “desonra a toga” com suas atitudes.
“Eu já tenho uma petição pronta, mas tenho que atualizar porque ele [Gilmar Mendes] fala besteira todos os dias. Ele desonra a toga todos os dias, então eu tenho que acrescentar isso à petição. Mas eu quero logo, nas próximas semanas, protocolar o pedido de impeachment dele. Ele desonra a toga, na suprema corte americana ou num tribunal constitucional europeu ele nem chegaria lá. Então, nós vamos abreviar a carreira inglória desse indivíduo no Supremo Tribunal Federal”, disse Damous.
Para o deputado, Gilmar Mendes é um militante partidário. “Eu acho até que o Gilmar Mendes na Câmara dos Deputados seria um ótimo parlamentar do PSDB, porque os que estão lá são uma porcaria. Ele deveria largar a toga, tentar se eleger e ir para lá, ele faria um ótimo papel lá. Mas o que ele está fazendo é desonrar o Poder Judiciário brasileiro, desonrar o Supremo Tribunal Federal”.
Nessa sexta-feira (18/3), Mendes decidiu suspender a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cargo de ministro-chefe da Casa Civil e devolver os processos que envolvem Lula nas investigações da operação “lava jato” ao juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, alegando que a nomeação como ministro causaria tumulto nas investigações. Damous disse que o pedido de impedimento de Mendes será protocolado em seu nome e não no do Partido dos Trabalhadores.
Sobre a declaração de apoio da OAB federal ao pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, Wadih Damous lamentou a decisão. “O Conselho Federal da OAB adotou uma posição vergonhosa, golpista, em relação ao que acontece no Brasil hoje. Em 1964, também a OAB apoiou o golpe, só que naquela época havia grandes vultos da advocacia, como Sobral Pinto, Seabra Fagundes, Heleno Fragoso e outros que recolocaram a OAB no caminho da democracia. Neste momento, a OAB federal está resumida a mediocridades. O que deve acontecer na OAB é uma oxigenação democrática, a OAB deve ter eleições diretas, o conselho federal é eleito indiretamente, aí permite que esses caciquinhos de estado, esses líderes paroquiais tomem conta de uma entidade que deveria representar a advocacia nacional. Então, é lamentável, é vergonhosa a aposição da OAB”.
Segundo Damous, nesta terça-feira (22/3) juristas de todo o país se reunirão com a presidenta Dilma Rousseff para repudiar a posição da OAB federal. Ele também lamentou que a entidade não tenha se posicionado sobre a quebra do sigilo das conversas de Lula com seus advogados.
“Infelizmente, a OAB entra no jogo político a favor do golpe e fica em silêncio diante das perseguições e das violações das prerrogativas dos advogados, não se manifesta. Infelizmente essa não foi a OAB da qual eu fiz parte. Essa não é a OAB que lutou contra a ditadura militar”, argumentou Damous.
View Comments (14)
É em todo o brasil....
vejam na universidade onde o moro leciona pobrezinhos dos alunos.
http://www.esmaelmorais.com.br/2016/03/ufpr-sedia-ato-contra-golpe-de-globo-moro-blog-do-esmaeltv-15-transmite-ao-vivo-para-o-brasil-e-o-mundo/
Às ruas é o remédio!
O primeiro guardião da Constituição é o povo!...
Abaixo os golpista liderados pelo PIG e a Fiesp!...
Moço me diga aí.Na relação de políticos envolvidos na Lava Jato tem alguns petistas mas a maioria são de outros partidos.Então porquê o PT é o mais corrupto!!! -Pergunta lá no Posto Ipiranga....
Demorou, mas os movimentos sociais começam a construir um muro de resistência contra o GOLPISMO, mas não basta derrotar o impeachment é necessário derrotar o GOLPE e isso vai além, sobretudo, exige mobilização do próprio governo Dilma.
P.S. O 247 em reporcagem, insinua que Lula pode desistir de ocupar o cargo de Ministro Chefe da Casa Civil, por isso que digo que não dá pra confiar naquele site.
apoiado deputado do PT_RJ!
Sr Fabio Peinado, só pra eu entender, há 5000 manifestantes na frente do congresso reivindicando o impeachment da Presidenta Dilma alegando corrupção? Mesmo sabendo que nada consta contra a Presidenta que justifique tal processo. E, caso o golpe vença, teremos como presidente Michel Temer (que tem sido citado em delações) e o cunha (esse dispensa qualquer apresentação) seria como nosso vice presidente? Olha, quanta "instrução", quanta "sapiência", quanta "responsabilidade social" desse pessoal. O mundo já está olhando para o Brasil, os golpistas (inclusive a grande emissora que aqui pode tudo) já foram descobertos, será que os coxinhas não enxergam que estão manifestando pela esculhambação do Brasil? Com o golpe, a lava-jato será encerrada permitindo uma série de políticos hipócritas ficarem livres e a emissora voltar a receber mais subsídios para seu "meritório crescimento".
Já li em algum lugar que entre os manifestantes há funcionários públicos de SP e outros estados governados pelo PSDB, dispensados do trabalho e com despesas pagas, para permanecer em "vigília democrática anti-Dilma"... Não sei se é verdade, mas alguém com uma câmera fotográfica poderia obter a identificação das criaturas.
Deputado estamos com voce.
Engraçado! Quando a OAB era puta do PT, vocês a aplaudiam. Agora que quer a aplicação do constitucional impeachment, vocês a chamam de golpista.
Em tempo, Damous é uma comédia! Dou muita risada de suas loucuras. Vão fiel é ali!
Cão fiel é ali!
Sr Souza, reflita seguinte: se estivéssemos em 1964 voçe estaria apoiando o golpe também
Todo advogado que se preze está não apenas revoltado, mas extremamente envergonhado com os golpistas da OAB. Trata-se de uma posição que vai envergonhar a classe para sempre. Amanhã talvez a própria Rede Globo, quando pedir perdão ao povo brasileiro por ter patrocinado este malsinado golpe, não perdoará a covardia e o oportunismo injustificáveis da direção atual da OAB.