Publico o segundo artigo da série sobre a falta que nos faz há 20 anos Darcy Ribeiro – as memórias de Trajano Ribeiro, o gaúcho boa-praça que tocava a Riotur quando da inauguração do Sambódromo, a obra mais inacreditável e boicotada que ele e Leonel Brizola tocaram no Rio de Janeiro e que, hoje, não há um mais que conteste. Bem diferente do que se fazia naquele distante 83/84, quando a mídia dizia que não ia ficar pronto e até que ia desmoronar ou tornar o samba inaudível.
Algo que os mais jovens talvez não possam acreditar: a Globo, de ódio, não transmitiu o carnaval carioca e teve de engolir em seco o sucesso da então TV Manchete. Eu estava lá, como auxiliar da então assessora de imprensa de Brizola, Martha Alencar e vi -vimos – a Apoteose sonhada por Darcy , que os burocratas não deixam mais acontecer: depois do desfile da Mangueira, com seu antológico “Yes, nós temos Braguinha“, o povo desceu da arquibancada e a escola fez um bagunçado “desfile ao contrário”. percorrendo a Passarela ma “contramão”.
Não sou de carnaval, mas ninguém apaga a emoção daquele dia, na linda passarela que materializava os versos do Gilberto Gil e do Dominguinhos, em que “usufruir do bom, do mel e do melhor seja comum pra qualquer um, seja quem for…”
O carnaval de Darcy Ribeiro
Trajano Ribeiro*
Ninguém como Darcy Ribeiro compreendeu a alma e a cultura do povo brasileiro. Darcy costumava dizer que no Brasil estava nascendo uma nova e fantástica civilização, fruto da mistura de índios, negros, e europeus de diversas nacionalidades como portugueses, holandeses, italianos, alemães, espanhóis, enfim, uma mescla de sangue e cultura que resultou, principalmente na música, em forte influência africana. Assim, quando assumiu a Secretaria de Cultura do Estado do Rio no governo Brizola, identificou logo o carnaval como a principal manifestação cultural do país, especialmente o desfile das escolas de samba, evento cujas raízes remontam a década de 30 do século passado, quando Getúlio Vargas pediu a Villa Lobos que organizasse um desfile carnavalesco.
Preocupado com a organização do carnaval do ano de 1984 e consciente de que o desfile das escolas de samba era sempre objeto de severas críticas da imprensa à sua organização, causando sempre desgaste aos governantes responsáveis, e atento ainda aos altos custos de montagem e desmontagem todo ano das estruturas para o desfile, além do transtorno causado ao trânsito da cidade naquele processso, passou a perseguir a ideia de um local definitivo para a realização dos desfiles, com mínimo impacto sobre a vida da cidade e com uma estrutura definitiva para abrigar desfilantes e público. Nascia assim a Passarela do Samba.
Em reunião na casa do Governador Brizola foi apresentado o projeto oferecido a Darcy pela FEM – Fábrica de Estruturas Metálicas, pertencente a Companhia Siderúrgica Nacional, de uma passarela toda de aço, que contemplava inclusive a exigência do governador para que durante o ano inteiro as instalações se destinassem ao funcionamento de uma escola de ensino integral para milhares de alunos do ensino básico e médio. Ao final da exposição era visível a falta de entusiasmo de Darcy pelo projeto. Fiz então uma observação a respeito do senso estético do povo carioca, que provavelmente não aprovaria uma estrutura tão pesada e sem dúvida contrastante com a beleza da cidade. Darcy arrematou: “vou pedir ao Oscar que faça um projeto para a passarela”. E assim nasceu a passarela, fruto do traço de Niemeyer e do sonho de Darcy Ribeiro. Mas Darcy não se limitou apenas a criar a infraestrutura física para o desfile. Ele, a contragosto das escolas e seus patronos, dividiu a festa em dois dias e criou o sábado das campeãs, ou seja, criou um desfile em três dias. Deve-se a Darcy ter o desfile, hoje, a grandiosidade que ostenta, e graças à sua visão e a seu sonho a criatividade dos carnavalescos ganhou asas e produziu o maior espetáculo da terra.
*Trajano Ribeiro foi secretário de turismo do Estado e do município do Rio do Janeiro e presidente da Turisrio e da Riotur nos governos de Leonel Brizola.
View Comments (2)
Sim Brito... não há um dia em que não pense em Darcy com muita saudade, sobretudo nos dias sombrios de hoje.
Faltou o nome dele como homenageado na música linda de Chico Buarque... Paratodos. Viva Darcy!
:
: * * * * 04:13 * * * * . : . Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabuj@s suj@s a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) d@s canalhas direitistas…
.
* * * * * * * * * * * *_* Darcy e Brizola serão eternamente pessoas de minha admiração. Gostaria muito que o grande Brizola tivesse sido pelo menos duas vezes Presidente do Brasil para dar melhores rumos a esse país junto com Lula e Dilma. Ele saberia, melhor do que estes, como enfrentar o pig e a ditadura midiática que assola o nosso País.
.
.:.
PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
.
. . .
AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo TEóRICO de 33,7 mil mensais;
Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salário integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
.
. . .
Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)
…
::
SARTREANA
Maldita seja toda esperança
que faz continuar o mal
do bem que só se alcança
no viver sempre (des)igual
…………….………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
KWY
P
…e
…….n
…………s
…………….o
…………………logo(S)
…………………………………..p
…………………………………..e
…………………………………..s
…………………………………..o
……………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
::
.:.
B……………………………A
…I………………………I
…….S………………C
………..T………N
…………….Â
tele……………………..visão
tele……………………..vazão
tele……………………..vazio
………………………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
::
.:.
::
O fetiche da mercadoria
Ou
dA coi$ificaçãØ do ser humano
……………………………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Professor Laerte Magalhães
……………..……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
…………………………………………ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
…………..………………………….ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
…………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
………….……………………ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
…………………………….ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
…………………………………………………………………………………………………………( Cláudio Carvalho Fernandes )
O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
::
Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
É melhor
Ser um, mesmo que zero, à esquerda
Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$-$$ à direita
……………………………….( Cláudio Carvalho Fernandes )
::
Poema Z
……………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenagead@, também.
Penso
Logo(S)
ReXisto
…………………………………………….( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
::
.:.
ReXistência
Não deixe que aluguem o seu pensamento:
Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
Diga “NãO” à Rede Goebbels
……………………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
::
.:.
Globo
PATRÃO
PADRÃO
LADRÃO
……………………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
::
.:.
M A T E R E A L I S M O
para o povo brasileiro (1989)
Até quando
morrer pela vida?…
Até quando
viver morrendo,
em vão,
por tudo
o que é não?…
…………………………………….……………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
::
.:.
foi ou é ou será
não o feito
nem a coisa por fazer
ou o imperfeito perfeito
:
o que me anima
é a magia lógica das possibilidades
……………………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
::
.:.
ReXistência
Não deixe que aluguem o seu pensamento:
Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
Diga “NãO” à Rede Goebbels
……………………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
::
[ Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta. ]
“Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.
…………………..………………………………. ( Joseph Pulitzer )
::
.:.
[ Se você não for cuidados@ ]
“Se você não for cuidados@, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as [‘]pesso[nh]as[’] que estão oprimindo”.
…………………..………………………………. ( Malcolm X )
::
.:.
( En la lucha de clases )
En la lucha de clases
Todas las armas son buenas
Piedras
Noches
Poemas
…………………..………………………………. ( Paulo Leminski )
::
.:.
( Não é a beleza )
Não é a beleza
Mas sim a humanidade
O objetivo da literatura
………………………….………………………. ( Salamah Mussa )
::
.:.
A existência precede a essência.
……………………………………..……………. ( Jean-Paul Sartre )
::
.:.
* 1 * 2 * 13 * 4
.:.
* * * * * * * * * * * * *
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
* * * * * * * * * * * * *