O Datafolha fez o que pôde.
E pode ser, mesmo, que funcione, porque Marina Silva não pára de cair.
Embora Ibope não confirme o crescimento do mineiro, mantendo-o ainda fora da margem de erro para um empate, não há dúvida que a tendência do conservadorismo vai ser a de migrar para ele.
Se “vai dar tempo” ou não, é outra coisa.
O fato é que, ainda que a possibilidade de não haver segundo turno esteja mais próxima com a queda de Marina se acentuando – é mais que duvidoso que todos os seus votos migrem para Aécio – qualquer dos dois que passe à segunda rodada, admitindo-se para argumentar que não estejam “segurando” Dilma e que o crescimento de seu favoritismo não some alguma coisa mais a seu desempenho, irá mais fraco, muito mais fraco.
Marina, com a queda vertiginosa de seus índices e a subida acelerada de seus níveis de rejeição.
Aécio, numa eventual decisão no “photochart” com o fantasma de uma provável derrota em primeiro turno em Minas.
É por isso que disse, no post anterior – além da óbvia “forcinha” paulista para levar o tucano à rodada final, que de pouco serviam as pesquisas de segundo turno (onde, aliás, Dilma já colocou frente) neste momento.
O importante, mesmo, é que com toda a capacidade de jogarem um pontinho para lá ou para cá, os institutos de pesquisa não tiveram como sufocar Dilma na reta final e, nem mesmo, tirá-la do limiar de uma decisão definitiva.
É é com essa confiança que ela vai, tenham certeza, absolutamente tranquila para o debate desta noite na Globo, embora Aécio e Marina – que disputam um com o outro o troféu de mais reacionário, que os coloque em segundo lugar – vão com os nervos à flor da pele.
Vai ser tudo muito apertado, é verdade. Mas o primeiro turno, acreditem, não é uma impossibilidade.
Depende destes três dias.
View Comments (25)
Apesar do "esforço" do i-bope e da datafalha não seguraram Dilma, acredito que a vitória vira no primeiro turno.
DEUS é maior e vai fazer com que DILMA leve logo no 1o turno, para tranquilizar o Brasil e os brasileiros de responsabilidade com a paz e o crescimento da nossa sociedade, necessariamente a menos favorecida.
É um contorcionismo danado, de lascar, incrível. Quando eles - o PIG não baixa os 40% da Dilma, é porque ela es´tá muito à frente. E vai vencer no primeiro turno, pela força do povo brasileiro. E no debate de hoje, a globo não tem como manipular. Hoje, com as redes sociais e os blogs "sujos", que de sujos não têm nada, fica muito difícil qualquer mutreta. Tem milhões de olhos bem abertos para fiscalizar e denunciar.
" Sofrer é da vida ", disse o poeta .
A vitória no primeiro turno será mais deliciosa mesmo com sofrimento.
Minha esposa já falou para as amigas que dará uma festa .
Tô preparando o bolso .
Caramba! Mas que festa de arromba!
Britto, os institutos estão segurando para não mostrar que Dilma continua em ascenção, o Ibope mostra que Dilma subiu 5 pontos no Nordeste que tem 26,79% dos votos nacionais e que subiu 2 ponto na região sudeste que tem 43,44% dos votos válidos. É ruim dela ter subido apenas um ponto no cenário nacional, devem ter manobrado e muito em outras regiões para descompensar esse crescimento de Dilma nas duas regiões que contam sozinhas 70% do eleiorado nacional.
Exatamente. O mesmo que aconteceu na pesquisa passada. O descompasso entre a subida em vários estados bem superior ao ponto que Dilma aumentou. Agora a mesma coisa. Dilma sobre dois pontos no sudeste e cinco no nordeste. Será que caiu em alguma região? Certamente não... e mesmo assim sobe apenas 1 ponto em nível nacional? É muita cara de pau...
Caro Fernando, você - como sempre - preciso nas suas análises.
Estou muito confiante na vitória já no primeiro turno.
Primeiro, porque acho que nos números divulgados tem a "margem de acerto" para turbinar Arrocho Never e segurar Dilma 13. Segundo, porque a média histórica de votação do PT é superior aos 40% apresentados nas pesquisas.
O que todas as pesquisas mostraram desde o início é que quem vota em Dilma não muda o voto. Mesmo pequena, a curva de Dilma é de crescimento.
Vai ser no primeiro turno, anote aí.
Já vi tudo: o Aecim chegando no segundo turno e a mídia divulgando sua comemoração com se ele tivesse ganho.
Não vai ter segundo turno. Dilma vai ganhar no primeiro turno. E, na remota possibilidade de ter segundo turno vai ser contra Marina, Mas com Dilma indo para o segundo turno com uns 15 pontos de vantagem e em ascenção e Marina com viés de queda.
A pesquisa Datafolha em Minas é vergonhosa. Diz que Fernando Pimentel foi de 36% a 45% em 9 dias. Mentira! Ele já estava bem acima de 40% há muito tempo, como mostravam os outros institutos. A famosa conta de chegada do Datafolha. Pode ser o que mais acerta no fim, mas é de longe o que mais manipula durante o processo.
E, de quebra o Tarso passou para primeiro no RS.
Que legal, o Tarso abriu 4 ponto e o Olívio Dutra está a 1 ponto do Lasier para senador!
Eu acredito na vitoria do PT no primeiro turno. As pessoas se enganam, mas não permanecem enganadas o tempo todo. Não da pra esconder a capacidade administrativa, a coerencia, a capacidade técnica, a honestidade da Dilma; numa comparação com Aécio e marina não tem como eleger um desses dois, não oferecem nenhuma segurança ao povo brasileiro, principalmente os não ricos. A coisa é tão evidente, que pessoas quase analfabetas fazem essa análise, e preferem não arriscar as conquistas obtidas nos últimos 10 anos.Conheço anti-petista de longa data votando em Dilma exatamente por não sentir firmeza em Marina e Aécio. Eu confio nessa vitória no primeiro turno pelo que Lula-Dilma fizeram. Eles tem crédito. Mesmo assim, até 4 de outubro é dia de conseguir voto.
Mesmo os anti-pt que estão indecisos sabem o quanto a vida deles melhorou nesses últimos anos e, na hora de votar,esses indecisos, não vão arriscar e vão de Dilma, porque embora não admitam publicamente, sabem que suas vidas melhoraram muito durante o governo do PT. Tenho vários amigos que são por tradição tucanos, mas que para mim admitem, que suas vidas melhoraram muito e que estão até viajando para o exterior nas férias, coisa que antes era só para os muitos ricos e não para classe média, como esses amigos que falei. Na hora "h" vão tascar Dilma nas urnas.