Datafolha: sumiram os 60% que queriam novas eleições. E surge o “Fora Quem?”

O último parágrafo da matéria da Folha sobre a pesquisa de popularidade de Michel Temer é, para mim, o mais importante:

Um dado que chama a atenção é que um em cada três brasileiros (33%) não sabe o nome do atual ocupante do cargo da Presidência da República. Questionados, 65% respondem corretamente que Michel Temer é o ocupante do cargo. Outros 2% citaram nomes errados.

Dois meses no poder, mais ainda na mídia massacrante, só distribuindo “bondades” e, ainda por cima, sendo o portador da “recuperação da economia” que acontece – não vem ao caso – apenas nas páginas de jornal e um terço dos brasileiros não sabe quem é?

Dou um doce para quem descobrir qual a renda e a localização deste terço que não sabe quem é Sua Excelência. Desconfio que sejam segmentos sociais e geográficos que tenham em boa conta um certo  senhor barbudo.

Diante disso, como considerar avaliações do “Governo Temer” que somam 87% de opinantes?

As respostas ruim/péssimo e ótimo/bom referem-se aos dois terços que sabem que ele é o presidente da República?

Ou podemos imaginar que um terço dos brasileiros pudesse estar gritando “Fora, Fora, Fora Quem, mesmo?”

E que fim levaram os 60% que em abril defendiam novas eleições? Foram abduzidos e só restaram 7%, soma dos 3% que as defendem e dos 4% de nenhum dos dois ?

Legitimidade de governo não vem de pesquisas de opinião, mas de eleições. E das livres, onde possa haver discussão e identificação de quem é o quê.

E a única eleição que Temer disputará para tornar-se presidente legal – mas não legítimo – do Brasil é a do final de agosto, no Senado, com apenas 81 eleitores.

Aí, sim, começará seu governo real, e neste, não há Datafolha que segure os efeitos do pacote de maldades.

Fernando Brito:

View Comments (18)

  • Pesquisa fajuta, mentirosa e engana-bobo. Não tem coerência, não tem lógica, não tem pé, não tem cabeça. Aliás, Dona Ana, a Folha não me engana. Estes Institutos só se desmoralizam ao tentar empurrar inverdades goela abaixo dos brasileiros. Cadê as CPIs das pesquisas enganosas? A quem pertence estas empresas? Certamente ao povo pobre e trabalhador que não é. Isto é cheira a quem paga, leva. Como diz o Bóris, isto é uma vergonha.

  • As mesmas pesquisas dizem que a economia está se recuperando.Alguem aí sentiu isso? Ah, dizem eles, a Bolsa de Valores tá bombando. É daí,? Pobre aplica em bolsa? Ou os ricos resolveram trazer suas reservas retidas e especular na bolsa? Quero ver é baixar inflação, baixar juros, conter despesas, coisas que interessam a todos e não a meia dúzia de especuladores milionários. Não me engana que eu não gosto.

  • Um terço dos brasileiros é completa farsa. Ninguém sabe quem é Temer, e parece que a mídia sabe que é melhor que este desconhecimento continue.

    • Tenho panfletado muito nas ruas. O povo sabe sim quem é Temer. Nossa panfletagem não se resume a entregar um folheto com slogans. Temos folhetos bem elaborados e explicativos, com linguagem fácil, mas não imbecilizando as pessoas, por ex. sobre a reforma da CLT e etc. Conversamos com as pessoas. E a receptividade é bem grande. Experimentem. Façam um folhetinho e vão para um bairro popular conversar e explicar para o povo. Basta uma hora em uma esquina movimentada. Aí verão do que estou falando.
      Temos um coletivo e este é nosso trabalho. Brincando digo que é a escolinha do professor Raimundo.

  • Acredito que no percentual dos que não sabem quem é o traíra provisório tem muitos das "ditas" classes mais altas também.

    Pouco antes da votação do impeachment da Dilma na Câmara, conversei com uma pessoa graduada e com pós que defendia o impeachment e queria que o Lula fosse preso... perguntei se ela sabia quem assumiria caso a Dilma saísse, e a resposta: "acho que é o presidente do Supremo".

    Ou seja, não desconsideremos o nível de burrice e alienação mental em todas as classes sociais.

  • Collor vem aí!!! Vai fazer a diferença agora e em 2018!!!
    Fora Temer!!

  • Pois olha, eu concordo que aproximadamente um terço da população brasileira (apesar da Globo) não saiba o nome do traíra simplesmente porque coincide com os dados da minha pesquisa particular feita aqui numa cidade de 20.000, na minha rua sem saída e sem calçamento. Bem pensado Fernando Brito, e justamente estes e estas caras que não sabem, a maioria deles sabe do Lula porque entendem bem do seus estômagos (bolsa família, ajuda do gás e coisitas assim "sem importância".).Aí eu me pergunto e aqui pergunto porque acho que é mais importante do que afirmar a desonestidade do Ibope:onde e como esse povo ficaria sabendo? Via igreja? Aqui o povão ou frequenta a missa de domingo ou o encontro com o representante do Edir Macedo. Pelo catolicismo seria uma desgraça porque aqui é reino da Opus Dei e as ovelhas nem precisam saber o nome se o cara não vai a votação. Quanto aos evangélicos, a mesma coisa. Via escola elementar? Nem pensar...agora mais do que nunca política é tabu. Teria sim um veículo, do meu ponto de vista essencial, mas que se caracterizou por um dos maiores erros da era Lula/Dilma, teria o sindicato pois são pequenos produtores rurais sindicalizados ou gente trabalhadora que de alguma forma teria uma ligação tênue com o sindicalismo, por se acaso o Lula tivesse incentivado um sindicalismo de massa no Brasil. Mas não, sempre negociando "por cima" com sindicato e partido, que temos? Uma população pobre totalmente apartada de qualquer envolvimento participativo na política. É difícil reconhecer erros quando praticados pelos amigos, mas sinto dizer que assim não se move montanhas. Um abraço

Related Post