Conforme os detalhes da pesquisa Datafolha vão sendo liberados, entende-se melhor porque há informações de que o Palácio do Planalto gostou dos resultados, apesar do crescimento de Aécio Neves. De fato, há uma série de números que trazem boas notícias para a candidatura de Dilma.
Em primeiro lugar, caiu o pessimismo com desemprego e inflação.
E hoje, segundo publicado pela Folha, revelou-se que a maioria absoluta dos eleitores da oposição afirmam que só votariam em Aécio Neves e Eduardo Campos porque o voto é obrigatório e porque “não há outro candidato melhor”. A oposição, definitivamente, não tem entusiasmado o eleitorado.
Pudera! O principal nome da oposição fala que não hesitará em adotar “medidas impopulares” e deixa seu marketeiro dizer que o salário mínimo já cresceu muito.
Ambos (Aécio e Campos) se esmeram tanto em agradar o mercado que acabam sendo mais liberais que o neoliberalismo. Foi engraçado ler Murilo Portugal, presidente da Febrabapan, principal entidade que cuida dos interesses dos bancos brasileiros, defender, numa entrevista para Folha no sábado, que a “independência do Banco Central não precisa ser ampliada, como defendem os candidatos de oposição”.
Segundo o Datafolha, se o voto não fosse obrigatório, Dilma seria a principal beneficiada, porque o seu eleitorado é o mais fiel e disciplinado. Apenas 43% dos eleitores de Dilma deixariam de votar se o voto não fosse obrigatório. Esse percentual sobe para 58% no caso de Aécio Neves e 62% para o eleitorado de Campos.
Em outros termos, se o voto não fosse um dever obrigatório constitucional, 58% dos eleitores de Aécio ficariam em casa; e 62% dos eleitores campistas idem.
Outro dado positivo para Dilma, revelado nos números do Datafolha, é que a maioria dos eleitores da oposição apenas votariam em seus candidatos porque “não há opção melhor”, enquanto a maioria dos eleitores de Dilma preferem a candidata porque ela “é a ideal”.
Entretanto, o instituto também revela um cenário de incerteza, que precisa ser vencido pelas campanhas. O número de votos em branco e indecisos “nunca foi tão alto”. Mais especificamente, os indecisos, eleitores que disseram “não saber” em quem votar, são 8%, um número dentro da média dos últimos anos, para este mesmo período em eleição anteriores. O que aumentou foi o voto nulo, que saltou de 6% numa pesquisa feita em maio de 2010, para 16% em maio deste ano.
View Comments (8)
Acho importante lembrar que, embora o número de nulos seja alto na pesquisa, tende a diminuir muito na urna eletrônica, de certa forma concebida para evitar esse tipo de manifestação. Hoje é mais fácil votar do que anular; antigamente, bastava fazer um risco ou escrever qualquer coisa na cédula de papel.
É os coxinhas e reaças,estão desanimados com os fraquinhos candidatos da elite podre,e banqueiros,never e traíras.
O eleitorado da dilma e fiel todos nos sabemos so que dilma/graça foster acha que nao, e que nao foi um bom negocio.
Número de votos nulos deve preocupar, sim. Há campanhas pelo voto nulo para tentar tirar voto de Dilma.
PÓ PARAR, SENADOR. DILMAISSSSSSS
Pois eu gostaria de fazer comentário,sobre a falsa tese de que,o voto no Brasil é obrigatório.Estou com setenta anos e nunca,em dia de eleição,alguém foi até mim,armado ou não,pra me obrigar a voar.O voto é isso sim,voluntário e se não votarmos,basta ir ate a Justiça Eleitoral e pagar uma multa de dois mil réis e pronto,se está em dia com a Justiça Eleitoral.Os que insistem em dizer que o voto é obrigatório,trabalham para que as pessoas não votem e assim fica mais fácil para as ELITES,que não suportam os outros,senão para rouba-los e assim mandarem em tudo.Como é de resto,nos E.Unidos e outros países do mesmo porte.Ou seja,nós decidimos pela maioria,embora ínfima minoria.Cabe então esclarecer que o voto não é obrigatório,senão um dever cívico de todos.
Dilma 13 2014
100 %..não há duvidas.
O meu Brasil é o melhor lugar do Mundo...
Pra quem tinha dúvidas: O PIG já começou a campanha pelo voto em branco/nulo. O Boechat já ensinava, didaticamente, como votar me branco ou nulo esta manhã. Uma graça! Ou o PT se liga nos fatos, ou qualquer dia, o Joaquim vai pessoalmente prender a Dilma, com um mandado redigido pelo Merval...