Datafolha traz números positivos para Dilma

Conforme os detalhes da pesquisa Datafolha vão sendo liberados, entende-se melhor porque há informações de que o Palácio do Planalto gostou dos resultados, apesar do crescimento de Aécio Neves. De fato, há uma série de números que trazem boas notícias para a candidatura de Dilma.

Em primeiro lugar, caiu o pessimismo com desemprego e inflação.

E hoje, segundo publicado pela Folha, revelou-se que a maioria absoluta dos eleitores da oposição afirmam que só votariam em Aécio Neves e Eduardo Campos porque o voto é obrigatório e porque “não há outro candidato melhor”. A oposição, definitivamente, não tem entusiasmado o eleitorado.

Pudera! O principal nome da oposição fala que não hesitará em adotar “medidas impopulares” e deixa seu marketeiro dizer que o salário mínimo já cresceu muito.

Ambos (Aécio e Campos) se esmeram tanto em agradar o mercado que acabam sendo mais liberais que o neoliberalismo. Foi engraçado ler Murilo Portugal, presidente da Febrabapan, principal entidade que cuida dos interesses dos bancos brasileiros, defender, numa entrevista para Folha no sábado, que a “independência do Banco Central não precisa ser ampliada, como defendem os candidatos de oposição”.

Segundo o Datafolha, se o voto não fosse obrigatório, Dilma seria a principal beneficiada, porque o seu eleitorado é o mais fiel e disciplinado. Apenas 43% dos eleitores de Dilma deixariam de votar se o voto não fosse obrigatório. Esse percentual sobe para 58% no caso de Aécio Neves e 62% para o eleitorado de Campos.

Em outros termos, se o voto não fosse um dever obrigatório constitucional, 58% dos eleitores de Aécio ficariam em casa; e 62% dos eleitores campistas idem.

Outro dado positivo para Dilma, revelado nos números do Datafolha, é que a maioria dos eleitores da oposição apenas votariam em seus candidatos porque “não há opção melhor”, enquanto a maioria dos eleitores de Dilma preferem a candidata porque ela “é a ideal”.

Entretanto, o instituto também revela um cenário de incerteza, que precisa ser vencido pelas campanhas. O número de votos em branco e indecisos “nunca foi tão alto”. Mais especificamente, os indecisos, eleitores que disseram “não saber” em quem votar, são 8%, um número dentro da média dos últimos anos, para este mesmo período em eleição anteriores. O que aumentou foi o voto nulo, que saltou de 6% numa pesquisa feita em maio de 2010, para 16% em maio deste ano.

Fernando Brito:

View Comments (8)

  • Acho importante lembrar que, embora o número de nulos seja alto na pesquisa, tende a diminuir muito na urna eletrônica, de certa forma concebida para evitar esse tipo de manifestação. Hoje é mais fácil votar do que anular; antigamente, bastava fazer um risco ou escrever qualquer coisa na cédula de papel.

  • É os coxinhas e reaças,estão desanimados com os fraquinhos candidatos da elite podre,e banqueiros,never e traíras.

  • O eleitorado da dilma e fiel todos nos sabemos so que dilma/graça foster acha que nao, e que nao foi um bom negocio.

  • Número de votos nulos deve preocupar, sim. Há campanhas pelo voto nulo para tentar tirar voto de Dilma.

  • Pois eu gostaria de fazer comentário,sobre a falsa tese de que,o voto no Brasil é obrigatório.Estou com setenta anos e nunca,em dia de eleição,alguém foi até mim,armado ou não,pra me obrigar a voar.O voto é isso sim,voluntário e se não votarmos,basta ir ate a Justiça Eleitoral e pagar uma multa de dois mil réis e pronto,se está em dia com a Justiça Eleitoral.Os que insistem em dizer que o voto é obrigatório,trabalham para que as pessoas não votem e assim fica mais fácil para as ELITES,que não suportam os outros,senão para rouba-los e assim mandarem em tudo.Como é de resto,nos E.Unidos e outros países do mesmo porte.Ou seja,nós decidimos pela maioria,embora ínfima minoria.Cabe então esclarecer que o voto não é obrigatório,senão um dever cívico de todos.

  • Dilma 13 2014
    100 %..não há duvidas.
    O meu Brasil é o melhor lugar do Mundo...

  • Pra quem tinha dúvidas: O PIG já começou a campanha pelo voto em branco/nulo. O Boechat já ensinava, didaticamente, como votar me branco ou nulo esta manhã. Uma graça! Ou o PT se liga nos fatos, ou qualquer dia, o Joaquim vai pessoalmente prender a Dilma, com um mandado redigido pelo Merval...

Related Post