Quem quiser achar que foi uma força cósmica, que ache. Eu prefiro achar que é o subconsciente que lembrou, lembrou e achou um furo na racionalidade para brotar a ligação entre o (perdão pela palavra) pensamento do promotor Deltan Dallagnol, aquele que disse que a origem da corrupção no Brasil está nos primeiros colonos portugueses, aqueles “degredados, criminosos” , enquanto ” quem foi para os Estados Unidos foram pessoas religiosas, cristãs, que buscavam realizar seus sonhos” e a primeira parte de uma palestra de Darcy Ribeiro que virou parte e título de um de seus livros, Sobre o Óbvio:
Nosso tema é o óbvio. Acho mesmo que os cientistas trabalham é com o óbvio. O negócio deles – nosso negócio – é lidar com o óbvio. Aparentemente, Deus é muito treteiro, faz as coisas de forma tão recôndita e disfarçada que se precisa desta categoria de gente – os cientistas – para ir tirando os véus, desvendando, a fim de revelar a obviedade do óbvio. O ruim deste procedimento é que parece um jogo sem fim. De fato, só conseguimos desmascarar uma obviedade para descobrir outras, mais óbvias ainda.
Para começar, antes de entrar na obviedade educacional – que é nosso tema – vejamos algumas outras obviedades. É óbvio, por exemplo, que todo santo dia o sol nasce, se levanta, dá sua volta pelo céu, e se põe. Sabemos hoje muito bem que isto não é verdade. Mas foi preciso muita astúcia e gana para mostrar que a aurora e o crepúsculo são tretas de Deus. Não é assim? Gerações de sábios passaram por sacrifícios, recordados por todos, porque disseram que Deus estava nos enganando com aquele espetáculo diário. Demonstrar que a coisa não era como parecia, além de muito difícil, foi penoso, todos sabemos.
Outra obviedade, tão óbvia quanto esta ou mais óbvia ainda, é que os pobres vivem dos ricos. Está na cara? Sem os ricos o que é que seria dos pobres? Quem é que poderia fazer uma caridade? Me dá um empreguinho aí! Seria impossível arranjar qualquer ajuda. Me dá um dinheirinho aí! Sem rico o mundo estaria incompleto, os pobres estariam perdidos. Mas vieram uns Barbados dizendo que não, e atrapalharam tudo. Tiraram aquela obviedade e puseram outra oposta no lugar. Aliás, uma obviedade subversiva.
Uma terceira obviedade que vocês conhecem bem, por ser patente, é que os negros são inferiores aos brancos. Basta olhar! Eles fazem um esforço danado para ganhar a vida, mas não
ascendem como a gente. Sua situação é de uma inferioridade social e cultural tão visível, tão evidente, que é óbvia. Pois não é assim, dizem os cientistas. Não é assim, não. É diferente!
Os negros foram inferiorizados. Foram e continuam sendo postos nessa posição de inferioridade por tais e quais razões históricas. Razões que nada têm a ver com suas capacidades e aptidões inatas mas, sim, tendo que ver com certos interesses muito concretos.
A quarta obviedade, mais difícil de admitir – e eu falei das anteriores para vocês se acostumarem com a idéia – a quarta obviedade, é a obviedade doída de que nós, brasileiros, somos
um povo de segunda classe, um povo inferior, chinfrim, vagabundo. Mas tá na cara! Basta olhar! Somos 100 anos mais velhos que os estadunidenses, e estamos com meio século de atraso com relação a eles. A ver ade, todos sabemos, é que a colonização da América no Norte começou 100 anos depois da nossa, mas eles hoje estão muito adiante. Nós, atrás, trotando na história, trotando na vida. Um negócio horrível, não é? Durante anos, essa obviedade que foi e continua sendo óbvia para muita gente nos amargurou. Mas não conseguíamos fugir dela, ainda não.
A própria ciência, por longo tempo, parecia existir somente para sustentar essa obviedade. A antropologia, minha ciência, por exemplo, por demasiado tempo não foi mais do que uma doutrina racista, sobre a superioridade do homem branco, europeu e cristão, a destinação civilizatória que pesava sobre seus ombros como um encargo histórico e sagrado. Nem foi menos do que um continuado esforço de erudição para comprovar e demonstrar que a mistura racial, a mestiçagem, conduzida a um produto híbrido inferior, produzindo uma espécie de gente-mula, atrasada e incapaz de promover o progresso. Os antropólogos, coitados, por mais de um século estiveram muito preocupados com isso, e nós, brasileiros, comemos e bebemos essas tolices deles durante décadas, como a melhor ciência do mundo.
O próprio Euclides da Cunha não podia dormir porque dizia que o Brasil ou progredia ou desaparecia, mas perguntava: como progredir, com este povo de segunda classe? Dom Pedro II, imperador dos mulatos brasileiros, sofria demais nas conversas com seu amigo e afilhado Gobineau, embaixador da França no Brasil, teórico europeu competentíssimo da inferioridade dos pretos e mestiços.
O mais grave, porém, é que além de ser um povo mestiço – e, portanto, inferior e inapto para o progresso – nós somos também um povo tropical. E tropical não dá! Civilização nos trópicos, não dá! Tropical é demais. Mas isto não é tudo. Além de mestiços e tropical, outra razão de nossa inferioridade evidente – demonstrada pelo desempenho histórico medíocre dos brasileiros – além dessas razões, havia a de sermos católicos, de um catolicismo barroco, não é? Um negócio atrasado, extravagante, de rezar em latim e confessar em português.
Pois além disso tudo a nos puxar para trás, havia outras forças, ainda piores, entre elas, a nossa ancestralidade portuguesa. Estão vendo que falta de sorte? Em lugar de avós ingleses, holandeses, gente boa, logo portugueses… Lusitanos! Está na cara que este país não podia ir para frente, que este povo não prestava mesmo, que esta nação estava mesmo condenada: mestiços, tropicais, católicos e lusitanos é dose para elefante.
Deltan Lallagnol jamais entenderia Darcy, tão cheio de convicções que acredita mesmo no óbvio que Darcy ironiza e diz que somos um povo chinfrim, tataranetos de ladrões, corruptos por natureza, ladrões por maldição.
View Comments (28)
... Ainda sobre inconsciente e outros enigmas
O nazifascigolpista obsceno 'disenterino' "TEMERário/TEMERo$$$o do CU(nha)" 'DESmoroLIZOU' a TV (IN)cultura do PSDBosta na própria TV (IN)cultura do PSDBosta!
E também:
os canalhas já começam a jogar as sementes do parlamentarismo!
Ou seja, nada de eleição presidencial daqui para a frente!
Ah, até o leviano repórter que "entrevistou" o 'TRUMPaceiro' daqui afirmou que duvida de o golpista ser gente!
Enfim, o *PIMG definitivamente 'DESmoroLIZADO'!
https://www.facebook.com/jornalistaslivres/videos/436147576509125/
Temer escapa da roda viva: uma propaganda em troca da morte do jornalismo
Em seis meses a "crise" saiu do noticiário, mas o Brasil continua o mesmo
por Igor Silva, sociólogo e cientista político
14 novembro, 2016
(...)
FONTE [LÍMPIDA!]: https://jornalistaslivres.org/2016/11/temer-escapa-da-roda-viva-uma-propaganda-em-troca-da-morte-do-jornalismo/
parabens pelo texto.
Falando dos nobres portugueses, com a permissão de Fernando Pessoa, alterei um pouco suas palavras:
Lutar é preciso; viver não é preciso.
O Brasil precisa de nós, e, nós precisamos do Brasil; precisamos limpar o país dessa horda destruidora que usurpou o governo legítimo.
O BRASIL se divide numa imensidão de BRASILEIROS e um grupelho de golpistas.
COM APENAS 7 ANOS, FILHO DE TEMER JÁ TEM PATRIMÔNIO DE R$ 2 MILHÕES EM IMÓVEIS
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/235045/Com-apenas-7-anos-filho-de-Temer-j%C3%A1-tem-patrim%C3%B4nio-de-R$-2-milh%C3%B5es-em-im%C3%B3veis.htm
LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA
... Mas "ocê" quer o quê, prezado e consciente Diego?
O 'MiSHELLzinho' é um "meritocrata congênito"!
E, "de quebra", estuda na 'Escola das Nações'!
Cumpre lembrar que os filhos daquele, digamos, 'detalhe' que fique com a 'Escola Sem Partido'!
E também sem 'ponte pra o futuro' (sic)
O 'detalhe' acima, leia-se, o povo!
Povo, esse inconveniente para a Casa Grande de sempre!
Sim, Diego, somente as RUAS poderão nos salvar!
E coloquemos Deus longe destas patifarias surreais!
O Brasil deve muito mais aos Darcy Ribeiro, Mario de Andrade, Marechal Rondon, Getúlio Vargas, Oscar Niemeyer, Tom Jobim, Chico Buarque, Juscelino, Lula, Dilma, Paulo Freire e centenas de outros de ilustres brasileiros que amam essa nação do que gente como
Moro e sua equipe, os Donos da Globo, empresários da Mídia, Fiesp, políticos do psdb, do dem e pmdb, stf. Esses odeiam o Brasil e são os legítimos representantes do patrimonialismo que impera no Brasil desde que foi descoberto. Por isso propagam essa ideia que somos uma raça inferior e que não temos capacidade de escolha e que essa decisão só pode ser feita por intelectuais e "homens bons" como eles.
[Eterno e honrado presidente Lula]: Moro tem mais que má fé!
Quando viram que o triplex era ligado à Globo, soltaram o cara!
publicado 15/11/2016
(...)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/lula-moro-tem-mais-que-ma-fe
https://www.facebook.com/Lula/videos/969708146431519/
esse Darcy...me lembro de como falava com alegria das coisas do Brasil, como atropelava as palavras de tanto contentamento. os bons morrem cedo.
os vasos ruins 'tão aí e ainda se acham enviados por deus, pode? tempos desgraçados.
demônios travestidos, como os usurpadores e as "excelências" (que não leem este blog).
valeu o texto, FB, valeu a lembrança cósmica (rs)
A cara &$ o bolso de pau do fascista 'mor(t)o'!
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/lula-moro-tem-mais-que-ma-fe-01/Contracheque.jpg/@@images/a014b15d-f4dc-4efe-a311-2aeeb4fb36cc.jpeg
... Às favas o teto constitucional!
Às favas a Constituição, o recato, o pudor, o decoro e a ética!
E o "juiz" de uma causa única!
Viva o 'braZ$&l'!
Da mais IMUNDA &$ predadora Casa Grande do universo!
Do blog humorístico do prof Hariovaldo de Almeida Prado s/ os promotores de Curitiba. Os "Homens bons" irão redimir o país.
Os mais isentos procuradores que atuam bravamente contra Lula finalmente, com grande profissionalismo, fizeram a denúncia final contra o monstro de Garanhuns, de maneira inexoravelmente devastadora, mostrando toda a convicção irrefutável, não deixando margens para dúvidas no processo condenatório que o levará para o presídio federal de Fernando de Noronha, onde ficará longe de ameaçar os homens de bem da nação.
O restante do processo agora é mera formalidade até o trancafiamento final do mefístoles bolchevista do PT, pelo augusto juiz mouro, que assinará a condenação pouco antes de comparecer em alguma festa do João Dória Jr., quiçá para comemorar o livramento e a remissão da nação das chagas da gentalha.
Assim se encerrará o retorno do poder maior aos homens de bem, pleno de êxito e cujo o sucesso foi coroado com um ponto poderoso, um Powerpoint estratégico, de valor inquestionável, pondo um ponto final em Lula e no PT.
Não gosto de comentar assuntos religiosos, mas o tópico requer isso. O problema dos pentecostais é achar que Deus tem um projeto para cada um de nós. O que Dall Agnol disse sobre a colonização americana e a brasileira nos remete à uma só conclusão: Deus seria injusto com alguns e bondoso com outros. Então, pela lógica do procurador, não temos vontade própria, tudo que nos acontece é pela vontade do Criador. Nesse caso, teríamos que aceitar (inclusive ele) que nada podemos fazer e consolar-nos com o "destino cruel" que Deus escolheu para nós e para o destino da bem aventurança reservado aos americanos. Como pode um Deus ser justo e injusto ao mesmo tempo? Será Ele pior que os homens?
É isso aí! Que deus mais estranho esse do del'Anislol. Aliás, o por Curador nos isenta de todas as mazelas brasileiras, visto que tudo já está programado, inclusive a presença dele aqui entre nós. Assim, estaria tudo no seu quadrado; ingleses e afins no norte e ibéricos no sul. Pasmem, o deus do del'Anislol já fez tais peripécias no oriente médio e não começou agora. Foi a 3000 anos, quando mandou invadir cidade que estavam em paz. Mandou matar homens, mulheres, velhos, aleijados, doentes, animais e até crianças. Já era a limpeza étnica. Por que isto, afinal havia outro criador que discordasse del'E ? O Egito era mal, mas iam sempre pra lá. Abrão, Isaque, Jacó, José... etc. Estranho, pq ? Ah, sim fome, seca, pragas, pestes, guerras, traição, disputas políticas, inveja... Hoje lá a coisa tá parecida. Nada muda, tudo se repete. Atenção: a Itália não fica na península Ibérica, ela é lati...na. Por que os latrinos vieram para o Brasil. Certamente as razões estão acima citadas, as mesmas do hebreus e da família del'Anislol.
Lula: Moro tem mais que má fé!
Quando viram que o triplex era ligado à Globo, soltaram o cara!
publicado 15/11/2016
(...)
[Eterno e honrado presidente] Lula: Moro tem mais que má fé!
Quando viram que o triplex era ligado à Globo, soltaram o cara!
publicado 15/11/2016
(...)
https://www.facebook.com/Lula/videos/969708146431519/
Caro Brito não perca tento com BOÇAIS TELEGUIADOS!