Como era previsível, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal “empurrou com a barriga” a decisão sobre se o cumprimento imediato da pena após condenação em 2ª instância – autorizado com um “poderá” da decisão do pleno do Tribunal, que ainda está sub júdice por ações de inconstitucionalidade – exigiria que o juiz fundamentasse a exceção à regra constitucional de que “ninguém será preso sem sentença transitada em julgado”.
Parece pouco, as foi isso que levou o TRF-4, a segunda instãncia de Lula, a trocar, na sua decisão sobre a prisão, o “poderá” do STF para o “deverá” com que transforma em automática a prisão.
Não era um “habas corpus do Lula”, como se noticiou fartamente, embora o ex-presidente dele pudesse se beneficiar se a decisão não fosse – e dificilmente deixaria de ser – no que os juristas chamam de ex nunc, ou seja, valendo apenas desde que foi resolvido na Corte.
Esperanças para Lula – e, lamento dizer, ainda remotas – só no julgamento do pedido de suspeição contra o então juiz Sérgio Moro, que deve (deve…) ser apreciado no final do mês. Aí, sim, a conduta de Sérgio Moro que se está revelando nas trocas de mensagens expostas pelo The Intercept podem fazer diferença.
Até porque há, no STF, menos vontade de fazer justiça a Lula que de “enquadrar” o ex-SuperMoro.
View Comments (31)
Dallagnol – 16:01:03 – Caro, favor não passar pra frente: (favor manter aqui): 9 presidentes (1 em exercício), 29 ministros (8 em exercício), 3 secretários federais, 34 senadores (21 em exercício), 82 deputados (41 em exercício), 63 governadores (11 em exercício), 17 deputados estaduais, 88 prefeitos e 15 vereadores […].
Moro – 18:32:37 – Opinião: melhor ficar com os 30 por cento iniciais. Muitos inimigos e que transcendem a capacidade institucional do mp e judiciário.
A direita está usando o discurso de "os fins justificam os meios"... erros foram cometidos mas foi para investigar a corrupção... porém...
A REALIDADE É QUE MORO&DALAGNOL RESOLVERAM NÃO INVESTIGAR 70% DA CORRUPÇÃO DA LAVA-JATO!!!
-Eles acobertaram mais corrupção do que investigaram...
-A operação Lava-Jato inocentou 70% de suspeitos... só investigou 30% e ainda invalidou o julgamento.
Outra relação curiosa é a de Moro e o PSDB:
Moro sabia que FHC estava envolvido em corrupção mas achou melhor não investigar... e focar nos 30% iniciais... ou seja: no PT.
O curioso é que Moro ouviu depoimento de FHC em diversas oportunidades e sempre o tratou como 100% inocente mesmo sabendo que o Dalagnol havia dito que 9 presidentes estavam envolvidos e deveriam ser investigados... Dalagnol só investigou 1 presidente e Moro condenou sem provas.
Quem são os outro 8 presidentes possíveis: Temer, Dilma, FHC, Collor, Sarney........ e???? militares???
Os delinquentes venderam a "notícia" e a massa imbecil deste país comprou,"o maior escândalo de corrupção do mundo !!".
A cartelização,as licitações direcionadas,o dinheiro por baixo da mesa acontecem neste país desde o momento fundacional do mesmo.
o sociologo tucanalha sempre teve as costas protegidas por seus parceiros de roubo,os genocidas fardados ,mataram até a verdade ,e os farsescos de curitiba sabiam disso.,mas o objetivo sempre foi outro.
Ou seja: focar apenas nos que VIEREM AO CASO.
30% bastava para satisfazer seus interesses.
https://uploads.disquscdn.com/images/49f2051d294d5a36ab91bc79024be779bbed236a6cf053dbda32a740fb657fe3.jpg
A hora da vagabundalha está chegando. Dependendo do que surgir nos diálogos, vai ter muita gente "boa" tendo de prestar depoimentos em CPI.
Para os que ainda aguardam o militar "nacionalista" seguem as palavras do CANALHA GOLPISTA DE FARDA VILAS RUINS :
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/general-villas-boas-sai-em-defesa-de-moro-momento-da-margem-a-insensatez-e-ao-oportunismo/
Com julgamento da suspeição no STF para o dia 25 de Julho , correu e se entregou para depoimento na CCJ nesta quarta feira . Defesa arquitetada . Glen terá 14 dias para disparar novos artigos no THE INTERCEPT.
Justiça...? Esquece.
Justiça com LULA, o maior dos brasileiros, preso, não existe.
Será que a justiça da República de Vichy teria coragem de libertar algum membro da resistência sem o consentimento da Alemanha? O brazil foi derrotado numa guerra sem tiros, temos governo de ocupação e todas as instituições também estão submissas ao conquistador.
Moro preferiu depor no senado , lá ele tem mais parceiros .
Acabou de...(((correr...)))...
STF é a casa dos covardes, é a casa dos canalhas, canalhas, canalhas, sendo que alguns dos integrantes tem as mesmas características que o Eduardo Cunha tem.
Meu Deus ! Que ralé imunda é essa que fede no stf !!! O povo deveria se revoltar e linchar essa corja !