A defesa de Dilma na Comissão do Impeachment, por José Eduardo Cardozo

José Eduardo Cardozo, tantas vezes desastroso como administrador no Ministério da Justiça, hoje foi brilhante como advogado, diante da Comissão de Impeachment da Câmara dos Deputados.

Fez uma defesa quase que estritamente técnica, demonstrando cabalmente que é improcedente o pedido de impedimento da Presidenta Dilma Rouseff.

Primeiro, porque não há a caracterização do possível “crime de responsabilidade” que daria findamento jurídico ao pedido: exige-se um “atentado à Constituição”, a tipificação do crime, o dolo e a personalização do ato.

Depois, evidencia que foi um vingança pessoal de Eduardo Cunha, por não ter garantidos os votos do partido da Presidente para que não fosse aberto contra ele o processo na Comissão de Ética da Câmara. Só quando frustrado em seu desejo de impunidade, Cunha retaliou com a aceitação do processo de impeachment:

– O processo de impeachment não foi aberto pelo exercício normal da competência legal e constitucional de Sua Excelência, o Presidente da Câmara. Foi aberto como retaliação. Foi aberto como vingança. Foi aberto para fazer do processo de impeachment contrapoto à condição efetiva de cassação de seu mandato. 

Reproduzo, abaixo, em vídeo, a fala de Cardozo.

 

Fernando Brito:

View Comments (53)

  • Pronto! O Zé Cardoso virou o mais novo "darling" do "brog"!

    Kkkkkkkkkkkkkkmk!!!!!!!

    • Melhor do que o teu darling cheirador de coca na
      Vaza,golpista!, sai por aí ,vê se acha um cérebro

    • A postura inerentemente deselegante do grande ego, quando nao ve os fatos se desdobrando, de acordo como ele gostaria. Difícil.

    • A atuação dele como advogado geral da união não abona a atuação dele como Ministro da Justiça. Assim como um péssimo MJ não necessariamente seria um péssimo AGU. Meio como as merdas que você fala sob o codinome bronco capiau não desabonam as merdas que você fala como aliçu, ernesto, klaus ou cloves. Sacou?

  • Quando a pessoa faz una merda falamos, quando faz um bom trabalho temos que reconhecer....temos que ser justos.

    • "Todo mundo é um gênio. Mas, se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ela vai gastar toda a sua vida acreditando que ele é estúpido." (Albert Einstein)

      Acho que é a definição perfeita para o Zé Cardozo. Ele não é incompetente, estava simplesmente no lugar errado...

  • Eu assisti toda a exposição dele, posso falar, AGU fez um belíssimo trabalho....

  • Cardozo ofereceu ao Congresso um caixão. De argumentos contra o golpe? Claro que sim. Mas o caixão servirá para enterrar o golpe e aqueles que se atreverem a insistir nele.

    • Se não for de forma figurada, pode no limite ser de forma literal. Espero que nunca precisemos chegar a este nível.

  • Por mais que tenha ido bem, e foi, falou para quem não queria ouvir.
    Por isso não me empolgo.
    É golpe e perdeu tempo.

    • Pelo que eu entendi, a defesa foi a seguinte: não vou discutir pedaladas porque pedalada não se encaixa como crime de responsabilidade e portanto impeachment baseado nisso é golpe. Mas se quiserem levar isso adiante preparem-se pra perder no STF...

  • Fez hoje o que não fez em 5 anos...!!!
    F-A-L-O-U.....
    A inserção de fatos que não fazem parte do pedido inicial - como a delação de Delcidio e a inclusão da chamada dos próprios autores do pedido para explicarem para a comissão o que já deveria ter sido explicitado nos autos - por si só já invalida o pedido...

Related Post