Cristiano Martins, advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou nota) afirmando que vai acionar judicialmente o delegado da Polícia Federal (PF), Igor Romário de Paula, por conta da entrevista dada hoje ao UOL na qual afirmou que Lula deve ser preso “entre 30 e 60 dias” e que a operação não perdeu o “timing” para prender o ex-presidente.
Mais cedo, já ressaltei aqui que, no momento em que Lula está com sua companheira numa UTI, entre a vida e a morte, além de ilegal, a atitude do delegado atinge as raias da tortura psicológica e basta a qualquer um de nós se imaginar na mesma situação para que se perceba a crueldade do (mau) policial.
Leia a nota de Zanin:
Sobre a entrevista concedida pelo Delegado Igor Romário de Paula ao portal UOL (27/01/2017), fazemos os seguintes registros, como advogados do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva:
1- A divulgação pela imprensa de fatos ocorridos na repartição configura transgressão disciplinar segundo a lei que disciplina o regime jurídico dos policiais da União (Lei no. 4.878/65, art. 43, II). Além disso, a forma como o Delegado Federal Igor Romário de Paula se dirige ao ex-Presidente Lula é incompatível com o Código de Ética aprovado pela Polícia Federal (Resolução no. 004-SCP/DPF, de 26/03/2015, art. 6o, II) e com a proteção à honra, à imagem e à reputação dos cidadãos em geral assegurada pela Constituição Federal e pela legislação infraconstitucional e, por isso, será objeto das providências jurídicas adequadas;
2- Ao renovar uma abordagem sobre hipotética privação da liberdade do ex-Presidente sob o enfoque de “timing” ou sentido de oportunidade, o Delegado Federal Igor Rodrigo de Paula deixa escancarada a natureza eminentemente política da operação no que diz respeito a Lula. Há pré-julgamento, parcialidade, vazamentos e comportamentos que violam a ética e a conduta profissional por parte de diversas autoridades envolvidas nas investigações e processos referentes ao ex-presidente. É o “lawfare”, como uso da lei e dos procedimentos jurídicos para fins de perseguição política, exposto reiteradamente pela defesa de Lula, que fica cada vez mais claro a cada pronunciamento de agentes públicos que participam da Operação Lava Jato;
3- Agentes públicos que se valem do cargo para promover atos lesivos à honra de Lula ou de qualquer cidadão cometem abuso de autoridade, na forma do artigo 4o., alínea “h”, da Lei no. 4.898/65. Por isso, o conteúdo da entrevista concedida pelo Delegado Federal Igor Romário de Paula deve ser investigada e punida, se constatada ocorrência do ilícito, independentemente de “timing”. Ninguém está acima da lei, quanto mais as autoridades encarregadas de garantir o seu cumprimento;
4- A declaração do delegado Igor de Paula caracteriza coerção moral ao ex-Presidente e ataque à sua imagem pública. É inadmissível que um agente do estado se pronuncie sobre investigação ainda em curso, sob sua responsabilidade, com o claro objetivo de constranger um cidadão, em desrespeito ao direito de defesa e ao devido processo legal.
O fato presente é mais uma evidência de que alguns integrantes e mesmo coordenadores da Operação Lava Jato desviaram-se do objetivo da investigação, para atuar na perseguição ao ex-presidente, mesmo sem existir evidências de delitos ou provas de qualquer tipo contra Lula.
View Comments (12)
É uma vergonha um policial qualquer falar besteira
Melhor que continuasse como um policial qualquer (comum, normal, honrado) do que se revelar
uma besta delirante transgredindo tudo que é lei a que está sujeito. Na esteira da pantomima
midiática morisca e seletiva vaza-a-jato vicejam e chafurdam platelmintos e quetais tipo esse.
Bullying ao Lula, por parte desses ordinários remunerados pelo Estado, bullying ao melhor e mais respeitável Presidente que o Brasil nos deu.
Organização criminosa se criou dentro do Estado brasileiro por aqueles que deveriam resguardar a Lei e a justiça. Esses criminosos são PIORES que bandidos pois são mantidos com recursos do Estado e tem o conhecimento da Lei, que por ela teriam a obrigação de zelar.
São os anjinhos da guarda do PSDB entreguista, a escolta do Helicóca!
Sossegue seu coração, Fernandinho!
Lula não vai ser preso em 30 ou 60 dias.
Como eu já disse aqui antes...
Lula será condenado em primeira instância,
Recorrerá,
Será condenado em segunda instância,
Aí o tribunal terá que aplicar a regra do STF que determina prisão aos condenados em segunda instância.
Não vai ser agora.
Relaxa...
Temos mais 17 meses de Lava Jato antes dos registros das candidaturas de 2018.
Olha que maravilha!
Quem vai ser presa é a cadela vadia da sua mãe e o corno bandido do seu pai, seu fascista filho da puta.
Isso aí na minha cidade se diz Boçalidade !!
Boçal !!!
Polícia Boçal !!
Psicopatas filhos da p...
Também acho que Lula NUNCA sera preso !!!
Ele sabe demais...
Bronco, Lula vai fugir pro Uruguai.
Lula não é covarde para fugir. Até porque ele não cometeu crime nenhum. Que se saiba até hoje. Lula é um trabalhador e nordestino, ainda mais. Vocês não conhecem o sertanejo nordestino. Nordestino não se curva diante das injustiças. Seu delegado aecista, o nordestino jamais se abate diante da covarde de vocês da lei.
????????????