Defesa de Lula diz que diálogos secretos confirmam “armação” da Lava Jato

A defesa de Lula publicou, agora à noite, nota onde diz que a reportagem do The Intercept, revelando as combinações clandestinas entre o juiz Sérgio Moro e Deltan Dallagnol para conduzir o processo acusatório contra o ex-presidente, revela a “atuação ajustada dos procuradores e do ex-juiz da causa, com objetivos políticos, sujeitou Lula e sua família às mais diversas arbitrariedades”.

Ainda não se sabe quais as providências judiciais que serão tomadas, entre elas as prováveis reclamações junto ao Conselho Nacional de Justiça e ao Conselho Nacional do Ministério Público, já que houve violação dos deveres funcionais de Moro e do chefe da lava jato em Curitiba. É provável que a reportagem, pela projeção internacional de Green Grenwald, seja apensada ao caso que corre no Comitê de Direitos Humanos da ONU.

Alguns minutos atrás saiu a primeira reportagem nos grandes sites sobre o assunto: o UOL publicou um extrato da reportagem e trechos da nota do MP tentando reduzir o assunto ao “hackeamento” de conversas entre os promotores, sem falar nos diálogos secretos com Sérgio Moro.

Leia a nota da defesa de Lula:

Em diversos recursos e em comunicado formalizado perante o Comitê de Direitos Humanos da ONU em julho de 2016 demonstramos, com inúmeras provas, que na Operação Lava Jato houve uma atuação combinada entre os procuradores e o ex-juiz Sérgio Moro com o objetivo pré-estabelecido e com clara motivação política, de processar, condenar e retirar a liberdade do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A reportagem publicada hoje (09/06/2019) pelo portal “The Intercept” revela detalhes dessa trama que foi afirmada em todas as peças que subscrevemos na condição de advogados de Lula a partir dos elementos que coletamos nos inquéritos, nos processos e na conduta extraprocessual dos procuradores da Lava Jato e do ex-juiz Sergio Moro. A atuação ajustada dos procuradores e do ex-juiz da causa, com objetivos políticos, sujeitou Lula e sua família às mais diversas arbitrariedades. A esse cenário devem ser somadas diversas outras grosseiras ilegalidades, como a interceptação do principal ramal do nosso escritório de advocacia para que fosse acompanhada em tempo real a estratégia da defesa de Lula, além da prática de outros atos de intimidação e com o claro objetivo de inviabilizar a defesa do ex-Presidente.

Ninguém pode ter dúvida de que os processos contra o ex-Presidente Lula estão corrompidos pelo que há de mais grave em termos de violações a garantias fundamentais e à negativa de direitos. O restabelecimento da liberdade plena de Lula é urgente, assim como o reconhecimento mais pleno e cabal de que ele não praticou qualquer crime e que é vítima de “lawfare”, que é a manipulação das leis e dos procedimentos jurídicos para fins de perseguição política.

Fernando Brito:

View Comments (15)

  • Lula e o PT estão sob ataque de uma poderosíssima quadrilha sediada na república agrícola de Curitiba. O jornalista Glenn Greenwald deveria tomar extremo cuidado com sua segurança pessoal pois estes quadrilheiros da Farsa a Jato são capazes de contratar os mesmos assassinos de aluguel que mataram Marielle Franco. A Farsa a Jato é uma Organização Criminosa da mais alta periculosidade constituída por bandidos perversos, sem qualquer escrúpulo, capazes de tudo pra tentar salvar seus nomes enlameados pela verdade revelada.

    • Acho que o caso Snowden mostrou que Greenwald tem casca grossa.
      Os bandidos do Deep State, CIA, NSA não podem ser menos perigosos que nossos milicianos; talvez menos toscos.

      • Você tem razão e torço para que esteja certo. Mas, acho que foi Antonio Carlos Jobim quem disse que "o Brasil não é para principiantes". Obviamente que Greenwald não é um principiante. Pelo contrário. Mas acho que o sentido de Jobim a "principiantes" é outro: "esta é uma terra sem leis e piedades". Ainda mais agora.

  • "Armação" é suave demais, BANDIDAGEM seria um adjetivo mais próximo dos crimes da Farsa a Jato.

    #LulaLivre

  • Esse é o principal motivo da fuga dos investimentos do brasil, insegurança juridica, o investimentos estão migrando para países mais confiáveis. Por isso que essas reformas de araque não deram resultado e nunca vão dar. Um judiciario de araque caro e corrupto, uma republiqueta de direita, com todas as letras!

  • Se Gebram e sua trupe trocaram alguma mensagem comprometedora com Moro sobre o caso Lula e outros, imagino o terror que estão vivendo só de pensar nos próximos capítulos. Mas, apenas "se".

  • Se o Brasil fosse um país sério, Moro e Dalagnol deviam ir para a cadeia!!

  • Vem mais coisa aí! Canalhas malditos! Jogaram nosso país nessa fossa de esgoto que estamos atolados.

  • O celular de Moro foi hackeado na semana passada. Comentei naquela hora que foi serviço secreto russo e os podres iriam aparecer! Ta aí! A Lavajato foi o maior ataque contra a soberania brasileira de todos os tempos.

  • #FARSAJATO

    Lembro-me de duas frases , a de Dilma ...."não restará pedra sobre pedra" e a de Cunha....."que deus tenha misericórdia dessa nação"..!!!

    Isso que está escrito pelo Intercept é CRIME !!! Cadeia para moro e dalagnol, dois canalhas vendidos.

    O que já sabíamos está provado agora, resta saber que farão os donos da Lei......pergunta-se ainda, onde o canalha Barroso vai enfiar sua empáfia ??

Related Post