A defesa final de Dilma, na Comissão em que não se ouve nada

O jornalista Tales Faria, ontem, deu a melhor definição do que será a apreciação da defesa da presidente afastada Dilma Rousseff na comissão do impeachment: Defesa de Dilma vai falar para surdos.

Porque, disse ele, digo eu e dirá qualquer um, ” a maioria dos senadores já não presta qualquer atenção aos argumentos da defesa.”

A ordem é matar e quem vai confirmá-la sabe que participa de um assassinato político.

Pode ser – já eu duvido muito de tudo e muito mais ainda da mixórdia que se transformou a representação parlamentar – crises de consciência, mas é improvável.

E Dilma optou pelo papel digno, que pode ser um erro no momento mas sempre é um acerto na história.

Não li – seria impossível, são 536 páginas, que podem ser acessadas aqui – mas correndo os olhos separei um dos trechos finais que retrata esta indiferença e ressalta a dignidade de quem vai à morte sem súplicas ou sem por-se de joelhos:

Nesse momento, estas páginas são escritas para o julgamento que se trava no parlamento e também para a história. Ao serem lidas hoje e no futuro, os leitores darão o seu veredictum.

O julgamento que será feito pelo parlamento brasileiro dará a sua sentença. Ela poderá ser coincidente ou não com a sentença que, no futuro, será dada pela história.

Qualquer pessoa isenta que venha a compulsar estes autos não terá a menor dúvida acerca de qual será o veredictum histórico acerca deste processo de impeachment.

As acusações dirigidas contra a Sra. Presidenta da República, Dilma Rousseff, são pífias e manifestamente improcedentes. São meros pretextos retóricos utilizados para que ela seja retirada do mandato que lhe foi outorgado pelo povo brasileiro.

Os decretos de abertura de crédito suplementar são atos comuns praticados dentro de uma rotina que existe há mais de uma década. Desde a entrada em vigor da Lei de Responsabilidade Fiscal (2001), todos os governos os praticaram, com as mesmas características com que foram editados pela nossa atual Presidenta da República. Nunca nenhum técnico ou jurista levantou a mais leve suspeita de que seriam ofensivos à lei. O próprio Tribunal de Contas da União aprovou as contas dos Presidentes que os praticaram. Por isso, todos os pareceres técnicos que fundamentavam estes atos administrativos afirmavam que eram absolutamente válidos.

Foram, por isso, assinados pela Sra. Presidente da República, sem dolo ou mesmo culpa. Assinou o que todos os que a antecederam assinaram. Assinou amparada na opinião de todos de que aqueles atos não tinham nada de irregular ou ilícito. (…)

E, por isso, estas mesmas páginas responderão à pergunta feita logo ao início destas alegações: é possível um impeachment presidencial ser um golpe de Estado?

Sim, é possível, responderão as páginas deste processo. Demonstrarão para os cidadãos de hoje e para a história, independentemente do seu resultado, que é possível sim.

Basta que pessoas que temem as urnas se unam com pessoas que perderam nas urnas, unindo seus objetivos, à revelia do povo, para que se possamos montar a farsa de uma destituição ilegítima de um governo legítimo. Uma farsa que teme ser desvelada e por isso não aceita ser chamada pelo nome que melhor a identifica na linguagem dos povos: golpe de Estado”.

 Creio que não estamos assistindo o martírio de uma inocente, mas o comportamento estóico de uma mulher digna.

São seis os votos que precisa e mais de 20 os ministérios que teria a oferecer como nacos de sua eventual volta ao Governo.

Mas a “cintura” que faltou a Dilma em seus cinco anos de governo é, agora, a espinha dorsal que não se dobra.

O velho Getúlio Vargas não desprezava a política.

Mas houve uma hora em que teve a coragem de dar-se um tiro no coração.

Fernando Brito:

View Comments (27)

  • Eles estão de recesso. Renan filho fez comentário sobre o golpe. Ele é contra.

    Temer tem 6% e ninguem quer o bicho.

    Havemos de ter sorte. E Dilma fica. Fica com enorme dificuldade em lidar com o covil e a mídua impressa e TVs corruptas.

  • Eles estão de recesso. Renan filho fez comentário sobre o golpe. Ele é contra.

    Temer tem 6% e ninguem quer o bicho.

    Havemos de ter sorte. E Dilma fica. Fica com enorme dificuldade em lidar com o covil e a mídia impressa e TVs corruptas.

  • Mesmo que improvável, sabendo-se da matéria de que a grande parte dos parlamentares se compõem, torçamos pela recusa do impeachment.

    Caso infelizmente passe, que ao menos a defesa sirva para carimbar esses políticos como GOLPISTAS. Na testa e aos olhos da História e dos netos e netas deles.

    Fosse cada um deles, eu teria vergonha de passar à História como alguém que fraudou e violentou o processo democrático de escolha do governante.

    Às ruas dia 31 e dia 5!!!!

  • No 247, Fadinha, a eterna golpista cara-de-pau:

    "A ex-ministra Marina Silva (Rede) voltou a pedir nesta quinta (28) que o Tribunal Superior Eleitoral vote a ação que pode cassar a chapa na qual se elegeram a presidente Dilma Rousseff e seu então vice Michel Temer, hoje presidente interino; "As informações demonstrando claramente que houve dinheiro de caixa dois nas campanhas continuam colocando a necessidade de que o TSE faça o julgamento da denúncia que está feita. À medida em que isso fique comprovado, como se poderá manter uma chapa eleita com dinheiro de uma base criminosa?", questionou"

    • Reza a lenda que o primeiro-ministro britânico Winston Churchill, confrontado por uma senhora que o acusava de ter duas caras, respondeu mais ou menos assim, apontando para o próprio rosto:
      - Minha senhora, se eu tivesse duas caras, a senhora acha que eu estaria essa daqui?
      Pois é, há muito tempo que Marina não tem sequer duas caras. Ela tem uma só. E é de pau. Madeira não-certificada.
      Fundamentalista religiosa, do tipo obscurantista, e neoliberal.
      Se ocupante do Planalto, e graças a Deus que não foi eleita, sua popularidade não estaria muito melhor do que a do golpista Temer.
      Basta ver a fala daqueles economistas e conselheiros com os quais se cercava.
      Só na sua operação investigativa em particular, a Lava-Jato Sem Dono, é que a sua campanha está acima de qualquer suspeita.

      • Corrijo a resposta do Churchill

        Reza a lenda que o primeiro-ministro britânico Winston Churchill, confrontado por uma senhora que o acusava de ter duas caras, respondeu mais ou menos assim, apontando para o próprio rosto:
        – Minha senhora, se eu tivesse duas caras, a senhora acha que eu estaria usando essa daqui?
        Pois é, há muito tempo que Marina não tem sequer duas caras. Ela tem uma só. E é de pau. Madeira não-certificada.
        Fundamentalista religiosa, do tipo obscurantista, e neoliberal.
        Se ocupante do Planalto, e graças a Deus que não foi eleita, sua popularidade não estaria muito melhor do que a do golpista Temer.
        Basta ver a fala daqueles economistas e conselheiros com os quais se cercava.
        Só na sua operação investigativa em particular, a Lava-Jato Sem Dono, é que a sua campanha está acima de qualquer suspeita.

        • Além do mais, na miopia que resulta da sua ambição desmedida, como Carlos Lacerda, ela acha que vai ser a beneficiária do golpe. Não vai. No golpe dentro do golpe, que já está em cogitação, inimaginável que ela será a escolha desse Congresso misógino e outras coisas mais. Nem mesmo a bancada evangélica, que lhe seria próxima em obscurantismo, faria uma tal escolha.

    • Mas falar de sua campanha, como vice de Eduardo Campos, ela não fala, não é?
      Uma campanha recheada de histórias tenebrosas e que chegou até a produzir um morto (suicidado?).

  • Luiz c brito para de encher o saco. Essas merdas que você posta foram mandadas prontas pra você. Sua cara de lombroso não nega. Você deve ter um QI abaixo de idiota e não teria capacidade de escrever. Seu perfil facebook que você bloqueou mostrava um berdamerda sem eira nem beira em resumo um fracassado complexado. Um mediocre frustrado. Vai encher o saco da tua turma seu fracassado.

  • Acredito que hoje com o Lula e imprensa estrangeira, se inteirando do que ocorre no Brasil, vamos iniciar a defesa da democracia roubada do nosso pais.

  • TRIBUTO AOS ESTÚPIDOS

    Cada um
    de nós
    é a expressão
    de um acidente específico
    da natureza
    [E poderia haver paz!]

    Cada um de nós
    é um sopro
    [E poderia haver silêncio!]

    Cada um de nós
    caminha em direção
    a uma tragédia particular
    [E poderia haver alegria
    – mesmo nos lábios dos maus!]

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia

    • SOBRE CERTA MORTE

      Eu me acostumei
      a morrer desistindo
      de assistir televisão

      Eu que acompanhei
      as histórias
      do bicho do Tomba
      – não querendo ser
      aquele velho
      que fingia
      não ouvir
      as tamancas,
      toda sorte
      de patranhas
      escondidas
      sob o pijama

      Eu que me acostumei
      a desprezar
      o medo
      sentado no trilho
      da estação
      de rádio
      (ainda que as lembranças
      voassem sobre
      a minha cabeça baixa
      e cagassem
      na ponta do meu nariz)

      (…)

      Daqui a pouco
      eu irei haver
      uma refeição
      no boteco mais sujo
      de Cuba
      – e morrer engasgado
      do mais puro run

      Messias Franca de Macedo
      Feira de Santana, Bahia

  • “Boa-noitemente”, ‘fOOOOOra’ temer’!

    … Há muito tempo eu venho preconizando,
    desde a criminosa e desumana prisão perpétua dos grandes líderes José Dirceu e José Genoino Neto [do Brasil]:
    temos que recorrer e denunciar estas delinquências hediondas a todas as instâncias internacionais vinculadas ao Direito, aos Direitos Humanos, à Democracia e à Civilidade; a todos(as) chefes(as) de Estado do mundo; ao Santo Papa Francisco I…
    Sim, porque no contexto intra-muros não há a quem recorrer!
    Definitivamente, está instalada a máfia oficial da “Republiqueta [das FRAUDES] do ‘CU(nha)’ do Mundo”!
    A “ellite” mais cafajeste, mais imunda, mais desumana, mais inepta, mais beócia, mais salafrária, mais covarde… &$ Mais [mega]CORRUPTA do universo &$ adjacências (sic)…

    Parabéns pela decisão, eterno presidente Luiz Inácio Lula da Silva!

    NOTA:
    “Se o Sérgio Moro atuasse nos EUA, seria condenado à pena de morte.” Por Ciro Gomes

    EM TEMPOS NAZIGOLPISTAS:
    e “olhe” que os EUA imperialistas são considerados a nação mais democrática do mundo!
    Dileto(a) leitor(a), imagine se o infame (ir)responsável pela gloriosa (sic) e seletiva ‘Guantánamo do Paraná’ exercesse o ofício na Turquia!

    • TRIBUTO AOS ESTÚPIDOS

      Cada um
      de nós
      é a expressão
      de um acidente específico
      da natureza
      [E poderia haver paz!]

      Cada um de nós
      é um sopro
      [E poderia haver silêncio!]

      Cada um de nós
      caminha em direção
      a uma tragédia particular
      [E poderia haver alegria
      – mesmo nos lábios dos maus!]

      Messias Franca de Macedo
      Feira de Santana, Bahia

  • Comentário 1:
    Clima de velório neste blog. INFELIZMENTE!!!
    Um golpezinho sem-vergonha, feito em câmera lenta, com votações no Senado, que coloca no governo um traidor desprezível, junto com uma gangue de malfeitores. E nada acontece. A esquerda não mexe um dedo. Assiste a tudo de longe, sem nada dizer ou fazer. E agora, precipitadamente, parece jogar a toalha. Acorde, Fernando Brito!!!
    A Dilma, sozinha, vem resistindo, defendendo-se e defendendo a Democracia. Isto também será registrado pela história, assim como a omissão de muitos, de quem se esperaria muito mais.

    Comentário 2:
    O leitor Antonio Victor (comentarista deste blog) parece ser um golpista disfarçado de petista. Seu esporte favorito é o mesmo de todos os trolls do blog: bater na Dilma.

    Comentário 3:
    O golpe ainda não venceu!!!
    VOLTA, DILMA!!! Fora, Temer!!!
    Golpe, não!!! Democracia, sim!!!

Related Post