Delação em véspera de eleição tem mau cheiro. Parece desespero.

Segundo o que já foi divulgado pela revista Veja – porque será que 11 entre 10 policiais federais e promotores preferem a Veja para vazar informações sigilosas? – a lista de nomes apresentada pelo ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, atingiria meio mundo, ou pouco mais, da política.

Do falecido Eduardo Campos a deputados de partidos do governo e de outros,  integrantes de coligações anti-Dilma, passando pelos presidentes da Câmara e do Senado, a lista de Costa tem um imenso potencial explosivo.

Por isso mesmo, deve ser encarada com muita cautela.

A começar pelo fato de que é algo que parte de um homem em situação de desespero, apanhado em um monte de negócios irregulares aqui e lá fora, que estava ameaçado de 30 anos de prisão e ao qual se acena com uma, na prática, absolvição.

É o que narra o Estadão:

“Calcula-se que Costa poderia pegar pena superior a 50 anos de cadeia se respondesse a todos os processos derivados da Lava Jato – já é réu em duas ações penais, uma sobre lavagem de dinheiro desviado da Petrobras, outra sobre ocultação e destruição de documentos e é investigado em vários outros inquéritos. 

Angustiado com a possibilidade de não sair tão cedo da prisão, ele decidiu delatar como operava a rede de malfeitos na Petrobras. O acordo prevê que, em troca de suas revelações, Costa deverá sofrer uma pena tão reduzida, que se aproxima do perdão judicial”. 

Agora, antes que esse acordo fosse homologado no Supremo, vaza o sigilo e, claro, mesmo que haja pouca consistência nas suas declarações, cria-se um clima político para que elas sejam aceitas como verdade absoluta.

Isso a um mês das eleições.

Uns dizem que a lista de Costa contém 39 nomes, outros dizem 42 e a “nominata” da Veja elenca, segundo divulgado no blog de Ricardo Noblat elenca 12.(Aliás, vejo que a nota foi retirada, mas pode ser conferida aqui)

Seja qual for o tamanho e sejam quais forem os integrantes, não basta a delação de um homem acuado, é preciso que haja elementos e fatos para sustentá-la.

Que empresas financiam campanhas eleitorais, todos sabem e, infelizmente, é essa a regra num modelo político de financiamento privado de eleições. Só no financiamento exclusivamente público, proposto por este governo e repelido, de forma quase unânime, pelos políticos e pela mídia, candidatos não dependem de empresários.

O que se tem de verificar, portanto, são quais destes favores empresariais foram clandestinos e, pior, quais deles foram destinados a enriquecer pessoalmente seus beneficiários.

Tudo isso cheira mal e já vinha cheirando, desde que Luís Nassif nos chamou a atenção sobre um “abraço de afogado” de Aécio Neves.

E não é apenas o cheiro dos negócios sujos de Costa, aliás afastado do cargo, contra a vontade dos políticos,  pela mulher a quem se procura atingir: Dilma Rousseff.

Verdade, no Brasil, é algo que quando aparece, é só pela metade.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (73)

  • Brito
    Acho que sua análise está na direção certa, é sem dúvida desespero, mas se eu não estiver enganado, é uma denúncia de prateleira e atinge mais (efeito colateral indesejado) do que eles querem (a fadinha da floresta na esteira do Dudu Campos), certo quando diz que é um núcleo opositor de Dilma, acho que pode ser um aviso pra essa turma desembarcar da canoa da Dilma, mas pode ter efeito contrário, pois o lugar mais seguro pra eles agora é junto ao governo.
    Abraços

    • Uma questão que devia estar a incomodar e muito aos promotores da candidatura Marina era como se livrarem, depois da vitória, dos resquícios de obrigação em dignidade socialista que ela traria para o governo por conta de sua hospedagem no PSB e por conta de sua obrigatória gratidão por ter subido ao posto máximo graças à escada que a crucificação de Eduardo Campos lhe estendeu. Como se percebe, a lista de delação dos supostos corruptos foi elaborada com capricho e cálculo. O fato de Eduardo Campos estar incluído nesta lista dos supostos corruptos é a cereja do bolo da armação toda: deixa Marina livre de qualquer daquelas obrigações por gratidão e de quaisquer resquícios "socialistas". Uma Marina pronta para o puro neoliberalismo.

      • É isso aí, Tomás. Tudo em relação à "ungida" foi planejado nos mínimos detalhes. Vai sair de todos esses casos limpinha, imaculada. E sem qq compromisso com o partido que a acolheu, pois como podia imaginar que havia tantas irregularidades. De quebra, mais um belo e comovente discurso para o deleite de otários e dos oportunistas de sempre. Infelizmente, é forçoso reconhecer que o que vemos (os que tem olhos para ver) não é obra de amadores, de atabalhoados. É UM GOLPE DE MESTRE.

  • Marina não está caindo, está desabando. Há notícias de que despencou doze pontos onde mais havia crescido e já não ganharia em segundo turno seja qual for a pesquisa que se faça. Então, esta delação vazada é apenas o início de um processo golpista midiático de emergência para tentar segurar o grande golpe que tanto trabalho e risco custou aos agentes da direita. Vão tentar desviar e canalizar toda a atenção pública da eleição em si para o terreno dos escândalos midiáticos, para esvaziar o programa eleitoral gratuito do TSE. Vão mentir e manipular sobre muitas coisas, e não se deve ficar espantado com isso, mas procurar por todos os meios ir apagando as chamas que os incendiários irão tocando em todas as direções. Em último caso, vão tentar melar as eleições. Estão dispostos a tudo e se deve estar preparado para revidar com quantas armas, legais é claro, se possa conseguir.

  • E esses depoimentos, verdadeiros ou não, eram mesmo sigilosos? Se o eram, por que vazaram tão depressa? Além disso, o vazamento é seletivo ou é completo? Com a palavra a PF e o MPF. Vão ficar calados, corroborando a veracidade do que foi vazado? Ou vão desmentir? Se o vazamento existe, alguém será imediatamente punido? Ou os dois órgãos federais estão fazendo parte do jogo político-partidário nas eleições? A saber.

    • Acabei de ficar sabendo que o camarada aí já está na Petrobras desde os tempos o FHC.

    • Caro Edson, qual Neoliberalismo, com diminuição extrema do ESTADO, vai prescindir de APARATO POLICIAl FORTE PARA REPRIMIR, e JUDICIÁRIO idem, para deixar o "inimigo preso"? Este é o plano. Se não, como falaste, se é "investigação" sigilosa, como vaza SELETIVAMENTE? Mas o que mais me deixa enojado, é como a Veja (e fique cego) publica na capa somente a "marca PT", propositadamente para colaborar com a OPOSIÇÃO e o golpe, um mês antes das eleições. Quer dizer que a base aliada do "governo" é só o PT? É o PT coligado como o PT, que é coligado com o PT, que por sua vez, fez aliança com o PT, por 12 anos para governar o Brasil??? Ou seja, PMDB, PP, PSB, PR, PCdoB e não sei quais mais, não são ou eram governo neste período?
      E o PT e seus dirigentes não percebem que isto é um golpe MEDIÁTICO ELEITOREIRO? O PT NACIONAL não tem ADVOGADOS?
      Os B B B (Barõe Bilionários Bandidos) da Mídia Nacional -ameaçados- difamam e desconstroem um sigla que foi construída por décadas de trabalho de milhões de pessoas no País, por companheiros que estão injustamente presos, graças à "autorização" desta mesma mídia ao STF! Que tem como maior símbolo o Lula e que é simplesmente o Partido da PRESIDENTA DA REPÚBLICA! E o PT vai "ver" sem fazer nada, nem uma notinha jurídica ao TSE. Mesmo que o público não compre este lixo chamado Veja, mas ocorre que a "difamação" está lá na capa. Espalhada em todos os pontos de venda, deste gigantesco País, supermercados,shopiings, bancas, farmácias, etc... e entra no "incosciente coletivo" como se fosse "verdade verdadeira" e os "fígados e mentes" envenenadas transferem esta "toxina" para a ponta dedo na hora de votar.
      Nunca estive num banco da faculdade de direito, mas só para lembrar o caso em curso da "funqueira Anita", a quem o PIG elevou ao cargo de expressão máxima da cultura musical Brasileira, ganhou da "justiça" que a rival que a acusa de plágio (de uma obra prima), não pode sequer de público "mencionar o nome Anita"
      sob pena de multa e outras sanções!!!
      Com a palavra (e atitude) a Direção Nacional do PT e seu "aguerrido" presidente...

      • Na mosca, Dinio. Dirigido pelos paulistas que, de tanto tentarem "suavizar" as propostas do partido para tornarem-nas palatáveis no colégio eleitoral menos politizado do país (infelizmente o maior), deram nisso; "atucanaram-se".

  • Incluir Campos na lista das delações é pouco provável. Como mostrado no Cafezinho o delator Costa atuava como intermediário para negócios para Campos, melhor dizendo para o seu governo. Negócios esses com empresários da extrema direita americana como os fundadores do Tea Party. Vazar informações que ainda serão investigadas para Veja é um absurdo e já mostra que os vazadores atendem a interesses de grupos interessados em mudar os rumos da eleiçã0.. Aliás. Essa prática que virou lugar comum deveria ser punida com a expulsão desses servidores pùblicos que destroem reputações, promovem interesses políticos, dão oportunidade aos culpados de se safarem de acusações e ainda viola direitos. Tendo a Veja como canal de divulgação pode- se esperar mais uma leva de assassinato de reputações e favorecimentos estratégicos.

  • Bem feito p/ o PT, teve a faca e o queijo na mão p/ focar na lei dos médios, agora acontece o óbvio, uma denúncia de uma cara desesperado sendo ampliado pela mídia. Ou algum acha q o PSDB/aecio ia ficar queitinho com os seus 14%?? Entra e sai eleição é sempre a mesma baixaria, tem q ser mto ingênuo p não enxergar o jogo sujo da mídia.....

  • Caro Fernando. Minha dúvida sobre esta situação é a postura do ministro que vai analisar sua legalidade. Como pode um procedimento sigiloso chegar à redação da revista antes mesmo de ser vista pelo STF? Esse vazamento pode permitir ao ministro anular o acordo? Isso tudo, imaginando que sejam verdadeiros os apontamentos do enforcado. Agora, cá prá nós.... Blablajet teria um conteúdo muito explosivo se houvesse um mínimo interesse em investigá-lo, não acha?

  • Tô achando a imprensona meio tateante com relação ao assunto, com jeito de quem falou de algo que não sabe direito o que é, sem informações suficientes, mas de pronto já criou um factóide para colocar um climinha na eleição. Isto vem acontecendo há anos, especialmente de 2011 para cá, tentando ligar a presidenta a qualquer coisa, sem contudo lograr êxito. Falar, até papagaio fala, quem dirá um camarada acuado por uma cana pesada. Mas além de falar, prova? E mais esse vazamento da PF é prova contundente da vacância do cargo de Ministro na Justiça. Dilma paga a conta por tantos ministros ineptos. Se vencermos, e oxalá isto aconteça, que venha quebra do monopólio dos meios de comunicação (e um ministro da justiça se possível), pois esta máfia vai continuar tentando levar o Brasil para o passado do 1%.

    Pelo jeito Marina Seixas está caindo rapidamente... Já, já eles ressucitam o Aécio (do aeroporto).

  • Também acho que, assim como empresa privada, estatal tem que financiar campanhas para ter bancada que defendas os seus interesses, pois se não for assim vai falir muito cedo

  • Fernando bom dia, bom dia a todos, eu sinceramente não entendo este governo, pelo que eu sei o sigilo da delação premiada,incluindo aí que a pessoa fará delação premiada, é essencial as investigações, porque nesta hora, ou mesmo antes quando divulgaram que ele ia fazer delação premiada, as provas começaram a ser destruídas, não seria o caso do Ministro da Justiça tomar a frente, retirar este homem do Paraná, pois publicamente já se sabe que lá não é possível manter o sigilo das investigações, pois tudo vai parar na Veja? Teor da delação premiada que vaza antes das investigações vale alguma coisa, porque o Ministério da Justiça e o Procurador Geral da União não são acionados nesta "Zorra Total", a pergunta é: Têm Ministro da Justiça para fazer como diz o Haddad, o que precisa ser feito?, pois delação premiada que vaza é "Deboche na Cara do Povo Brasileiro".

  • A Petrobras sempre teve um serviço de controle no comando dos profissionais mais gabaritados da face da terra. Nem tente roubar um litro de gasosa desse que sentirá o peso da lei. Além disso, não consta que esse tenha sequer registrado um só boletim de ocorrência por tais casos. isso indica que todo dinheiro que saiu dessa foi por serviço honestamente prestados por todos esses e o que empresa faz com dinheiro antes público e ganhos honestamente, ninguém tem nada haver com isso.

Related Post