E o Tribunal de Contas da União saiu correndo para “apagar” o incêndio causado pela informação de que o megadelator Ricardo Pessoa, da UTC, pagava uma “mesada” a Tiago Cedraz, filho do ministro daquela corte, Aroldo Cedraz, para cuidar dos interesses da empresa.
E que, para aprovação do processo de concorrência da Usina de Angra 3 teria recebido nada menos que um milhão de reais para obter uma decisão do interesse da construtora…
Segundo o Estadão, “durante meses, conforme noticiado pela própria imprensa”, Pessoa “tenta ‘construir’ uma delação recheada de autoridades para atenuar os ilícitos dos quais é réu confesso, sem nenhum respaldo de prova ou documento”.
Note o distinto leitor e a atenta leitora que, enquanto o Poder Executivo, que não é tribunal, mantem-se numa posição neutra, sem absolver ou condenar previamente a ninguém, exceto aos confessos, a corte que tem o dever de equilíbrio e análise de qualquer acusação, pedala velozmente para absolver quem sequer foi formalmente acusado.
Eu convivi com administração pública tempo suficiente para não colocar tribunais de contas em meu altar. Ainda assim, não condeno ou absolvo ninguém, nem mesmo lá, sem provas. Apenas me guardei e me protegi, porque bobo não senta naquelas cadeiras.
Mas é, no mínomo estranho que um tribunal que não teve vergonha de “punir” previamente o Governo Dilma pelas taos “pedaladas fiscais” que, quando muito, são uma operação meramente contábil, praticada não apenas na administração pública como na empresarial – atrasar determinados pagamentos para outro mês de competência ou para o exercício seguinte – apresse-se a concluir previamente pela inocência de seus integrantes e aderentes.
É o caso de perguntar se o empresário que “tenta construir uma delação cheia de autoridades pra atenuar os ilícitos dos quais é réu confesso” só pode usar como recheio, com credibilidade, figuras do PT.
Quando os pagamentos alegados são para integrantes do PSDB ou para gente que usa toga, aí é mentira.
View Comments (18)
agora a pergunta é outra: receberam para condenar, em cima desse factoide, o governo federal?
BOLSA DE DELAÇÕES DO PARANÁ/Cotações:
LULA ON - 127,40 + 11,41%,
DILMA ON - 155,64 + 30,13%,
VACCARI PN -277,75 + 22,15%,
DIRCEU ON - 111,56 + 8,77%,
PT ON - 233,90 + 77,00%,
ANASTASIA ON - 0,01 - 30%,
PSDB PN - 0,02 -24,82%,
AÉCIO - 0,01 -74,32,
GUERRA ON 0,00 -10,24%,
FHC ON 0,001 -24,19
VAGABUNDOS, HIPÓCRITAS, SUJOS, IMUNDOS, VÃO SER PROTEGIDOS PELA MÍDIA SUJA GOLPISTA E SEU PARCEIRO SUJO O PSDB......... ACORDEM COXINHAS MANIPULADOS NOVELEIROS !!!!
A oposição age na base do "tá tudo dominado". Estão à vontade para manipular os fatos descaradamente. Qual o valor da delação de um mentiroso?
Tucanalhas... Todos juntos, PIG, Justiça, TCs, PF... Helicoca foi engavetado antes de ser investigado, trensalão esquecido numa gaveta imunda da justicinha paulista até a Suiça chamar a responsabilidade e engavetarem de novo ... mensalão tucano aguardando azeredo caducar (de velhice e de processo)... agora a delação que estava valendo não vale mais ????
Pois não se deixem levar tanto pelo ímpeto desse aperto, ao ministro do TCU
.
A delação de Ricardo Pessoa, está milimetricamente calculada, para começar uma nova fase de investigações escusas, acusações sem provas e paralisações de atividades, sobre o setor de geração de energia elétrica no país
.
É a política de terra arrasada pra finalizar o "serviço" de detonação do crescimento
Pena que essa "postergação" de dívida é vedada pela Lei. No campo empresarial pode até ser legal, mas na Administração Pública, não.
Se assim fosse, Aécio e Anastasia somente postergaram a aplicação do mínimo na saúde previsto constitucionalmente para "os exercícios seguintes" (agora com Pimentel), não havendo que se falar em crime de responsabilidade, etc...
O judiciário no Brasil é podre, nojento e fascista!
TCU e UTC, a ordem dos fatores não altera o produto, tudo a mesma sopa!!!
JBABOSÃO, do alto de sua contumaz arrogância, manda recadinho sobre crime de responsabilidade e instituto penal-processual no Brasil.
Pergunto, debaixo de minha ignorância jurídica:
1. obter confissão/delação sob coação, tortura também está previsto em Lei???
2.Se não estiver e esta prática - criminosa, então? - é de responsabilidade DE QUEM?
3.QUEM de fato, no Brasil, controla e assegura o cumprimento legal da Lei?
4.QUEM, sabedor do descumprimento da Lei, consente, aplaude, incentiva, comete, também crime de responsabilidade?
JB é um total sem noção. Ele acha que tem notório saber e que está dando consultoria para o golpe, é !?! Ele é um ridículo. Mais ridículo ainda, é quem ouve suas 'desorientações'.
"O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"