O Conversa Afiada divulga o vídeo do depoimento do agente federal Dalmey Fernando Werlang sobre as escutas que colocou na cela de Alberto Youssef na carceragem da Polícia Federal.
Falou, calma e detalhadamente, sobre como recebeu a ordem dos delegados Igor Romario de Paula, Marcio Anselmo e Rosalvo Ferreira Franco.
Declarou que os delegados admitiram que não tinham autorização judicial para a instalação da escuta.
Era, portanto, clandestina. Ilegal.
Não foi uma “escuta antiga” do tempo em que a cela foi ocupada por Fernandinho Beira-Mar, seis anos antes.
Até aí, um crime.
Mas Werlang diz que nem sequer foi ouvido na sindicância que apurou a instalação da escuta clandestina.
Aí outro crime, o da alta administração da PF, que é a responsável pela investigação.
Não faltam elementos, no depoimento de Werlang, sobre como rastrear, desde os registros gravados nos computadores usados por ele até as comunicações por e-mail para que os arquivos fossem preservados quando ele perderia acesso àquela máquina.
Werlang também é farto da descrição dos nomes dos agentes presentes no momento de instalação da escuta. Dois delegados foram ouvidos por Moro e negaram a ordem, o que torna as testemunhas ainda mais importantes. De quem receberam a ordem para “isolar” a carceragem e permitir, assim, a instalação do grampo?
São servidores da PF, com subordinação aos supostos mandantes do crime, o que é mais preciso para ver que estão em situação de coação? Sabem que os delegados, seus chefes, são hoje semideuses, não eles, bagrinhos, falar? Só se for por “delação castigada”.
E as providências da cúpula da PF? Afastou algum delegado para permitir a apuração? Deu conhecimento público de uma sindicância que se arrasta a quatro meses? Preservou o conteúdo das gravações, para ver se gravaram apenas o “alô, Youssef, é hora da bóia” ou gravaram suas conversas com Paulo Roberto Costa, que chegou três dias depois à mesma carceragem?
O Estadão, cujo núcleo multimídia teve acesso à primeira parte da gravação, que se interrompe abruptamente quando a defesa de Youssef indaga quem mais sabia da escuta, não dá explicações sobre a segunda parte. Nela, possivelmente, estão contidas as perguntas que Sergio Moro faria (ou não vinha ao caso?) a Werlang.
Aliás, a acusação de Wernang é conhecida há mais de dois meses, desde que ele falou à CPI, mas não com os detalhes que agora ficam claros no vídeo. Claros como não estão as investigações da PF sobre a suposta prática de crime por seus delegados, pois nem mesmo se sabe quem a está fazendo, se seus próprios pares no Paraná.
Será que é por este tipo de procedimento que o Dr. Carlos Fernando Lima manifesta “temor” que a decisão do Ministro Teori Zavascki implique em que outros delegados federais investiguem parte do que está entregue a Sérgio Moro?
Porque os procuradores da Força Tarefa da Lava Jato, em tese os que deveriam esforçar-se para a apuração de crimes – e escuta clandestina é um crime -, já se manifestaram, antes de qualquer conclusão das investigações, pela inocência dos acusado?
Há um processo de intimidação em curso: qualquer um que discordar dos métodos de investigação, inclusive dos ilegais, passa a ser apontado como “cúmplice” dos corruptos. E o mesmo vale para as sentenças “pré-julgadas” por Sérgio Moro, com sentenças pesadas para quem nega participação e leves para quem os aponta.
View Comments (49)
Grampo ilegal, constrangimento a testemunhas, tortura psicologia para levar a deduragem, fala sério, nós estamos falando da justiça e da polícia? O estado de direito já era, estamos perdidos!
Saboreiem alguns frutos da Operação Lava-Jato:
1. Renato Duque, 20 anos.
2. João Vacari, 15 anos.
3. André Vargas, 14 anos.
Calma, incompetentes em derrubar juiz e procurador caça-petralhas, o fruto maior está vindo por aí.
Poupem o choraminguado, pois 'é para todos' e 'ninguém pode dormir'.
Recado está dado aos defensores de delinquentes de luxo.
Klauss, vai tomar no cú, seu pago pela CIA! Vai se fuder, seu merda.
Jovem neo nazista tenha calma logo você poderá exterminar pobres
pessoal, nem vale a pena dar bola para um troll como este, pode nem ser brasileiro. Certamente é pago para repetir sempre a mesma coisa sem fundamento. Ignorem. (se eu fosse moderador nem deixaria passar, para causar mais irritação aos caras).
Brito, na boa?... o golpe já foi dado há muito tempo, meu caro. Não mais com urutus e cacetetes... Moro é o interventor estadunidense. Os EUA já investigaram todo mundo e usam a corrupção para desmontar e destruir o Brasil. Dilma deve ter sido ameaçada de morte ou de sua filha, mãe e neto. Até porque, qual a estratégia de se manter o zé cardoso o qual deveria ser o chefe da PF? Porque Eduardo Cunha ainda não foi sequer julgado? O que falta? Porque Gilmar Mendes faz o que faz e o PT diz com todos os medos que vai o processar? O golpe na Líbia, Síria, Afeganistão, Iraque e agora no Brasil já foi dado. Onde está Lula que não processa quem mandou fazer aquele boneco que o coloca como presidiário? Porque a tal coração valente (faz-me rir...) ficou e fica calada o tempo todo? Como é que Eduardo Cunha- achacador, canalha, bandido e intimidador - continua presidente da Câmara? O que falta a Janot ou a Teori para mandá-lo pra cadeia ou tirá-lo da presidência da Câmara?
Cara, tô ficando maluco... aquele site brasil 247 é alarmista ao extremo e só faz aumentar nosso estresse... os canalhas e vigaristas tramam impeachment da gestora honesta, porém vassala...e o seu governo nada faz, parece que nada acontece. Se eles tomarem o poder mesmo que por alguns meses, destroem a Petrobrás em dois tempos, destróem nossa energia nuclear e aniquilam com todas as obras que geram emprego no Brasil.
Gostaria imensamente de não ter nascido neste país. não sou feliz, tenho que lutar insana e ingloriamente contra todas as forças de direita e todas as formas de manipulação e agora fiquei sabendo que processos desmembrados por Teori caíram nas mãos do Toffoli, aluno e capacho do Gilmar. São todos pagos pela CIA.
O golpe já foi dado. Depois que matarem Dilma e Lula, destruirão o PT, a Esquerda e perseguirão todos os militantes.
Moro é o interventor estadunidense. A Globo também.
O MP é um bando de golpistas. O STF um bando de frouxos.
E o Klaus? Ah, esquece.
A perplexidade é monumental , no momento que Delegados Federais incumbidos como agentes do estado, praticam fraudes, mentem, enganam a justiça, condenam pessoas, destroem reputações de empresas, de cidadãos e seus familiares, chantageiam funcionários , que cumprem o seu dever e não concordam com patifarias, ao mesmo tempo montam comissões de inquérito fraudulenta para se safar e são assessores privilégiados do Juiz que quer instalar a moralidade no Brasil. Tudo sob o beneplácito da Justiça Brasileira. Socorro chamem o Ladrão.
Como faz falta ao Brasil um FBI, a PF que temos, quer dizer "Pura Farsa".
Toda a operação acaba de desabar as mentiras dos delegados apareceram e tudo sob o amparo do pig
Concordo plenamente com o Leonardo. Basta o Lula pedir e estou pronto para lutar pelo Brasil. Não vamos entregar a rapadura de graça.
Sei não... se Lula desse do jatinho da Odebrecht para andar nas ruas é bem capaz do pai do pixuleco tomar uns petelecos.... e você junto com ele.
DESCER e não DESSER.
Tão implacável com um erro de digitação....tão complacente com a corrupção.... vá entender.
Você não liga para deslizes ortográficos... sei disso.
Se se importasse não endeusaria o analfabeto do Lula.
Menas Heitor.... menas...!
Desvio linguístico é nada. Desvio de dinheiro público é tudo!
Klaus, qual o seu grau de complacência com a corrupção tucana?
Sabe, Klaus, se o Moro tivesse como provar algum desvio do Lula, já não o teria feito?
Não endeuso o Lula, apenas reconheço nele o presidente que mais fez pelo povo brasileiro.
Não tenho ódio do FHC, como vocês tem do Lula. Apenas o repudio pelo que ele foi.
Tô falando que o cara nem é brasileiro. Ignorem.
Heitor, o que está em jogo não é a gestão técnico-política do Lula dentro 2002-2010. Talvez Lula tenha feito um governo diferenciado para o povo e foi reconhecido por isso.
Sem esquecer que o Lula encontrou condições econômicas favoráveis herdadas do governo FHC e que muitos programas sociais bombados nos oito anos lulistas foram embrionados em governos e políticos vários tanto de Cristovão Buarque a ACM e que o PT e Lula eram oportunisticamente contra.
O que está em jogo necessariamente é o caráter legal das ações de Lula. Nem falo moral. Falo legal mesmo.
Tanto no tráfico internacional de influência quanto formação do Petrolão.
Aguardemos os desdobramentos.
Se não há o que falar de dolo não há também inocência.
Emails, transações financeiras mostram link de Lula com as empreiteiras rés.
Se não açodarem o MPF, PF... com representações chicaneiras contra procuradores, delegados vamos saber se o Brahma está ou não está devidamente enquadrado nos crimes previstos no Código Penal.
Sem reverencias a quaisquer políticos, mas Lula é a bola da vez.
A Operação Lava-Jato só vem a corroborar a Ação Penal 470, que condenou os petralhas João Paulo Cunha, Delúbio Soares, José Genoíno, Henrique Piizolato e José Dirceu. Professor Luizinho, da bagatela de 20 mil, foi absolvido.
E mais ainda, a Lava-Jato veio vingar o ex-ministro Joaquim Barbosa que foi injuriado pelo André Vargas. JB tinha razão.
E me pergunto, como vai ser a recepção do PT no retorno do fujão Pizolato no Aeroporto?
Preparem os bolsos defensores de delinquentes de luxo, vem aí um catatau de multas para cês fazerem vaquinha e pagarem.
E relativizem:
Lula se safou do mensalão MAS vai se escafeder no PETROLÂO. É que no passado não havia a Lei 12.850-2013 que o juiz e os procuradores infligem sem dó nem piedade a esses pixulequeiros e assaltantes de estatais e o braço cotó não alcançou o padroeiro da corrupção. Agora a estória é outra!
E pensar que tem internauta que acha que assaltantes de estatais são 'melhores' do que s bando de arrastão nas areias de Copacabana...é uma lástima!
Independentemente da posição política, não sei se é um bom negócio celebrar bofetadas no Estado de Direito.
Não vou nem lançar aqueles chavões do tipo "amanhã, a vítima pode ser você", embora isso seja a mais absoluta verdade.
Eu só gostaria de saber mesmo é o que diria hoje um sujeito francês, na passagem do XIX para o XX, e que tenha se rejubilado com a condenação (aliás, as condenações) de um tal Dreyfus.
Agora clamam por Estado de Direito.... CONTUDO quando confabularam quadrilhas para assaltar de vários maneiras 'esqueceram' do que você chama de Estado de Direito.
Que Estado de Direito a petralha respeitou? tungar direitos previdenciários e trabalhistas? pagar os juros mais altos do mundo? ter uma das maiores cargas tributárias do mundo e os piores serviços do mundo? roubar o reajuste salarial de servidores? cortar gastos na Educação, Saúde e Segurança? manter castas de vagabundos repletos mordomias e excrescências? ESCULHAMBAR a economia, o social e a moral do País para enriquecer cada vez mais o capital e por um projeto particular de poder? montar quadrilhas para assaltar estatais e fraudar eleições?!!!???
E parem com esse papinho de 'perseguição'!
A petralha não está sozinha nem nos autos nem atrás das grades.
Basicamente três partidos delatados destroçaram os 80 Bilhões da Petrobrás, PT, PMDB e PP.
Existem operadores deles presos.
A operação prendeu centenas de bandidos independentemente de auto-declaração ideológica, patifes que se dizem de esquerda, patifes acusados de serem de direitas, patifes sem lado, patifes em cima do muro, atrás do muro e sem muro.
A Lava-Jato é pau para todo lado da patifaria nacional
E todas essas bordoadas estão dentro do mais legítimo estado legal. Quase CEM POR CENTO da Operação é ratificada pelas instâncias superiores inclusive o Supremo Tribunal Federal e mais especificamente o ministro Teori que foi nomeado pela petralha.
Logo, ERRO JUDICIÁRIO só existe para pobre. Esses milionários de pixulecos pagam com o seu dinheiro roubado os mais caros advogados e têm todas as garantias processuais, diferentemente do que ocorre em Cuba e Venezuela.
Se houvesse abuso com certeza a OEA já teria sido acionada, afinal nenhum país mantem um presidente de uma ODEBRECHT da vida encarcerado por mais de três meses injustamente.
Está na hora desses patifes conhecerem o outro Estado, o Estado de DEVER.
É o Klaus Barbie redivivo? Tão igual obsessão patológica nazista para eliminar adversários.
Pior é a obsessão patológico em pixulecos.
É para mim? Se for, onde você leu que eu defendo pixulecos? Seu conceito é muito binário.
Mas você seria capaz de escrever um comentário que seja que não entrasse algo do tipo Lula e petistas presos e ladrões, Dilma derrubada, petralhas ou qualquer coisa que não seja para agredir quem pensa diferente? Se não, volto à pergunta: um novo Klaus Barbie?
obs.: é obsessão patológicA.
E o certo é piCHuleco ou piXuleco?
Ministro José Cardozo diz que não tem o poder de controlar investigações, mas, sim, o dever de fiscalizar para que não ocorram abusos. Ele é um fiscal da sua legalidade, para evitar abuso de poder, abuso de autoridade, desvio de poder. Quais providencias tomará nesse caso ?
" disse ser conhecido pelo seu rigor e afirmou ter sido o ministro que mais demitiu servidores das duas polícias. "Eu tenho examinado, pessoalmente, os processos disciplinares. Na PF, eu tive que demitir 65 servidores. Não falo das punições menores, falo das demissões", destacou. Por favor não vá demitir o Sr. Werlang.
O Cardozo tem que dançar na reforma ministerial.
Wadih Damous no seu lugar.
Pois eu acho que o JUDICIÁRIO BRASILEIRO,preside toda essa situação que consiste em prestar serviços à classe de que são CAUDATÁRIOS.A BURGUESIA.Passam o tempo todo,abarrotando escaninhos com papéis impressos do que fazem,julgando sem provas e condenando POBRES,com linguagens incompreensíveis aos cidadãos comuns,e GANHANDO altos salários e outras benesses mais.E a cada dia,assumindo papéis que somente deveriam ser concedidos,para quem tem OUTORGA.Nem isso tem.O máximo que conseguem,é infundir MEDO nos cidadãos comuns.Como prêmios pelos serviços prestados,eventualmente são recebidos nos recintos das CRIADAGENS,onde lhes fazem alguns afagos,com o que sentem-se recompensados.As demonstrações são diárias dessa prática,instigados que são,pela IMPRENSA BURGUESA CORRUPTA.
Mais me parece a FASCISTIZAÇÃO da Polícia Federal! E o governo? Nada???