Demita-se a realidade

Uma das características mais marcantes dos processos políticos suicidas é que tudo começa a ser regido pelo “agora a coisa vai” que os brasileiros conhecem já faz tempo.

É o que, também há décadas, se conhece com o wishful thinking, que pega fragmentos selecionados da realidade e com eles fundamenta o que é um simples desejo.

É isso o que está ocorrendo neste momento, com os mercados financeiros nacionais excitadíssimos com o que seriam sinais positivos de iminente recuperação da economia devastada pela pandemia.

Aliás, recuperação que forçam monstrousamente, levando os governantes a alargarem as já frouxas medidas de isolamento social no momento em que a expansão da pandemia do Covid-19 bate recorde sobre recorde de casos e de mortes.

Para isso, vale até atrasar a divulgação de números espantosos como os de ontem, para com isso driblar as manchetes dos jornais.

Olhemos os pedaços de realidade para construir-se uma sensação de que o desastre não será tão feio como estava sendo pintado.

O “aumento de um por cento” no desemprego medido pela taxa do IBGE que, tempos atrás, aqui já se disse não valer nada nestes tempos anormais. Isso absolutamente não corresponde à realidade e os próprios números do Instituto mostram que quase 5 milhões de postos de trabalho, formais e informais, fecharam-se em abril.

Tudo indica que isso se repetirá, talvez com mais gravidade em maio e seguirá em junto, não só porque não cessaram as causas da retração como fracassou, reconhecidamente, a política de financiamento das folhas de pagamento das micro e pequenas empresas.

Idem dizer-se que a queda na produção industrial teria significasse que o “fundo do poço não foi tão profundo quanto se imaginava“. O fundo do poço, se é que chegou, não é um platô, mas uma lama onde a indústria se atolará por muitos meses. O que amenizou em 1 ou 2% no dados de queda esperado deveu-se ao setor extrativista (ferro e petróleo) cresceu 10%, impulsionado pela alta do dólar e pela demanda chinesa após a redução do início do ano, justo pela pandemia.

A onda de euforia no mercado financeiro, Bovespa à frente, não tem qualquer base, seja a material (o lucro das empresas), seja a de política econômica (patente a dificuldade em se manter o plano Guedes de privatização generalizada.

A realidade à frente é duríssima e será de uma recessão prolongada que nos levará a uma queda em torno de 10% no PIB.

O nosso governo, em lugar de enfrentá-lo com um projeto consistente de investimento público que supra o desaparecimento da inversão privada (a estrangeira, sobretudo), prefere negar a realidade.

E mandar a classe média para os shoppings para, claro, não comprar senão quinquilharias, porque não há nem dinheiro nem segurança para gastá-lo.

 

Fernando Brito:

View Comments (6)

  • Às compras poderão até ir quem teve aumento de salário, ou seja, militares, juízes, militares, procuradores, militares , policiais federais e militares.
    Que pena, a classe média golpista continuará assistindo reprise de novela dos Marinhos e "vendo a bíblia" do Edir.

  • Vão aos shoppings desequilibrar mais ainda a balança comercial comprando produtos da China. Triste fim de um país, no passado colonizado por europeus e agora recolonizado por uma banca internacional. Voltaremos a condição de colônia extrativista. Um país de pobres e miseráveis. Uma Índia do século 18.

  • Aqui na cidade onde moro, era comum ver sempre os carros lançados com seis meses de antecedência, noivos em folha, pelas ruas. E, como cidade turística do litoral, achávamos o máximo os caras virem do interior com carros de dez ou quinze anos inteiraços. E os turistas se admiravam em ver que nós, os locais, andávamos só de caro novo. Um porto, um polo industrial, turismo e boa parte de aposentados que vinham morar aqui explicava a forte situação financeira da qual a quantidade de carros novos é apenas um sinal. Mas é um sinal significativo. Hoje ao andar pelas ruas, relembro que voltamos a viver como a 30 anos atrás, pelo menos nessa minha avaliação sem pretensão de ser científica: carros antigos, carros batidos sem conserto, sem manutenção estética. "...E a cada hora que passa envelhecemos dez semanas..."

  • Um governo que se elegeu e se sustenta com mentiras , tendo inclusive um gabinete formado para isso , iria usar verdades para divulgar seu desempenho pífio ?

  • "
    ..."Tudo indica que isso se repetirá, talvez com mais gravidade em maio e seguirá em junto"...NÃO ENTENDI!!!

  • "Demita-se a realidade". Olhando em volta, as pessoas desempregadas, sem dinheiro e "sem perspectiva" de vida normal no futuro próximo, não só do ponto de vista econômico, mas também das demais atividades normais e comezinhas da vida cotidiana, chego à conclusão que vivo num mundo ideal mas invertido, de cabeça para baixo, a tomar por base esta "notícia dos mercados".

Related Post