Denúncia de “regalias” de Dirceu reflete o desespero da mídia

Além de ser capa da Veja, Dirceu também aparece diariamente no jornal O Globo, sempre numa reportagem negativa e mentirosa sobre “regalias”. Hoje, domingo de seu aniversário não podia ser diferente. Na página 10, a reportagem traz o título que já diz tudo: “Dirceu faz aniversário sob suspeita de regalia”.

Até onde vai a pequenez dos homens?

Os barões da mídia conseguiram cumprir seu objetivo: prenderam Dirceu. Nesta sexta-feira, os jornalões estamparam enormes manchetes falando que o mensalão chegou ao fim. Folha, Globo, Estadão trouxeram infográficos gigantescos, daqueles que jamais fizeram para o trensalão ou para o mensalão tucano.

Só que o mensalão não acabou. Os jornais ficaram viciados nesse tipo de história. Não basta prender os petistas. É preciso humilhá-los até se tornarem poeira.

Suponho, todavia, que a mídia passou muito da medida.

Dirceu é um homem agora com quase 70 anos, preso na Papuda. Onde a nossa mídia quer chegar com essa perseguição dentro do presídio?

Nunca se viu isso nem com bandidos ou traficantes famosos.

A Veja faz uma reportagem de capa para “denunciar” que Dirceu tinha uma unha encravada?

Na verdade, a imprensa incorre numa contradição absolutamente ridícula.

Como se pode achincalhar, na grande mídia, um cidadão que está preso, ou seja, que não pode responder, e ao mesmo tempo dizer que ele tem “regalias”?

Como se pode omitir a informação que Dirceu está encarcerado ilegalmente em regime fechado, pois deveria estar cumprindo o regime semi-aberto, que é a sentença definida pelo próprio Judiciário, e afirmar que Dirceu tem “regalias”?

Ao agir com tanta arbitrariedade, a mídia transforma José Dirceu num mártir. A mesma coisa vale para Genoíno. Até Delúbio Soares, que foi um dos nomes mais pisoteados, porque era quem efetivamente lidava com dinheiro, está recuperando prestígio, diante da violência midiática contínua de que é vítima.

Não importa a profundidade com que a mídia procura enterrar esta semente; ela voltará a germinar e a buscar o céu e a liberdade.

Alguns barões da mídia já deveriam ter percebido que não se deve esticar uma corda além de suas capacidades físicas. Ela vai arrebentar.

A violência da mídia contra o PT se tornou patológica, doentia. E qual o resultado? Num dos anos mais difíceis para o partido, porque lideranças carismáticas foram condenadas e presas, após um julgamento que inúmeros juristas consideraram político, e que jovens vieram as ruas protestar contra tudo e todos, o PT foi a legenda que mais ganhou filiados.

E agora, analistas da própria grande imprensa prevêem que o PT amplie sua bancada no Congresso para mais de 100 deputados.

O mundo real se distancia cada vez mais das ficções políticas da mídia. Esta esqueceu algumas lições simples do que poderíamos chamar de “economia da justiça”. Em sua obsessão por baixar o preço de Dirceu, a mídia apenas está deixando-o mais acessível a mais gente.

O povo não entende direito o que aconteceu no mensalão, até porque a mídia jamais quis explicar. Mas o entendimento de que há uma perseguição, tornada cada vez mais ridícula, na medida em que o homem já está preso e não pode se defender, e agora se aproxima dos 70 anos de idade, isso é fácil de assimilar.

A revolta contra essa perseguição faz muito mais do que as críticas aos erros da Ação Penal 470. Ou melhor, confirma estes erros, na medida em que, se houvesse uma condenação justa, a mídia não precisaria apelar para essa tentativa de criar um “pós-julgamento” e uma condenação “extra”, além daquela que os réus já estão cumprindo.

A perseguição à Dirceu reflete o desespero da mídia para não perder o controle sobre a narrativa da Ação Penal 470. Ao se apegar em assuntos tão “profundos”, como a denúncia de que Dirceu comeu um lanche do Mac Donalds dentro do presídio (segundo uma fonte “em off”), a mídia tenta abafar as críticas crescentes à conduta do ministro Joaquim Barbosa.

No entanto, apenas adia uma tendência inevitável: a sociedade considerar o julgamento do mensalão uma grande farsa.

Fernando Brito:

View Comments (24)

  • Também, acho que está na hora de vocês perderem a vergonha na cara e fazerem reportagens similares por exemplo...
    RAGALIAS DE UM MESMO CRIME??? Sendo praticada em liberdade, com todas as REGALIAS familiares, com todas as REGALIAS de ... enfim DO MENSALEIRO TUCANO EDUARDO AZEREDO. Ou

    - Regalia de quem foi pego no bafômetro e está em REGALIA de disputar o mais alto cargo da república quando alguns estão com as REGALIAS da liberdade se serem tiradas, desenhando, prestes a serem presos.

    Os blogues devem denunciar verdadeiras REGALIAS, investigar festas etc, que são dadas com lucros tirados por concessão pública... enfim as REGALIAS

    • Horta, concordo plenamente com vc. Está mais do que na hora dos blogues sujos pautarem sistematicamente os escândalos já quase esquecidos, pra gente divulgar o máximo que puder. E, por falra em regalias, o mensalão tucano em MG já vai prescrever e, até agora, nada...

  • Finalmente algum cagão do pt resolveu peitar a vep mandando investigar as fotos feitas secretamente por algum servidor da papuda publicadas por veja. É crime espero que dai seja gerada uma ação criminal contra a veja e o servidor que se prestou ao serviço. Tem que verificar se o fulaninho juiz da vep filho do gangster do psdbandidos não está por trás disso e enfiar um processo administrativo nele via cnj.

  • Se até o juiz da VEP foi nomeado num caneteço, imagina o carcereiro fotógrafo. Nas prisões de SP manda o pcc, na papuda manda o PSDB/Veja.

  • Que contraste, a incapacidade intelectual e a pequenez das intensões destes carreiristas da grande mídia estão construindo um castelo com as pedras atiradas ao redor da grandeza de José Dirceu.

  • A Globo é o berço dos conspiradores mafiosos tupiniquins (lembrar o mea culpa publicado pelo jornal). Al Capone seria um nerd perto dessa turma.

  • O político está preso. Não eram isso que todos queriam? Não estão satisfeitos? Veja, Barbosa, Globo, SBT, BAND, CBN, FOLHA, ESTADÃO? Deixem o homem em paz, o mania desse povinho perseguir as pessoas. Depois falam do general Newton.

  • Miguel, pode até parecer uma dessas teoria malucas da conspiração, mas depois de tantos absurdos vistos nesse julgamento, valeria pensar nessa hipótese. Acho que essa perseguição após a condenação explica muito o fato, bastante controverso, da transferência para Brasília dos condenados. Se os mesmos tivessem cumprido pena em São Paulo, onde residiam e se entregaram, essas críticas respingariam como ineficiência do governo Alckmin. O PIG não faria isso nunca!! Isso justifica também essas críticas não surgirem para os condenados que cumprem pena em Minas Gerais e no Rio. A transferência totalmente injustificada para Brasília do "núcleo petista" permitiu aos barões da mídia matar dois coelhos com uma cajadada só: empurra os condenados petistas para um linchamento e uma vigília constante, rendendo notícias incontáveis aos assinantes da Veja, ávidos por notícias críticas ao PT; alimenta o antipetismo contaminando ainda mais o clima no período eleitoral; e aponta os holofotes para o governador do DF, do PT, com uma crítica difícil de se defender, na linha do "cabe ao acusado provar sua inocência". Agora, imagina se esses condenados forem transferidos para um presídio federal, a crítica será direcionada para o governo "lulochavistabolchevo" da Dilma. E se os condenados, depois de tanta confusão, forem transferidos para São Paulo ou MG, as críticas param e fica um saldo positivo para os governadores do PSDB, botando ordem no galinheiro!

  • Desculpe Fernando,vc falou pequenez...não,é pura maldade, mesmo!Dirceu,é um homem incomum,com uma força incomum,com uma determinação incomum...E vai ser Presidente, do país, que ele ama.Por isso destruir o Dirceu é meta e objetivo, de políticos incapazes,medíocres e arrogantes.

    • Acho que, além desses jornalecos usarem essas notícias falsas para se alimentarem do ódio dos anti-PT, elas tb servem de cortina de fumaça para os leitores normais sentirem menos falta dos assuntos que os jornalecos e revistinhas desejam evitar: mensalão tucano, trensalão, falta d'água em SP, boas notícias na economia brasileira, ou seja, serve para mudar de assunto

  • A Veja e seus cúmplices se especializaram em pau de arara. Torturam, torturam e torturam o Dirceu na esperança de vê- lo alquebrado. Isso jamais verão porque Dirceu é um homem que vive de seus ideais. Coisa que seus inimigos nunca tiveram e jamais terão, pois vermes são apenas vermes. A foto tirada do Dirceu na Papuda por algum meliante a serviço dos golpistas revelam um Dirceu mais magro ( deve ser resultado dos privilégios dos banquetes regados a feijoadas e Mac Donalds) mas firme como sempre. Esse detrito sólido que é a Veja e seus comparsas, não conseguirão acabar com Dirceu pois as pessoas de bem estarão sempre ao seu lado lutando por justiça.

Related Post