Denúncia do triplex é rejeitada em SP. Só serve para Moro

O site jurídico Conjur noticiou ontem, já tarde da noite, que a Justiça de São Paulo rejeitou a denúncia – com a absolvição sumária (antes do julgamento do mérito) de todos os réus — incluindo o executivo José Aldemário (Léo)  Pinheiro, sócio da OAS, e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto – apresentada pelos promotores estaduais que ficaram conhecidos como “os 3 patetas” inicialmente também contra Lula.

A acusação contra Lula, que virou capa da Veja,  foi destacada e enviada a Sérgio Moro. Foi esta denúncia, que a justiça paulista considerou feita sobre  “alegações vagas”, que serviu de base para o estrondoso powerpoint do Dr. Deltan Dallagnol e, claro, foi aceita pelo Savonarola de Curitiba.

Confirmou-se, na sentença da juíza Maria Priscilla Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, que a peça  acusatória “apenas afirma, de forma superficial, aquilo que entende como fato gerador dos crimes”. “Não há a minúcia necessária, tão somente alegações vagas, o que não pode ser aceito para prosseguimento de um feito criminal, pelo que, também por este aspecto, o feito é fadado à absolvição sumária”, escreve ela na sentença.

É sobre isso que, no dia 3, Sérgio Moro ouvirá Lula e tudo está posto para que, disto, só possa resultar uma condenação de natureza meramente política, por fatos que se rejeitam, sumariamente, em outra peça judicial, com outros réus.

A nota curiosa é que os promotores  Cássio Conserino, José Carlos Blat ( o camisa negra da foto) e Fernando Henrique de Moraes, autores da denúncia, acabaram sendo premiados por uma decisão judicial que lhes rendeu R$ 90 mil como indenização paga pela Folha de S. Paulo por tê-los chamado de “três patetas”.

E por ter dito que a denúncia era um lixo, para onde agora foi remetida, exceto por sua parte curitibana.

É que os promotores, como se sabe, são intocáveis, e têm o direito de chamarem, sob “alegações vagas”, como diz a sentença, os outros de estelionatários.

Indenização por isso? Não, não, os acusados não são promotores.

E os promotores não são patetas, patetas somos nós.

 

Fernando Brito:

View Comments (30)

  • Relembrando o que diz Prof. emérito da Unicamp, Cerqueira Leite, em que se destaca o dominicano Girolamo Savanarola, representante tardio do puritanismo medieval. destaca também a diferença essencial entre Moro e Savanarola. ” Todavia existe uma diferença essencial, apesar de muitas conformidades, entre o fanático dominicano e o juiz do Paraná:­ não há indícios de parcialidade nos registros históricos da exuberante vida de Savanarola, como aliás aponta o jovem Maquiavel, o mais fecundo pensador do Renascimento italiano”.
    O professor ainda acrescenta que Moro sofre da síndrome do “escolhido”. “O sentimento aristocrático, isto é, a sensação, inconsciente por vezes, de que se é superior ao resto da humanidade e de que lhe é destinado um lugar de dominância sobre os demais”. Para Cerqueira Leite, a corrupção é quase que um pretexto para o juiz do Paraná. “Moro não percebe, em seu esquema fanático, que a sua justiça não é muito mais que intolerância moralista”.
    E termina dizendo que Moro só é útil enquanto existir o PT. “Em Roma, Savanarola foi queimado. Cuidado Moro, o destino dos moralistas fanáticos é a fogueira”.
    O que o prof diz sobre Moro também é valido para esses promotores "pseudo justiceiros", que na verdade são uma aberração jurídica.

  • Caro Brito,

    Uma correção: o da foto é o promotor Cássio Conserino.

    Uma observação: foi essa denúncia que lançou a dupla sertaneja Marx e Hegel. :)

    Abs.

  • Doria viajando as custas do contribuinte paulistano foi a Roma. O prefeito de São Paulo, João Doria, reuniu-se nesta quarta-feira (19) com o papa Francisco, no Vaticano, e pediu para o líder católico rever sua decisão e viajar ao Brasil. Entregou uma camisa da seleção brasileira, aquelas que usavam nas praças comandada pela Globo.
    Mas o Papa diz que não ele não é Pato.

  • Brito, uma correção: o camisa preta é o Conserino. O Blat é outro, é aquele que é sócio do filho do bicheiro maior de São Paulo, o Ivo Noal.

  • LULA 20 x 0 Golpistas. Agora o Moro vai deixar o triplex de lado e falar só no sítio. Mas ele esbarra sempre no mesmo problema: faltam provas. Só o "ouvi dizer" é pouco para prender o Lula.
    LULA 2018. Que venham os bozos e os margarinas da vida. Vão levar uma surra.

  • E agora? Foram patetas ou não?
    Mas o principal assunto é outro, agora. Juiz pode processar jornal, jornalista, todo mundo, e pedir indenização. Mas nós, simples mortais, não poderemos processá-los por abuso de poder e injustiças se essa lei passar. Quem eles pensam que são? Deuses do Olimpo grego? E ainda tem FDP do povo que defende um absurdo desses.

  • Processo kafkaniano de Curitiba... coisa pra Globo fazer estardalhaço.. uma tal de lawfare..Direito penal do inimigo, que só coxinha obtuso e com lavagem cerebral acredita...

  • Lei de ABUSO DE AUTORIDADE nestes três elementos, travestidos de defensores do direito. Denúncia, apuração, direito de defesa, julgamento e condenação, demitindo os três a bem do serviço público, SEM a vergonhosa remuneração que ainda é praticada, quando da aposentadoria compulsória, que é um prêmio para criminosos togados.

  • Como essa decisão é contraria aos desejos do Moro e da Mídia, a juíza e sua família serão investigada para desqualificá-la, como fazem com todos os membros da justiça que não se submetam as ordens da Globo e isto se faz necessário para que restabeleçam a autonomia de Moro p/ condenar Lula. Moro é garoto da Globo, a qual cumpre o projeto do Capital Internacional e do neoliberalismo de impedir a volta do Lula.

  • Parabéns à juíza Maria Priscilla Veiga Oliveira por julgar com isenção, não se deixando levar pela onda midiática de condenação a Lula.

Related Post