Depoimento de FHC sobre caças deixa procurador sem ação

Um processo ridículo.

O registro feito pela imprensa do depoimento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso à Justiça Federal, onde se faz a “forçação de barra” para acusar Lula de corrupção na compra dos caças suecos Grippen e na prorrogação de uma medida provisória voltada para a instalação de fábricas de automóveis no Nordeste – editada originalmente pelo próprio tucano deixa evidente a armação de toda a história.

FHC disse que a tendência da Aeronáutica, ao final de seu governo, já era pelos caças suecos e que se não os comprou foi por estar em fim de mandato, deixando o caso para Lula.

Lula, que é acusado de receber vantagens para fazer Dilma escolher a Grippen teve, portanto, oito anos para fazer isso sozinho e  não o fez, mesmo com todos os passos formais dos relatórios da FAB já concluídos – também em favor dos suecos – em seu mandato.

Aí vem um suposto encontro entre Lula, Dilma e um representante da fabricante dos caças, a Saab, que teria ocorrido  nos funerais de Nélson Mandela, onde FHC estava com eles. Encontro? Veja como FHC respondeu ao procurador Herbert Mesquita:

O senhor conhece a presidente Dilma? Com ela é rápido. Fazíamos uma conferência no Copacabana Palace, eu falava que estava com pressa. Pegamos o carro, fomos ao Forte do Copacabana, ao Aeroporto do Galeão, pegamos o avião e fomos a Joanesburgo. Ela é cautelosa, não gosta de viagem que trepide muito, ficou conversando com o comandante. Mal dormimos lá. Ela fez um discurso, mal deu tempo de cumprimentar meus companheiros. Foi tudo muito rápido, acho que nem uma refeição foi feita lá.”

Sobre a Medida Provisória, Fernando Henrique disse que dar incentivos fiscais em troca de instalações é algo que “vem de longe, desde Juscelino Kubitschek”.

Mas o doutor promotor não se deu por achado: “A questão não é se deveria o Grippen vencer ou não. O que importa é o que Lula fez, um particular que disse que poderia influenciar. Foi desnecessário trazer aqui Fernando Henrique e Pedro Malan ( ex-ministro, que não viu nada de anormal na MP).”

Defesa, como se sabe, é algo que no Novo Direito Brasileiro não vem ao caso.

Fernando Brito:

View Comments (29)

  • Lula da imprensa para esse bando .Eles aproveitam.
    Imagina a "glória" de achar algo errado (e prova-lo) do Lula !!!!!!
    Esse MPF terá que sofrer uma LIMPEZA depois que a DEMOCRACIA voltar a vigorar , TEM MUITO LIXO LÁ.

  • É um erro do Supremo, do Congresso e até dos militares deixarem o país seguir este caminho do ódio sem volta. É preciso dar um basta. É SÓ QUERER.

    • ... Primeiro passo:
      os(as) "supremos(as)" do STFede anularem o golpe vagabundissimo que eles(as) mesmos(as) ajudaram, decisivamente, a produzir!

  • Comunista? Kkkkkkkkk. O que esses idiotas do MBL não fazem por $$$$$$$$$$$$$$$.

  • Lula virou a Geni da turma do MPF...somente assim para eles aparecerem para as namoradas, as esposas, os namorados, os amantes, as amigas, etc...sensação de poder faz bem para a libido...

    • Quem dará um freio de arrumação no MPF? Onde está a parte séria deste órgão essencial à democracia?

    • Na verdade, a Geni é o povo brasileiro, onde a maioria nem sabe o que é um golpe, nem esse, nem o de 64. Um país sendo entregue nas mãos de bandidos que nomeiam de neoliberais. As vezes penso que esses coxinhas sabem e veem tudo que esta acontecendo, o teatro, a pouca vergonha, as instituições derrotadas e até sabem da submissão do Brasil aos eua, se é que no meio dessa baderna não tenha sionismo, mas eles preferem serem vira latas nas mãos dos eua do que ter o "comunismo" que eles tanto falam e nós nunca vimos. Mesmo que não podemos fazer nada, pelo menos ter a consciência do que se passa. Esses caras que estão entregando o país, só foram paridos no Brasil, ou vieram quando crianças com as famílias fugidas de guerras; esses não sabem o que é amar uma pátria, até o supremo é repleto desses forasteiros que ficaram loucos e hoje viraram serventes da nação que eles tanto admiram. Agora, tudo fica claro; o país é refém dos eua em troca de ter livrado a nação do bicho vermelho, o "comunismo", aquele colocaria limites e famigerados loucos, do topo da pirâmide, que vendem a alma pro demônio para ter poder eterno.

  • CIP da falta de caráter e de sanidade e mental destes vagabundos procuradores de merda do 'miniSTERIO' Privada!

  • Processo ridículo, pela própria ilação de supostos "favorecimentos", dado que desde a RFP até a efetiva homologação do projeto vitorioso, foi o Comitê Gerencial da FAB quem teve toda sua vontade atendida.

    Porque a escolha política do caça, seria do RAFALE francês, à época em negociação direta entre Lula e Sarkozy, dado o pacote de transferência tecnológica que era prometido ao nosso país.

    Porém, a iniciativa de abertura dos códigos-fonte, do software central da aeronave sueca, como melhor oferta final (best and final offer) que permite ao Brasil integrar qualquer sistema de armamento fabricado aqui dentro, no caça, foi o fator chave.

    E isso era informação aberta ao público no próprio site da FAB, no espaço de relações com
    Imprensa e transparência.

    Que a Procuradoria pare de palhaçada em cima de um projeto estratégico para a soberania nacional, e mostre por A+B, qual foi a propina como se deu a suposta relação de troca promíscua entre a fabricante e o Lula, que tenha invalidado todo o negocio em si.

    Caso contrário, estará atentando contra o futuro da defesa do nosso próprio espaço aéreo, por guerrinha política particular.

  • Repito: esse (des)procurador estava bebum ou chapado quando disse essas asneiras. Baita cretino.

  • o tato é que o petismo é incapaz de criar ato corripto novo, no máximo repete. Como todos os governos anteriores, especialmente os de FHC , são verdadeiros primores de honestidade, isso prova tudo que Lula precisar que seja provado

  • Programa em treze anos, não acharam. Perderam eleição, mesmo comprando voto. Golpearam a democracia. E continuam procurando. Lula livre!

Related Post