Depois do “banho” de Putin, é o Irã quem põe os EUA em “saia-justa”

Guerra, política e diplomacia, já dizia Clausewitz, o general da Prússia, são uma continuidade.

A nova crise no mundo árabe, com o rompimento de relações entre a Arábia Saudita (e seus dependentes) e o Irã, por conta da execução, no final de semana, do Sheik Nimr al-Nimr, um clérigo de oposição à monarquia de Riad- e 46 outras pessoas, num só dia –  deixou, de novo, os norte-americanos numa saia-justa diplomática.

Como defender seus aliados sauditas diante de uma execução feita, disse ontem o The New York Times, “decapitando muitos deles em um estilo que a maioria dos norte-americanos associam com o Estado islâmico em vez de um parceiro dos EUA?”

No final do mês começam as negociações sobre um armistício na Síria, sob o patrocínio da ONU e tornou-se virtualmente impossível aos EUA insistir, mais do que numa encenação retórica, à participação do governo de Bashar Al-Assad, que prepara novos avanços sobre a periferia das cidades, que é onde está a população síria, não nas vastidões de desertos onde se espalha o Exército Islâmico.

A agência de notícias síria Sana divulgou, pela primeira vez, fotos de caças sírios – não os russos, ainda – operando na base aérea de Kweires, na cidade de Aleppo, a segunda mais importante do país e que já esteve sob controle rebelde. Violentas ofensivas, numa batalha que já dura três anos, estão consolidando o controle governista em torno da base, para que dali sejam lançados ataques A Ar Raqqar e Deir el Zhor, únicas cidades de algum porte sob controle do Exército Islâmico e rota para o Iraque, onde o ISIS perdeu o controle de Ramadi.

A guerra, agora, é de posições para a batalha diplomática que começa no final do mês.

Fernando Brito:

View Comments (11)

  • É necessário e urgente alterar a Constituição Federal e criar um Tribunal Popular e um pelotão de fuzilamento, para julgar crimes de corrupção, propinas, compras de votos como o da reeleição, juízes que vendem sentenças e demais crimes que lesam os cofres públicos.
    O Tribunal Popular seria composto de homens simples, probos, comedidos, éticos, de caráter e moral ilibada. Não é necessário que sejam eruditos.
    No Tribunal Popular só deve dizer a VERDADE e não dar versão, porque diziam os filósofos latinos: "Veritas est in interiore hominis- (A Verdade está no interior do homem). Onde está dinheiro? Que Banco da Europa ou EUA? Porque cobrou propina? Porque...? Porque....?
    O Tribunal Popular JULGA baseado só na VERDADE e o pelotão de fuzilamento cumpre a sentença..

    • "Quem pensa em vingança deve cavar dois túmulos" ( Provérbio chinês).
      -
      A pena de morte é vingança, meu caro Silva. Sou contra.
      -
      Creio que, para todos esses que "lesam os cofres públicos", que tu queres ver linchados, o pior castigo é aplicar-lhes uma pena tipo viverem durante cinco, dez, vinte anos à míngua, recebendo apenas um salário mínimo ou uma ração mínima para sobreviverem.
      -
      Além de fazê-los devolver tudo o que afanaram, é claro.

    • Já estudou a Revolução Francesa? O poder a todas as classes sociais corrompe.

    • E quem seria estes probos, comedidos e honestos. Seriam os que nunca mentiram, nunca fizeram nada contra ninguém é nunca ofendeu, nunca passaram ninguém pra trás, teriam os mesmos a coragem de julgar os próprios irmãos, tios, país se descobrissem sua falcatruas!!
      E AGORA A PERGUNTA ONDE ESTAO!!!

    • E quem vai garantir essa verdade?
      Numa guerra, a primeira vítima é a verdade?
      Corrupto é desonesto, e desonesto mente.Quem acredita num desonesto é ingênuo.Se ele fosse honesto , diria a verdade, mas aí não seria corrupto.
      Sob tortura uma pessoa honesta confessa até o que não fez para se livrar da dor!

  • Dizer que arabia saudita imita o EI ...o mais certo e dizer que o EI e copia do sistema saudita...
    O problema da siria comecou com a proposta de Assad de utilizar seu territorio para canalizacao do gas liquefeito e oleo entre o Iran o Iraque e siria para escoar o ouro negro direto ao mediterraneo e melhor com acesso ao mar caspio...dai a briga geopolitica...por isso com a perda de possibilidade de os EUA de se apropriar dessa rota melhor os brasileiros abrirem os olhos porque com saia justa naquela regiao as pressoes para o lado de ca so vao aumentar ....os campos de petroleo brasileiro e venezuelano que se cuidem..poque se a saia fica justa por la ficara bem mais longa por aqui...de repente aparece um estado islamico por nossa regiao...ou algum super cartel como no mexico que ja e propriedade gringa...ou uma colombia ja ocupada ou um rio de janeiro que ja tem uma agencia independente da DEA solo n americano ou uma alcantara comandada por extrangeiros ou uma amazonia protegida por extrangeiros ....sao os "Acordos" generosos que se fazem ....

  • Noooosssaaa! A democracia saudita apoiada pelos zeua não seria capaz de tanta crueldade! Não são terroristas como o EI!

    Aliás, não são terroristas, são petrolistas!

  • Tio Sam desconhece que o regime saudita advém do Wahabismo , que é o que fazem os talibas/Alqaeda e o famigerado estado islamico e seus lacaios . O livro "Confronto de Fundamentalismo ", explica didaticamente e deve se enviar uns exemplares para a diplomacia aamericana .

Related Post