Não é só na política que o jornalismo anda caindo pelas tabelas.
Neste desastre de Mariana, fico impressionado com o fato de que, exceto pela apuração do Estadão, ainda que abaixo do que se poderia esperar de quem tem todos os meios, os demais jornais estejam engolindo um enxame de moscas, talvez sob a influência de alguma “preguiça ideológica”, já que a empresa responsável é privada e 50% dela multinacional.
Ontem, publicou trechos do laudo que apontava possíveis instabilidades nos taludes da barragem de rejeitos, feito em 2013. Embora não fosse uma condenação da estrutura, indicava possíveis problemas de drenagem . O mesmo estudo que, na sexta, este blog destacou.
Hoje, por caminhos diversos, aponta indícios de que as barragens acidentadas estavam sobrecarregadas, pelo super-crescimento da produção de minérios e, consequentemente, da de rejeitos. E não foi por dica deste blog, não, porque só publiquei isso ontem à noite, quando a edição do Estadão já estava fechando ou mesmo estava fechada.
É apenas jornalismo, que procura fatos que possam – ou não – ter sido responsáveis pela tragédia. No resto, em geral, nada é apurado.
Só o que se fica destacando, repetidamente, são tremores mínimos de terra, algo corriqueiro e que, em tese, podem ser absorvidos por estruturas como esta sem problemas, até porque só são registrados pelos mais delicados sismógrafos e quase nunca sequer são sentidos pelas pessoas.
Querem um exemplo? Aqui está:
“A região de Miranda, município 208 quilômetros a oeste de Campo Grande (Mato Grosso do Sul), teve dois tremores de terra em um intervalo de não mais que 33 horas, entre a quinta (5 de novembro de 2015) e sexta-feira (6 de novembro). Não houve relato de moradores da região que tivessem sentido os abalos sísmicos, nem forças de resgate e segurança registraram qualquer chamado a respeito. De acordo com o Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo), o primeiro tremor, na quinta, foi registrado às 18h23 e teve magnitude de 2.1. O segundo abalo, na sexta, foi registrado às 2h47 (horário de MS) e teve magnitude 4.0, considerado ‘ligeiro’. A Polícia Militar local e o Corpo de Bombeiros de Aquidauana, que atende em Miranda, informaram que não houve chamados sobre os abalos e que não tomaram conhecimento de pessoas relatando o fato. “
Publico lá em cima parte da lista de terremotos registrados nos dias 5 e 6 – do México para “baixo” no continente americano – para que se veja que os indicados na região do acidente são de escala muito inferior ao do que nem foi sentido no Mato Grosso do Sul.
E muito inferior, mesmo, porque a escala Richter não é uma progressão aritmética, mas geométrica. Assim, um terremoto de escala 2 (que acontece em número de mil por dia em todo o planeta) é milhar de vezes menor que um de escala 4. Claro que os efeitos podem ser aumentados pela profundidade em que ocorrem, mas neste tamanho de evento, é desprezível quanto a danos em estruturas construtivas.
Ou seja: um tremor de 2 na Escala Richter é, em princípio, como uma pessoa dar uma pancada numa parede. Ela não vai cair, a menos que já estivesse para cair por outras razões. Mas os “terremotos” continuam a ser mencionados em quase todas as matérias, embora não haja um técnico no assunto que diga que é provável que tenham influído significativamente no desabamento.
O jornalista que não procura esclarecer a informação, traduzi-la, nem que seja com a ajuda de profissionais da área, para algo compreensível para o leitor, não está informando, está mistificando, mesmo involuntariamente.
O problema é que isso acontece numa questão que, como se viu, mata pessoas. E que é algo que vale dinheiro, muito dinheiro. Mas o Brasil segue sendo o país da fechadura em porta arrombada, como se viu na atitude da Samarco de instalar sirenes de alerta, agora que a represa veio abaixo. É coisa de quê? Cinco, dez mil reais, gastando muito, um pouco mais se o acionamento for automático, iniciado pelos próprios sensores que devem (ou deveriam) estar instalados na barragem.
Não, isso não é “assunto técnico” que não possa ser discutido e aprofundado. Senão, o conhecimento passa a ser um instrumento de poder e opressão, quando é, ao contrário, de igualdade e exercício de direitos.
O esclarecimento final pertence aos especialistas. Mas, antes, compete aos jornalistas levantar fatos – e não boatos – para que a apuração não seja viciada pelo “abafa” do poder político e econômico. Com responsabilidade, mas sem preguiça.
Mental, inclusive.
View Comments (18)
Site em Inglês ainda disponível comas obras no Fundão e Germano : http://retaengenharia.com.br/en/segmento/mining/
Dados traduzidos no Google Translator: REPRESAS GERMANO E FUNDÃO
Ficha de dados
Serviços de terraplanagem e obras civis para intensificando as barragens de Germano e Fundão - levantar 940 m
Cliente final
Samarco Mineração
Parte Contratante
Engenharia Integral
Localização
Mariana / MG
Período de contrato
Maio / 2015 a outubro / 2016
Âmbito dos serviços Reta
Apoio na execução de construções e Gestão do Planejamento dinâmica de Obras do Sistema.
Descrição
Execução de tapete de drenagem: 154.000 m³
Terraplenagem: 3.100.000 m³
Tubo de PEAD 1.200 milímetros: 3.100 m
Boa tarde,
como sempre para salvar a pele o culpado é o terremoto. Mas pensando melhor isso tudo é culpa de falta de fiscalização e pensando mais um pouco a negativa do PSDB - vinculado ao Sr Senador da República Aécio Neves que defendeu muito essa área de exploração e escondendo seu podres em MG. Vou relatar aqui: FIQUEM DE OLHO EM PARACATU, pois essas mineradoras apoiaram o PSDB em MG e começou as merdas.
Em quanto a empresa responsável vai indenizar o Estado?
A petroleira BP fez um acordo e vai pagar vinte bilhões de dólares por um desastre ambiental no Golfo do México.
A preguiça jornalística tem seu motivo. Minas era governada pelo PSDB. É preciso ter cuidado com o que se escreve ou a "lama" respinga em ternos bem cortados.
Curiosidade: Sabe o nome da hidrelétrica que fica no comecinho do rio Doce e é da Vale/Samarco?
Respondo: Risoleta Neves.
E foi essa hidroeletrica que verteu lama pelos drenos...
.
O PT tem que acusar essa oposição ferrenha do PSDB que loteou os tribunais e todas as repartições do governo!! O poder do PSDB é grande porque o PT, partido formado por pessoas super ingênuas, entregou tudo de mão beijada pra eles em nome de um Brasil melhor!!
.
Fazem 13 anos que o PT utiliza na maior lizura todas as informações que têm da época do FHC, nunca fizeram dossiês com isso, nem mesmo de cartões de crédito do governo!! E guardaram tudo isso!!
.
Gente o PSDB esta morrendo de medo do Cunha, do maior partido da oposição!!
.
Alí deve estar explicado as diversas sacanagens do FHC, cuja herança maldita é responsável pela atual crise!!
.
Ele deve saber como o filho do FHC ficou milionario, como ele comprou suas coberturas, seus sitios. Como os dirigentes do PSDB esconderam as fortunas antes de serem presos nos escândalos de corrupção dos últimos anos!!
.
O PT têm que subir na tribuna e acusar esse golpe utilizando o nome de impeachment!! Quem decide o que é impeachment somos nós!
.
Imagine se países democraticos e republicanos como Venezuela e Cuba teriam discussões golpistas como essas! Lá a democracia é perfeita como já disse o nosso Guia Lula.
.
Lá o judiciário decide o que o governo quer com total isenção e autonomia!!
.
Bolivarianismo é outro nome para isso: Democracia perfeita! Hoje encontrada em países como Venezuela e Cuba, onde o povo esta o tempo todo na rua defendendo o governo e batendo de frente com a oposição..
.
Eles têm que deixar claro que o Eduardo Cunha sempre foi oposição nestes últimos doze anos e pouco e somente agora saiu do armario!
.
Quem esses patetas da oposição acham que enganam? Eles que deram o poder que o Cunha abusou para ganhar dinheiro em negociatas na Petrobras!
.
A oposição sempre deu as cartas lá!!
.
O problema é que o país inteiro é de direita o PT só venceu as 4 últimas eleições porque a oposição quis assim pra que o PT quebrasse a cara e 13 anos depois se esfarelace por uma conspiração criada por eles…
.
Se dependesse do voto dos brasileiros o PT nunca seria eleito pois o povo é de direita e contra nordestinos e mulheres!!
.
A oposição que elegeu o PT!!
.
Essa oposição é formada por canalhas, sabem que estão mentindo e inventando fatos, jamais vão argumentar conosco com fatos! Vão é nos atacar isso sim! Ataques pessoais é o que eles mais sabem fazer, jamais mostram onde nossos argumentos estão errados!
.
Gente o povo esta 100% com a gente!!
.
Alguém duvida?
.
É só sair na rua apoiando o governo pra ver!!
.
Gente BORA PRA RUA!! A rua é nossa!
.
Só da o pessoal da oposição na Lava Jato, precisamos subir na tribuna e divulgar isso!!
.
Todos sabem que a ferrenha oposição do PSDB e do FHC estão por tras desse impeachment? Ou alguém duvida que a oposição esta por tras deste pedido de impeachment?
.
Ah se fosse na época do Collor presidente.. Naquela época a oposição ficou quietinha sem fazer discurso nem nada.. Foi o povo que tirou o Collor..
.
Vejam a entrevista do Lula pro Serginho Groisman sobre o impeacent do Collor pedindo calma e respeito ao voto do povo, deixando claro que o importante era a preservação da democracia..
.
Desde aquela época ele já sabia que esse negócio de impeachment era golpe e por isso nunca flertou ne deixou flertá com isso!
.
GENTE BORA PRA RUA DEFENDER O GOVERNO!!
.
Se não fosse a herança maldita do FHC o Brasil estaria muito bem hoje e isso tudo não estaria acontecendo!!
.
Parabens, Fernando!
Sou geologo e tudo o que voce disse e verdadeiro. Sismos induzidos ocorrem todos os dias, principalmente em regioes com barragens, as quais devem sempre contar com a presenca de um geologo ou geofisico, para monitorar tais movimentacoes e que, quando sao anomalas, aparecem nitidamente. Ha que se verificar maiores detalhes, de fato, para se evitar explicacoes ideologicas e eliminar a mistica, mas nao tenhamos duvida de que os tremores podem ser o alibi dos culpados, contando inclusive com o laudo de colegas avidos por dinheiro.
Fica tão claro quais são os interesses e desinteresses da mídia - são os seus próprios. Um evento dessa magnitude em termos sociais, ambientais e de responsabilidade empresarial, passa praticamente ao largo. Mas por quê? Porque nesse caso só resta a ela informar o ocorrido, ela não tem "influência" sobre o evento, não pode moldar opiniões, destruir reputações ou deformar mentes a partir dele. Então, não interessa. O que importa Mariana, seus moradores, os animais, o ambiente, a dedicação do prefeito, os que já morreram, os milhões que serão gastos num momento de crise? Nada!
Infelizmente, você tem razão.
Pode ser, mas em parte. Porque depois que li essa matéria http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-papel-da-mineradora-samarco-na-lista-de-furnas-e-em-outros-escandalos-em-mg-por-joaquim-de-carvalho/ desdigo o que disse, se tem Aécio envolvido, nenhum jornal vai investigar a fundo a questão da Samarco. A menos que algum jornalista isoladamente se empenhe e ainda convença a chefia.
"A política, sem polêmica, é a arma das elites" é a citação ('quote') do blogueiro no cabeçalho do Tijolaço e, creio, estar perfeitamente explanada no parágrafo que diz "Não, isso não é “assunto técnico” que não possa ser discutido e aprofundado. Senão, o conhecimento passa a ser um instrumento de poder e opressão, quando é, ao contrário, de igualdade e exercício de direitos."
Os comentaristas deste blog deveriam eh parar de chororo com relaçao a midia "boba e feia", assumir postura humilde e num raro exame de auto critica se perguntar quem deveria ser responsavel pela fiscalizaçao das obras de ampliaçao das estruturas que se romperam em Mariana. Chama a atençao o fato deste blog ate agora nao fazer referencia a responsabilidade dos orgaos publicos na tragedia ,os artigos sem duvida sao ricos em detalhes tecnicos bastante esclareçedores (descobrimos a palavra TALUDE!)e os tradicionais ataques a demoniaca grande imprensa. Em outras circunstancias seria prato cheio para voltar todas as baterias contra Aecio Neves, mas nao nos esqueçamos q quem administra Minas Gerais no momento eh o PT.Nao atira pedras para nao quebrar o telhado de vidro do honestissimo partido do Guru Lula!
Entao o pt e culpado ate dos desastres? Entao compete ao Estado cuidar para que a barragem nao se rompa? Ou nao seria competencia da empresa que explora a area? De quem é a primeira responsabilidade? Os laudos de 2013, publicados no tijolaço, ja indicavam riscos de rompimento. Por essa sua logica, a culpa é entao do Anastasia, cria do seu candidato a presidente, Aécio Neves.
É que o jornalismo da Globo está muito ocupado acompanhando a emissão de guias no eSOCIAL. Um escândalo!!!
Por falar em proteção midiática de empresas privadas, economistas sugerem que Estados recuperem sua autoridade monetária:
http://outraspalavras.net/destaques/uma-alternativa-radical-contra-a-crise/