Destruam os líderes e destruirão um povo

A prisão de José Dirceu é – exceto, talvez, para o songamonga do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo –  um passo no objetivo cuidadosamente traçado – e faz muito tempo – de chegar-se ao “grande prêmio” da Operação lava-Jato: o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Só um tolo não vê que estamos diante de um jogo de “bombas” noticiosas que, como o artefato atirado semana passada contra os portões do Instituto Lula, vão sinalizando estrepitosamente onde se quer chegar, muito mais do que onde os fatos levam.

Dito isso, não preciso dizer qual é o meu conceito sobre o núcleo burro do governo.

Compartilho as reservas com que, uma década atrás, Brizola encarava José Dirceu. Não por uma questão de integridade pessoal do ex-ministro, mas pelo fato de que ele, ao contrário de Lula, sempre foi um homem de máquina partidária e estes vivem mais à sombra que à luz, exatamente por terem este papel.

Mas não é ele quem está em questão – e não seja facilmente crível que um homem soterrado há vários anos por uma das maiores campanhas de demolição política e judicial conservasse poder e capacidade para exigir tanto de tantos.

A Operação Lava Jato é, há muito tempo, uma ação mais política que estritamente judicial, que se desenvolve como um plano de subir e subir degraus, passando de uma ladrões de quinta categoria para a nata das empreiteiras e da política, embora tais natas, há muito, já tivesse seus bolores evidente, sem que os moralistas de ocasião se importassem muito com isto.

Seu objetivo, ainda que os que não enxergam além da casca superficial dos fatos – e das versões que deles brotam -, é a destruição de um projeto de afirmação do Brasil e que qualquer veleidade brasileira em tomar para nosso país o lugar que lhe cabe no mundo, o que jamais se fará como uma colônia, como nunca se fez em meio milênio.

E, para desespero dos intelectuais “democratistas” – boa parte deles ex ou atuais petistas – isso não ser fará sem líderes.

Dizem que a direita não tem líderes ou estadistas. O máximo que conseguiram foi o príncipe da sabujice, Fernando Henrique Cardoso.

Não importa, porque a manutenção do status-quo, a não-mudança, a continuidade do que o Brasil infelizmente é.

Quando necessário, a mídia fabrica um, como fez com Collor, com Joaquim Barbosa, com Aécio ou com o próprio Moro. Alguém que vem do nada para o tudo, sem trajetória, sem embates ao longo da vida mas que, pelo poder do foco, surge como o guerreiro salvador.

E a esquerda, tem líderes, exceto Lula?

Não tem um arremedo, sequer e a própria Dilma, elevada por ele, por seu passado e pela característica fenomenal de representar uma afirmação feminina num campo quase que reservado aos homens, deixou escapar o seu potencial de tornar-se uma, porque recusou a política e a afirmação ideológica didática que, até por sua trajetória Lula representava.

Sobrou Lula e Lula não pode sobrar, porque Lula é a única e monumental barreira a que o conservadorismo tenha não apenas parte do poder, como hoje o tem, mas (e de novo) todo o poder neste país.

O alvo, portanto, é a destruição de Lula, para que com ele se destruam, como se destruiu em parte com Getúlio ( a quem só a morte dramática preservou parte do seu legado) o processo de afirmação do povo brasileiro.

 

O resto é quinquilharia, caixotes de tábuas de segunda por onde se galga para alcançar o alto da prateleira.

Com a ajuda, claro, daquele udenismo que sempre marcou o PT, onde Brizola sempre disse haver uma “UDN de tamancos” e que, na mídia, na Justiça e na política, se calça hoje, em lugar dos solados de madeira, o confortável cromo alemão e se brinca de “republicano”.

Republicanos songamongas, bem entendido, daqueles que ficam encolhidos como coelhos, para ver se os lobos vão embora.

Fernando Brito:

View Comments (81)

  • Tenho muito gosto em ler teus textos.
    A política exige a participação efetiva de seus integrantes.
    A não-participação é a negação da própria política e deixa a disputa ser ocupada pelo adversário.
    Assim tem sido com o governo federal nos últimos anos. Lula bobeou ao não fazer as reformas necessárias que já estavam visíveis.
    A maior de todas a da sempre adversária mídia.
    Dilma, apesar de muitos acertos e alguns erros, chegou ao fim do poço.
    O propalado republicanismo tornou-se sinônimo da inação. Não fala ao povo, deixa que as versões prosperem sem o contraditório e seus ministros seguem o exemplo da chefe.
    As disfunções observadas nos entes federais são exemplos gritantes da incapacidade de atuação e efetivo governo do funcionalismo.
    Já o partido que lhe dá abrigo é um monstro acovardado. Nem seus dirigentes, velhos conservadores e agora afeitos ao conforto de posições obtidas pela atuação democrática, nem seus eleitos que mais parecem crianças assustadas pelo "boi da cara preta". Manifestações protocolares e sem qualquer indignação veemente com a condução política das investigações da "republica do paraná".
    Assim, os eleitores já começam a duvidar das causas de tanta inação e covardia.
    São néscios mesmos ou atemorizados pelo rabo preso ?
    Como empolgar a militância com tanta incapacidade ?
    Onde o exemplo de participação política ?
    Onde a coragem de se expor ?
    Ou defendem duramente seus integrantes ou depurem o partido dos envolvidos.
    Chega de covardia !
    Melhor ser abatido lutando do que a omissão covarde ao debate !!!

    • O avestruz da foto simbolizar quem não quer enxergar que a casa caiu para a petralha.

      • Vai procurar uma rola krauss. Sua turma é terrorista não tem moral pra falar de corrupção de ninguém não seu fracassado.

  • Aquí jaz um país que poderia ter dado certo. Com êle afunda o sonho de todo um continente.

    • Aqui jaz um verdadeiro manicômio!
      Lula não sabe nem o que é esquerda. Defenestrado que foi pelos esquerdistas, zombou dizendo que quem é comunista depois dos trinta anos não passa de um imbecil. Apoio-se nos corruptos e com eles se lambuzaram de pixulecos.
      Antes da presidência foi charlatão. Depois virou engraxate de banqueiros. fora da presidência virou office-boy de empreiteiro.
      Rapinou junto com aquilo que se chama de reaças e virou burguês com o dinheiro roubado do povo só querendo suíte presidencial do Copacabana Palace.
      O esquema criminoso que ele montou caiu. Sobrando para todo mundo, de burocrata à empreiteiro, de doleiro a almirante.
      Aí os malucos daqui pedem para ele ser poupado por se tratar de um 'líder' popular.
      Cogitam em dar um ministério para o Roque Santeiro se safar da prisão que lhe bate à porta.
      Descarto que sejam trolls pagos por Dirceu.
      É ignorância e loucura das brabas! Apologia ao crime!
      Barba foi presidente por 8 ANOS.
      Nesse parco tempo montou o maior esquema de corrupção já visto até então.
      Apostou na impunidade por se achar 'idolatrado'.
      Vai Lulinha, acredita nessa ilusão!
      Que bom que os Tijoleiros fazem a sua defesa.
      Todos os que esses loucos defenderam estão hoje presos!
      Quanto mais defesa manicomial mais o camburão se aproxima do São Lula, padroeiro da corrupção.

      • Ô cróvis,

        ainda não achou, ou não foi procurar?

        Tá demorando...

        • Vai procurar uma rola cloves. Sua turma é terrorista não tem moral pra falar de corrupção de ninguém não seu fracassado.

        • Boa Oscar Müller se todos responderem assim aos trolhas do psdb eles terão que procurar outro emprego, ou melhor terão que ir trabalhar em lugar de receberem bolsa trolha. Monte de vagabundos. Os imbecis passam o dia inteiro repetindo a mesma merda o tempo todo, ou seja, são ou aposentados ou vagabundos de bolsa trolha.

        • Veja quem é que repete a mesma merda o tempo todo, aloprado por rola.

          • Fora trolha vai procurar uma rola cloves. Sua turma é terrorista não tem moral pra falar de corrupção de ninguém não seu fracassado.
            Vai procurar trabalho de de gente com vergonha vagabundo.

      • Croves, vocês não conseguem ganhar uma eleição democrática. Tentam tudo para dar o golpe. Querem deslegitimar o maior líder popular que o Brasil já teve porque em 2018, vão amargar outra derrota!!! Não tem prá ninguém. Vocês são recalcados, ressentidos. Como mamãe dizia: vai chorar na cama que é lugar quente. Mimimi!

        • Troquem de líder seus tartamudos melindrosos.
          O Tiririca tem mais moral do que qualquer Petralha.
          Já vejo vocês em gueto.
          Idolatrando portadores de tornozeleiras.
          É a pixulecolatria!
          Pixulecólatras!

          • Vai procurar uma rola cloves. Sua turma é terrorista não tem moral pra falar de corrupção de ninguém não seu fracassado.

            FORA TROLHA

          • Só serão governo pelo golpe!! Estão desesperados!! "Se não pararmos o Lula, nunca ganharemos eleição"!! Buéééé´!!

      • o "cróvis" vai procurar uma "veiuda", que é minha rola cheia de veias!!! kkkkkkkkkkkkkkk...

        • No seu nível, é só você que tem rola veiuda?!...vai ver é hermafrodita.

  • Fernando, acho que essa visão é uma coisa saudosista. Hoje não há espaço para surgimento de líderes. A mídia pode até tentar fabricar, mas só isso não basta. Ele não se sustenta. E a internet tem papel importante na desconstrução desses falsos líderes. Os tempos são outros. As crianças tem uma vida sem grandes impactos e esforços e, com certeza, não terão perfil de líder. As empresas e o serviço público se pautam por ferramentas eletrônicas para comandar e controlar os subordinados. Não existe mais aquela figura de chefe que fala na cara. E os songamongas se proliferam.

    • O Brasil teve também, em tempos idos ótimos jornalistas que eram a marca de cada jornal. Isso não quer dizer que não continuamos a tê-los,profissionais como Fernando Brito já estavam na estrada e muita gente foi descobri-lo no Tijolaço.Uns amigos meus me disseram uma vez,justamente nos anos pós-Diretas Já, que Roberto Marinho não queria mais vedetes no seu jornal. Olhem as mediocridades que sobraram no Globo atual e nas outras redações.A mídia escolhe quem nós devemos incensar também na política,nas artes, em todo canto. No entanto, continuamos a escolher a quem dar crédito baseado na nossa experiência. Pelo menos uma boa parte de nós. Muitos políticos que poderiam ser hoje parte da solução na crise, abriram mão de articulações solidárias e inteligentes para conseguir seu lugar ao sol. A mídia é implacável, ela é uma arma destruidora que não deixa rastros. Infelizmente, no momento, como bem disse o Brito, não temos lideranças, além do Lula. A sensação é que o golpe já terminou sua fase mais importante.

    • Talvez um dia surja um líder político do MST, pela amostra que tive quando fui à manifestação do início do ano, observando os jovens desse movimento. O MST é importante hoje na área da agroecologia, tem 96 agroindústrias, 100 cooperativas e 100 mil jovens nas escolas dos assentamentos.

    • Aí tá certo. Depois que entronizaram o mantra da crise de representatividade, jogar a política na lata do lixo foi a consequência. Impossível apontar no Brasil hoje uma nova liderança experiente, consistente ideologicamente e com tutano. Nenhum partido tem; acabou para todos. O PSDB tem meia dúzia de caquéticos e um Peter Pan. O PT tem deputados que ninguém conhece e completamente desarticulados. Até o PMDB antigo vai ser engolido pela Palavra ou pela bala.
      E esse será nosso martírio com a subida da bancada bíblica da bala.

  • O que esperar de país que tem um ministro feito o Zé Cardozo. Responda nada.

  • A sensação pelo momento é a que temos após a leitura do poema Confidência do Itabirano, de Drummond.
    O avestruz retrata bem os republicanos do governo.
    É impossível que Zé Dirceu, como ministro da Casa Civil, não saiba o que se passou nos anos FHC. Deveria, ao contrário do que esperam, lançar chamas, dar nome aos bois e o que fizeram em Furnas, no Ministério da Saúde, reacender os diversos escândalos da era FHC e o conluio deste com a mídia, explicitando os danos causados à sociedade.
    Seu silêncio sobre esse período será um atestado de idoneidade para a direita.
    Se a direita espera delação em relação a Lula, Zé Dirceu deveria aproveitar o palco e a cena para atear fogo ao circo midiático/político.
    Mas, ao contrário, o que deve ocorrer é a melancolia do poema de Drummond.

    • Boa idéia João Batista. Se é guerra, bota fogo no navio e os ratos da privataria se afogam no desespero. Este cabra Dirceu, no meu ver, já não tem mais nada a perder. Ele está absolutamente descartado da vida pública Brasileira, não se elege nem síndico de favela. Portanto se conhece os podres tucanos, é só se for muito abostado -o que não duvido- pra não conhecer, que revele, denuncie, dê nome aos bois, se tem culpa no cartório, que confesse, mas que mostre ao Brasil que é homem pra peitar os Tucanos e a mídia que o destruiu. Se não vai ser mais um avestruz com a cabeça enfiada na lama e a "famíglia" Marinho rindo de gaitada... e o PT fodido...

    • João, o Dirceu ou qualquer outro delator dizer dos malfeitos tucanos e PROVAR, é o mesmo que nada.
      O mesmo juiz "esqueceu" a LISTA DE FURNAS", provada e comprovada, para livrar a sua turma do PSDB.
      Na época o foco era a Petrobras, agora é a Eletrobras, depois vem as hidroelétricas.
      Tudo tem um corte temporal e ideológico que impede investigar o envolvimento de tucanos e adjacências.
      O próprio Teori notou que gente foi indiciada com alegações mais tênues do que as contra Aócio.
      E tudo segue sem problemas.
      O que acontece é uma clara narrativa para chegar ao Lula.
      Não se pode pensar em justiça mas em manipulação jurídica.

  • O que Governo Dilma está esperando? A Prisão do Lula? Se não houver uma forte posição do governo em rede nacional anunciando ao mundo, que se prepara o golpe as instituições democráticas no Brasil, dando o nome e sobrenome aos bois, e declarando como suspeitíssimo, um judiciário que trata as doações declaradas e aprovadas ao PT como ilegais e a outros, feitos da mesma forma, como legais. Que isto não pode continuar e não pode ser tolerado, é o pretexto do Golpe Paraguaio, que se antecede com a prisão do Lula.

  • Muito bem colocado, Fernando! Direto no ponto! As Lideranças Petistas estão acoelhadas há muito tempo! Mas não se enganem, há um enorme contingente de petistas com sangue vermelho nas veias - eu, um deles - que não aceitará a pecha de criminoso ou criminalização do Partido passivamente; principalmente por aqueles que durante cinco séculos espoliaram o Brasil, e que não suportam ver nosso país andar ereto diante das demais nações do mundo, cujo processo de elevação da situação de prostração se iniciou à partir de 2003!

  • Alexandre Barroso Você é estupido controlado pela globo. Geralmente otários que caem na conversa de maior esquema de corrupção do país nunca leram nada além das manchetes da rede globo. Nunca ouviu falar da corrupção da canalha de direita que inclui a rede globo? Será que você é tão imbecil que não vê a corrupção endêmica da direita há 500 anos em cima desse país? Indivíduos tapados como você pra mim têm graves problemas psicológicos. Geralmente são indivíduos que se acham muito acima do que realmente valem e que no dia a dia fracassam nas metas que tinham se proposto. Esse pessoal costuma por um mecanismo de transferência culpar os outros. Foi o que fizeram os nazistas em torno do Hitler. Eram todos mediócres gentalha de segunda categoria sem educação, boçais que viram no surgimento dos nazistas a chance de subir na vida mesmo sendo indivíduos de baixo QI alguns beirando a idiotia. Ninguém vive mais de benesses neste país que a direita há 500 anos. Por isso o Brasil um gigantesco país pleno de recursos naturais é cheio de miseráveis. A culpa é sua e de gente como você: gente imbecil que só olha pro próprio umbigo. Gente atrasada e chocantemente boçal. A eleite na realidade classe dominante brasileira é uma das mais atrasadas do mundo. A gritaria de educação durante a copa do mundo não passou de palhaçada. Há 500 anos merdas como você governaram esse país e a educação sempre foi a última prioridade dessa canalha. D e fato essa canalha nunca quis educação nenhuma quanto mais ignorante a população mais fácil de se apropriar das benesses do estado. A classe dominante desse país é profundamente incompetente e tem meda da eventual concorrência que uma população mais instruída. Portanto babaca vai falar de corrupção no raio que o parte. Imbecil.

  • Ah, mas não! Teremos aí PSOL e PSTU para liderarem o Brasil do futuro! No mais, tem horas que eu também tenho uns pensamentos do tipo "aqui jaz um país que poderia ter dado certo." Mas não sei, as experiências pelas quais se passa não podem simplesmente serem apagadas. Sandino lutou -e foi derrotado- na Nicarágua dos anos 30(?), por décadas a ditadura fabricada pelos EUA se manteve, mas lá nos anos 70 a FSLN botou Somoza pra correr. Então, não sei. Aconteça o que acontecer, o Brasil não será mais o mesmo. No mínimo as pessoas aprenderam que a direita na política, a infiltrada no estado e também a da mídia não respeitam a democracia ou o Brasil. Seria muita burrice que daqui pra frente algum progressista tratasse esta gente de maneira "republicana". Republicana, no meu dicionário, significa "bunda mole".

  • E o zé da justiça em. Que ministrozinho mais fraco.Agora,a culpa não é dele
    não. A culpa é de quem o mantem no cargo. Isso é publico e notório.

Related Post