Vou ser bem direto e pouquíssimo passional na análise do debate encerrado há pouco na Record.
Não mexe em nada com mais de 80% dos eleitores que, a esta altura, têm seu voto decidido para o próximo domingo.
A esta altura, exceto por revelações bombásticas, o clima é mais importante que os argumentos.
Como nada do que foi dito na Record foi bombástico, também não são bombásticos os efeitos do debate.
O que não quer dizer que são ou serão pequenos.
Dilma se moderou nas citações numéricas e estatísticas e produziu, de novo, fatos concretos.
Sobretudo na questão da segurança, como já postei aqui, ainda durante o debate.
Os argumentos de Aécio se desmontam com os números e é provável que a própria mídia os tenha de repercurtir.
Mas, insisto, isso não é o essencial.
O essencial é que as pessoas possam se sentir seguras com Dilma, e sentir-lhe a segurança.
A eleição está dividida e como em toda a situação dividida, a confiança que se percebe e se transmite é decisiva.
Aécio pareceu-me bem menos seguro e a muitos deve ter dado também esta sensação.
Claro que não aos áulicos, mas os áulicos servem para bater palmas no estúdio, não mais que isso.
O fato é que a insegurança mudou de lado, em duas semanas.
Depois do desempenho “surpreendente” de Aécio no primeiro turno (embora muitos já estivéssemos afirmando muito antes que ele e não Marina iria ao segundo turno) e do apoio que o tucano recebeu de praticamente todas as candidaturas, exceto a de Luciana Genro, a pergunta já não é mais se Dilma terá condições de resistir-lhe.
Mas se ele terá condições de ultrapassá-la.
Porque, mais que o resultado que se publica, a gente percebe no comportamento dos candidatos quando ele sabe está atrás ou à frente nas intenções de voto, porque tem dados muito mais precisos e confiáveis do que nós.
Aécio já não era o “desafiador”.
Mas o desafiante.
E nisso, ele foi xoxo.
Não poderia, como ocorreu, ter recebido “explicações” da candidata sobre o que significavam as coisas sobre as quais falava, como os bancos públicos, por exemplo.
Nada pior do que se mostrar despreparado. O que, apesar da oratória limitada, Dilma não se mostra.
Ele, muito mais do que ela, precisaria ter exibido solidez, porque depende de um “clima”.
E não exibiu justamente porque tem pouca solidez.
O debate do SBT, como o da Band, teve o tom certo para mobilizar apoiadores.
Aécio vinha de seu momento e, pelo visto, não conseguiu capitalizar o favoritismo com que emergiu das urnas do primeiro turno, quando poderia ter abatido a estabilidade que, há meses, a candidatura Dilma apresentava, justamente por ter esta solidez.
Seria uma nova “onda” e a “onda” foi quebrada com o confronto.
Já o da Record mirou os eleitores, não para os militantes.
E, para eles, Dilma acertou o tom.
Recuperou a segurança, a firmeza, a imagem tranquila.
A de favorita.
View Comments (101)
Sr.Fernando.Tirante meu facciosismo,posto ser eleitor da Presidenta,qualquer desses debates,no meu entender,tem não muito grande repercussão.As rezões,na minha maneira de ver,são os formatos deles,que privilegiam os patrocinadores e os mediadores dos embates.Os eleitores em sua maioria,nem assistem tais debates,salvo os torcedores e alguns ppoucos mais.Como uma parcela dos cidadãos,age em relação a política partidária com uma indiferença que os faz mais frágeis para a influência da imprensa,o que se percebe que muitos não acreditam no que pensam e sim no que lhes dizem.Dito isto,acho que pouca repercução tera no ânimo dos votantes,inda que não me ache mais inteligente do que qualquer um deles.Contudo sem dúvidas a Presidenta,tem o que mostrar e o oponente se limita a desconstruir tudo que o atual governo fez,e isso terá repercussão naqueles eleitores protagonistas das mudanças que ocorreram seja na execução ds obrs espalhadas pelo país,como naqueles que tiveram beneficios com as políticas sociais implementadas pelo atual governo.É esperar pra ver,mas confio na sabedoria popular.
Dilma neste debate esteve melhor que nos outros, mais tranquila, argumentos contundentes e passou mais segurança tanto nas perguntas quanto nas respostas.
Dilma, peça a ele para apresentar os planos de voo das vezes em que ele usou o aeroporto de Cláudio. Ele já assumiu que usou em algumas ocasiões esse aeroporto e que o mesmo não estava homologado. O que ele então instruiu à sua equipe para colocar nos planos de voo, já que não podia oficialmente colocar Cláudio como aeroporto neles? Se fraudou os planos de voo ou nem mesmo os submeteu às autoridades, vejam só que enorme risco correu a segurança do tráfego aéreo com esses voos clandestinos!
Fernando.
Apenas discordo de você em relação ao posto de "desafiante" , a coisa tá duríssima e se baixarmos a guarda, entrarmos em campo nesta última semana com sapato alto, vamos perder.
Temos que ser resilientes, brigar até o último voto, pois vai ser por pontos , particularmente acreditava em dez ´pontos a nosso favor, mas me contento agora até mesmo com um milhão de votos de frente.
Mas que Aécio estava tenso , estava, mas talvez por ter que representar o que não é. Pois o Aécio de verdade é aquele do debate do SBT.
Grande abraço e vamos com fé, pois o nosso caneco é a manutenção do projeto de nação mais justa, solidária e feliz que começou com o Lula.
E nosso povo que trabalha duro merece manter a esperança num futuro melhor para seus filhos e netos num País soberano como sonhou e lutou o nosso velho e bom gaúcho Leonel.
Vamos adiante, até a vitória !
Concordo com você, amigo. A esta hora da manhã estou me preparando para ver se consigo para o lado de Dilma pelo menos mais uns 5 votos.
Com a forma de Deus, vamos ganhar.
… O debate mais consistente de toda esta campanha presidencial!…
O desempenho da presidente Dilma Rousseff, A Magnífica, foi magnífico! RISOS
Restou para ‘o candidato da [eterna] oposição ao Brasil’ a tentativa da claque em querer ganhar a disputa democrática “no
grito”!…
E eles(as) sabem o que é democracia e civilidade?!…
Lá eles(as) sabem o que é nação e, muito menos, povo?!…
A claque do Aécio foi ao delírio quando ele insinuou vigência ou iminência de uma ditadura no Brasil. Oi? Meia dúzia de famílias donas dos meios de comunicação? Imagine: isso é uma bobagem, apenas. O pesadelo dessa gente é o "comunismo".
Comentário proferido por Artur Dias
em http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/penultimo-debate-presidencial-tem-tom-menos-agressivo-e-repeticao-de-temas/
... Prezado Artur Dias,
o pesadelo desta gente "cheirosa e 'Cansada'" é a ignorância!
"As elites são tão estúpidas que desprezam as próprias ignorâncias." Eduardo Galeano, emérito escritor e pensador humanista uruguaio, autor de 'As Veias Abertas da América Latina', entre outros best sellers!
Artur, felicidades!
Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antigolpistas e antifascistas,
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
BRASIL - em homenagem ao verdadeiro, leal, sapiente, generoso, honesto e impávido povo trabalhador brasileiro!
Prezado, conspícuo e impávido jornalista brasileiro Fernando Brito,
creio, humildemente, que, no dia do debate na Globo, a Magnífica deverá passar todo o dia em repouso, lendo documentos, mas, acima de tudo, relaxando, meditando, portanto desenvolvendo um profundo trabalho espiritual!...
Nada de agenda de campanha!
Deus queira que essa seja a agenda da candidata no dia do último debate!
Senhor jornalista Fernando Brito, muitas felicidades para o senhor! E muito obrigado pelo inefável legado histórico decorrente do seu trabalho!
Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antigolpistas e antifascistas,
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
BRASIL - em homenagem ao verdadeiro, leal, sapiente, generoso, honesto e impávido povo trabalhador brasileiro!
Messias e sem voce nessa nuvem de discussão não seria tão divertido e militante.
Saudações a sua disposição e persistência nos vários palcos de luta.
Ary SP, na trincheira em defesa da continuidade das boas politicas levadas no comando da nossa nação. #DilmaisqueDilmais13
Prezados, generosos e conscientes Ary Olinisky e João Pereira,
Até a vitória sempre!
Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antigolpistas e antifascistas,
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
Brasil
Totalmente de acordo com o seu comentario, Messias; e' muito importante a Dilma descansar e meditar antes do debate da Globo (parece que ela e' praticante regular de meditacao). Vai aqui tambem minha gratidao e aplauso caloroso para o Fernando Brito, cuja trincheira tem um valor extraodinario, inestimavel mesmo, para o povo brasileiro.
É isto ai Joaõ. Boas palavras.
"Vocês, tucanos, plantam a inflação, para colher juros!" Por Dilma Rousseff, A Magnífica!
... ainda teve a declaração solene (sic) de um conselheiro do TCU – MG: " é difícil engolir que vacina para cavalo seja contabilizada como gasto pra saúde!"
heheheeheheheheheehehehehehe... hahahaahahahahahahahahaha
Viva o Brasil!
Este foi o ponto alto do debate. Foi o fato novo bombástico, porque vai bombar, de que fala o Fernando Brito. Foi aí que a Dilma fez o Aécio tropeçar nos obstáculos e cair estrepitosamente. Este debate vai ser conhecido como o debate da vacina de cavalos.
Já estava planejando fazer o comentário sobre a tal "Vacina de Cavalo" que foi a grande novidade do debate.
Eu fiquei matutando sobre qual seria o seu uso e destino.
Partindo do 'candidato" do "heliPÓptero", "bafômetro" e outras bizarrices, tudo é possível...
Meu caro Messias, considerando que o candidato tucano teve origem na ditadura militar, não me espanta que ele, assim como João Figueiredo, prefira os cavalos ao invés do povo. Por isso, essa "contabilidade" esquisita.
MAIS UM ESCÂNDALO INIMAGINÁVEL!
O senador DEMoTucano Álvaro [Em] Dias [Com a Corrupção] teve acesso à íntegra da delação premiada do corrupto Paulo Roberto Costa, e o documento municiou o candidato Aécio 'Neves' para o debate da TV Record!...
Ou seja, o senador DEMoTucano Álvaro [Em] Dias [Com a Corrupção] teve acesso àquilo que foi negado à Instituição Presidência da República do Brasil!...
E cadê o 'Zé Tucano' do 'miniSTÉRIO' da Justiça?!...
Justiça?! Qual Justiça?!
E 'nois'?! Uns 'bananas'!
Viva o golpe! ENTENDA...
Jogo sujo da Globo confirma que delação foi armada
Por Miguel do Rosário, postado em outubro 19th, 2014
FONTE: http://www.ocafezinho.com/2014/10/19/jogo-sujo-da-globo-confirma-que-delacao-foi-armada/comment-page-1/#comment-55421
Em um eventual 2º Governo, Dilma deveria, urgentemente, chamar o Paulo Lacerda para deixar novamente a PF republicana. Ela está atucanalizada em vários setores. Paulo Lacerda, nunca deveria ter saido de lá. Vamos chamá-lo novamente. É uma total vergonha o que fazem lá. E o Zé, do Min. da justiça, deve estar chupando picolé.
Aécio recebe relatório detalhado sobre delações de ex-diretor da Petrobras e doleiro
Domingo, 19/10/2014, às 19:30, por Gerson Camarotti ["da Globo"! Adendo nosso!]
http://g1.globo.com/politica/blog/blog-do-camarotti/post/aecio-recebe-relatorio-detalhado-sobre-delacoes-de-ex-diretor-da-petrobras-e-doleiro.html
A estratégia do vazamento dos depoimentos de Sérgio Moro
DOM, 19/10/2014 - 10:12
Por jornalista Luis Nassif
http://jornalggn.com.br/notici...