Dilma assume liderança isolada em Minas

Finalmente, uma notícia boa para Dilma Rousseff. Segundo pesquisa do instituto Datatempo, feita entre os dias 21 e 25 de agosto, e devidamente registrada na justiça eleitoral, a presidenta assumiu liderança isolada em Minas Gerais.

Os dados servem de contraponto aos números do Datafolha, pois mostram a petista extremamente consolidada junto ao segundo maior eleitorado do país. Se Dilma lidera em Minas (com 36%), e também no Rio de Janeiro (38%, segundo o Ibope, em pesquisa realizada entre os dias 23 e 25 de agosto), então o eleitorado de Marina estaria concentrado em São Paulo.

A queda de Aécio em Minas, além disso, abre caminho para a consolidação da candidatura do petista Fernando Pimentel, fortalecendo o palanque da petista no estado.

A queda de Aécio em Minas é impressionante: um declínio de 15 pontos, deixando o tucano em terceiro lugar, seis pontos atrás de Marina, que tem 26,5 pontos.

Num eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a petista ganharia em Minas Gerais por 43% a 38%.

*

Leia artigo publicado hoje no jornal O Tempo.

Dilma passa Aécio Neves em Minas com 9 pontos de frente

Petista registra 36,1% das intenções de voto contra 26,5% do tucano e 20,5% de Marina Silva

PUBLICADO EM 30/08/14 – 11h00
CARLA KREEFFT

Pesquisa de intenção de voto para presidente em Minas Gerais, realizada pelo DataTempo/CP2, entre os dias 21 e 25 de agosto, mostra uma reviravolta no quadro eleitoral na comparação com o levantamento publicado em 9 de agosto. A presidente Dilma Rousseff (PT) cresceu 2,3 pontos percentuais, pulando de 33,8% para 36,1% da preferência do eleitorado – o crescimento ocorre muito próximo à margem de erro, que é de 2,16 pontos percentuais. Apesar do pequeno crescimento, a petista assume a liderança da disputa, ajudada pela acentuada queda nas intenções de voto do senador Aécio Neves (PSDB), que passou de 41,2% para 26,5%. São 9,6 pontos percentuais de diferença entre os dois.

Marina Silva (PSB), que substitui Eduardo Campos, morto em 13 de agosto em um acidente aéreo, aparece na terceira colocação com 20,5% da preferência do eleitorado. O percentual é muito superior ao registrado por Campos (4,8%) na pesquisa publicada em 9 de agosto. O candidato do PSC, Pastor Everaldo, tem 0,5%, enquanto Eduardo Jorge (PV) e Rui Pimenta (PCO) registram, cada um, 0,1%. Os outros candidatos não pontuaram.

Segundo a pesquisa, 8,9% estão indecisos, e outros 6% não pretendem votar em ninguém.

Segundo turno. A presidente Dilma Rousseff vence seus adversários na simulação de segundo turno. No confronto direto com Aécio Neves, ela registra 42,8% das intenções de voto contra 37,1% do tucano. Na pesquisa anterior, Aécio vencia Dilma com 44,8% contra 36,1%.

No embate entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a petista tem 43,1% da preferência do eleitorado contra 38,1% da candidata do PSB.

Já na simulação de segundo turno entre Aécio Neves e Marina Silva acontece um empate técnico. O tucano registra 39,1% das intenções de voto, enquanto a substituta de Eduardo Campos contabiliza 38,6%. A margem de erro é de 2,16 pontos percentuais.

Espontânea. Quando não é apresentada aos entrevistados a lista com os nomes de todos os postulantes ao cargo de presidente, Dilma Rousseff também fica na liderança. A candidata petista é lembrada por 32,6% dos pesquisados. Aécio Neves aparece em seguida com 20,6% de preferência do eleitorado. A ex-senadora Marina Silva é a referida para o cargo de 14,9%.

Afirmam que estão indecisos 20,6%. Dizem que não pretendem votar em ninguém 6,4%. Outros 2,6% não conhecem os candidatos. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não concorre nesta eleição, também é citado por 0,5%.

Rejeição. De acordo com o atual levantamento, 26,1% não votam em Dilma Rousseff enquanto 22,5% não escolhem Aécio Neves para o cargo de presidente. No levantamento anterior, a petista tinha 32,3%, e o tucano 17,7%.

Dos entrevistados, 7,6% não votam em Marina Silva. Outros 5,1% rejeitam o Pastor Everaldo (PSC), enquanto 4% não votam no candidato do PSTU, Zé Maria.

Registro. A pesquisa, realizada pelo CP2, foi encomendada pela Sempre Editora e tem registro na Justiça Eleitoral com o protocolo BR 00409/2014. Foram realizadas 2.066 entrevistas.

Maioria não sofre influência

A pesquisa DataTempo ouviu os entrevistados sobre a mudança no voto que a entrada da ex-senadora Marina Silva na disputa eleitoral pode ter causado. Ela substitui o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em 13 de agosto, em Santos.

Para a maioria, 76,3%, não ouve influência na definição de voto. Para outros 13,8%, a substituição de candidatos influenciou muito no voto. Para 7,5% a tragédia e a substituição do candidato tiveram alguma influência.

Análise: Voto de protesto é dividido

A inversão do quadro eleitoral em Minas Gerais, com o crescimento das intenções de voto em Dilma Rousseff e a queda do percentual de Aécio Neves no primeiro levantamento após a troca de candidatos do PSB, permite fazer algumas análises.

A primeira delas é que o número de intenções de voto que estava depositado em Aécio Neves guardava a chamada opção de protesto, ou seja, ali estavam os votos de quem não queria, de forma alguma, escolher Dilma Rousseff. Com a entrada de Marina, criou-se uma segunda alternativa para esse segmento. Ao que parece, quem não quer votar em Dilma, agora, se divide entre o eleitorado de Marina e de Aécio Neves.

Uma segunda vertente de interpretação desses dados é a tradicional. A campanha de Dilma Rousseff estaria sendo mais bem-sucedida do que a de Aécio Neves no Estado. Essa é uma possibilidade, ainda que mais remota. É importante observar que a petista não cresceu mais do que a margem de erro. A diferença de 9,6 pontos entre ela e o rival deve-se à queda do tucano.

Carla Kreefft
Editora de Política

Fernando Brito:

View Comments (38)

  • Quem viu na tv o lançamento do "desprograma" de gov. da Falsa Fada???Rapararam no LUXO da Casa Grande e na Platéia de "plebeus" milionários presentes ao evento...nova política...só para o Globope.

    Sugiro, Fernando que postes aqui, para maior visibilidade da galera, o CAF já postou, é sensacional este artigo do Prof. Gustavo Castanõn, filiado ao PSB de João Pessoa. Descontrói a Falsa Fada!

    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/08/30/professor-desmonta-conteudo-do-site-%E2%80%9Cmarina-de-verdade%E2%80%9D/

  • Quem ganha em Minas, para presidente, ganha no Brasil. Vamos ficar de olho por lá! Ate o índice na votação costuma bater.

  • A força deste blog aliada a outros cuja linha é de esquerda, deve publicar pesquisas de outros Institutos que não os do PIG, já que a mídia, há muito tempo, tenta desconstituir os feitos do governo do PT e aliados.
    Igualmente nos debates, a Presidenta precisa ser mais incisiva nas respostas, dando números concretos do que vem sendo feito no país, e não deixar que um candidato como o Aécio, malhe o descontrole da inflação, sendo que a mesma está dentro da meta. Basta comparar com a de FHC no seu governo e verá que estamos dando show nos últimos doze anos. E assim por diante...
    Não sabemos o porquê de não bater no banqueiro que vem dando cobertura a candidata( o banco Itaú), verdadeiro explorador do povo.
    Já estar passando da ora de colocar o bloco nas ruas pois, da imprensa, só levaremos pau na moleira!

  • Ela é mineira. Nasceu em Minas, viveu a infância e a adolescência em Minas. E mineiro vota em mineiro.

  • O irmão da Andrea Neves contava com votação expressiva dos mineiros. Esqueceu de combinar com os mineiros rsrs

    Aécio 2018: Deputado Estadual ou Federal? kkkk

    • É bom que não seja nem uma coisa nem outra em 2018: nem federal tampouco estadual. é um traste.

  • Nas eleições de 2006 e 2010, o Datafolha foi o instituto de pesquisa, cujos resultados mais se distanciaram do que as urnas acabaram por mostrar. Apenas, na última pesquisa, para não se DESMORALIZAR, forneceu dados próximos aos resultados finais. É uma questão de lógica: se a Folha se comportou, ao longo de quatro anos, como partido de oposição ao governo Dilma, porque o instituto, por ela controlado, agiria de modo distinto? É possível que o problema esteja na metodologia adotada com uma ponderação elevada para o Estado de São Paulo, onde uma parcela da população, possivelmente majoritária, se opõe ao governo Dilma. Porém, lembrem-se que a mídia já dava Fernando Henrique eleito prefeito contra Jânio, na véspera da eleição, em 1985. Dilma está na frente no Nordeste, no Estado do Rio e em Minas Gerais e, isso lhe dá uma grande força. De novo é preciso ser lógico se a Folha insistiu diuturnamente, nos últimos anos, em uma farsa: o "mensalão", porque não continua fazendo o mesmo ? Lembrem-se do que disse Goebbels (ministro da propaganda nazista):"repita mil vezes uma mentira que ela acaba por se tornar verdade".

    • quem colaborou com a ditadura militar e a repressão, o que não faria ou fará pelo poder?

  • Pessoal. Na última semana saíram pesquisas para presidente também em alguns estados. IBOPE e hoje o DataTempo em MG. Pois bem, fiz uma coisa pra lá de elementar. Peguei o eleitorado e o percentual de cada candidata nos quatro maiores colégios eleitorais, SP, RJ, MG e BA. Que somam mais de 68 milhões de eleitores. E cheguei ao resultado de 33,0 % para Dilma e 30,0% para Marina. Vale lembrar que SP, RJ e MG são os estados onde Marina é mais forte, exceto DF que não conta por causa do baixo número de eleitores. Dilma tem 33% dos votos nestes quatro colégios, sendo que falta o restante do Norte e Nordeste onde seus percentuais são sempre acima de 40%. Portanto, o 34% da Dilma não bate com os resultados estado a estado, nem o 34% da Marina, pois a soma das partes não bate com o todo.

    Os dados que eu usei são: SP (Marina 35% vs Dilma 23%); MG (Dilma 36% vs Marina 26%); RJ (Dilma 38% vs Marina 30%) e BA (Dilma 54% vs Marina 21%).

    • Perdão. Só agora vi que o percentual de Marina Silva em MG é 20, não 26%. Portanto, sua média baixou para 28,7%. Mais de 4% atrás de Dilma, que tem 33%.

    • Jorge não se esqueça q a presidenta melhorou muito no RS e SC com relação a ultima eleição. O centro dara pra Dilma uma leve derrota, mas o nordeste ira dar a vitoria final

      • Eu sei. Mas quis apenas dar o resultado com os quatro principais colégios. No PR Marina tem 29% e Dilma 28%. EM SC Dilma ganha de 34% a 22%. No RS não há dado disponível ainda. Com Dilma estava bem na frente, acredito que ela ganhe no Sul.

    • Utilizando os mesmos dados que os seus e acrescentando o Espirito Santo (39%D,15%A, 12M)Obtive os seguintes votos para a Região Sudeste:
      Dilma : 17.961.000
      Aécio : 14.192.000
      Marina : 15.983.000
      Outros : 3.401.000
      TOTAL : 51.597.000
      Este é o total dos votos validos da Região Sudeste.

  • Eu nunca acredito em pesquisas.. Mas a unica que pode ser levada em consideraçao é a expontanea. E olhe lá...

  • Boa tarde. Hj sou a pessoa mais feliz do mundo. Acompanhei a chegada de Dilma e Michel aqui em Jales. Foi uma festa linda, as pessoas gritavam e veio diversos prefeitos de SP do PMDB para selar o compromisso c Dilma. TB estavam presentes mercadante, kassab, berzoini, skaf e vários deputados e vereadores. Dilma atacou o programa de governo q despreza o pré sal e disse q só de royalties em cinco anos pra educação serão 1 trilhão e 300 bilhões de reais. ETA presidenta arretada. Fiquei impressionado pq ela e muito simples, carinhosa c o povo.

Related Post