As últimas pesquisas, revelando uma relativa acomodação do quadro eleitoral, abrem espaço para análises um pouco mais objetivas. Coisa que não parecia possível até algumas semanas, em função da reviravolta causada pela morte de Campos e a ascensão meteórica de Marina Silva, surfando numa onda midiático-emocional.
Sondagens do Datafolha feitas em diversos estados importantes, cujos relatórios foram divulgados há pouco pelo instituto, indicam que a base eleitoral de Marina concentra-se no estado de São Paulo.
São Paulo, com 32 milhões de eleitores, ou 22% do total nacional, está puxando a média de Marina para cima.
Marina tem 42% em São Paulo, contra 23% de Dilma e 18% de Aécio Neves.
A ex-ministra também tem um bom desempenho no Rio de Janeiro, que é o estado com maior população evangélica no país.
Em Minas Gerais, porém, Marina obtém um desempenho abaixo de sua média nacional, e Dilma vem avançando. A petista lidera no estado, com 35%.
O eleitorado mineiro de Dilma parece bastante consolidado, porque a aprovação da presidenta também cresceu bastante no estado, atingindo hoje 40% de Ótimo/Bom.
Os números mostram uma convergência entre as intenções de voto no primeiro turno em Dilma e a avaliação de Ótimo/Bom do governo.
Uma das consequências mais curiosas da reviravolta causada pela morte de Campos e a entrada de Marina no jogo foi a violenta derrocada de Aécio Neves em Minas Gerais. Em pesquisa feita ao final de agosto, pelo Ibope, Aécio tinha 34% das intenções de voto, Dilma 31% e Marina 20%.
Na sondagem Datafolha, mais recente, o tucano aparece com 22% em Minas. Seus eleitores migraram para Marina.
A performance ruim de Aécio não deve ajudar seu candidato, Pimenta da Veiga, a crescer nas pesquisas. Segundo o Datafolha, o petista Fernando Pimentel venceria Pimenta por 41% a 28%, no segundo turno.
O eleitorado de Pimentel tende a crescer, porque ele chega a 47% (no segundo turno) entre os homens, que costumam definir mais cedo seu voto.
Pimentel tem um eleitorado que pode ajudar Dilma: ele tem boa performance em segmentos nos quais a petista encontra certa dificuldade: mais jovens, renda mais alta e escolaridade média e superior.
E Dilma, por sua vez, pode também ajudar Pimentel onde ele precisa ainda crescer e se consolidar: entre os mais pobres.
No Rio de Janeiro, Dilma mantém um eleitorado consolidado, apesar de ter sido ultrapassada por Marina. Observe que o Rio é o estado onde houve a mais brutal transferência de voto de Aécio para Marina. O tucano murchou para 11% no Rio, enquanto Marina atingiu 37%; Dilma tem 31%.
Os quatro principais candidatos ao governo do Estado do Rio, contudo, apoiam Dilma e isso pode ajudar a petista, já que nenhum candidato atacará ou criticará a petista durante a campanha.
Outra performance positiva para Dilma, segundo o Datafolha, encontra-se no Rio Grande do Sul, onde a petista tem 38% das intenções de voto, que é mais ou menos o mesmo percentual do governador Tarso Genro, num provável segundo turno com Ana Amélia (PP).
Também aí pode haver uma complementaridade positiva entre Tarso e Dilma. O governador tem força sobretudo na capital e nas cidades mais populosas do estado.
Num eventual segundo turno no Rio Grande do Sul, Tarso perderia por 49% a 39% de Ana Amélia, mas ganharia por 45% a 36% na capital.
View Comments (8)
Brito, hoje o programa eleitoral da Dilma foi o melhor já feito até agora. Muito bom! Atacou todas os pontos obscuros do programa de governo da Marina, como a independência do Banco Central, a retirada de prioridade do pré-sal (destacando os efeitos sobre a indústria naval, a educação e a saúde), o fim da política de conteúdo nacional e também falou sobre revisão da política de subsídios a casa própria. Enfim, desconstruiu todo o discurso da candidata Marina.
Tem ainda que falar da parte trabalhista. ACABAM com todos os direitos( inclusive justiça do trabalho!) e o ensino pago na universidade.
O Programa de Marina DERRETE o Brasil.
O BRASIL É DOS BRASILEIROS E NÃO DOS BANQUEIROS!
O NÃO VAMOS DESISTIR DO BRASIL DELA É A FALA DOS BANQUEIROS E DOS EUA e CIA.
E ainda acho que a Dilma TEM QUE TOMAR PARA SI UMA MISTICA DE FUTURO. TIPO O BRASIL DO FUTURO E O FUTURO DO BRASIL.O présal é uma alavanca para o FUTURO. MENOS PASSADO e NUMEROS!
Não basta um candidato ficar repetindo a toda hora que a inflação está crescendo para que ela cresça. Não basta um candidato ficar repetindo a todo momento que o país está arrasado, acabado, para que esta seja a realidade. Com duas frases bem colocadas, sem citar nomes e sem atacar ninguém, Dilma poderá acabar com o esteio da argumentação de Aécio Neves.
Olhei outros números sobre São Paulo e mantenho a minha opinião sobre a estratégia que deveria ser usada pelo PT para garantir entre 30% e 35% dos votos para Dilma.
Se a força de Dilma está fora de São Paulo e levando em consideração que aquele estado é formado em mais de 38% por pessoas de outras partes do país, vamos "sacrificar" o paulista e jogar todo o Brasil contra o único lugar onde a espécie "Tunanus Corruptus" é preservada.
Vamos lembrar dos empregos terríveis e salários de fome que o nordestino ganhava em São Paulo. Falar sobre a concentração da indústria naquele estado, etc. Por um Brasil igual, temos que minar SP por 30 dias. Em uma guerra, temos que ganhar primeiro e depois...
Errata: "tucanus corruptus"
A grande arma que Dilma tem que usar é tentar convencer que Marina, na realidade estará, caso seja eleita, irá trabalhar não em prol dos mais pobres, e sim dos banqueiros, grandes empresários, e que ela está dando um mal testemunha de uma verdadeira crente, uma verdadeira evangélica, tenho certeza que ela não está agradando a Deus, pois está agindo somente em favor dos falsos religiosos, da direita demoníaca que só pensa em escravizar a classe pobre para mantê-los no poder. Marina irá desagradar a maioria da população, inclusive os evangélicos, pois ela não têm a coragem de se mostrar que é evangélica mesmo. A direita no Brasil, está mais para agradar o Satanás, e Dilma está com essa tendência de servir somente a elite no Brasil, e isso significará retrocesso em todos os sentidos, pois quem segura esse país são os operários, trabalhadores nas indústrias, os agricultores, enfim toda a classe pobre trabalhadora no Brasil. Se isso vier a acontecer dá até vontade de ir embora desse país, onde só dá certo o carnaval e o festival de quadrilhas de Brasília.
Errata: me perdoem todos leitores, pois quando falei o nome Dilma, na realidade deveria ter escrito, Marina: ...A Direita no Brasil está mais para agradar o Satanás, e Marina está com essa tendencia de servir somente a elite no Brasil
É preciso que todos saibam que aqui no Ceará Dilma tem quase 60% dos votos, o que significa que proporcionalmente o Ceará é quem dá mais votos para Dilma. Por isso caso Dilma seja eleita, o nosso Ceará deverá ser olhado com mais carinho além do que muito já se tem feito, mas por ser um Estado com muitos problemas sociais ainda, merece mais verbas, mais tudo, para que seja erradicado todas as tragedias sociais, o que já foi iniciado pelo governo Dilma.