Datafolha: Dilma cai de 44% para 38%; Lula mantém liderança isolada, com 52%

Quando a gente critica a comunicação da presidência da república, não é uma crítica propriamente à Secom ou a Thomas Traumann. É uma crítica à própria presidência, e aos partidos no poder, que não vêem a comunicação como uma área estratégica.

A razão da crítica também não é por achar que o governo é maravilhoso e que as pessoas são burras por não verem isso.

A importância da comunicação se fundamenta em dois fatores que esclarecem as confusões acima:

1) Ela é a própria política. O debate político reflete as condições em que o debate acontece. Se há concentração de mídia ou envenenamento da opinião pública, veremos isto imediatamente no debate político.

2) Uma comunicação mais democrática permite ao governo se auto-corrigir com muito mais velocidade, porque a pressão se dá na própria base das corporações públicas. Um servidor de uma estatal, na maioria das vezes, reage de maneira muito mais rápida e efetiva ao que se discute na mídia, sobre a área de sua atuação, do que a decisões palacianas impostas sem a sua participação. A mídia interfere diretamente não apenas no debate público em geral, mas também na própria atitude do servidor público, politizado ou não.

Dito isto, não vou criticar o Datafolha divulgado há pouco, apesar de achar suspeito, naturalmente, uma mudança tão brusca em relação a outras pesquisas recentes, sem que nada de especial tenha ocorrido desde então.

Na verdade, acho até saudável, para quebrar o salto alto da campanha de Dilma Rousseff, que ela tenha experimentado queda nas intenções de voto.

Mas não posso deixar de observar que, se alguém quisesse manipular uma pesquisa, estamos num dos melhores momentos em que é possível fazê-lo de maneira mais ou menos escamoteada. Conforme a campanha for se aproximando do pleito, a maior concorrência de pesquisas, e uma atenção maior dos órgãos de controle, tornarão mais difícil esse tipo de artimanha.

Segundo o cenário do Datafolha, as intenções de Dilma caíram de 44% para 38%. Aécio se manteve em 16%. Campos cresceu para 10%. Entretanto, a presidenta ainda leva no primeiro turno em todos os cenários, com exceção naquele com presença de Marina.

Interessante notar que Lula se mantém imbatível. No cenário com ele, suas intenções de voto são de 52%, o que corresponde a mais de 70% dos votos válidos. E quem será que Lula vai apoiar nesta eleição?

A quedas intenções de voto tem como causa principal a piora das expectativas, embora ao menos uma delas seja bastante positiva: a maioria, 46%, acha que sua própria situação econômica vai melhorar, contra 12% que acha que vai piorar.

Fernando Brito:

View Comments (27)

  • Responder 50 questões contra o governo Dilma para depois começar a responder as perguntas de intenção de voto foi uma artimanha que, se não for seguida por outros institutos de pesquisa, isolará a Folha na sua malandragem.

    A SeCom não passa de um guichê de pagamentos para o PiG.

    Enquanto a Dilma tiver medo até do mequetrefe do Carlos Sampaio, vai ser ladeira abaixo.

    • A pergunta que não quer calar!

      Quando o PT, há 12 anos no comando do país, irá proporcionar uma imprensa decente ao povo brasileiro?

      O PT, não criando condições para que o cidadão seja informado, contribui para que ele fique alienado e aceite esta situação.
      O PT, com sua inércia, se tornou cúmplice da mídia golpista.

  • Ainda que sob artilharia pesada ela se mantém isolada...
    Simples assim.

  • O próprio Gilberto Carvalho, há pouco tempo, admitiu que era uma coisa absolutamente inacreditável o sucesso eleitoral do PT em meio a tanta campanha negativa na mídia. Ele usou modos polidos de dizê-lo e está de parabéns por isso.

    Mas é a velha história, o velho ditado e um dos mais grosseiros chavões que conhecemos: água mole em pedra dura, blá blá blá.

    Só nos resta agradecer pelo fato de os candidatos da oposição serem Aécio e Campos. Fossem Serra e Marina, por exemplo, e a coisa talvez estivesse mais feia.

    • Muito mais!
      O SSerra é muito mais feio do que o Aéves Néscio e a Marina é infinitamente mais feia do que o Dudu Traíra.

  • Resolvido! Se a ditadura a mídia monopolizada inviabilizar a candidatura de Dilma (o que não acredito), vamos de Lula!

    • Como todo bonde, esse tem hora certa para passar. Dona Dilma tem demorado avisar que não vai mais embarcar para que o verdadeiro conduto assuma o seu devido posto.

  • Fernando, o que vc afirma jà hà tantos anos, juntamente com toda a blogsfera progressista è o ÒBVIO ULULANTE sobre a letargia e a inablidade da comunicaçao do governo. Mas , não seria o ideal vc e os demais blogueiros tentarem uma audiencia com a SECOM e Dilma e falar diretamente OLHOS NOS OLHOS de toda a nossa angustia em ver o nosso governo apanhar diariamente e regair apenas com raros espamos. VAMOS SER MAIS PRÕATIVOS e deixar apenas de reclamar .... pela sua linda historia de vida, vc tem credibilidademais do que suficiente em exigir uma conversa , pois gasta o seu tempo e toda cultura justificando e defendendo quem parece nào querer ser ajudado. Gostaria que vc me respondesse.

  • Tudo bem que tá tudo bem,
    MAS.....
    Ela caiu...ponto final
    A pesquisa conseguiu o que queria.
    E é o que o POVO vai ver.
    Se ela vai tirar o meu voto....
    Claro que não...mas o do meu vizinho
    que eu tento trazer para a esquerda
    este vai anular o voto..

    • Um turno só, não é bom para quem ganha dinheiro com propaganda.
      É um mal negócio,é gerir de forma incompetente o campo de trabalho
      desta fatia da mídia, que é no fim a própria Mídia.
      É muito dinheiro que corre nesta época...
      Mas muito dinheiro limpinho.
      Dilma pode até ganhar, mas não será no primeiro turno...

  • O salto alto supera aqui... Essas pesquisas por encomenda são só o aperitivo do arsenal anti-Dilma minha gente.

    Eu já joguei a toalha, ela vai perder, e grande parte da culpa pela derrota será dela mesma!

    Agora é torcer para o PT fazer uma boa bancada na câmara e o senado e fazer oposição radical a quem subir a rampa no lugar dela ano que vem.

      • Não Washington, um petista legítimo mas não cego, que vota no PT pra tudo desde quando tirei meu título de eleitor.

        Dilma é sim o maior erro do Lula! Em outubro, apesar do seu e do meu voto, a gente verá o PT pagando o preço por apostar nessa covarde!

        • Quanto pessimismo frente a uma pesquisa que, apesar da queda, ainda mostra vitória no primeiro turno...

          • Jorge a pesquisa e a de menos. O que esta me assustando e o zum zum zum das ruas. Moro num bairro de suburbia. Pessoas que em 2010 votaram em massa nela por causa do apoio do Lula ja disseram que esse ano nao votarao nela, alguns vao de oposicao, outros nem vao se dar ao trabalho de votar. Isso que me assusta. A pesquisa pode estar sim manipulada, mas e inegavel que cresce um sentimento anti-Dilma na sociedade.

  • Essa pesquisa MANIPULADA tem uma imensa UTILIDADE...
    Tirar o PT da letargia, vamos botar a militancia nas ruas...
    Quando o barbudo de 9 dedos começar a botar a boca no trombone mostrando o GRANDE salto do BRASIL nos governos do PT nao tem armaçao da DATA/FOLHA/VEJA/GLOBO que dê certo...

  • Eu não sei de onde tiram uma ideia tão estupida de que a PRESIDENTA DILMA não leva em 1 turno,pois mesmo aqui em pernambuco ela tem 90% de aprovação e no BRASIL inteiro deve ser 100# é DILMA com a Benção do DEUS vivo da politica mundial em seu apoio LUIS INÁCIO PERNAMBUCANO LULA DA SILVA 1 turno já. Tenho dito...

Related Post