Dilma à CNN: não deixaram Lula ser ministro para eu não me fortalecer

Na entrevista dada à repórter da CNN Christiane Amanpour, correspondente-chefe da TV CNN para assuntos internacionais, o mais importante, na minha opinião, é que a Presidente pode, pela primeira vez, falar o que significou a inexplicável demora do STF em examinar a igualmente inexplicável decisão de Gilmar Mendes de impedir a posso de Lula na Casa Civil.

Ela disse que “a ajuda do ex-presidente Lula como ministro-chefe da Casa Civil teria sido fundamental para evitar a abertura do processo de impedimento”. Segundo a presidenta, seus adversários “fizeram de tudo para evitar a posse do ex-presidente com alegações absurdas, como por exemplo dizer que seu objetivo era apenas o de dar foro privilegiado” a seu antecessor.

“Então essa história era, não era bem assim, era para impedir, por que a vinda do Lula me ajudaria. O Lula é uma pessoa com experiência, ele durante oito anos foi presidente da República. Ele como ministro-chefe da Casa Civil me ajudaria e muito no Brasil. Ele conhece totalmente o Brasil, por que não deixaram? Não deixaram porque sabem que ele nos fortaleceria.Veja você que o próprio Supremo recentemente julgou uma parte dessa questão e deu fórum privilegiado para o Lula. Nem por isso eles aprovaram a entrada dele na Casa Civil”.

Dilma disse também que não teve”um minuto de paz” nos últimos 15 meses, desde que se reelegeu, e passou a enfrentar dificuldades políticas no Congresso. Segundo a presidenta, todas as medidas enviadas à Câmara para enfrentar as dificuldades econômicas foram torpedeadas pela Casa e por seu presidente.

Assista abaixo um pequeno trecho sem a tradução em inglês que consegui obter e, mais abaixo e em dois blocos, os 18 minutos da entrevista, com as respostas de Dilma cobertas pela tradução em inglês.

Fernando Brito:

View Comments (47)

  • Até Fernando Brito sabe que Lula não pôde ser ministro porque a sua nomeação se deu com desvio de finalidade. A causa real de sua nomeação é porque estava prestes a ser preso por Moro (o que não demorará a acontecer) e Dilma quis lhe presentear com duas coisas: o foro privilegiado e o "papel do Bessias", este para ser usado só em caso de PF, ops, de emergência.

    • A verdade é que o telefonema da Anta no último instante da gravação ferrou com o golpe dos malandros. Eu já disse outra vez, mas os amigos do Tijolaço não acreditam, a Dilma é nossa colega, agente da CIA, a versão feminina e mais sofisticada do Cabo Anselmo. O terrorismo ia implantar a ditadura comunista no Brasil, ela entrou num dos grupelhos e os milicos logo acabaram com todos. Depois o Brizola ia tomar o poder, mas a Dilma entrou no PDT e ... Agora chegou a vez do Lula e do PT. Mas é como o chefe falou naquele dia em que a elogiou, a gente pode até dizer isso tranquilo porque eles pensam que é brincadeira e continuam acreditando nela.

        • Caro Ruy, não dê ouvidos aos dois artifícios acima(alisson e ernesto), pois não passam de um artifício do articulista da coluna para promover o debate: Você não acredita que possa haver, na vida real, dois energúmenos tão desprezíveis e burros como assim, né?

    • Isso não muda nada. A presidente pode nomear quem ela quiser....(como disse Marco Aurélio) se houvesse desvio de finalidade, bastava manter o foro com o Moro. Gilmar Mendes foi protegido por FHC com foro privilegiado. As pessoas são tão burras assim, são mal intencionadas ou são fingidas? Depois é o PT que age com desvio de finalidade? O GM mudou a jurisprudência da corte pra tomar uma decisão tucana e golpista. Tudo isso é medo do Lula???

  • Assim que nosso Presidente da República tomar posse e revogar o decreto de nomeação de Lula, estará sedimentado que ele foi o primeiro Mi-Mi (Ministro Miojo) da história do Brasil. Poderá dizer: nunca antes da história dêsti paíf alguém foi ministro por apenas 3 minutos. quá quá quá

    • Agora tô em dúvida. Não sei se tu és pateta ou palhaço. Tu acusas o Lula de tudo e mais um pouco sem provas e assume como teu presidente um cara comprovadamente mais sujo do que pau de galinheiro. Realmente, ele deve ser o teu presidente, junto com o cunha. Cu e unha, mais os três patetas do blog, tudo a ver.

    • Pensei que fosse demorar mais pra vestir o manto de eleitor do Temer, heim?

  • Sinceramente, enquanto os multimidiotas frequentarem o espaço de comentários eu nem vou mais olhar. Os caras aparecem aqui repetindo as asneiras copiadas da mídia golpista.

    • Carlos, sossega!
      O amor é isso que você está vendo
      Hoje beija, amanhã não beija.
      Depois de amanhã é domingo e segunda ninguém sabe o que será...

      • O Carlos se refere a você, um golpista tucano, como um multimidiota. Não mude de assunto seu golpista cínico e antidemocrático, o multimidiota é você mesmo.

          • Veja como a hierarquia funciona bem no governo petista. O governador de Minas Gerais, segundo o exemplo vindo da presidência, nomeou para seu secretariado, a esposa dondoca, justamente para assim como o lularápio, ter fórum privilegiado.

  • Agora to entendendo o quanto esses coxinhas são burros mesmo. Não tem outra explicação. É muuuitas burrice mesmo. Muita burrice junta. Nem frequentando um blog que tem informação de contraponto e fora do eixo da gde mídia, assim como outros blogs, eles diminuem um pouco da sua ignorância política. Analfabetos políticos é o que são. Não tem outra definição. Conseguem ser tão burros que não enxergam o óbvio, não enxergariam um elefante na sua própria sala. Isso é resultado de um preconceito e de um se achar superior. Não passam de merdas. Superior é quem defende a igualdade, a distribuição de renda, um país bom para todos e não só para alguns. Esses coxinhas são merdinhas, covardes, fascistas, burros, idiotas, egoístas (e aqui burros de novo, pois defendem quem lhes oprime). Pensam que são ricos mas são uns merdas. Eles realmente merecem Cunha, Temer, Serra, Kim kata guri, bolsonaro e feliciano. Falar o que mais?

    • Fábio, esses caras não são só burros, eles estão à serviço, a maioria recebe um trocado para ficar papagaiando por aqui, eles nem conseguem ler os textos, pois o que lhes faz a cabeça são aqueles idiotas da vesga, gRoubo, band_ida, record_canalha, esgotão, falha sp, lixoé...

      • Recebem uns caraminguás para emporcalhar nosso espaço, PHA percebeu e cortou , Nassif só permite os sócios e aqui essse panacas analfabetos infernizam com sua peroração fajuta.

        • Estás mal, hem? Para quem quer tingir as ruas de sangue enfrentando a todos numa guerra civil fica feio não aguentar nem uma ou duas palavras contrárias. Aliás, que dia vai ser a guerra civil? Avisa antes que eu quero ver na TV a PM sentando a borracha na cabeça dos revolucionários. Na GloboNews, claro.

  • Coxinha é uma raça sórdida , fabricados pela REDE GOLPE são os replicantes atuais, nunca pensei que tivesse que assistir ao Blade Runner na vida real, infelizmente nossa Nação vai explodir e vamos ter que brigar até o final para que apenas um povo fique de pé.
    Os replicantes serão caçados e ai quero ver o buraco escuro que imbecis como alissu e arnesto, fascistinhas de merda , vão se esconder. Vamos cuspir na cara dessas bestas, sequer são dignos de um tabefe.
    Não vai ter volta CANALHAS, vocês vão se ferrar, convido lembrar o fim repugnante de seus ícones na Itália, principelmente Benito, a história não os poupará, quando chegar a colheita do que semeiam quero ver o cinismo fugir e as lágrimas das "mocinhas" pedindo clemência.
    Pobres diabos, alimentam o cão que irá devorá-los !
    E não me refiro específicamente aos patetas que frequentam este site, refiro-me aos coxinhas reais , aqueles que pelo menos possuem dignidade suficiente para mostrar a cara, estes babacas daqui devem receber um bolsa esmola pra disseminar o LIXO e já avisei o Fernando, nosso POVO ta abandonando este site, cada novo post uma nova provocação medíocre, dementada, disseminadora de ódio e intolerância grátis.
    Não somos LIXO Fernando Brito, pra termos detritos atirados a cada postagem.

  • ATENÇÃO PARA OS TENTÁCULOS CRIMINOSOS DO PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)

    Hoje pela manhã, compareci à sede da ‘Rede [de Frades] Capuchinhos de Comunicação’, Feira de Santana, Bahia.
    Falei para um dos responsáveis pela área de jornalismo das rádios Sociedade AM 970 e Princesa FM 96.9.
    – Senhor, há muito tempo eu deixei de ouvir emissoras de rádio, provincianas e tendenciosas que são!
    Também não assisto as merdas da TV Globo, Bandeirantes &$ o escambau resto da camarilha!…
    No entanto, em função do momento agudo do golpe, passei a novamente acompanhar um pouco a programação jornalística de vocês…
    E pude constatar que o jornalismo que vocês produzem continua medíocre, capcioso e golpista!
    Vocês falam o tempo todo na palavra ‘impeachment’, e nem de longe pronunciam o termo ‘golpe’!

    – Senhor, eu também não concordo, mas se eu manifestar uma posição destoante, serei perseguindo em várias frentes: aqui na rádio, em parte da comunidade, no meio empresarial, no meio político… Por exemplo, a cada eleição eu trabalho numa agência de publicidade… Se eu for a favor da presidente Dilma, no dia seguinte eles cortam o meu nome, e nunca mais trabalharei nestas campanhas partidárias…

    – Eu compreendo a situação profissional do senhor.
    E entendo que este depoimento demonstra cabalmente que há censura ostensiva no meio jornalístico!
    Cumpre esclarecer que eu não estou propondo que o senhor e outros jornalistas se posicionem contra ou a favor do impeachment, concordem ou não com a tese de que a presidente Dima Rousseff cometeu crime de responsabilidade.
    O que estou ponderando é que os programas jornalísticos apresentem aos/às ouvintes as várias vertentes do processo, no sentido de possibilitar às pessoas mais subsídios para analisar os fatos, para que, democraticamente, possam elaborar o juízo de valor.
    Ademais, as empresas de Comunicações somente funcionam/operam por conta de uma Concessão Pública outorgada pelo Estado brasileiro.
    Portanto, a população merece respeito, lembrando também que a maior parte da audiência de vocês procede das pessoas menos abastadas e que serão as mais prejudicadas caso os fascigolpistas consigam concretizar os intentos malévolos deles..

    – Certo, senhor, na próxima reunião, encaminharei as suas demandas.

    – Muito obrigado pela atenção e paciência!
    Ah, irei acompanhar a cobertura jornalística de vocês por mais alguns dias.
    Constatando a persistência da linha editorial facciosa e antipovo, irei ingressar com uma Ação no ministério público – e outra junto ao Ministério das Comunicações.

    • ajuste:

      ... se eu manifestar uma posição destoante, serei perseguido em várias frentes:...

  • Esta figura queimou o filme de todàs as mulheres do Brasil. Será lembrada como nossa última PresidANTA. Vale retro Satanás.

    • Diário de um cucaracha (1973) – Henfil

      As aventuras desse período em que Henfil passou no coração do capitalismo internacional (e por ele tanto combatido), foram publicadas no livro “Diário de um Cucaracha”.
      Através de suas palavras sempre mordazes, mais uma pequena dose de sua já conhecida melancolia humorística, Henfil (irmão do Betinho) descreve em detalhes desde o forte racismo imposto pelos norte-americanos aos imigrantes latinos, até a sua peregrinação pelos hospitais dos EUA em busca de tratamento para sua doença (hemofilia). Tudo isso sem saber uma única frase inteira em inglês.
      Em relação a discriminação aos latinos, Henfil diz que nos ônibus “os negros têm o maior desprezo por esses brancos encardidos” e se sentam sempre nos fundos. E esse é o mesmo sentimento que o branco tem pelos negros e também (é obvio) pelos latinos. Assim, o único lugar que restava para os cucarachas seria nas rodas, pois os brancos ocupavam os lugares da frente. Os estadunidenses chamam os imigrantes latinos de cucarachas, porque dizem que eles “procriam feito baratas”, daí veio o apelido.
      (...)
      “Diário de um Cucaracha” é recomendado para as pessoas que ainda acreditam que é possível combater os causadores da aguda situação de miséria vivida pelo povo brasileiro sem precisar se render as facilidades da “sociedade dinheirista”. E como diz uma frase de Millôr que foi adaptada por Henfil, “desconfie daqueles que não têm ideal, e mais ainda daqueles que não têm ideal nenhum”. E para os bundões, uma mensagem de Henfil: “o que eu acho calhorda é o que não tenta ser herói”, portanto, siga os conselhos do também revoltado e tropicalista Hélio Oiticica, “seja marginal, seja herói”.

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/211559

  • Os apátridas estão reclamando que a transição de governo não será facilitada. Que vice merreca, decorativo e esse que não está inteirado das contas do governo. Também, pudera, desde 2014, tramando e arquitetando junto com o Cu-Nha o golpe, o que poderia saber do país. Sabe de nada, inocente.

Related Post