Dilma dribla golpistas e afasta OEA da crise venezuelana

(na foto, as máscaras de Guy Fawkes, que agora tão bem conhecemos no Brasil, em protestos na Venezuela. Manifestante contratados tentam provocar violências para depois acusar o Estado de “violento”. Tática manjada.)

Para ira da mídia brasileira, alinhada ao golpismo venezuelano, o governo brasileiro marcou um golaço nos últimos dias, ao derrotar EUA, Canadá e Panamá, que defendiam, junto à OEA, intervenção externa na Venezuela. O Brasil ganhou a votação por 29 X 3.

É triste constatar que nossa mídia, quando se trata de América Latina, esteve, está e estará sempre ao lado daqueles que defendem soluções não-democráticas para conflitos políticos.

Ora, se o povo venezuelano não gosta de Maduro, então que reúna assinaturas para um impeachment, que lá pode ser feito via plebiscito!

*

Decisão da OEA de não convocar reunião repercute de forma positiva

08/03/2014 15h15San Cristóbal (Venezuela)

Leandra Felipe – Enviada especial da EBC
Edição: Fernando Fraga

A decisão da Organização dos Estados Americanos (OEA), de não convocar uma reunião de chanceleres e não enviar uma missão observadora à Venezuela, para discutir a situação de protestos continuados em algumas regiões, foi comemorada pelo governo venezuelano e repercutiu de forma positiva na imprensa local, sobretudo nos meios de comunicação ligados ao governo.

Na sexta-feira (7), durante uma reunião extraordinária do organismo, 29 países, incluindo o Brasil, votaram contra uma interferência, e somente o Canadá, os Estados Unidos e o Panamá solicitaram à OEA uma ação no país.

O embaixador da Venezuela na OEA, Roy Chaderton, considerou a decisão como “histórica” pelo fato de o organismo ter optado pela não ingerência. O governo venezuelano reiterou, em diversas ocasiões, que é contra a ação da OEA na mediação ou observação dos prolongados conflitos que deixaram ao menos 22 mortos e mais de 260 feridos em três semanas de manifestações, bloqueios de vias e atentados ao patrimônio público.

“A resolução que votamos será conhecida nos próximos dias e fala de solidariedade, que é uma palavra bonita e histórica, porque a OEA está se afastando de decisões anteriores”, comentou Chaderton, referindo-se à críticas anteriores que a Venezuela lançava contra o organismo, por considerá-lo mais alinhado aos interesses dos Estados Unidos que aos latino-americanos.

Saiba Mais
Governo brasileiro vota contra ação da OEA na Venezuela
Em entrevista à televisão estatal Telesur, Chaderton comentou que o Canadá teria sido mais “agressivo” que os Estados Unidos nas manifestações contrárias “a atuação do governo venezuelano”. Ele também disse que a reunião ter um caráter privado acabou sendo favorável à melhor condução da conversação. “Não tivemos um circo midiático”.

Anteriormente, a decisão da reunião não poder ser acompanhada pela imprensa, divulgada na última quinta-feira (6), provocou críticas e reações negativas, inclusive do governo venezuelano. Chaderton informou que a Venezuela “aplaudia o respeito da OEA à soberania de um país ameaçado por ações desestabilizadoras e golpistas”.

O chanceler venezuelano Elías Jaua disse, em entrevista à emissoras de televisão locais, que a OEA “conseguiu ver que a Venezuela trabalha pela paz e que não têm atuado contra os manifestantes, mas sim contra grupos infiltrados de extrema-direita que tentam romper a estabilidade”. Ele acrescentou que é contra esse tipo de ação que o governo está atuando para preservar a lei.

A União das Nações Sulamericanas (Unasul) convocou, a pedido do governo da Venezuela, para quarta-feira (12), uma reunião extraordinária em Santiago, no Chile, para analisar a situação. Chanceleres dos países membros terão um encontro no dia seguinte à posse da presidenta eleita Michelle Bachelet.

Hoje (8), em San Cristóbal, estado de Táchira, local em que foram iniciadas as manifestações estudantis no país, uma Conferência Regional de Paz está sendo realizada com a participação do governo, da sociedade civil e setores da oposição.

Na conferência de paz são discutidos discute temas sensíveis que geram conflito, como os problemas econômicos, escassez de alimentos e criminalidade. Neste sábado, grupos estudantis e representantes da sociedade civil preparam a marcha “de panelas vazias, que será realizada ao mesmo tempo em que acontece a conferência.

Táchira foi o primeiro estado militarizado pelo governo venezuelano após o início da onda de protestos. Há três semanas com ações diárias de manifestações, algumas pacíficas outras de caráter violento, o comércio da cidade reduziu a jornada de trabalho e as lojas estão sendo fechadas por volta de quatro da tarde.

Fernando Brito:

View Comments (7)

  • STF tem duas novas nomeações , Barruda e Teodorovics , e o deleite , a cereja no bolo , merval invoca um teoria conspiratória , foi comuna mas era secreta e o partidão cumpre seus acordos , o teclado vibra como controle de video game bruuu bruuuu , de modo , tá díficil , que com a vendetta de barjudas, seja o que isto for , mas é grave , merval se assanha não tinha pensado nisto ! e o outro elemento empossado , Semanas , dançava um dedo rs rs rs e a entrada de mais dois cúmplices , Barruda e Ted , com o viés de lealdade de Semanas fortalecido ou renovado agora sem o indicador e o dedão , teclado decola , teríamos então mais uma nomeação a critério do cappo Ostras , com aposentadoria de babá , meu nome é Ali , é o segundo nome nulidade rs rs rs , os três banqueirinhos ingleses serviram né , tá f........ , a cia mente..... barbo na guilhota , ou seja sem o "aposentado" , foi cadeira , mesa , computador , te q respira , com o preenchimento da nova vaga teríamos quatro membros da máfia alojados no STF merval , pense , pense , eu sei geralmente burrichozin ou algum gringo escrevem pra voce , mas tente , tente , you can , chega , lágrimas nos olhos , o dueto , o dueto , pavilhão alvinegro de testemunha , only you....... , e o boêmio depois da batalha noturna , dá uma respirada eleva os braços com a mão aberta e responde , menina te carreguei no colo , a bike derrapa , empina , da zerinho , dingo ordinário , e dentro do túnel ainda sob o impacto emocional da brilhantia e safadeza do noturno , um guerreiro abatido , f.... , é descida , dingoooooo ! o espaço exíguio e a passagem , não se moveu o elevado espiritualmente , manda bem , v....... a pior hipótese seria com uma lagartixa esmagada na parede ou asfalto e um kibe na passagem.... ou uma freada brusca e um boliche dingo , blogueiro e bike até o Leme , e na volta vovó dizia a revanche , vc é algo assim é tudo pra mim , e o maestro arremata morena boa gosta de samba , pilantra!!! Saudações cronistas brasileiras progressistas
    Postado por Felipe Vargas Zillig às 08:30 Nenhum comentário:
    Novas informações atribuem a Ali b a autoria da hipótese conspiratória , só faltam dois , o merval que inventou pra ele escrever na coluna, rs rs rs e bom domingor

  • Dilma me representa.
    Dilma também representa a América do sul.
    Há alinhamento...cacete nestes americanos
    falidos e assassinos.

  • Golbery sempre pedia que a turma dos porões matassem o mínimo possível com medo de alguma intervenção da OEA. Se soubesse o quanto estava sendo tolo....

  • [ Ora, se o povo venezuelano não gosta de Maduro, então que reúna assinaturas para um impeachment, que lá pode ser feito via plebiscito] De fato, até Hitler poderia ser retirado do poder via voto. Além disso, a OEA nunca mandou comissão investigar lugares mais terrível como Cuba, não tem moral para intervir em nada na Venezuela . E o Brasil é conhecedor do que acontece nessas horas, como foi aqui nos tempos da Gloriosa, a política atira para cima e o cara corre para pegar a bala como a nuca.

  • Maduro rompeu relações com o Panamá só por ter pedido a reunião. Se tomassem qualquer atitude que não fosse elogiar esse, Maduro mandaria o seu exército derrubar todos esses governos e poderia em menos de três dias

  • Esses Anonymous nunca me enganaram. Sempre soube que eram reacionários ocultos financiados pela elite branca direitista (mídia, partidos derrotados ...).

Related Post