Na agência estatal de notícias da Alemanha, a Deutsche Welle, o mea-culpa de Dilma Rousseff por ter sancionado uma lei de delação premiada que, sem controles rígidos, virou um instrumento de manipulação policial-judicial e uma ferramenta para obter, sob pressão, aquilo que se quer usar contra alguém. E o “alguém” foram Lula, ela própria e o PT.
“Infelizmente assinei a lei da
delação premiada”, diz Dilma
Jean-Philip Struck, da DW
A ex-presidente Dilma Rousseff lamentou neste sábado (05/05) ter assinado a lei que prevê a colaboração premiada. “Infelizmente assinei a lei que criou a delação premiada. Digo infelizmente porque ela foi assinada genericamente, sem tipificação exaustiva. E a vida mostrou que sem tipificação exaustiva ela poderia virar uma arma de arbítrio, de absoluta exceção”, disse a ex-presidente.
Foi durante o primeiro mandato de Dilma, em 2013, que a colaboração premiada acabou sendo institucionalizada, por meio da sanção pela petista da Lei de Organizações Criminosas. Desde então, o instrumento tem sido uma ferramenta largamente utilizada pela força-tarefa da Operação Lava Jato, que sacudiu o mundo político e atingiu em cheio o PT, além do PMDB e do PP.
Dilma também comparou a forma como as delações premiadas da Lava Jato vêm sendo negociadas com uma forma de tortura. “Prendem e submetem a uma forma de controle. Na minha época era uma moleza: era só ser preso – já que torturavam, tinha pau de arara, choque, afogamento e morte. Para nós era considerado leve, mas para as pessoas normais ser preso é gravíssimo: é perder a liberdade e o direito de ir e vir. Por isso em alguns países se usa a exigência de que a delação só possa se dar sob condições voluntárias. Porque do contrário você submete e induz a pessoa a dizer o que você quer ouvir. A tortura faz isso. A tortura faz a pessoa dizer o que se quer. Às vezes a pessoa não diz, mas às vezes a pessoa mente. Se se mente sob tortura, imagina se não se mente sob delação premiada”, disse.(…)
Além da Lei das Organizações Criminosas, Dilma disse que seu governo e o de seu antecessor e padrinho político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ajudaram a criar ou implementaram outros mecanismos contra a corrupção e o crime, como a nomeação de procuradores-gerais independentes e investimentos na Polícia Federal. “O lulopetismo era o inimigo a ser destruído. Utilizaram o que nós mesmos construímos contra nós”, disse.
Dilma foi recebida no fórum por uma ampla plateia de apoiadores. Vários membros do público gritaram frases em apoio a Lula e contra a Rede Globo e o juiz Sérgio Moro. Bem à vontade no ambiente, Dilma voltou a afirmar que foi vítima de um “golpe parlamentar”. Segundo ela, a condenação e prisão de Lula é mais uma etapa desse golpe. “Foi um golpe parlamentar. Articulado pelo partido da mídia e da toga, parte da elite e pelos partidos que organizaram”, disse ela.
Dilma também lançou outras críticas contra a Lava Jato. Ela afirmou que as cinco maiores empreiteiras do país foram “sistematicamente destruídas” durante o processo de combate à corrupção. “Quando a Volkswagen e a Siemens foram pegas, ninguém destruiu as empresas”, disse Dilma, citando o caso das empresas alemãs que foram processadas por envolvimento em casos de falsificação de emissões e pagamentos de subornos. “Você teve um processo contra os corruptores, mas não contra a instituição.”
“Eram as cinco maiores empresas, que concorriam em qualquer lugar do mundo. Acho isso muito estranho”, disse, em referência às empreiteiras Odebrecht, Camargo Corrêa, OAS, Andrade Gutierrez e Queiroz Galvão. Todas foram investigadas na Lava Jato e acusadas de participar de um esquema de corrupção que saqueou a Petrobras. “Você não destrói a instituição porque você destrói emprego”. Ela também criticou a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que no ano passado mirou grandes frigoríficos do país por suspeita de irregularidades.
Por fim, Dilma voltou a afirmar que o PT não cogita outra candidatura à Presidência que não a de Lula, que está preso e é ameaçado pela Lei da Ficha Limpa. “O PT não vai tirar o Lula nem oferecer outro candidato. Nós iremos sustentar a posição de inocência, e não cabe a nós tirar o Lula das eleições. Ele é uma ideia de unidade. Se o Lula participar, ele ganha a eleição”, disse Dilma
Ela, no entanto, disse que não vê o PT dominando para sempre as candidaturas de esquerda no país em eleições posteriores a 2018. “Seria absurdo discutir plano B. Mas isso não significa que eu ache que os candidatos do futuro serão todos do PT. Nós vamos ter que passar o bastão para as novas gerações”, completou.
View Comments (36)
Dilma sendo Dilma: sincera, honesta e direta.
Um inevitável comparação com Temer: falso, desonesto e enrolão.
E TAMBÉM JÁ VAI AVISANDO A PARTE DEBAIXO DA CAUDA DOS KOXINHAS: DESTRUINDO O PT, VOCÊS TERÃO UM GOVERNO AINDA MAIS À ESQUERDA... ISSO É ÓBVIO!
POBRES KOXINHAS, JAMAIS GANHARÃO NO VOTO!
E, AÍ, DESTROEM TODO O PAÍS!
Dilma é honesta, honrada e leal aos seus princípios e valores, principalmente, os democráticos. Infelizmente, no Brasil, uma pessoa com essas características de personalidade é presa fácil para os canalhas. Presa fácil para os golpistas q ainda tem o poder financeiro e midiatico. Os milicos jaguncos do golpe de 1964 foram afastados do poder, se recolheram aos quartéis. Entretanto, os mandantes, financiadores do golpe militar permaneceram com o controle do do mercado financeiro e midiático. A espreita para retornarem na primeira oportunidade quando a esquerda mostrasse fragilidade. O PT baixou a guarda. Levou um soco nas partes baixas e foi nocauteado sem dó, nem piedade, massacrado. Dilma era muito boa para o Brasil q terminantemente não é para ingênuos. Quando Ciro disse q não cairia tão fácil é porque matreiro ele iria usar das mesmas armas q os canalhas para se manter no poder. Iria usar armas mais poderosas uma vez q tinha o poder da caneta. Dilma ficou acuada nas cordas levando chutes e socos na vã esperança de q a canalha tivesse limites. Não tinha. Aliás, os canalhas nunca tiveram limites. Se não forem impostos esses limites de forma dura eles avançam cada vez mais.
https://www.facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/1025819244242150
Pertinente: Mas, faltou avanços!
O Brasil poderia ter avançado muito mais na educação básica, assim:
https://www.facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/536024086555004
Para a implantação de um projeto como esse teria sido necessária uma grande mobilização nacional! As demais mudanças como na saúde, na segurança, seriam uma consequência.
Tenho certeza que as forças do atraso não teriam condições de criar obstáculos intransponíveis.
Quem ler esse projeto, que foi enviado à Dilma, vai notar que, em consequência da sua implantação, o Brasil passaria a viver uma nova época.
Faltaram homens e mulheres do porte de um Darcy Ribeiro para assessorar o Lula nessa área.
As mudanças seriam profundas. Não haveria nem cogitação de golpe! Os golpistas, os psicopatas, sempre existirão, mas o terreno seria extremamente árido, improdutivo, para essa gente!
Mas, antes tarde do que nunca! Precisamos lutar por isso! Só com a participação maciça do seu povo será possível construir uma nação menos injusta, soberana e independente!
Mas só agora, Presidente Dilma? A senhora foi avisada e alertada por pessoas do partido, por líderes de movimentos sociais, por militantes, por intelectuais, por jornalistas, professores, acadêmicos, cientistas sociais e políticos, historiadores... Mas sua teimosia, arrogância, voluntarismo e autoritarismo impediram-na de enxergar o óbvio. A senhora escolheu como conselheiros e homens de confiança os quinta-coluna, liderados por José Eduardo Cardozo, que a senhora manteve com o ministro da justiça, apesar da incompetência notória, além da completa falta de comando dele sobre a PF, que fazia memes e charges dele com nariz de palhaço, ao mesmo tempo em que a PF,sediciosa, golpista e comprada pelos EUA, fazia tiro ao alvo com um a caricatura da senhora.
Outro erro grave que a senhora não mencionou, Presidenta Dilma Rousseff, foi insistir em empoderar o MPF, nomeando Rodrigo Janot para dois mandatos na PGR, mesmo já sendo pública a atuação dele para derrubar seu governo e proteger os aliados tucanos. o Ex-Presidente Lula inaugurou os erros, com Márcio Thomas Bastos empoderando a casta do MPF e da PF, aceitando equipamentos de espionagem fornecidos pelos EEUU, que desde então , bisbilhotaram TODAS as ações estratégicas do governo brasileiro. No mesmo pacote o Ex-Presidente Lula e ala do "PT judiciário", golpista e quinta-coluna, aprovaram a inconstitucional 'Lei da Ficha Limpa', que agora será usada para tornar inelegível o Ex-Presidente Lula, vítima de insana perseguição e caçada judicial, que o condenou sem provas, num processo e julgamento de exceção, e o colocou numa solitária, em Curitiba.
Presidenta Dilma Rousseff, a senhora e seu governo, muito mal assessorados jurìdicamente, chocaram o ovo da serpente que a destituiu da presidência da república e levou o Ex-Presidente Lula à prisão política. A ENCCLA, assim como a Fraude a Jato se revelaram estratégia e ORCRIM institucional para derrubar o governo trabalhsta, criminalizar as lideranças do PT e da Esquerda e levar ao cárcere o maior líder político e popular da história brasileira: o Ex-Presidente Lula.
Agora a senhora admite parte dos erros. Mas a senhora deve denunciar a trama golpista e nominar TODOS os principais agentes do golpe, inclusive os quinta-coluna que a levaram a cometer os graves erros que levaram à sua destituição da presidência da república. Por fim Presidenta Dilma Rousseff, não tergiverse; mostre que os EEUU estão por trás de TODA a trama TODOS os palanques que lhe oferecerem.
Ela, apenas, errou mais que o Lula!
Quem vive ao lado de serpentes, um dia será picado!
O povo precisa exercer plenamente a sua cidadania!
Como chegar lá?
Assim: https://www.facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/536024086555004
Na mosca!
Sem contar as desastrosas indicações dos ministros do STF.
O Cardoso como ministro da Justiça foi outra besteira grande. As escolhas erradas no ministerio da comunicação entregue a mídia golpista fortalecida com dinheiro público. Não ocupar o cargo de presidente em sua plenitude e integralidade. Deixando espaço para q golpistas avançassem. Dilma não estava preparada para enfrentar o Brasil dos canalhas. Alias poucos têm estômago de avestruz. Deveria ter se contentando com um mandato só.
Viva Dilma Valente ! E um bom tomate podre para esse discurso batido e ressentido de esquerdista viralata. Dilma provocou é uma guinada no Brasil apodrecido que sem ela jamais teria se revelado. Em tempo, BINGO ! Perfeito Dilma, poucos poderiam ter tido a tua fibra para fazer esse castelo de areia-Merda cair nas cabeças de quem o construiu. O resto? Ressentidos amargurados perdidos em suas analises circulares.
RESPOSTA AO MINISTRO BARROSO
'Como defender meritocracia quando Brasil é o país que menos taxa herança?', diz discípulo de Piketty...
http://www.bbc.com/portuguese/internacional-44020436
Parabéns Presidenta DILMA, críticas fáceis sempre haverá, para quem trabalha, já para os que não trabalham, nunca haverão ! DILMA-CORAÇÃO VALENTE-"SENADORA DE MINAS GERAIS" ! LULA PRESIDENTE COM A FÔRÇA DO POVO, OU QUEM ELE INDICAR DO PT ! .
Dilma assinou a lei da delação premiada, que virou em Curitiba, delação combinada. Ok! Mas ela pode ser revogada, certo? Trabalho para o novo Congresso.
Consequentemente, trabalho para nós, eleitores, eleger um novo Congresso nacionalista, comprometido com o povo.
Essa de "demos independência ao MP" é de doer nas entranhas, assim como essa tal de aprovação da ficha limpa, ou seja, fomos pautados por eles. E a indicação de juízes todos, compromissados com o golpe, consorciados com a Globo, ou seja, descumpridores da nossa constituição.
A recomposição da democracia desse sofrido país passa necessariamente pela liberdade do Lula e sua plena capacidade de autodeterminação em escolher ser ou não candidato.
Enquanto perdurar sua prisão e interdição de direitos não cabe à esquerda ser responsabilizada pela falta de democracia neste sofrido país.
Não quer dizer que Lula não possa dar uma rasteira na direita, que tem brutalidade mas falta inteligência.
Notem o que disse Jaques Wagner: "...Lula é nosso candidato até que alguém diga que ele não pode ser..."
Quem é esse alguém com todo esse poder? O porteiro que foi testemunha do Moro? Claro que esse alguém é o próprio Lula, que saberá tomar a decisão dentro do prazo limite e de acordo com as circunstâncias.
Até lá estará liderando a campanha e dando ênfase a formação de um Congresso comprometido com as posições mais a esquerda.
Lula não costuma errar em política, não é irresponsável e quando assumiu ir para o sacrifício sabia o que estava fazendo e o fez em nome da normalidade e da legalidade, mesmo sabendo que o judiciário lhe estava usurpando a normalidade e a legalidade, de forma que a vitória em outubro não possa ser contestada
Deveria aproveitar e se arrepender de ir ao segundo mandato, era a vez do LULA, pois o quadro já era deteriorado demais para seu grau de "republicanismo".
De qualquer maneira busca, fora do cargo, ser gigante.
UBERLÍNDIA (BRASIL)
A Uberlíndia é tão surreal que lá é capaz de um juizeco justiceiro acusar um reitor de se suicidar com três tiros na cabeça e depois matar o carcereiro.
https://youtu.be/Feg4ILp09Po