Enquanto os bobalhões da mídia se dedicam a reproduzir factóides – como o da maquininha virtual que foi transformada em “consultoria americana” para prever a falência da Petrobras, a piada do ano – a petroleira brasileira vai preparando a base para o maior salto já registrado de aumento de produção na indústria petrolífera.
Amanhã, a presidenta Dilma Roussef participa, no Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, da cerimônia de conclusão da P-62, um navio plataforma capaz de processar 180 mil barris de petróleo por dia, e que vai operar no campo de Roncador, na Bacia de Campos, o mesmo da pior cena já vivida pela atividade petroleira no Brasil: o afundamento da P-36, no governo FHC.
É a nona plataforma construída apenas neste ano de 2013.
Juntas, elas tem uma capacidade de produção de quase 1,5 milhão de barris por dia. Ou 70% de tudo o que a Petrobras produz hoje.
Plataformas, entretanto, não são como comprar um carro na concessionária e sair dirigindo. É preciso tempo para contectá-las aos poços, iniciar o comissionamento de carga nas suas instalações lentamente, ajustar e apurar o funcionamento destas imensas bombas de óleo em pleno oceano.
Nada pode ser feitos às pressas, de qualquer maneira.
A entrada em produção plena leva meses e, em casos onde há poços produzindo próximos a outros em perfuração, até anos, enquanto funcionam com carga parcial.
Lentamente, de agora até 2020, nossa produção vai subir até cerca de 5 milhões de barris – em petróleo e em gás – o que significa simplesmente dobrar a produção atual.
Em 2014, mais 11 plataformas serão licitadas.
Reproduzo, aí embaixo, o filme publicitário que a empresa lançou no final de semana.
Que desperta amor ou ódio, na medida em que se ame ou odeie a ideia de um Brasil livre e rico, para seu povo.
View Comments (13)
O bom, além das nossas conquistas, é ver a mídia conservadora ruindo, revelando-se a cada dia abjeta e refém dos seus próprios erros e arrogância. Viva o Brasil! Viva Lula!
Este e o Brasil que o povo quer. Viva o Brasil, Viva Lula e Dilma!!!
Interessante não vi nenhuma notícia sobre o assunto na Globo, na Folha.
Acho que eles não estão sabendo.
pergunto-lhe, caro juba, não seria melhor eles não saberem?
Não só estão sabendo como estão faturando com a publicidade do evento. Ou seja estão com raiva mas estão faturando. É uma triste verdade.
Viva a filha de Nadja Rocha, arquiteta que vai ver a presidenta Dilma e dar um abraço nela por mim.
Cada vez mais construindo um país justo, independente e soberano, que desperta admiração do mundo e do seu povo.
E pensar que Fernando Henrique e sua quadrilha planejavam transformar a PETROBRAS em PETROBRAX para em seguida privatizar (entregar aos gringos) a preço de banana como fizeram com a Vale...
Pior é que ainda tem gente que não quer enxergar o perigo em que se transformaram os tucanos.
Senhor me ajuda é muita noticia boa.
É muita fartura.....os de direita já nem mandam
e-mail para mim acho que já perdi os amigos daquele
lado...
Enquanto eles torcem contra, o povo brasileiro vai trabalhando firme.
Não fossem as noticias transmitidas por TIJOLAÇO, VI O MUNDO, ESCREVINHADOR, CONVERSA AFIADA, ALTAMIRO BORGES, MIGUEL DO ROSÁRIO, EDUARDO GUIMARÃES e inúmeros outros é que a gente tem conhecimento desses acontecimentos. Parabéns.
Viva a Nova Mídia, porque se depender da Velha Mídia, pode esperar sentado porque boas noticias eles nãos veiculam " Nem Mooortos"...
Nadja, belo depoimento.
Saiba de uma coisa, o mundo agora é desta juventude.
Que bom que elegemos LULA/DILMA e deixar um mundo melhor para nossos filhos, netos e a geração que virá depois. Isso é o que vale!!! Isso é o que importa.
Saber que essas plataformas eram feita em Cingapura na era FHC e agora aqui, acreditando no potencial desta juventude, que só quer uma coisa: OPORTUNIDADE.
LULA 2014.Sentiremos saudades dele, porque ele é o "CARA".