Dilma não vai entregar o ouro. Quantas divisões tem Eduardo Cunha?

Os moralistas da imoralidade.

Este poderia ser o título de um post mais conceitual sobre o que aconteceu na Câmara dos Deputados.

Ou será que há uma pessoa no Brasil que ache que os deputados do PMDB, do PR, do PTB e do PSC que votaram e aprovaram o requerimento de investigações sobre a Petrobras não querem cargos, posições e favores, a apenas sete meses de uma eleição onde, até  que fatos novos possam dizer o contrário, o Governo é favorito.

(Aliás, que investigações sobre a Petrobras?  A empresa abriu uma sindicância sobre as notas publicadas nos jornais e o Ministério Público da Holanda, sede da empresa denunciada, diz que , por enquanto, estão analisando os documentos e não existe uma investigação sobre as denúncias. Nem mesmo confirmam que existe menção à Petrobras.)

Isso são escaramuças eleitorais levadas ao mais baixo nível das práticas políticas.

Sérgio Cabral, tentando o que sabe já ser impossível: evitar que o PT tenha candidatura própria no Rio de Janeiro.

Geddel Viera Lima, com sua candidatura de enfrentamento a Jaques Wagner, o governador petista.

Sandro Mabel, exigindo que o PT apóie o empresário Júnior Friboi em Goiás.

O PMDB de Roseana Sarney, tentando salvar seu candidato Luís Fernando Silva.

Tirando o Ceará, onde de fato Eunício Oliveira tem força eleitoral, mas o Governo tem um compromisso com Cid e Ciro Gomes, e Goiás – onde os argumentos da Friboi fizeram até Roberto Carlos voltar a comer carne – , o resto é cavalo matungo, embora com dinheiro e poder.

Geddel, na Bahia, até tem alguma expressão, mas sabe que será esmagado pelo favoritismo de Paulo Souto (do DEM e que será o candidato de Aécio) e um candidato petista apoiado por Wagner e Lula.

Os mais de 40% que Dilma ostenta nas pesquisas lhe dão poder de fogo para colocar pressão sobre estas forças.

Não que vá atirá-los pela janela, mas também não vai entregar a rapadura, que é doce e todos eles querem.

O “Blocão” já cumpriu sua função.

Amanhã começa a romaria.

De um lado,  no Governo, oferecendo arrependimento.

De outro, a Eduardo Cunha, cobrando os mundos e fundos que ele diz ser capaz de mobilizar.

E a nossa imprensa, “ética”, que inviabilizou a proposta do plebiscito para a reforma político-eleitoral com a qual nada disso estaria acontecendo, acorrendo a Cunha, o novo Varão de Plutarco, guia moral da vida pública brasileira.

Talvez, porém, o episódio ajude a melhorar a política brasileira.

Algumas ausências na campanha de Dilma são daquelas que preenchem uma lacuna.

Fernando Brito:

View Comments (27)

  • Pronto, conseguiram dar um folego para as votações, já que o jogo já estava ganho...
    JURO POR DEUS, parece coisa combinada, estes @#$%#%, são uns lazarentos. ainda afundam este meu país...
    Não arredo o PÈ...e vou lembrar destes nomes....
    A mídia POLICIAL, hoje colocou os nomes de quem votou contra a maioridade de 16 anos, não sei porque não colocaram quem votou a favor!!!PQP..

  • É simplesmente inacreditável! Acho que nem a oposição esperava receber esse presentão de mão-beijada da própria base! Além disso, o PMDB está em vias de aprovar novos requerimentos para a convocação de ministros de seu próprio partido como o Edison Lobão(PMDB-MA), Ministro das Minas de Energia para audiência pública. A cúpula do PMDB já tinha sido alertada pelo governo, ainda no ano passado, de que a indicação do Eduardo Cunha(PMDB-RJ) para líder da bancada na câmara seria um ato de ”insanidade”. Entretanto, os caciques assumiram o risco afirmando que ele estaria sob controle. Ele também já tinha sido o grande responsável a anos atrás pela derrota da prorrogação da CPMF que tirou R$ 40 Bilhões da saúde no Governo Lula porque atrasou propositalmente um parecer de sua autoria numa comissão da câmara! Por isso, e por tantas que problemas que criou ele nunca inspirou confiança no Planalto. Agora ele volta a aprontar das suas! Deu no que deu! O cara é um louco incendiário. Completamente irresponsável. E está totalmente fora de controle. Já ameaçou em “romper” a aliança com o Governo Dilma e comandar a derrubada do Projeto de Marco Civil da Internet, que beneficia os usuários da Internet. Portanto, agora cabe a "quem pariu Mateus que o embale!". Com a palavra o Michel Temer, o Valdir Raupp, o Renan Calheiros, o Henrique Alves e todos aqueles “caciques” que têm a responsabilidade de conduzir o que ainda resta dessa "aliança". Foram todos, literalmente, "tratorados" e “humilhados” pelo Cunha! Um deputado “obscuro”, “fisiologista”, e nunca me canso de repetir, Inimigo Número da Cidadania! Agora é juntar os cacos e tentar recuperar alguma autoridade. Se é que essas "velhas raposas" ainda tem algum controle sobre o partido na câmara. Ok? Por outro lado, pela sua personalidade, nada indica que a Dilma irá ceder nesse embate. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos!

  • Temos que mobilizarmos nossos amigos e amigas, para nesse ano votarem de ponta a ponta nos candidatos do PT. É a lição que podemos dar. Com essa atitude a Presidenta talvez possa ficar um pouco mais livre dessas pressões indesejadas.

    • Apolônio, acontece que, a Presidenta Dilma, não poderá pedir à população, em cadeia nacional de rádio e tv, que vote somente nos candidatos do PT. O motivo são as coligações nos estados onde o PT não tem candidato próprio. Espero que a população entenda e vote nos deputados e senadores, aí sim, somente do PT.

  • As vezes acho o pt partido mente seca,poucas ideias nao e possivel que nao chamaram temer a responsabilidade ja mete o lobao pra rua,acorda dilma.

  • Se o Temer não controla a Base, qual é o papel desse cretino?
    Acha que a Dilma colocou-o como vice pela sua integridade e beleza?
    Não, panaca, é pra controlar a Base! Se não controla, não tem serventia!

  • Véspera de eleição é evidente que um partido como o PMDB - recheado de chantagistas, fisiologistas e carrascos - que sempre foi aliado de seus interesses e não do Governo, muito menos do Brasil, chegue agora para pressionar a presidenta. Eduardo Cunha tem sido daqueles 'aliados do governo' que trabalha contra tudo. Que bom seria se o povo deixasse muitos desses peemedebistas de fora do congresso. Que Deus nos ilumine!

  • Em se falando de ginga política a Dilma, como é sabido, não tem nenhuma, porém com uma base aliada dessas, não há necessidade de inimigo algum, muito menos adversários políticos, a própria base estraga tudo!!!! Mas já que é pra PHODER o negócio agora é ir em frente e peitar os inimigos, ou seja, a parte podre da base aliada! Viva o Brasil, o Lula e a Dilma!!!!!

  • Fernando,há tempos estou alertando que a bala de prata poderá sair dentro dos partidos da base do governo. A oposição está fraca e não morta.

Related Post