Dilma: quem quer mudar a regra do petróleo, que mostre a cara. Assista

A conversa fiada de que são precisos “ajustes” no modelo de partilha do pré-sal, que o pessoal saudoso das concessões de Fernando Henrique anda soprando por aí levou, hoje, o devido “chega pra lá” da presidenta Dilma Rousseff.

– Eu não vejo onde este modelo precisa de ajustes. Sabe por que? Porque aqueles que são contra o conteúdo local querem transferir a receita do petróleo de uma outra forma.(…) Todas as empresas do mundo que quiserem vir para cá podem participar. (…) Não tem porque modificar conteúdo nacional, não tem porque modificar o papel da PPSA, que controla o custo do óleo, não tem porque tirar os 30% da Petrobras.

Dilma desafiou os que querem mudar isso a “mostrar suas faces e defenderem isso”.Ela ironizou as “fontes do Palácio do Planalto” a que se atribuem essas intenções. “Eu fico intrigada. Eu acordo de manhã, me olho no espelho e pergunto a mim mesma quem será essa fonte do Planalto? É uma coisa que me intriga… Eu pergunto para meus botões, mas meus botões são muito ignorantes, não conseguem me responder”, brincou a Presidente.

“O governo está satisfeito com o resultado do leilão, acha o consórcio sólido, está satisfeito com o que lhe cabe da receita e está satisfeito com a destinação dessa riqueza (…) vamos transformar o petróleo em educação, saúde e em desenvolvimento da indústria”, disse.

Tem “fonte do Planalto” suando frio hoje.

Veja a entrevista, abaixo.
PS. Na entrevista, Dilma esclarece os 85% dos quais falou e mostra que não há contradição com o que postamos aqui: 75% para a União,  como se disse aqui, e 10% para a Petrobras.

Fernando Brito:

View Comments (23)

  • enquanto isso, a Marina tripé, no roda morya, além de abrandar suas críticas ao governo, a Lula e a Dilma, para agradar gregos e troianos, reclamou da presença das estatais chinesas (Estado demais, segundo ela) no consorcio mas elogiou a participação das empresas privadas. Revelando-se cada vez que abre a boca.

    • Sério? Agora ela se revelou totalmente.

      Quer dizer que a Shell pode, mas as estatais chinesas não pode?

      Empresa privada é bom, Estado é ruim? É essa a lógica da dona Marina? Então não tem mais o que discutir: é o FHC de saias.

    • E a tucana de rabo cortado, mas o bico e o pio e de tucano. Pode conferir.

    • E na hora que a banca chegou a insistir que ela falasse sobre o plano de um possível futuro governo dela... kkkkkk Muito marinês e, lógico, não respondeu. Tinha que ter esse vídeo.

  • lembrei do comentário da Mônica Bergamo, hoje pela manhã na bandnewsfm.

  • Tá pensando o quê, que essa ai é o Lulinha paz e amor? Essa é a Dilminha mando na lata!!! BOA PRESIDENTA.

  • Essa é a nossa presidenta. Fala sério, papo reto e não esconde a cara. Por esta e outras que ano que vem não vai dar nem segundo turno. rsrsrs.. chora tucanada. rs

  • Vamos lá Dilma, pega essa fonte e detone com ela.
    Se você deu um chega p'rá lá, no todo poderoso Obama, o que essa fonte está fazendo?!

  • Precisamos ainda voltar a considerar como empresa nacional somente aquelas de capital nacional e não as empresas instaladas aqui mas com capital estrangeiro. Pais desenvolvido é país sem pobreza e com empresas nacionais fortes.
    As oportunidades do nosso mercado e do nosso petróleo devem ser prioritariamente para os brasileiros.
    O BNDES não deveria financiar empresas de capital estrangeiro.

    • Bobagem isso. A empresa nacional de hoje pode ser a estrangeira de amanhã. Vide BrOi, Embratel...

  • Muito bem Presidenta , eu sabia que a Sra. Nao iria nos decepcionar, bola pra frente!

  • Ontem na Globonews, 18 e pouca da noite, a Leilane Neubarth, âncora, perguntou para o Jorge Vidor (que não é PiG, ele fala o que sente no coração, ele e o Ilimar Franco) sobre o leilão. Ele elogiou, disse que o governo foi o grande vencedor, etc.

    Aí, vira a Leilane Neubarthpro pro Vidor e solta essa: Ué, mas o Adriano Pires esteve aqui agora e falou que o leilão foi um tremendo fracasso!!! (Usou até mais exclamações na voz).

    Ah, mas eu ri muito da cara que o Vidor fez! Ele olhou pra câmera, como quem diz, "é porque esse tal de Adriano é um jumento!", mas ele tentou conciliar. Ah, se tiver o vídeo disso. Foi muito engraçado o PiG se revelar!

    • Não assisto à nociva emissora. E talvez até por isso mesmo aprecie quem o faça, mantendo pontos de vista constantemente execrados por lá, sem ter ganas de chegar às vias de fato com o televisor.

      Pelo jeito, você é um deles.

      Ver as caras e bocas dessa turma é sempre divertido.

      Agora, cá pra nós, o que sei - embora de "ouvir falar" - é que burra mesmo é a própria Leilane. Dizem até que conversa com toupeiras de igual para igual.

      Se bem que o tal do Adriano, pelo pouco que li, também não fica tão atrás assim.

      E dá-lhe Dilma! E dá-lhe Lula!

      • Jorge, já assisti muito até antes da última campanha presidencial. Ontem eu estava zapeando e, como vi o Vidor, esperei pra ver se ele tinha "pigado" ou ainda era o Vidor de sempre, aí fui brindado por aqueles 5 minutos.

      • PÔ Jorgão, o vizinho do amigo de trabalho de seu irmão, também não assiste este "arg" canal nocivo.
        Gostei...você é liso..

    • Vidor falou com todas as letras que o leilao tinha sido um sucessoe, explicou em outras palavras o que a nossa Presidenta falou em rede de televisao, que a Uniao ficaria com um percentual perto de 75% do petroleo. A tal da reporter, intervem e coloca a posicao do entrevistado anteriormente que so via fracasso.Quase fuzila o Vidor. Ai, para agradar o patrao diz que preferia o modelo anterior - a privatizacao. Cuidado Vidor, dizer a verdade na globo nao e permitido.

  • Se o sempre candidato Serra assistir a entrevista, estimo que ficará com dificuldades além das de natureza política.

    O cálculo feito pela presidenta, frisado aliás, "25% de 40% é igual a 10%" deverá impactá-lo profundamente, dada a dificuldade com os números que demonstrou no famoso vídeo disponível na rede, no qual pretendia explicar uma conta de dividir a crianças de uma escola.

    Era Serra, o preparado!

  • Meu, essa dona Marina dar medo, não que ela venha a ganhar, mas pelas suas declarações e isso nos já vimos, Collor confiscou a poupança dos trabalhadores, Fernando Henrique Deu o patrimônio do povo brasileiro e agora Marina vem com o discurso do ajoelhamento e quem sabe também entregar pros STATES o pouco que restou de bens do povo brasileiro. Na verdade, estamos cercados por abutres por quase todos os lados