A dimensão do desastre do golpe. Por Gustavo Castañon*

FHC pegou o Brasil com uma dívida pública de 34% do PIB. Doou metade do patrimônio público sob a alcunha de “privatização”. Duplicou a dívida externa. Quebrou o país três vezes, precisando recorrer ao FMI. Entregou o país a Lula sem reservas e devendo 76% do PIB. Já a dívida líquida, que leva em conta os créditos (e não só os débitos) do governo e ele recebeu em 29,5%, deixou em 60,4% do PIB.

A imprensa diz que ele modernizou a economia.

O PT pegou o Brasil com a dívida pública em 76% do PIB, recapitalizou a Petrobrás a transformando na segunda maior petrolífera do mundo, não privatizou nada, “pagou” a dívida externa (sim, transformando-a em interna), e entregou, no último ano do primeiro mandato de Dilma, a dívida pública em 63% do PIB. Já o resultado mais importante sobre o endividamento do país, a dívida líquida, diminuiu a 34,9% do PIB.

A imprensa diz que a gastança do PT quebrou o país.

O déficit público de 2014 que motivou o desastre Levy e os jornais falando de “quebra” do país foi de somente 17 bilhões. Diminuir 0,5% os juros teria resolvido. O déficit dos golpistas só em fevereiro de 2017 foi de 26 bilhões.

A imprensa diz que Temer está consertando a economia.

Mesmo que você considere o último ano de mandato de Dilma, ainda assim o PT teria entregue a economia menos endividada do que recebeu do deus criado pela imprensa nacional, FHC. No final de 2015 a dívida estava em 73%.

Só que 2015 foi o ano de Cunha e Aécio vandalizando o país, em que o único ato de governo de Dilma foi nomear Levy para executar o programa que a oposição defendeu e a imprensa e a banca exigiam. Ela não governou e teve que enfrentar um congresso golpista criando despesas e proibindo aumentar receitas, destruindo as expectativas da economia de um lado enquanto a Lava-jato, de outro, só neste ano, afundava sozinha 2,5% do PIB.

Depois de um ano de governo temer fazendo tudo o que a mídia e a banca mandam, a dívida já passou, mesmo com a repatriação, os 76% de FHC (alcançados no final de 2016) e atingirá 81% este ano, no mínimo.

Temer é o maior desastre da história do Brasil, exatamente porque sua escola econômica é a Globo News.

Ninguém pode negar que esse desastre, no nível em que foi, começou em 2015 com o receituário suicida de austeridade combinado com os maiores juros do mundo de Levy, as pautas bombas do Congresso e a destruição da indústria nacional causada pela Lava Jato.
Só completos ignorantes podem achar que foi a “roubalheira” em obras que quebrou o país, com um governo que não investe nem 4% do PIB.

A única roubalheira que quebra esse país há vinte e dois anos são as taxas de juros mais altas do mundo.

*Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Fernando Brito:

View Comments (22)

    • LÁ VEM O MATUTO CONTAR "ESTÓRIAS DE BRASILEIRO"!

      E não é nem preciso incendiar o Palácio do Jaburu durante [mais] um jantar da máfia fascigolpista que tomou de assalto o Brasil!
      Para começar, bastaria cada um(a) de 'nois' cruzar os braços... Nas portas das fábricas, das universidades, das escolas públicas, das unidades de saúde pública, nas garagens das empresas de ônibus, nos passeios dos prédios da Rede Globo... Caberia até um monumental silêncio, velas acesas durante as noites e madrugadas!...
      É verdade: a utopia é aquilo possível de ser construído!

      • Grande Messias ! Palavras sábias de um guerreiro brasileiro ! A luta ! Sem arrego !!! É nóis !!!!

        • Dileta e generosa Lenita,
          hasta la victoria siempre!

  • Esculhambação total! Repasses federais para “escolinha” do professor Gilmar aumentam quase 2000% no pós-golpe

    [Antes fosse "estória" de primeiro de abril! Adendo do matuto!]

    Escrito por egrégio e intimorato jornalista Miguel do Rosário

    01/04/2017

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: blogue 'O Cafezinho'

  • ... É verdade: a utopia é tudo aquilo possível de ser construído!

  • O déficit público de 2014 que motivou o desastre Levy e os jornais falando de “quebra” do país foi de somente 17 bilhões. Diminuir 0,5% os juros teria resolvido. O déficit dos golpistas só em fevereiro de 2017 foi de 26 bilhões.
    Por mestre Gustavo Castañon

    E 'nois' frouxos permitimos a materialização do golpe vagabundíssimo continuado ainda ora em curso!
    E o entronar de uma quadrilha de [mega]mafiosos que tomou de assalto o Brasil!
    E que nos quer projetar para a pré-Idade Média!

    • E os caras xingando a acusando Dilma de todos os males do mundo. Não sou economista mas entendia o que ela fazia ... Aqui no blog era só "Dilma Anta" na boca dos ditos "progressistas" ... Aliás, sumiram junto com a descoberta do pos-verdade. Gente sórdida ...

  • Pois é Brito...mesmo desenhando toda a situação histórica em gráficos, como tem gente que não acorda! Estão surdos como uma porta - embora manifestem-se nas redes urrando como asnos - tem vendas nos olhos cedidas pela veja/jornal nazional e todo jornalixo chapa branca.A maioria de pobres capitães-do-mato!
    Já os considero casos perdidos, de ruindade mesmo ou pura e completa ignorância. Em todo caso, um crtl C+ crtl V deste artigo na timeline ou em grupo de notórios coxinhas já desopila o fígado!

  • Este Everaldo é um retardado terceirizado e o outro troll profissional Luiz Gonzaga também. Nunca vi tanta besteira junta em tão diminutos cérebros e caráteres.

    • Não tenho hábito de ler a turma de cima. Mas como existe gente boa demais como o Fábio, bom, dessa vez até li o histérico acima ... Esse cara me fez rir muito; ele só fala a língua kkkk que é obviamente a língua dos idiotas assumidos ... É um robô ! JÁ foi feito uma pesquisa que detectou que nas redes sociais 90% dos Fora Dilma eram robôs ! Gente das redes, por favor, acordem ....

  • Depoimento de João Carlos Ferraz à Lava Jato - Parte 2 - absolve o ex-ministro Antonio Paloci!
    E 'DESmoroLIZA' os métodos preguiçosos e seletivos' da 'PORCA-tarefa' da 'Farsa a Jato' sob a a batuta imunda e irresponsável do 'miniSTÉRIO' PRIVADA!...

    https://www.youtube.com/watch?v=6P4n1bhRuns

Related Post