Dinheiro da partilha do pré-sal começa a entrar em 2016

Para os “urubus”, que torcem para o preço do petróleo continuar artificialmente deprimido para criar um menosprezo nacional  pela riqueza do pré-sal, uma má notícia hoje, no Estadão.

Em 2016, começam a entrar os recursos do petróleo para o Fundo que vai investir em educação, saúde, tecnologia e meio ambiente.

Será menos que o que seria com o petróleo a preço alto, mas com o volume de produção dos poços do pré-sal – quase todos eles extraindo altos volumes, o que elimina “descontos” sobre o percentual de partilha – não haverá redução na parte embolsada pela União.

Leia a matéria de hoje do Estadão:

A produção de petróleo e gás natural no pré­-sal vai começar a engordar o caixa da União a partir do ano que vem. Em 2016, a Pré­Sal Petróleo S/A (PPSA) inicia a venda da parcela de petróleo que cabe ao governo, como previsto no contrato de partilha firmado em todos os blocos localizados no polígono do pré­-sal, uma área localizada no litoral entre o norte do Espírito Santo e o sul de Santa Catarina.

Para assumir sua nova atribuição, a PPSA está montando um departamento de comercialização, que deve estar pronto até o fim deste ano.
O comércio de petróleo pela União a partir de 2016 será um ensaio para o “boom” projetado para acontecer de fato a partir de 2026 e durar até 2030, quando o campo de Libra, na Bacia de Santos, alcançar o pico de produção. O esperado, segundo o diretor de Gestão de Contratos da PPSA, Renato Darros, é que, na próxima década, apenas a fatia do governo no pré-­sal chegue a um
intervalo de 300 mil a 700 mil barris diários.
“Isso é muito dinheiro, a depender do preço do petróleo. O grosso vem com Libra e com os excedentes da cessão onerosa (reserva concedida à Petrobrás pela União, em regime de partilha)”, afirmou Darros.

Se alcançado o volume máximo, a PPSA vai ganhar musculatura equivalente à da Petrobrás atualmente. A petroleira estatal produziu 798 mil barris diários de petróleo no pré-­sal na média do mês de julho. O volume que será repassado à União a partir do ano que vem corresponde ao que na Lei da Partilha (12.351/2010) está classificado como “excedente em óleo”, a diferença entre os ganhos com
produção e custos, repartida entre os sócios ­ entre eles, o governo federal. O pagamento funciona como uma compensação pela autorização dada às companhias petroleiras para produzir nas reservas do polígono do pré-­sal.

Continue lendo no Estadão.

Fernando Brito:

View Comments (17)

  • Hahahaha! Chuuuupa Serra! Chuuuupa entreguistas! Chuuuupa tucanada! Viva Getúlio! Viva Lula! Viva Dilma! Adeus Chevron!

  • Peloamordedeus, apliquem logo esse dinheiro na Educação, ensinem bem português, lógica (os argumentos andam ilógicos) e principalmente história recente do brasil - ditadura, o que foi, sequelas. Não queremos ver zumbis nas ruas que não sabem se expressar e que desconhecem a história do país em que vivem.

  • Dilma, corta as verbas de publicidade e propaganda que alimentam os veículos GOLPISTAS desse país.

    Façam eles viverem o verdadeiro capitalismo que tanto pregam. Que façam valer a competição que tanto desejam aos demais, os mais competentes seguirão em frente. Devemos valorizar a MERITOCRACIA.

    Mostre a eles que, até você, está acreditando que o mundo vai acabar, como eles nos contam, diuturnamente, nos seus veículos de comunicação "isentos e imparciais".

    Dilma, precisamos de CHOQUE DE CAPITALISMO no Brasil, então vamos começar com estes veículos de mídia, lesa pátria, que temos em nosso país.
    É preciso, Dilma, economizar durante esta crise. Comecemos então com os valores gastos em publicidade e propaganda, não é tão difícil, o Roberto Requião pode ser chamado a ser o Ministro das Comunicações, deixa a pasta com ele, que ele saberá o que fazer, pois já fez algo parecido no Estado do Paraná quando foi governador.

    Coragem Dilma, sabemos que você tem CORAÇÃO VALENTE!!!

    ?#?cortaasverbasDILMA?

    https://rebeldesilente.wordpress.com

  • É muita grana envolvida e onde tem grana tem golpe financiado pelos abutres TRANSNACIONAIS do dinheiro. Penso que não deveriamos esqueçer que todas as guerras foram desencadeadas, motivadas e nutridas pela corporação invisivel que lucra muito com elas. Com certeza as campanhas dos entreguistas aos postos chave da nação receberão fortes "subsidios" e "doações" como nunca antes. A grande mídia faz parte do esquema de dominação planetária e está aí para ludibriar e não deixar o povo pensar por si próprio. Pura ilusão de quem acredita no desMOROnamento da corrupção. Ela está apenas mudando de roupa.

  • O canalha do moro está fazendo exatamente o que o outro canalha o aébrio fazia em minas. Veja no blogue:
    http://limpinhoecheiroso.com
    Esclarecimentos: Sérgio Moro entra com ação contra o blog Limpinho & Cheiroso

    O safado ameaça um blogue pequeno para intimidar todos os outros. O canalha não faz isso com um blogue grande porque o risco de se ferrar é maior faz com um pequeno para servir de bode expiatório. É hora de reagir e expor a canalhice desse moro. É necessário uma campanha de reportagens mostrando que esse fulaninho não passa de um pilantra sem moral.

  • "'VAMO' 'VAZAR' UM 'ACORDÃO'?!"

    [Risos - de felicidade!]

    [ https://www.youtube.com/watch?v=nzzsWqVqbwg ]

    'VAMO' mandar esses corvos da [eterna] oPÓsição ao Brasil para a PQP!
    'VAMO' falar das coisas [muito] boas que estão acontecendo - e, sobretudo, que acontecerão!
    ENTENDA

    VIVA [O VERDADEIRO] BRASIL!
    VIVA O HONESTO POVO TRABALHADOR BRASILEIRO!

    VIVA O [ETERNO] PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
    VIVA A PRESIDENTE DILMA VANA ROUSSEFF ‘A MAGNÍFICA’!, eita ‘Coração Valente’, siô!

  • Meu deus não há dúvidas que Lula e Dilma são um março de uma nova era no Brasil e 2016 pode ser o início de grande descobertas na saúde e principalmente em pesquisa.

Related Post