Para os “urubus”, que torcem para o preço do petróleo continuar artificialmente deprimido para criar um menosprezo nacional pela riqueza do pré-sal, uma má notícia hoje, no Estadão.
Em 2016, começam a entrar os recursos do petróleo para o Fundo que vai investir em educação, saúde, tecnologia e meio ambiente.
Será menos que o que seria com o petróleo a preço alto, mas com o volume de produção dos poços do pré-sal – quase todos eles extraindo altos volumes, o que elimina “descontos” sobre o percentual de partilha – não haverá redução na parte embolsada pela União.
Leia a matéria de hoje do Estadão:
A produção de petróleo e gás natural no pré-sal vai começar a engordar o caixa da União a partir do ano que vem. Em 2016, a PréSal Petróleo S/A (PPSA) inicia a venda da parcela de petróleo que cabe ao governo, como previsto no contrato de partilha firmado em todos os blocos localizados no polígono do pré-sal, uma área localizada no litoral entre o norte do Espírito Santo e o sul de Santa Catarina.
Para assumir sua nova atribuição, a PPSA está montando um departamento de comercialização, que deve estar pronto até o fim deste ano.
O comércio de petróleo pela União a partir de 2016 será um ensaio para o “boom” projetado para acontecer de fato a partir de 2026 e durar até 2030, quando o campo de Libra, na Bacia de Santos, alcançar o pico de produção. O esperado, segundo o diretor de Gestão de Contratos da PPSA, Renato Darros, é que, na próxima década, apenas a fatia do governo no pré-sal chegue a um
intervalo de 300 mil a 700 mil barris diários.
“Isso é muito dinheiro, a depender do preço do petróleo. O grosso vem com Libra e com os excedentes da cessão onerosa (reserva concedida à Petrobrás pela União, em regime de partilha)”, afirmou Darros.
Se alcançado o volume máximo, a PPSA vai ganhar musculatura equivalente à da Petrobrás atualmente. A petroleira estatal produziu 798 mil barris diários de petróleo no pré-sal na média do mês de julho. O volume que será repassado à União a partir do ano que vem corresponde ao que na Lei da Partilha (12.351/2010) está classificado como “excedente em óleo”, a diferença entre os ganhos com
produção e custos, repartida entre os sócios entre eles, o governo federal. O pagamento funciona como uma compensação pela autorização dada às companhias petroleiras para produzir nas reservas do polígono do pré-sal.
View Comments (17)
Hahahaha! Chuuuupa Serra! Chuuuupa entreguistas! Chuuuupa tucanada! Viva Getúlio! Viva Lula! Viva Dilma! Adeus Chevron!
Peloamordedeus, apliquem logo esse dinheiro na Educação, ensinem bem português, lógica (os argumentos andam ilógicos) e principalmente história recente do brasil - ditadura, o que foi, sequelas. Não queremos ver zumbis nas ruas que não sabem se expressar e que desconhecem a história do país em que vivem.
Dilma, corta as verbas de publicidade e propaganda que alimentam os veículos GOLPISTAS desse país.
Façam eles viverem o verdadeiro capitalismo que tanto pregam. Que façam valer a competição que tanto desejam aos demais, os mais competentes seguirão em frente. Devemos valorizar a MERITOCRACIA.
Mostre a eles que, até você, está acreditando que o mundo vai acabar, como eles nos contam, diuturnamente, nos seus veículos de comunicação "isentos e imparciais".
Dilma, precisamos de CHOQUE DE CAPITALISMO no Brasil, então vamos começar com estes veículos de mídia, lesa pátria, que temos em nosso país.
É preciso, Dilma, economizar durante esta crise. Comecemos então com os valores gastos em publicidade e propaganda, não é tão difícil, o Roberto Requião pode ser chamado a ser o Ministro das Comunicações, deixa a pasta com ele, que ele saberá o que fazer, pois já fez algo parecido no Estado do Paraná quando foi governador.
Coragem Dilma, sabemos que você tem CORAÇÃO VALENTE!!!
?#?cortaasverbasDILMA?
https://rebeldesilente.wordpress.com
É muita grana envolvida e onde tem grana tem golpe financiado pelos abutres TRANSNACIONAIS do dinheiro. Penso que não deveriamos esqueçer que todas as guerras foram desencadeadas, motivadas e nutridas pela corporação invisivel que lucra muito com elas. Com certeza as campanhas dos entreguistas aos postos chave da nação receberão fortes "subsidios" e "doações" como nunca antes. A grande mídia faz parte do esquema de dominação planetária e está aí para ludibriar e não deixar o povo pensar por si próprio. Pura ilusão de quem acredita no desMOROnamento da corrupção. Ela está apenas mudando de roupa.
O canalha do moro está fazendo exatamente o que o outro canalha o aébrio fazia em minas. Veja no blogue:
http://limpinhoecheiroso.com
Esclarecimentos: Sérgio Moro entra com ação contra o blog Limpinho & Cheiroso
O safado ameaça um blogue pequeno para intimidar todos os outros. O canalha não faz isso com um blogue grande porque o risco de se ferrar é maior faz com um pequeno para servir de bode expiatório. É hora de reagir e expor a canalhice desse moro. É necessário uma campanha de reportagens mostrando que esse fulaninho não passa de um pilantra sem moral.
Essa é a necessidade do golpe hoje. Não dá para esperar 2018.
E a lei que vai destinar esses recursos, onde está?
"'VAMO' 'VAZAR' UM 'ACORDÃO'?!"
[Risos - de felicidade!]
[ https://www.youtube.com/watch?v=nzzsWqVqbwg ]
'VAMO' mandar esses corvos da [eterna] oPÓsição ao Brasil para a PQP!
'VAMO' falar das coisas [muito] boas que estão acontecendo - e, sobretudo, que acontecerão!
ENTENDA
VIVA [O VERDADEIRO] BRASIL!
VIVA O HONESTO POVO TRABALHADOR BRASILEIRO!
VIVA O [ETERNO] PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
VIVA A PRESIDENTE DILMA VANA ROUSSEFF ‘A MAGNÍFICA’!, eita ‘Coração Valente’, siô!
… E SOBRE SONHOS EMBALADOS À ÁGUA!
Presidente Dilma Rousseff 'A Magnífica' no Projeto de Integração do Rio São Francisco em Cabrobó
https://www.youtube.com/watch?v=TTaoI9ZXv8g
Meu deus não há dúvidas que Lula e Dilma são um março de uma nova era no Brasil e 2016 pode ser o início de grande descobertas na saúde e principalmente em pesquisa.