A direita busca o confronto; prudência em dobro

Está na cara que o conflito que encerrou a noite vergonhosa da prisão de Lula foi devidamente planejado.

Todo o “sigilo” que envolveu a operação policial tinha um destino: a Superintendência da Polícia Federal do Paraná.

Quando se quis afastar de lá manifestantes pró-Lula, montou-se um grande esquema policial e isolou-se toda a área.

Agora, permitiu-se que os grupos fascistas chegassem bem perto do prédio, ao ponto de atingirem o pátio com rojões e, pior ainda, dispará-los contra o helicóptero que conduzia o ex-presidente.

Não é preciso falar do risco de acidentes que isso representou.

Claro que tudopreparado para ser gravado pelas câmaras de TV em ângulo conveniente para mostras os fogos, mas não os fogueteiros.

Era preciso uma “resposta” imagética ao espetáculo real da massa que carregara Lula em triunfo em São Bernardo, aí sem montagem alguma.

Houve tempo de sobra para montar barreiras de revista proximas à PF de Curitiba, que impedissem a entrada de armas e fogos de artifício.

Vi, andes dos incidentes, os esquemas policiais diante da cada grupo. Diante dos apoiadores de Lula, um batalhão; diante dos grupos fascistas, uma meia-dúzia de policiais.

Na chegada do helicóptero cairam bombas sobre os adeptos de Lula, logo seguidas de disparos de balas de borracha.

Há muita gente ferida por elas.

Não há dúvida alguma sobre as íntimas ligações entre a Polícia Federal do Paraná e a PM de Beto Richa com o Ministério Público e o  Sérgio Moro e, destes, com os grupos de apoiadores do juiz.

Não se pode descartar que, diante do espetáculo de apoio e de resistência que Lula recebeu nestes dois dias, possa ter havido, por parte de alguém, o desejo de uma “vingança”.

É preciso rebobrar o cuidado e a paciência.

Estamos diante de uma escalada fascista de grandes proporções, sustentada pela mídia, pelo MP, pelo Judiciário e com um poder governamental fraco e desmoralizado.

O exército de Bolsonaro, francamente misturado com as forças policiais, é formado, em parte significativa, por boçais violentos.

Não podemos permitir que , com a raiva dos justos, nos confundam com o ódio dos fanáticos.

O julgamento que queremos e não tememos é o da maioria do povo brasileiro, que não é torpe como descobrimos que nossas cortes são.

 

Fernando Brito:

View Comments (57)

  • Hoje Lulão escreveu mais um grande capítulo da História, com inteligência, raça e coração.
    Seguisse o caminho normal da democracia, estaria hoje ele aposentado em sua justa paz.
    Se os mal perdedores tivessem tido a paciência de deixar o PT até hoje no governo, o PSDB provavelmente seria eleito esse ano.
    Promoveram o GOLPE em 2016. Perseguiram o Lula. Prenderam o Lula, então. Alimentaram os fascistas, mas não sabem bem o que fazer com eles.
    Deram mais vida ao PT, que andava desgastado. E o PSDB implodido, em MG, em SP, tucanos indo pra Rede, PSB, etc..
    Quem aduba ódio colhe...
    Agora, pelo menos pra presidente, eles não passam nem perto do síndico do prédio. No português claro, SE FODERAM!!!

    • Como discurso, belas palavras. Como realidade na luta política, nada. Desculpe-me, mas não vejo qualquer grandeza em entregar-se ao inimigo. Muito pelo contrário. Espero estar errado, mas 72 anos de vida, sempre participante nas lutas do povo, afirmam que não

    • A tucana TV Globo tem grande probabilidade de começar a atacar Bolsonaro caso ele mantenha intenções significativas de voto.

      Assim, a vênus platinada vai se f...espremida entre a esquerda (que a chama de golpista) e a extrema-direita (que a considera - vejam só - comunista).

  • Todo mundo sabe que a luta não será fácil. Do lado deles todo o aparato do Estado, apoiado pela grande mídia, judiciário, militares. Do outro centrais sindicais, movimentos populares e o povão. A desvantagem é visível, porém se só ficarmos na retaguarda a reboque deles, os fascistas vão ganhar de goleada. Toda reação deve vir acompanhada de outra. A grande mídia sempre vai deturpar os fatos. Vai minimizar as agressões dos fascistas e superdimensionar as contra eles. Por isso, o negócio é partir para a luta contra o inimigo fascista com todos os pró ou contra que isso possa acarretar para as forças populares. O excesso de moderação leva a anulação do bom combate.

    • O bom combate precisa de estratégia. Que tal começarmos pela grande mídia?

  • Nunca vi uma charge tão ilusionista. Pior é ver quase toda a Esquerda, agora semlíder e sem discurso, principalmente por meio da chamada "blogosfera progressista", distorcer de forma tão pueril a realidade, que é exatamente ao expresso no cartum do genial Aroeira. Até agora somente o lúcido Bajonas Teixeira, em artigo publicano n'O Cafezinho e reproduzido no Brasil 247, na chamada "blogosfera progressista", teve a coragem de expor de forma dura, até mesmo cruel, a realidade. Longe de ser uma chave de saída ou uma consagração para a luta da Esquerda Democrática, a capitualação de seu maior líder perante seus algozes e carrascos, mostra que FOI MUITO MAIS FÁCIL para as oligarquias golpistas, plutocratas, escravocratas, cletocratas, privatistas e entreguistas capturarem e subjugarem o 'rei" adversário do que supunham seus mais do que ingênuos e iludidos apoiadores.

    Eu e outros que defendemos os ideais de Esquerda e que há 30 anos confiamos nosso voto ao Ex-Presidente Lula não podemos continuar nesse ilusionismo e infantilidade, tentando transformar as sucessivas derrotas no campo da realidade prática em algum tipo de "vitória moral", histórica ou que vá inspirar teses acadêmicas, documentários, livros e afins. Os que hoje ficarão expostos á opressão, repressão e violência do Estado, privados de direitos e oportunidades não terão suas necessidades satisfeitas pelas "produções intelectuais' dessa pequena parcela burguesa classe-média que convenceu Lula a se entregar, explorando a religiosidade e apelando para passagens bíblicas com jesus de Nazaré ou histórica, envolvendo líderes como Mahatma Ghandi, Martin Luther King e Nelson Mandela. Qual o legado desses líderes pacifistas? Como estão as massas humanas que habitam os países em que atuaram? Não há no Brasil sequer uma pessoa que possa, de longe, assumir com honestidade intelectual e capacidade convencimento a liderança das massas hoje órfãs de seu maior líder. Com a cabeça cortada, a Esquerda brasileira nada mais é do que um zumbi cambaleante, com bandos de abutres e hienas salivantes à espera da queda do cadáver, que será devorado antes dos últimos espasmos.

    Os primeiros avisos foram dados já em 2005, com a farsa/fraude do chamado 'mensalão do PT'. Mas o PT e a Esquerda viável eleitoralmente preferiram insistir no republicanismo ingênuo e suicida. Nem mesmo a morte política de líderes históricos como José Dirceu e José Genoíno alem da morte física de Luis Gushiken)´, seguidas da criminalização de Henrique Pizzolato, João Paulo Cunha, João Vaccari e outros tesoureiros e líderes do PT, foi capaz de tirar Lula, Dilma e cúpula do partido desse transe que hoje tem o desfecho trágico, com o maior líder popular do mundo na atualidade - e o maior surgido no Brasil, desde Getúlio vargas - aceitando ir caminhando para o patíbulo, para a humilhação e para a solitária da qual JAMAIS sairá vivo.

    • Acho que você escreveu muita coisa acertada. Eu apenas lamento que muita gente, mesmo fora do PT, acreditou que mesmo a passos pequenos, o brazil caminhava para frente. Eu mesmo, até a farsa do mensalão, também pensava assim, mas ali a ficha começou a cair. A gente consegue perdoar escolhas feitas com base na base na boa fé, na ingenuidade, no espírito de pacificação e bom coração. Acho que era muito difícil pra qualquer um imaginar que existisse tanta maldade, desumanidade e falta de escrúpulos em nossa "elite". O aparelho a serviço dos EUA aprisionou Lula. A charge que ilustra o texto cria ilusões literárias e cinematográficas. Escrevi aqui: Lula deveria ter pedido asilo por perseguição política em alguma embaixada para comandar a resistência ao golpe e denunciar de forma veemente no exterior. Foi escolha dele seu caminho, agora será um Deus nos acuda com grupos escolhendo cada qual um caminho para lutar contra a "elite", inclusive o da violência. Nem chamo de "direita", esta gente que tomou o poder é bandida, pura e simples.

    • Sem dúvida. Teimamos em querer ouvir violinos enquanto os tambores de guerra do inimigo continuam.

      Não dá para se jogar limpo e dentro das leis com um sistema que nas horas decisivas sempre puxa o tapete, joga sujo e ignora essas mesmas leis. Por falar em leis e justiça, por onde anda Aécio e sua irmã ( que não tem foro privilegiado)?

    • O caso do HELICOCA confirma tudo isto. Aquele foi o teste para avaliar a frouxidão da ESQUERDA. Foi uma rematada BURRICE aceitar a ação idiota da PF, e os tiros na figura da DILMA. Só imbecis fazem isto. O Lula vai sair co 90 anos ou no pijama de pau.

  • O texto duro, cruel, mas realista e necessário escrito por Bajonas Teixeira.
    ____________________________________________________________________________

    O ENIGMA TRAIÇOEIRO DE ROSA WEBER
    Por Bajonas Teixeira

    07 de Abril de 2018 : 16h35 20 comentários

    Lula entra hoje para a prisão. Sairá algum dia? O enigma traiçoeiro de Rosa Weber

    Por Bajonas Teixeira,

    As articulações para a próxima fase do combate judicial no Brasil, que visa passar da prisão temporária de Lula para a definitiva, já começaram hoje à todo vapor. É o que se vê pela matéria do UOL que usamos para ilustrar esse artigo. Quem pense em viver o luto e lamber feridas, será atropelado pelos fatos. O tempo ganhará uma celeridade impressionante nessa próxima semana. A velocidade da ordem de prisão decretada por Moro, com sua ousadia e sucesso devastadores, tocou fundo no inconsciente dos grupos dominantes no Brasil. Eles vão querer repetir a dose, porque a repetição é a sua pulsão mais profunda.

    Nem eles mesmos acreditavam que poderiam vencer de maneira tão fácil. E já que foi um passeio obter a vitória na etapa 1, a prisão de Lula, querem agora garantir logo a etapa 2, mantê-lo em definitivo no cárcere.

    Alguns setores do PT sofrem de um grave fetichismo de subserviência à justiça. A célebre expressão muito usada pelas elites brasileiras – “Decisão judicial não se discute, se cumpre” -, mas que elas invariavelmente não cumprem, soa para aqueles segmentos do PT como um dogma sagrado. Isso faz toda a diferença entre um partido de classe média baixa, inseguro e irresoluto, e um partido de velhas elites e oligarquias corrompidas até o pescoço. Renan Calheiros, instado a cumprir a lei, disse simplesmente: não cumpro. E mandou passear o oficial de justiça.

    Oficial de justiça que, na verdade, não é oficial coisa nenhuma. Sequer é um suboficial de justiça. Mas carrega o pomposo nome, “oficial”, como um distintivo para enganar os pé rapados e os trouxas. E os engana. No caso do PT, a ficção jurídica é aceita como realidade indiscutível.

    A ficção jurídica do momento, presente nos cálculos da cúpula do PT para entregar de forma vil Lula na porta da masmorra de Sérgio Moro é das mais perigosas: “formou-se uma maioria favorável à revisão da prisão em 2a instância; Rosa Weber votará a favor dessa revisão e Lula sairá do cárcere de Curitiba pela porta da frente, de cabeça erguida.”

    Nada é mais enganador. A realidade meus amigos, não é estática. Em muitos casos, a realidade sequer é realidade. Assim como Rosa Weber foi bombardeada, pela Globo, pela Folha, pelo UOL, pelo Estadão, e até pelo exército, na figura do seu comandante, e votou como mandava o figurino, de forma ainda muito mais escabrosa, todas as forças anti PT e Lula se lançarão contra ela para mudar seu “entendimento” sobre a 2a instância. E mudarão sem dificuldade.

    Hoje, ainda antes da prisão de Lula, a Folha/UOL já começou o trabalho para implodir o entendimento e a decisão da ministra Rosa. Escolheu-se o mais lírico e soft dos seus colunistas. Não foi o famigerado Josias, mas a doce Mônica Bergamo. Há dois dias, Rosa Weber tinha a total convicção de que votaria em favor da prisão só após esgotadas todas as chances de defesa, isto é, só após a 4a instância. Mas a alma de um ministro do STF não é coisa que venha de dentro para fora. Ela é como as partículas de oxigênio da atmosfera que respiramos, aspiradas de fora para dentro.

    Rosa Weber já está aspirando sua nova alma, novinha em folha, aliás, que o UOL através de sua inefável vidente, Mônica Bergamo, leu em nuances fugidios na caligrafia da ministra. É claro que Rosa Weber ainda não tem a mínima ideia de que sua alma mudará em breve. Mas é o que, a céu aberto, já é legível no plano da realidade metafenomênica. Diz Bergamo, fazendo a leitura… de sinais:

    Eis aí a leitura de sinais. A construção pela mídia da nova alma de Rosa Weber será facílima. Quem assistiu ao seu voto contra o HC de Lula, e testemunhou a mistureba mais sem critérios de todo o fim de feira intelectual possível, percebeu que na sua arquitetura não há nada que se sustente em pé. Mas, o pior, no quadro geral, foi que ela votou contra sua propalada convicção, que repudiaria a prisão na 2a instância, legitimando a injustiça e levando à prisão um indivíduo, Lula, inteiramente inocente. Rosa sabia que estava cometendo uma injustiça, contra suas convicções e contra um cidadão inocente. Nada a deteve. Ela preferiu ser submissa à maioria do colegiado, formada em outra ocasião, que aos seus próprios princípios.

    Quem primeiro tirou as consequências abjetas dessa posição da ministra foi Roberto Romano, intelectual ligado ao PSDB (ou, pelo menos, o PSDB parece ser ligado a ele), dotado de grande honestidade e integridade intelectuais, que manifestou a maior e mais articulada das indignações contra o STF e a vergonha dos seus ministros que votaram contra Lula. Disse Romano sobre Rosa Weber:

    “Como que ela diz que é contra a prisão em segunda instância e vota a favor dela em um caso concreto? Imagine a seguinte situação: ela é juíza na Alemanha nazista e acredita que a cassação dos direitos civis dos judeus seja errado. Ela votaria a favor só para ir com a maioria que nem ela fez?”

    Sim. Votaria, pela lógica dos seus argumentos. E, agora vem o pior: se Rosa Weber vota contra o direito dos cidadãos, e comete injustiças às dezenas rejeitando os habeas corpus que chegam à sua mesa, apenas porque prefere trair suas convicções e ficar com o suposto entendimento majoritário do STF (nos últimos tempos, contra suas convicções, ela negou 58 dos 59 HCs que baixaram na sua mesa), imagine-se que força não terá sobre ela outra maioria, a maioria formada pelas forças que criam a realidade no Brasil (a mídia e as ‘instituições respeitáveis’). Por falar nisso, Roberto Romano acredita que Rosa Weber foi pressionada pelo recado ameaçador que o chefe do exército, o general Villas Bôas, postou no twitter na véspera da votação:

    “Para mim foi muito claro o que aconteceu, o recado do general tinha alvo certo”, afirma o professor. “Ela entendeu e acatou, fez o que tinha que fazer.”

    Bem, agora imagine-se essa pressão propagada pelos mil autofalantes, e pelos dez mil orifícios, da mídia, das instituições e, claro, dos juízes de todo o país, dos procuradores, das associações de juízes, de procuradores, e até de guardas municipais de pracinhas do interior. O que ocorrerá?

    Ocorrerá exatamente a mutação que a visionária Mônica Bergamo já psicografou nas entrelinhas mal traçadas de Rosa Weber. Ela dará a maioria. Mas não contra a prisão em 2a instância, como dizia pensar até ontem, mas sim a favor. Com isso, confirmada a legalidade de sua prisão em segunda instância, Lula estará como uma múmia dentro do seu sarcófago enterrada em uma pirâmide submersa sob as areias do deserto.

    Isso não se deve, é verdade, apenas ao PT e ao seu fetichismo jurídico. Se deve também a falta da mais leve noção de lealdade da imensa maioria da população brasileira. Houvesse ela movido um dedo, nada disso estaria acontecendo. Aquilo que se viu no sindicato dos metalúrgicos só impressiona amadores, para os quais qualquer dois ou três pneus queimados pelo MST numa estrada já fazem pensar em revolução. Nada disso. Aquilo não é nada. Não chega a ser uma pulga no imenso corpo do país.

    Portanto, continuando esse povo apático, de milhões de jecas tatus portadores de smartphones; continuando a submissão de baixo funcionalismo público do PT à justiça; continuando a volubilidade mercurial de Rosa Weber, que só tende a aumentar com a adulação da mídia, Lula só terá um meio de transporte para sair da masmorra de Sérgio Moro: um caixão pago pelo sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo coberto com a bandeira do seu Corinthians do coração.

    A não ser, evidentemente, que ocorra uma guinada muito grande na cultura política de submissão historicamente dominante no PT. A lógica dos submissos é a de que sendo bonzinhos e obedientes serão recompensados no final. A prisão de Lula é mais um fato, entre milhares de outros, a demonstrar o erro dessa apreciação.

    Se se quer analisar a realidade política, é importante deixar de lado todo sentimentalismo barato, todas as ficções oportunas criadas para justificar as derrotas, e, pior que tudo isso, todas as boas esperanças acesas por sentimentos religiosos. Como a cada derrota os sentimentos tendem a se tornarem mais fortes, e mais tirânicos, quem analisa um fracasso corre sérios riscos. Quase os mesmos que os portadores de más notícias. Ainda mais quando os fatos estão tão quentes que os dedos temem tocar neles. É nítida a preferência, nos desastres, pela solenidade sentimental e pelas estorinhas reconfortantes. Mas a frieza é o único antídoto conhecido para evitar as derrotas seriais.

    • Eu simpatizei como texto, mas tenho uma questão a apresentar: temos, nesse momento, condições desobedecer? Uma coisa é um filho da casa grande dizer não, outra é um filho da senzala. Talvez seja necessário construirmos essa condição. A hora é agora

  • O pior disso tudo é que Lula teve durante o tempo de largo apoio popular e no Congresso, condições de fazer uma reforma do Judiciário. Não fez. Lembro daquele Arlindo Chinaglia dizendo sempre que não havia ambiente político para isso ou para aquilo.
    Pelo contrário. Criaram uma tal de lista tríplice para o MP alegando que era uma 'legítima aspiração dos Promotores'. Sem contar a falta de pulso com relação à PF. Lembro daquele agente que fez a Dilma de alvo.
    Sem contar as já famosas escolhas pífias para o STF que até Gilmar Mendes comentou.
    Isso tudo desembocou nessa desordem total que acabou detonando o Governo.
    E podem anotar. Se nada de grave mudar no País, Lula vai levar uma saraivada de processos e vai ter o mesmo fim de Dirceu e Cabral.

  • Meus sentimentos aos 26% dos cidadãos do Sul que votam no PT e tem que viver nesses Estados lamentáveis de exceção! O Brasil vive um GOLPE e ele é sentido mais de perto no Sul, com todo esse fascismo gritante. Lastimável!!!!!
    Obs.: sem generalizações com o povo do Sul, é claro, mas é lá onde há separatismo, onde o goleiro Aranha foi chamado de macaco, onde a caravana foi alvejada, onde agora a PM/PR aje de modo pior que a PE da Ditadura...

    • Como gaúcho escrevo diariamente, pedindo desculpas a minha mãe com 94 anos. "Ainda bem que meu pai era baiano".
      Ele veio pro Sul com o Exército, que na época era nacionalista. Getúlio mandou batalhões e assim esse assunto de separação foi aplacado.
      E desde lá os estados unidos queriam um pé aqui e agora o Sul está sendo "colonizado" por empresas norte americanas.
      Neste momento ideias separatistas já estão em escolas públicas no Vale do Itajaí, como nos informou um convicto separatista do alto dos seus 12 anos.
      Mas fiquemos tranquilos, "as Forças Armadas estão monitorando o MST"... (Romero Jucá)

      • Os Estados Unidos sonham com o desmembramento do Brasil em várias republiquetas desde que o Brasil ficou independente. Naquela época eles já tinham adotado a crença em seu Destino Manifesto de dominar o mundo. Estimularam vários movimentos separatistas, e inclusive mandaram armas para a Confederação do Equador, em um navio que a Armada do Brasil afundou já na costa de Recife. O Brasil uno é uma potência mundial, queiram ou não queiram ao outras potências que pretendem nos rebaixar e nos dividir, porque sabem que o Brasil dividido não será nada. Manter a unidade territorial do Brasil foi tão importante para Portugal que ele desistiu de uma posição mais forte na Europa em troca de garantir essa unidade espalhando fortes e poderosas bases militares por todo o território brasileiro, inclusive na alta floresta amazônica. Graças a isso somos grandes e ainda vamos cumprir nosso grande destino, graças a isso e a nossa Marinha Imperial que afundou vasos de guerra de diversos invasores que procuraram subir o Amazonas para consolidar uma base no interior. E por fim, graças ao grande Exército de Caxias, que combateu o separatismo sempre com firmeza, mas anistiando imediatamente os irmãos revoltosos. Este exército não tinha ódio, tinha brio.

        • Essas informações, e no meu caso vivência, deve ser propagada.
          Como relatei, o que ouvimos dum estudante foi "ensinado" por um professor de História...Funcionário estadual. Fico indignado com a traição das Forças Armadas... Meu pai estaria arrasado!

          • Rogerio!
            Este exercito em 64 em diante torturava e matava, treinado pelos americanos. Como o Bolsonaro, iam para BATER CONTINência e aprender tortura com seus PATRÕES AMERICANOS.Eles nunca foram nacionalistas ou coisa que fosse parecida. Como o exercito de BATISTA, em CUBA, e depois, as GANGUES enviadas a CUBA para liquidar com a revolução. Bem feito que perderam 56 mil americanos no VIETNAME, pena que não foi mil vezes mais. Matavam camponeses e após, tinham 2 anos de cadeia em casa. Este tipo de gente só gosta de iguais a eles, tipo AECIO.

        • É lamentável que pessoas ingênuas, sem notarem, estão ajudando esse projeto. Acreditando nos bonecos de ventríloquo da globo e outros órgãos de comunicação empenhados no cumprimento dessa missão de traição nacional.

      • ROMERO JUCÁ, "UM PROFETA DA POLÍTICA". DISSE TUDO QUE IRIA ACONTECER, MESMO EM ALGUNS MOMENTOS FAVORECENDO DUBIEDADE DE INTERPRETAÇÕES, COMO A DIFICULDADE ENCONTRADA COM O BUROCRATA TEORI. QUEM LÊ, ENTENDA.

    • Agradeço a solidariedade. Está muito difícil de suportar a ignorância da classe média sulista.

      • NÃO É "TANTA" IGNORÂNCIA ASSIM... TEM MUITO FASCISMO E RASCISMO MESMO!

      • Infelizmente a classe media sulista é assim, mas, em Minas (BH) e redondezas, toda a massa despolitizada esta migrando para o BOLSONARO. Até cobradoras de ônibus, as que mais rapidamente vão se lascar. E, o costume de nossos politicos de esquerda de fazerem amizades espúrias com os BEM INTENCIONADOS DA DIREITA (isto não existe), solapou as posições Olhem o HELICOCA (resultado extremamente desmoralizante e preparou o NAUFRAGIO DA DILMA) Logo, posso dizer que a vitória do BOLSONARO não será devida s classes medias de lugar nenhum, mas a nós mesmos que achamos (santa ingenuidade) DIREITISTAS HONESTOS E PUROS. ROBESPIERRE tambem foi nesta.

    • OBRIGADO GURGEL XAVANTE... AQUI NO SUL, VIGE A LEI DAS OLIGARQUIAS DAS BOMBACHAS E FERRADURAS!
      SOMOS MINORIA, MAS FAZEMOS UMA PELEIA CONSTANTE CONTRA OS KOXINHAS FASCISTAS!
      NÃO TÁ MORTO QUEM PELEIA, DIZ O DITADO GAUDÉRIO!
      ABÇ E LUTA ATÉ A VITÓRIA!
      LULA RESISTE!

  • PM do Paraná = Riocentro

    Fascistas querendo dizer que nosso movimento tinha 2 bombas. São uns pé de botas amadores de mierda!

  • Se fosse o Leonel Brizola, não tinha se entregue; Moro teria que buscá-lo no meio dos metalúrgicos, e ele ainda partiria para o cacete. É a grande diferença entre Lula e Brizola. Brizola sempre empolgou e manteve a militância acesa porque ia até o fim lutando. Lula concilia, se entrega, mesmo estando inocente, e brocha a resistência, incentiva a festa fascista.

Related Post