Se existe um campo onde o PT errou tragicamente, foi na escolha de ministros do STF.
A nomeação de Ayres Brito e Joaquim Barbosa causou muito mal ao país e à democracia. Hoje, Ayres Brito assumiu quem realmente sempre foi e trabalha para a Globo, desfrutando uma sinecura no Instituto Innovare.
Joaquim Barbosa adula a Globo no Twitter, vive acompanhado de celebridades da Globo e tenta se aventurar pela política – com apoio da Globo, claro.
De uns tempos para cá, o governo melhorou substancialmente a sua capacidade de escolha: o Teori, o Barroso, são de outra têmpera, como se diz.
A escolha de Fachin, que ainda terá de ser aprovada no Senado, é outra bola dentro.
O único perigo contra a sua nomeação seria uma politização excessiva do debate. Tipo querer derrubar Fachin apenas para atingir Dilma ou por considerá-lo um homem de esquerda.
Da mídia, com seu sectarismo ultra-reaça, não se espera nada. Mas a comunidade jurídica, inclusive o seu campo conservador, está apoiando Fachin, como mostra a carta enviada por um grupo de juristas reunidos na Academia Brasileira de Direito Constitucional, que conta, entre seus membros, com tucanos e conservadores históricos, como Ives Gandra.
Demora um pouco, mas esses movimentos ajudam a quebrar a espinha dorsal deste odioso “ativismo judicial” que a mídia vem estimulando nos últimos anos, sobretudo a partir de Joaquim Barbosa.
***
CARTA DE APOIO AO JURISTA LUIZ EDSON FACHIN PARA O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
A Academia Brasileira de Direito Constitucional, por seus Membros Catedráticos, Fundadores e Diretoria abaixo assinados, recebeu com alegria a indicação de Luiz Edson Fachin ao cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal, ocorrida no dia 14 de abril do presente ano.
O Jurista Luiz Edson Fachin cumpre plenamente os requisitos constitucionais de notório saber jurídico e moral ilibada, reconhecido como um Democrata de espírito Republicano e comprometido com o Estado Direito e com a Família como estrutura fundamental da sociedade.
Nas palavras do próprio jurista, em conferência ministrada no ano de 2014, está a síntese de sua essência “Não sou integrante da política. Sou somente um professor que há três décadas se pauta pela vocação do diálogo comprometido com o seu tempo; apenas um advogado movido pela paixão pelo Direito naquilo que se fundamenta na liberdade e na responsabilidade; tão só um membro da comunidade acadêmica que, sob o sereno da vida forense, julga essencial o esmero da técnica jurídica escorreita. Que trabalha na construção de um País e que não compactua com o arbítrio, com a falta de liberdade, com a censura, com a deslealdade ou com a corrupção.”
Seu notório saber jurídico é reconhecido nacional e internacionalmente, condecorado com o Título de Membro Catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional, Professor Titular da Universidade Federal do Paraná e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Por sua vez, seu prestígio internacional é comprovadoporsuas participação em atividades de pesquisa, congressos, publicações e aulas em diversos países como Canadá (UniversitèLaval), Inglaterra (Kings College), Alemanha (Max Planck de Hamburg) e em Portugal (Universidade de Coimbra).
Como cidadão preocupado com o Brasil e a cidadania, mantendo perene postura íntegra, republicana, participou ativamente de debates da nação e manifestou-se sobre os problemas brasileiros, sendo sua trajetória marcada pela busca por liberdade e democracia constitucional.
Esta Carta de Apoio, endereçada aos Senadores brasileiros, é remetida com a certeza de que, caso aprovada e confirmada à indicação realizada pela Presidência da República, o Jurista Luiz Edson Fachin engrandecerá o Excelso Supremo Tribunal Federal, exercendo a jurisdição com precisão técnica e absoluta independência.
Brasil, 25 de Abril de 2015.
View Comments (13)
Ayres Britto, foi uma das maiores decepções que presenciei. A esperada postura democrática e republicana foram para o lixo nos primeiros embates. A sua história à saída do Supremo está contatada acima.
A escolha do Mestre Fachin só pode desagradar aos canalhas, por ser ele um brasileiro de idoneidade moral acima de qualquer suspeita, capacidade inconteste e de uma conduta das mais ilibadas. O Supremo é que será, sem dúvida alguma, mais engrandecido com a integração do Professor Fachin na Corte. Tenho muito orgulho de conhecê-lo, desde a fundação do IBDFAM nacional (Instituto Brasileiro de Direito de Família), tendo sido ele um dos fundadores.
o pt paga por seus erros e isso custara caro em futuro próximo, tentou agradar quem não devia e deu vários tapas na cara de uma militância que dava e muitos deram a vida pelo partido diuturnamente.Perdeu uma grande chance de ter cada cidadão que nunca teve chance de melhorar dignamente de vida como cabo eleitoral eterno, um aluno do fies que hoje vive um inferno,e o pt dando voz pra turma do Levi, um carteiro que pra conseguir aumento é uma luta e o pt dando voz para os acionistas da rapinagem, entre o trabalho e o capital o ultimo foi bem mais beneficiado ou 47% do orçamento pra pagar divida deixa alguma duvida. gravem um recado nas próximas eleições vai vim a fatura.
Perfeita as considerações feitas por Pedro Gabriel, presenciei isso aqui no interior onde militei pelo partido, não como filiado mais como contribuinte e participante de campanhas num período onde o partido tinha em suas bases todo o manancial político para a nível nacional chegar onde chegou. O que se viu aqui foi a dispersão de seus principais quadros apoiando um ou outro lado que juntos formavam os adversários do partido, tudo por conta de alguns cargos nos respectivos governos destes.
Só se esqueceram do erro que foi o FUX????
Olha só que coisa, o Banco do Brasil está patrociando o show do Lobäo, voces acreditam nisso ?
Este governo gosta mesmo de apanhar.
Se bem me lembro, esse Ayres Brito foi quem "criou" a tese de que o dinheiro da Visanet era dinheiro público, e daí todas as consequências que essa tipificação acarretou contra os petistas... Um pequeno verme, ensaboado, gentil, mas, sobretudo um verme!
Direita e esquerda jurídicas???
Juízes de direita (pelo individualismo, pelo mercado acima de tudo, pela moral capenga e a ordem de poucos) versus juízes da esquerda (pelo cidadão, pela sociedade, pela ética e pelo progresso para todos)?
O cidadão deveria ter prioridade, a sociedade é hipossuficiente perto do mercado, a moral é do 'burro' senso comum perante a ética e a ordem deve ser mantida mas deve ser dinâmica e progressista.
Que coisa, hein. Contaminaram eles com muito dinheiro? Deram muita corda pro Judiciário? Tá na hora de cortar as mamatas e puxar eles de volta pra terra.
Dr. Renan, em especial, e Dr. Cunha conseguiram uma importante manifestação do meio jurídico, de modo a descolar da política a indicação do Dr. Fachin.
Dr. Moro está conseguindo unir juristas em torno da causa democrática e do Estado de Direito.
Há males que vem pra bem.
Tomara que, de fato, seja uma escolha acertada, com a qual a cidadania se sinta segura, até porque, já se errou demais.
Fernando, você esqueceu de relacionar outro da lavra petista, o insuperável, o fogoso, o equilibrista, o "deixa comigo que eu mato no peito" Fux!!!!!