A direita queima seus navios

Ainda que acontecesse, segunda-feira, a declaração formal de retirada do PSDB do Governo Temer – o que não é provável e só ocorrerá se aparecer outro escândalo de proporções amazônicas até lá – nada se alteraria.

Não existe rompimento sem oposição e os tucanos não têm como entrar em oposição ao que resta de projeto a este governo: a degola dos direitos sociais e trabalhistas.

Parece ser tarde para que o PSDB se retire do abraço de afogado de Temer, a começar pela única figura de que dispunha para vender o discurso do “novo”, João Doria Junior, que se atou ao ocupante do Planalto de forma que, agora, dificilmente será rompida.

 

Alckmin, sabiamente, está menos identificado com o “temerismo” do que ele, mas tem o empuxo de um balão apagado.

Da galeria de “velhos nomes” do tucanato, estes parecem parecem estar gravados em lápides.

A anunciada disposição de Joaquim Barbosa de unir-se a Marina Silva – ao que parece mais disposição dela do que dele – também parece ser tardia: quatro anos de ostracismo são muito para quem era um fenômeno de mídia  muito mais que uma representação social.

O que figura sobrar para a direita, hoje, é Jair Bolsonaro e não é preciso dizer que a dificuldade dele em se tornar um nome da maioria  é tão grande quando a sua facilidade em agrupar o fanatismo obtuso que proliferou no Brasil.

A alternativa Moro, se este a desejar, tem o inconveniente de expô-lo: condenar rapidamente Lula em um processo e licenciar-se da magistratura em seguida para ser candidato. Provavelmente antes da confirmação de sua sentença em segunda instância, o que criaria uma situação inusitada: um tribunal de 2ª instância confirmar a sentença proferida por um candidato que torna inelegível o seu maior adversário.

Mesmo com o estômago de avestruz dos nossos juízes, dose cavalar, num caso com provas tão frágeis que se resumem a convicções.

Evidente que a direita terá seu – ou seus candidatos – mas seu cardápio não está extenso  nem é de fácil preparo.

Ela depende, antes de tudo, de um cambalacho judicial não para vencer, mas para não poder ser vencida, excluindo Lula da disputa.

Quem cobra ou espera de Lula uma radicalização anti-política, tire o cavalo da chuva.

Em 1950, Vargas tentou uma composição com o PSD e até com setores da UDN. Saiu como candidato isolado do PTB menos por sua vontade do que por rejeição do campo conservador e não teve dúvidas em aliar-se, pelos votos de  São Paulo, com o Partido Social Progressista de Adhemar de Barros.

Isso não fez de sua vitória algo que não fosse a batalha final, literalmente,  de sua vida.

Fernando Brito:

View Comments (18)

  • Se essas reformas passarem vai ser difícil um candidato da direita se eleger. Mesmo elegendo alguém da esquerda, o estrago já vai ser irreparável. Nossa luta deve ser pra impedir as reformas trabalhista e previdenciária.

  • Toda e qualquer medida tomada por esse governo corrupto, golpista e ilegítimo deve ser desfeita. Lugar de golpista é na cadeia, no cadafalso ou no cemitério.

  • Este pessoal togado destruiu a democracia e a nação, mas não tem o que fazer com os destroços. Acho que ninguém imagina como acaba esta desgraça. Mas eles cavam a cova profunda na qual vão cair. Afundam no mar de lama onde vegetam.
    Golpe dá nisso. Golpe tosco e integrista que ninguém quer. Desastre.
    Só mesmo o povo para acabar com esta cambada de desastrosos golpistas.
    Sabia que depois do golpe o caos, mas foi ainda mais longe.

  • A direita nunca tem candidato...a direita tem boneco...da Rede Globo, a manda-chuva do Brazil...zil...zil! Não se esqueçam que o Brasil é uma concessão da Rede Esgoto...Rede Golpe...Rede engodo...é só escolher!

    • Cara incoveniente este tal de Andre Souza. SE, digo SE, eu tivesse facebook, bloquiaria este escroto na boa. Infelizmente ou felizmente não o tendo, acabo pelo tijolaço sendo forçado a "curtir" suas "gracinhas" infames...que porre, FB! Que porre!

      • Sim, inconveniente e extremamente hipócrita. A pergunta de quem era o vice de seu candidato nas últimas eleições presidenciais foi genial. Porém, ele pouco se importa, apenas repassa as "notícias" que considera convenientes, do tipo: filho de fulano é dono da friboi, fulano recebe de propina dois pedalinhos e um barco de lata, etc, e etc. Por outro lado, não sei se fb está errado, quem passa a vergonha é o próprio andre souza, ele ainda tem a cara de pau de chamar os progressistas (tanto fb como os que normalmente concordam com fb) de burros. Chega a ser cômico, me lembra o kintacategoraia do mbl.

  • A direita terá seus candidatos , um deles pode ser Marina Silva. Tem o Marconi Perillo do PSDB de Goiás.... . Acho que construirão um Macron.

  • Saiu que o Aécio andou ameaçando os colegas tucanos que queriam desembarcar do Temer e também aqueles descompromissados com qualquer solidariedade a ele, Aécio. Nada desprezível, se for verdade, o efeito disso sobre um renovado ficar em cima do muro tucano. Muro que, longe de soar neutralidade, significa, sim, um baita medo de novas e graves revelações sobre o ninho. Vindas de nada mais, nada menos do que de um tucano de alta estirpe a perigo. Aécio. Associar-se ao Usurpador, se tem um potencial de consequências muito nefastas, deve estar sendo visto por alguns tucanos como única possibilidade de serem blindados, uma vez que se confronta agora, e só agora em que eles estão na roda, a Lava Jato. Gilmar esteve e está aí pra isso mesmo. Espanta, a propósito, o nível crescente de tiroteio no interior da direita golpista. Expressa, acho, uma luta brutal pelo poder. Mas também o medo. Do uso sem piedade das delações, prisões e espionagens como arma. Medo de tornarem-se as próximas vítimas nas contradições secundárias que ora opõem as frações golpistas. No mais, é totalmente fraude - palavras no pântano enganoso das bocas - aquilo de que essas frações em conflito andam se acusando mutuamente: a de que estariam violentando o Estado Democrático de Direito. Justo quem as profere: os golpistas e omissos. Fosse possível, Estado Democrático de Direito é a volta de Dilma ao poder e a condução, após um julgamento justo, isento e com provas à farta, de corruptos, corruptores e justiceiros golpistas à Papuda.

    • A demora do PSDB em saltar do bonde do Temer é justamente por causa do Aécio. Em assim fazendo o sujeitinho ficará jogado as traças e ninguém o salvará em conselho algum no Senado. Perderá definitivamente o mandato e abrirá caminho para a tucanada ser engaiolada. O que não fazem por um amigo em apuros, heim? Enquanto isso o PSDB afunda cada dia mais no lamaçal do ex-decorativo. Tá ruim, mas tá bom. Pra completar a charada Lula só cresce nas pesquisas. Os próximos capítulos prometem. PSDB nunca mais. PMDB acabou!

    • Se for verdade que o Aécio está a ameaçar tucanos por falta de amparo, então tudo no PSDB se encaminha para um demolidor impasse. Fato é que a situação de Aécio é irrecuperável. Defendê-lo seja de que modo for, seria desastroso. Não adianta sequer tentar minimizar nada a seu respeito, o que só contribuiria para queimar a imagem de quem o fizesse. Foi pego em flagrante com os dentes cravados no pescoço do brasileiro simples e crédulo, o que é imperdoável para tudo e para todos. De repente, a figura mais ilustre da mudança de governo no Brasil está numa situação em que o melhor que pode fazer é ficar calado e isolado, a esperar por seu destino. Mas mesmo esperando a estaca no coração, ainda tem potencial para destruir de vez seu antigo ninho.

  • Já ouviram falar na bancada da bíblia, da bala, e do boi, a da soja, dos planos de saúde, do ensino privado....etc
    Tem também a bancada da bola e a bancada da mídia, bancada dos pedágios, bancada das concessões.
    Obviamente descartáveis.
    Queimam um , elegem outro;
    Seja vereador , seja senador.
    E assim o povinho midiotizado metido a burguês segue elegendo os que são contra seus próprios interesses e jogando o pais no desastre.

  • A princípio, acho interessante a entrada do jb na jogada. Continuo Lula e Ciro, por enquanto nessa ordem, mas jb é uma nome que me parece mais qualificado que todo o resto que tem sido lançado como presidenciável. O que é triste é a aparente aproximação com a Marina, indicando que deve ser mais um lacaio do sistema financeiro neoliberal, aquele que exige reformas para retirar direitos dos mais pobres para continuar patrocinando nossa elite escravocrata e viciada em dinheiro público (como maior exemplo a empresa de midia plim plim). Até por que, jb também tem partes de seu telhado de vidro, imagino que se ele não jogar o jogo combinado com a plutocracia eles tentarão requentar alguns casos e transformar em novos escândalos para jorrar nos desavisados audientes da emissora, com cancer, em horário nobre. Em minha opinião, se é pra ser compor uma candidatura com a Marina, 1000 vezes melhor compor com o Ciro, ou ser cabeça de chapa com alguma outra pessoa, e lutar por um país-desenvolvimentista, buscando um sistema de bem estar social.

    • Não nutra esperanças vãs, Oblivion. Basta lembrar do que fez o "nobre" magistrado ao aposentar-se precocemente. Imigrou para os EUA, especificamente Miami. Isto nunca acontece de graça ou impunemente.

  • Brito vc deve saber, o núcleo da corrupção sempre esteve no PMDB que por sua vez originou o PSDB eles são a mesma coisa, a Arena, PFL, DEM são a extrema direita extremamente corrupta. O Temer deve conhecer bem esses porões e já deve ter passado seu recado e por isso ninguém pula do barco enquanto não acharem uma saída para o Temer.

Related Post