Dois anos dos mais médicos. O que a mídia (ou o Governo) não diz, por Cynara Menezes

Procurei, em vão, por algo no Blog do Planalto ou na página do Ministério da Saúde para marcar os dois anos de implantação do programa “Mais Médicos”, cavalo de batalha da direita brasileira e responsável, hoje, pelo atendimento de mais de 50 milhões de brasileiros.

Nada.

As nossas valentes equipes de comunicação e seus chefes preferem continuar encenando aquela comédia de Aristófanes, As nuvens, onde, na falta do que fazer e para descobrir quantas vezes o tamanho dos seus próprios pés uma pulga poderia saltar, Querefonte mergulhou os pés do bichinho na cera quente, faz-lhes  botinhas de cera e, depois que secam, mede a distância.

Parece e é inacreditável.

E pensar que este pessoal, que se despencou para as periferias, para o interior, para o meio da selva não merece sequer ser lembrado por uma estrutura de comunicação que acha tempo para passar horas discutindo “agenda positiva” e não consegue nem comemorar algo tão importante para os brasileiros pobres.

Então, valho-me da coleguinha Cynara Menezes, que no seu blog Socialista Morena, escreveu sobre o aniversário do programa e suas conquistas.

A ela, meu agradecimento pela “carona” e, sobretudo, aos médicos – cubanos, brasileiros ou de onde forem – pela humanidade.

10 coisas sobre o Mais Médicos que a
mídia convencional não vai contar para você

Há exatos dois anos, no dia 8 de julho de 2013, o Brasil foi tomado por uma onda de ira corporativista contra um projeto que visava ampliar a oferta de médicos especializados em saúde da família no País. Naquele dia, o governo baixou a MP (Medida Provisória) criando o programa Mais Médicos, que previa a importação de médicos de diversos países, inclusive cubanos. O CFM (Conselho Federal de Medicina) e a oposição ao governo tentaram, de todas as formas, impedir que os estrangeiros viessem suprir a carência de profissionais em áreas rejeitadas pelos médicos brasileiros.

Médicos cubanos chegaram a ser vaiados e insultados por colegas em sua chegada no aeroporto de Fortaleza (CE), em uma atitude que surpreendeu os dirigentes da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), parceira do governo federal no programa. “Nunca pensei que fosse chegar a este extremo de preconceito e até racismo, que fossem dizer que as médicas cubanas pareciam empregadas domésticas, que os médicos negros deveriam voltar para a África ou que eram guerrilheiros disfarçados”, lamenta o representante da OPAS/OMS no Brasil, Joaquín Molina.

Neste meio tempo, sempre que a mídia brasileira noticiou o programa foi para contar quantos cubanos fugiram para Miami ou os erros que porventura cometeram, ainda que nunca tenha se concretizado nenhuma condenação. Molina se queixa que, cada vez que era procurado pelos jornais para defender o programa, ganhava um parágrafo na reportagem, contra dez do presidente do CFM atacando a ideia. “Pessoalmente, acho que a mídia brasileira privilegia a notícia ruim. Nunca vi uma manchete positiva neste país”, critica.

Reuni neste post 10 pontos que a imprensa não destacou para que as pessoas possam conhecer melhor o programa Mais Médicos. Confira.

1. O número de médicos na atenção básica à população na rede pública do País foi ampliado em 36%: tinha cerca de 40 mil antes do programa e ganhou 14.462 profissionais, entre eles 11.429 cubanos e 1.187 com diplomas de outros países. A lei priorizou os brasileiros, mas apenas 1.846 se inscreveram na primeira convocatória. Este ano, a situação se inverteu e 95% das 4.146 vagas foram ocupadas por médicos brasileiros.

2. Além de serem reconhecidos como excelentes médicos de saúde da família, a principal vantagem dos médicos vindos de Cuba, segundo a OPAS, é que vieram todos de uma vez, em um pacote. Outra vantagem é que qualquer abandono que não seja por razões de saúde é coberto pelo governo cubano, que envia outro profissional sem nenhum custo adicional para o governo brasileiro. A OMS situa o sistema de saúde cubano entre os 39 melhores do mundo; o sistema de saúde brasileiro aparece na 125ª posição. Ao contrário dos brasileiros e profissionais de outros países, os cubanos também não escolhem para onde querem ir, é o ministério e a OPAS que decidem para onde serão designados.

3. Os médicos cubanos ganham R$3 mil por mês; os outros R$7 mil do salário previsto no acordo vão para o governo de Cuba. Ainda assim, o pagamento que recebem no Brasil é 200 vezes superior ao que receberiam em sua ilha natal. Além disso, os municípios arcam com todas as despesas: transporte, moradia e alimentação. Ou seja, o cubano praticamente não gasta o dinheiro que recebe.

4. Uma avaliação independente feita em 1.837 municípios revelou um aumento de 33% na média mensal de consultas e 32% de aumento em visitas domiciliares; 89% dos pacientes reportaram uma redução no tempo de espera para as consultas. Uma pesquisa feita em 2014 pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), baseada em 4 mil entrevistas em 699 municípios, revelou que 95% dos usuários estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o desempenho dos médicos. 86% dos entrevistados afirmaram que a qualidade da atenção melhorou após a chegada dos profissionais do Mais Médicos e 60% destacaram a presença constante do médico e o cumprimento da carga horária. Queridos por seus pacientes, vários médicos cubanos têm sido homenageados pelas câmaras municipais por seu trabalho no Brasil.

5. O programa cobre 3.785 municípios, sendo que 400 deles nunca haviam tido médicos. Os 34 distritos indígenas contam hoje com 300 médicos; antes não tinham nenhum. Entre os yanomami, por exemplo, houve um aumento de 490 atendimentos em 2013 para 7 mil em 2014, com 15 médicos cubanos dedicados à etnia com exclusividade. 99% dos médicos que atendem os índios no programa são cubanos.

6. Um dos trabalhos mais interessantes desenvolvidos pelos médicos cubanos nas aldeias indígenas é o resgate da Medicina Tradicional, com o uso de plantas. Na aldeia Kumenê, no Oiapoque (AP), o médico Javier Lopez Salazar, pós-graduado em Medicina Tradicional, atua para recuperar a sabedoria local na utilização de plantas e ervas medicinais, perdida por causa da influência evangélica. O médico estimulou os indígenas a buscar as canoas defeituosas e abandonadas nas beiras dos rios para transformá-las em canteiros de uma horta comunitária só com ervas medicinais, identificadas com placas e instruções para uso.(veja o vídeo ao final do post)

7. Ao contrário do que os jornais veiculam, os médicos e médicas cubanos não são proibidos de se casar com brasileiros. Existe uma cláusula que os obriga a comunicar os casamentos para evitar bigamia em seu país natal, segundo a OPAS. Os casos de romances entre médicos/as e brasileiros/as são numerosos. Houve até uma prefeita em Chorrochó, na Bahia, que se casou com um médico cubano.

8. Desde que o programa Mais Médicos começou, 9 médicos cubanos morreram: cinco por enfarto, 3 por câncer e 1 por suicídio (em 2014, um médico de 52 anos, ainda em treinamento, foi encontrado morto em um hotel de Brasília, possivelmente por enforcamento). Até agora, somente oito abandonaram o programa e deixaram o país rumo aos EUA.

9. O programa Mais Médicos virou modelo no continente e países como a Bolívia, o Paraguai, o Suriname e o Chile, que também sofrem com falta de profissionais, já planejam fazer projetos semelhantes.

10. Além do atendimento de saúde, o Mais Médicos inclui a ampliação da oferta na graduação e na residência médica e a reorientação da formação e integração da carreira. A meta é criar, até 2018, 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil de residência médica, em áreas prioritárias para o SUS. Os municípios onde serão instalados os novos cursos de medicina foram escolhidos de acordo com a necessidade social, ou seja, lugares com carência de médicos.

Fernando Brito:

View Comments (75)

  • Gostaria de parabenizar o governo nessa corajosa ação contra o preconceito, deixando a população que necessita de apoio médico amparada. falta muito para a saúde ser digna a todos mas estamos no caminho certo. Parabéns aos médicos que participam do programa, principalmente aos cubanos que apesar da ignorância de um pequeno grupo da sociedade estão desempenhando com grandeza e competência seu trabalho. Que venham mais médicos seja de Cuba,ou de qualquer lugar.

  • O Mais Médico, maracutaia com a retrógrada Cuba, se resume em prescrever soro fisiológico.
    É tão bom que quando o politicalho tem um faniquito corre para o Sírio-Libanês.
    O ferrete do governo Lula-dilma sãos outros Mais.
    Mais Corrupção
    Mais Desemprego
    Mais Imposto
    Mais Juros
    Mais Arrocho
    Mais Inflação
    e
    Mais Otários para pagarem a conta se ufanarem desse manicômio-judiciário que virou a Presidência da República.

    • Acho que o Cloves não leu o artigo. Tivesse lido, não diria o que diz. Cara, contra fatos não há argumentos. Está aí, no artigo, tudo listado, tudo o que representa o programa Mais Médicos.
      Aí vem com essa conversa aí. Diz pra gente, Cloves, o que é bom? O PSDB? Em quem tu votaste pra presidente? No Aecioporto?

      • Cara, diz aí, qual é a fonte desse post chapa-branca?!
        Me diz também, você rasga seu plano de saúde para viver à sorte de SUS e Mais Médico?!
        E final, acha justo com essa Saúde decadente Dilma cortar 12 bilhões da Saúde para garantir o pagamento de exorbitantes juros para financistas?!

        PT, Dilma e Lula (um atirando no outro agora) NUNCA foram pelo social. A parte que deu certo do programa só dependeu do empenho individual do médico, porque o governo só quis faturar tanto propina quanto eleitoreiramente.

        • É tão engraçado ver os "direitero" reclamando do mais médicos e da saúde pública em geral, mas sugerir uma solução mesmo, nada.
          A melhor solução seria tirar dinheiro da medicina particular (viva a saúde como mercadoria né) pra investir na pública. Impostos crescendo gradualmente até 50% da renda bruta de hospitais, clínicas, médicos e planos de saúde particulares provavelmente seria suficiente para custear boa parte da saúde pública.

          • É tão engraçado a viseira e a canga...
            Pelo visto ninguém aqui vai quebrar a carteirinha do Plano de Saúde Privada para viver ao Deus-dará do SUS e Mais Médicos...?
            Pelo visto ninguém aqui vai avaliar o corte de 12 BILHOES na Saúde pela Dilma Mãos de Tesoura..?
            ...

            Aí vc pede solução... solução número Um é PARAR DE ROUBAR.
            Impensável isso, né?!
            Tudo menos isso, redarguiram a petralha.

        • Cloves, faz um plano de saúde para mim? Não tenho um, não posso pagar. Você me ajuda? Assina aí o blog, basta botar metade do valor. Calcule aí um modesto, de enfermaria, para 57 anos e doença cardíaca preexistente e mais um diabetes. Não vai ajudar? Ainda bem que eu tenho o SUS....

          • Caro Brito se a carestia braba deixar eu deixo algum contigo.
            Blog de forte interação e que deixa rolar... é merecedor.
            ...
            O SUS foi concebido em 1989 (governo Sarney) e sancionado em (governo Collor) e teve de fato muitos méritos por tentar universalizar saúde pública de qualidade. Desconfio que os poucos deputados petistas de então tenham se antagonizado à iniciativa dos seus 'inimigos' figadais do momento, hoje são aliados.
            Mas o Sistema não foi atualizado com o passar dos anos e hoje, salvo voluntarismos de alguns, deixa a desejar. E o Mais Médicos atende à profilaxia, ainda lembro das aulas de Educação para o Lar, como preparar soro fisiológico.. e quando o infortúnio for maior do que uma diarreia, o que fazer?
            O que é deplorável pois o brasileiro é tungado por tributos de toda sorte e isso compromete quase metade da sua renda, repete-se por aí que são cinco meses por ano que os brazucas trabalham para o governo. Arrecadação de primeiro mundo, como Canadá.
            Logo, nada mais justo de radicalizar e exigir saúde pública de qualidade para ontem, como no Canadá. Sem desculpas esfarrapadas.
            Os Planos também não são eficientes, sempre burlam a lei e prejudicam o beneficiário. Contudo a ANS é mosca morta para enquadrá-los e o Congresso outro dia anistiou essas vituperinas operadoras das pesadas multas. É o que dá ingerência política nas Agências reguladoras.
            Já pensei em quebrar o meu Plano de Saúde, contudo me dissuadir, passei uma semana testando a Saúde Pública em geral e não tive coragem. Fico ensandecido, tungado em 27% na fonte mais os 11% da Seguridade e ter que me esfolar para pagar um Plano de Saúde caro e abusivo, é de lascar!
            Até penso que esse sucateamento é de caso pensado para favorecer à rica indústria médica.
            Mas se vigorasse a sugestão do correto senador Cristovão Buarque -PDT_DF- de obrigar os filhos de políticos em escolas públicas o mesmo fosse feito obrigando os políticos e familiares a se tratarem na rede pública, conjugada essa hipótese a uma cobrança focalizada e legítima da sociedade de pressionar que cada centavo para a saúde não tomasse rumos para ilhas Virgens ou Suíça, eu e você dispensassem-nos de vez dos mercenários Planos de Saúde.
            Esse é o socialismo que espero, de resultados e não de lengalenga. Discordo frontalmente dos que usam do princípio da irrefutabilidade para não criticar o governo vigente, que independente da sigla, é o que está vigente. Se criticar e cobrar politicas quantitativas e qualitativas de saúde pública em todas dimensões da problemática é porque então é reacionário e congêneres. Típico de fundamentalismos.
            Mas, não esqueci não viu... se a marolinha não virar tsunami, se a inflação não correr o meu resto de renda, se não levarem o meu emprego... eu doou para você. Doação legal e sem favorecimentos pessoais, diga-se passagem.
            Inté mais!

          • Acho muito chato dar papo para este cara tão primitivo e afetado cognitivamente pela mídia corporativa - anos e anos de Veja, Globo e congeneres realmente estraga as sinapses.

          • -faz-dois-anoagenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-07/programa-mais-medicoss-e-e-avaliado-pelo-tcu

      • Vicente responder ao Clov"e"s, com:
        "sãos"...
        "a conta se ufanarem"...
        "manicômio-judiciário que virou"...
        "E final"...

        ?????

      • Além de não ter lido, "esqueceu" quem tirou a CPMF e ainda aplaudiu. Foi o finalzinho do desgoverno do fhc, justamente para atrapalhar o Lula.

    • Cloves,
      você é divertidíssimo!!!
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      • Engraçado que o Cloves não respondeu à minha pergunta.
        E ele me pede fontes confiáveis. Engraçado alguém cujas declarações comprovam que sua fonte é Veja e assemelhados querer fontes confiáveis.
        E então? Votaste no Aécioporto? Responde. Qual é o teu partido?

      • Engraçado vai ver Dilma cair da bicicleta por 'pedalada' em falso..KKKKKKKK

    • Clovis, venha para o lado bom da força..quem frequenta o sírio libanês é a tucanagem de asa quebrada. Que ódio é esse do povo? Você vem nesse site por que sabe que o conteúdo é de qualidade. Pode até divergir, mas não precisa fazer oposição burra, se diminuir. Sobre o mais médicos, a presença de um médico numa comunidade dessas, em especial pediatras e clínicos, trás benefícios obvios, desatola municípios maiores e promove um acompanhamento do paciente mais eficiente, a chamada profilaxia. Isso não cabe oposição burra, é uma medida boa.

    • KKKKKKK!!!!
      "Cloves", você é uma pândega!!!
      Os governos sociais do PT tiraram milhões da linha da miséria, coisa que os governos que você parece apoiar não fizeram em 100 anos. Pobre, hoje, viaja de avião, o que você, como digno representante dos homens "bons" da casa grande deve odiar.
      Pelo que voce escreve, você não é nenhum bobo, né?
      Você não acredita que o PT que inventou a corrupção na Petrobrás, ou acredita? Não deve achar que quem deu mecanismos jurídicos para apuração da corrupção foi o Aécio Neves e não o governo petista, ou foi?
      Que a Lei que, como você diz, protege a Petrobrás foi elaborada por um José Serra da vida e o PL de sua autoria que tramita no senado é para defender a empresa e não para entregar as reservas do pré-sal a empresas estrangeiras, sem nehum compromisso com a educação e saúde neste País, ou acha?
      Para falar a verdade acho que você defende golpistas e quem defende golpistas é golpista também!
      Golpista!

    • Oh, Cloves, quem leu este artigo pra ti foi um semianalfabeto. Daí não teres entendido nada.

    • 1.Afeto pelos tucanos é coisa de petralha. Dilma e Lula teciam loas ao 'exemplar' governador Aécio e ao 'querido' estadista FHC. E o Barba chegou a cogitar o neto de Tancredo, governador por duas vezes, seu sucessor.
      2.Não é preciso ter partido ou candidato para criticar e cobrar de governante corrupto, inepto e demagogo. Basta ser cidadão.
      3.Toda leitura tem que ser crítica, seja de revista seja de blog, separar fatos de versões, mensagens latentes e efetiva, filtrar interesses e ideologias por trás das letrinhas arrumadinhas....o discutido post nem menciona a fonte para que se possa aferir a sua imparcialidade e confiabilidade.
      4. Agora, respondam se puderem:
      a) quem daqui rasgaria o plano de saúde seu ou de sua família para viver à mercê de SUS ou Mais Médicos?
      b) quem daqui avalia bem o corte de 12 bi na Saúde que Dilma fez?
      c) quem daqui acha que nesses 13 anos de governo petralha a Saúde Pública está satisfatória em quantidade e qualidade para com as necessidades do povo brasileiro?
      ....
      Acho que pelos facciosismos das opiniões aqui encontradas não se terá respostas para essas perguntas.

      O Mais Médico é um paliativo com desvantajosa relação custo\benefício. Não ataca a falta de leitos, a falta de atendimentos especializados, problemas não atacados pelos 13 anos de fracasso da política petralha para a área.
      Fazem esses manietado cubanos o trabalho de agentes comunitários na orientação de lavar as mãos antes de comer ou tomar vermífugo... melhor seria pegar a grana superfaturada do programa e investir em saneamento básico, qe é a vergonha dese país, proliferador de doenças da miséria, esgoto à céu aberto em pleno 2015.

      Afinal, o que é um esgoto de rua perante ESGOTO da atual, espero momentânea, República do Pixuleco que se encontra?!

      • Prezado Croves,
        Não é preciso facciosismo para perceber sua simpatia pelo menino do rio aécio e pelo príncipe da privataria feagacê.
        Todo cidadão tem o direito de cobrar sim, porém dentro dos limites da cidadania. Não é o que vc faz.
        Pelo que escreve percebe-se que não é nenhum bobo. Também se percebe que repete os termos da grande imprensa reacionária com viés fascista, tipo Reinaldo Azevedo. A sua imparcialidade e confiabilidade tem fundamento na revista veja.
        Agora, ninguém, em sã consciência rasgaria seu plano de saúde, para depender somente do sus ou mais médicos. Mas lembre-se que quando o avião do luciano huck caiu, foi um hospital do sus que o atendeu e a sua família também.
        Também houve um grande corte na saúde com o fim da cpmf promovido pela oposição "responsável".
        A saúde não está plenamente satisfatória em quantidade e qualidade, mas vc não pode negar que em 13 anos foi feito muito mais pela saúde do que em 100 anos de casa grande.
        Por fim, seu discurso é claramente golpista.

      • Não respondeu.
        É fácil atacar o que não está bom em qualquer governo. Todos tem imperfeições.
        O difícil é defender alguma causa.
        Quanto ao SUS: melhorou muito nos últimos 12 anos.
        Se o Serra não entregar o pré sal, melhorará ainda mais rápido. Não, eu não quero ser atendido pelo SUS. Ele tem problemas, apesar de ser observado pelo mundo inteiro como boa prática.
        Quando falas que o Lula é bandido, qual tua fonte?
        Não há qualquer indício disso, apesar de a imprensa, a justiça, a oposição, o MP, todos, por tantos anos sempre de olho em cima dele, não há qualquer indício de que tenha roubado. Só a Veja acha isso. E ter senso crítico é entender que a Veja diz o que quiser, sem compromisso com fatos.
        Te posiciona. Ficar atirando pedra de trás do muro é fácil.

        • Bem... Dirceu, João Paulo Cunha, Delúbio, Genoíno, Pizzolato, André Vargas, Renato Duque, João Vacari também eram inocentes... todos esses subordinados ao Inácio, eterno presidente-dono do PT, o mais influente nos negócios da presidência da República nesses 13 anos, o número UM na hierarquia da organização....
          Bem...palestras milionárias pagas por empreiteiras 'beneficiadas' pelo petróleo... Instituto Lula recebendo doações de empreiteiras 'beneficiadas' pelo petróleo... viagens milionárias pagas por empreiteiras 'beneficiadas' pelo petróleo... delações de contas nas suíças feitas por dono de empreiteiras 'beneficiadas' pelo petróleo... TUDO comprovado por LAUDOS, EMAILS, DEPOIMENTOS, RECIBOS, PLANILHAS E DELAÇÕES (delações que não são de coxinhas, de direitonas, de PIG.. delações dos amigões do Brahma).
          E o próprio qu
          Vou parar por aqui..
          E mesmo assim seu senso crítico não formula nenhum juízo, até um mera hipótese de cometimento de delitos do se BARBA?!
          O que tu queres?... a CONFISSÃO PREMIADA?!
          Aí já não é presunção da inocência e sim a certeza da tolice!
          Para arrematar... concordo quando vc diz que é fácil ficar atrás do muro atirando pedras.
          A petralhada passou a vida inteira fazendo isso.
          Ainda faz... esquecem que de pedra viraram vidraça.
          Para mim é superada o cai-e-não-cai da Dilma, já foi imptimada.. já não manda mais... não passa de um elemento decorativo, como um rainha, reina mas não governa.
          Já o Lula.. é uma questão de tempo.

          • É, não tem jeito mesmo. Depois de ler todas as mensagens do Cloves (qual seu sobrenome, Cloves?) não tenho a menor dúvida: esse cara é uma besta!

    • E você Cloves, para ter tanta raiva assim, deve estar bem coberto com um Plano Médico particular.

    • Complicado - o artigo é muito claro mas tem gente que falta habilidade de interpretação de texto. A verdade é que aqui no Alto Solimões, tem lugares que se não fossem os cubanos ou os estrangeiros , simplesmente não haveria atendimento . Simples assim.

    • Fui lá assisti o vídeo da globo, achei bom. Por que o Clóves não faz o mesmo e vai lá, quem sabe ele dáo aval iso cloves, prá eles.

      • Assisti também.... acho que o Mais Médicos tá mais para Mais Curandeiros... supre a enorme carência desses necessitados e abandonados pelo Estado. Se esse for o objetivo do festejado programa, conseguiram, minha gente humilde se contenta com tão pouco, um pouco de atenção, de escuta e abrem o sorrisão... minha gente humilde de só em saber que estar conversando olho a olho com um doutor já se cura, que nem o Jeca Tatu da vida... minha gente humilde roubada até a alma, tungada até a alma, de coração tão doce, de índole tão serena e cordial... que vontade de chorar...

  • Muito bom saber mais sobre o Mais Médicos! Excelente texto!
    Também fiquei feliz com a preocupação do programa em atender os índios e resgatar a cultura e cultivo de ervas medicinais. E só pra ilustrar, recentemente fiquei sabendo que um médico do Programa, que trabalha na minha cidade, está atendendo os presos na Delegacia local. Sim...há presos em delegacia (estado do Governador Beto Richa) e eles não tinham acesso à saúde (previsto na LEP e na Constituição)!

    Ohhh Clóvis...vai estudar um pouquinho, ler, caminhar pela periferia e parar de pensar no seu próprio umbigo!!! Beijinho no ombro pra ti!!!

  • Texto e vídeo emocionantes. Para nenhum brasileiro consciente botar defeito.

    • Menos para um qu está cheio de mimimi. Um tal de Cloves-Iso2000-é -pouco.

  • E olha, atacar o sus é um dos erros mais crassos que um brasileiro pode cometer, com a medicina mercantilizada no mundo, queria ver muitos se virarem sem o sus, xingam o sus até um dia ver que o plano de saude não é aquela maravilha e precisarem dele.

    • É tem razão... mas o Lula quando tem um resfriado não procura SUS nem Cuba e nem o Mais Médicos... zarpar para o Sírio Libanês.

      • Au au pra você, Croves. Você faz oposição ao Brasil e orgulha-se da própria vira-latice.

  • O sus, apesar de seus grandes problemas de gerencia, mais politica do que técnico, é um dos melhores planos públicos de saúde do planeta, eu trabalho em um hospital estadual público, e apesar do sucateamento técnológico que o governo do estado impõe para entregar o sistema pública para as OS, atendemos diariamente mais de 600 pessoas na nossa emergencia, no setor de radiologia são de 6000, a 7000 pacientes mes, então para quem não consegue pagar um plano de saúde, o sus ainda é o melhor caminho, o que falta é uma participação maior por parte de alguns médicos.E aproveitando , não concordo com o posicionamento do Clovis, o programa mais médicos veio para somar, pois quem mora na cidade é muito fácil consultar com medico, mas quem mora no interior do país como o nosso não é fácil.

  • Sou médica e apoio desde o início o programa. Só quem desconhece o interior e as periferias brasileiras é contra.

  • E muitos médicos "do bem" cobrando consultas de R$ 200,00,R$ 300,00,de pacientes de planos de saúde,cujas consultas são marcadas para 10,20,30 dias.Como a dor não espera,caímos nas mãos desses idealistas milionários.A maioria nem te cumprimenta,atendimento rápido e rasteiro pois o objetivo não é o ser humano e sim o apartamento de cobertura com vista para o mar.

  • Tenho 2 experiências com o Mais Médicos e muitas com o SUS. Aqui no DF, onde eu moro, na cidade de Planaltina conversei com um médico cubano e com duas famílias que já tinham sido atendidas por ele. Todos teceram elogios ao Mais Médicos. No interior da Paraíba, o meu irmão e aquela população é atendida pelo programa Mais Médicos e também relatam que o Mais Médicos fez ou faz a diferença. Eu tenho plano de saúde mas minha filha e seus 2 filhos não têm e são atendidos pelo SUS desde o pré-natal. Sem reclamação.

Related Post