Após muita pressão das redes sociais, o “dono” da lista do HSBC no Brasil, o jornalista Fernando Rodrigues, do UOL, decidiu vazar alguns nomes que estão sendo investigados pela Receita Federal.
São 15 nomes dos 342 que O UOL teve a generosidade de informar à Receita que estão presentes em sua lista com mais de 8 mil nomes.
Vazou para a Globo…
Explicando de novo. O UOL teve acesso aos 8 mil nomes de brasileiros com contas secretas no HSBC. Desses 8 mil, enviou 342 para a Receita Federal.
E agora vaza 15 nomes para Globo…
O esforço vem logo em seguida à abertura da CPI do HSBC, pelo senador Randolfe Rodrigues, para a qual não contou com nenhuma assinatura do PSDB.
A Globo vem bloqueando o assunto de todas as formas.
A reportagem da revista Época – que pertence à Globo – é o primeiro esforço da Vênus de estabelecer o controle sobre a narrativa desse escândalo, que tem potencial para desencadear um grande debate nacional sobre o problema da evasão fiscal.
Um problema que o andar de cima tem pavor de discutir.
A Globo, principalmente.
Enfim, ao menos o negócio já começou a vazar.
Agora que começou, não pode parar.
*
Abaixo, o texto publicado no site da Época.
A lista das contas de brasileiros no HSBC na Suíça
ÉPOCA teve acesso aos nomes dos correntistas que são investigados pela Receita Federal
THIAGO BRONZATTO
27/02/2015 21h21 – Atualizado em 28/02/2015 10h54
SOB A LUPA A lista de investigados pela Receita. O vazamento abre uma brecha no sistema bancário suíço (Foto: Reprodução)
O gaúcho Lirio Parisotto, diretor presidente da fabricante de plásticos Videolar, e a família Steinbruch, dona do Banco Fibra, costumam figurar nas listas dos mais ricos do país. Recentemente, passaram a integrar uma nova lista, muito mais seleta: a dos brasileiros que mantinham contas na Suíça e estão em investigação pela Receita Federal. ÉPOCA teve acesso à lista de 342 correntistas brasileiros do banco HSBC na Suíça e ao relatório sigiloso do Fisco sobre os 15 primeiros brasileiros investigados no caso conhecido como SwissLeaks – que desnuda o inextricável sistema bancário de Genebra.
Também fazem parte dessa lista outros empresários, doleiros e, segundo o documento, gente suspeita de ligação com o tráfico de drogas. Alguns podem ter sido relacionados só por ter conta na Suíça, o que não é ilegal.
O vazamento começou quando documentos com dados de 106 mil pessoas com contas no HSBC da Suíça foram entregues por um ex-funcionário do banco a autoridades francesas. Os documentos chegaram a um grupo internacional de jornalistas investigativos, conhecido como Icij (na sigla em inglês). E surgiram no Brasil em reportagens de Fernando Rodrigues, no site UOL. Os 8.667 brasileiros na lista tinham depósitos de cerca de US$ 7 bilhões em 2006 e 2007. A Receita recebeu uma relação de 342 investidores e analisou a lista, cruzando-a com dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Surgiu daí o primeiro grupo de suspeitos, que ÉPOCA publica com exclusividade. Agora, apura se eles de fato fizeram algo ilegal.
View Comments (25)
...PRECISOU ALGUÉM DE FORA DO PAÍS,ABRIR Á PANDORA...
Kkkkkkkkkkkk ... eu si divirto: Como os "dados foram roubados e são de origem criminosa, não merecem comentários...". Que bacana. Já dos vazamentos criminosos, e portanto, também de origem criminosa que vazam somente a respeito de supostas operações que tenham algum envolvimento de partidos aliados ao PT, esses estão todos certos.
Como bem disse o Tim Maia, o Brasil é o país onde POBRE VOTA NA DIREITA, parece síndrome de Estocolmo. Por que? Marinhos, Frias, Mesquitas e Civitas, com todos os seus satélites, tem a sua disposição poderosos instrumentos e, praticamente, fazem e desfazem a cabeça de um povo culturalmente miserável e sem opções de entretenimento. Resumo da ópera: tudo o que os governos nacionalistas fizeram de construtivo nos últimos doze anos servirá para que, mediante GORDAS PROPINAS,os donos da mídia e a elite acomodada, preguiçosa e traidora da pátria entreguem de bandeja à rapina estrangeira, agora já com valor agregado. O maior pecado destes dois governos foi o de não destroçar a verdadeira ditadura em que se vive hoje, a ditadura das 06 famiglias midiáticas. O porteiro, o taxista, o varredor de rua, o jovem, antes pobre, agora na faculdade, somente conhecem uma versão, a de que o único ladrão e o culpado de todos os males é o PT e seus principais expoentes. Quanto aos sonegadores golpistas e donos da midia e seus protegidos Alckmin, Serra, FHC, Aloysio Nunes, Beto Richa, Agripino, Aecio e por ai segue, Skaf, Steinbruck, etc. são todos santinhos, acima de quaisquer suspeitas. Afiam as garras para o golpe, iminente com a mais explicita e descarada promoção da Globo, uma rede de TV que adentra 90 milhões de lares.Pura ingenuidade de um governo que acredita que meia duzia de blogueiros sujos possa fazer frente ao Leviatã chamado Globo.
José Medeiros concordo quse que integralmente com seus comentários. A resposta aos sucessivos golpes da mídia, dos grupos financeiros internacionais e de alguns vendilhões da pátria, ela é complexa e pode ser dadade várias maneiras combinadas: a Dilma precisa usar a rede nacional de tv e rádio, poque são concessoes públicas, informando o que está sendo feito, inaugurado, novos complexos eólicos, linhas de transmissão, ajustes na economia, transposição do Velho Chico, investimentos na educação, mobilidade urbana com trns, vlt, brt, etc... Precisa dar entrevistas exclusivas para os blogueiros e mandar estes materiais para as rádios comunitárias (dispensa-se a presença de força federal para fechá-las ..... e sim incentivá-las, fortalecê-las), retirar da mídia golpista, mau caráter, os vultosos recursos com propaganda das estatais e do governo federal deixe que morram à míngua. A Dilma tem que se comunicar mais e melhor e não deixar a cargo de ministro despreparado , tonto, , sem noção !!!
Sr. Fernando Rodrigues queremos a lista completa ou o seu diploma de jornalista rasgado. Você é um jornalista ou capacho do UOL ?
Publique a lista e peça demissão do UOL, os brasileiros honestos
exigem a lista completa.
Não basta dizer que é ético e honesto, tem que ser ético e honesto.
Peçam a lista ao governo do PT. EUA, vários países europeus, Argentina já há muito têm a lista em que constam os cidadãos de seus respectivos países com contas no HSBC, alguns deles já até recuperaram parte dos tributos sonegados. Por que o governo petista ainda não tem a lista? Os jornalistas ICIJ são mais competentes que as autoridades do governo petista ? Será preguiça do PT? Incompetência do PT ? Leniência ou cumplicidade do PT?
Ele ainda não soltou a lista completa porque deve tá procurando com LUPA o nome de algum Petista.
Estariam preparando os bois de piranha para uma futura delação premiada?
Estou perplexo. Agora temos um deus chamado Fernando Rodrigues. Ele está acima do bem e do mal e julga quem deve ou não ser jogado aos lobos. Se este cara fosse uma pessoa do bem, ele colocaria todos os nomes para a Receita e Polícia Federais. Até poderia abusar um pouco, colocando para imprensa em etapas pela quantidade depositada, começando pelos maiores.
O fato é que este Fernando Rodrigues e a Folha correm um risco tremendo de total desmoralização. Estão segurando informações que deveriam ter sido repassadas por inteiro para os órgãos de fiscalização, especialmente PF, MP e Receita Federal. Imaginem se amanhã, de alguma forma, for revelado que existem tucanos gordos nessa lista, ou empresários ligados aos tucanos, ou pessoas ligadas à mídia golpista, algum colunista, quem sabe? Eles não poderão dizer que não sabiam, pois estão com a lista nas mãos e estão sonegando informações. São cúmplices, portanto. Ah, essa CPI no senado tem que arrancar essas informações!
Vamos aumentar a pressão, hoje divulguei via EMEIO esta link, para todos os meu contatos, uma centena, e pedi que repassem. Presidiamos por ordem no andar de cima, está hisotira que só os quatro Ps tem de pagar a conta já era....,agora quero os faraós
… E a Vera Magalhães da ‘Folha’ responde ao ínclito *jornalista Paulo Henrique Amorim:
[*O Berzoini será bernardizado ?
http://www.conversaafiada.com.br/pig/2015/03/01/como-a-globo-monta-o-lock-out/#comment-1854529%5D
VERA MAGALHÃES
folha.com/painel
Deixa isso pra lá
O núcleo político do governo Dilma Rousseff vai adotar uma pauta “neutra” e engavetar projetos mais identificados com o PT, como a regulamentação da mídia, nos próximos meses para evitar embates ideológicos no Congresso. Ministros avaliam que o perfil atual da Câmara e do Senado é refratário a esse tipo de assunto e que a melhor maneira de recompor a base aliada é priorizar uma pauta menos política e mais econômica, voltada para o setor produtivo, empresários e trabalhadores.
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/210087-painel.shtml
“Fui!”
Por Ricardo Berzoini!
… E a Vera Magalhães da ‘Folha’ responde ao ínclito *jornalista Paulo Henrique Amorim:
[*O Berzoini será bernardizado ?]
VERA MAGALHÃES
folha.com/painel
Deixa isso pra lá
O núcleo político do governo Dilma Rousseff vai adotar uma pauta “neutra” e engavetar projetos mais identificados com o PT, como a regulamentação da mídia, nos próximos meses para evitar embates ideológicos no Congresso. Ministros avaliam que o perfil atual da Câmara e do Senado é refratário a esse tipo de assunto e que a melhor maneira de recompor a base aliada é priorizar uma pauta menos política e mais econômica, voltada para o setor produtivo, empresários e trabalhadores.
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/210087-painel.shtml
“Fui!”
Por Ricardo Berzoini!
*O Berzoini será bernardizado ? Por jornalista Paulo Henrique Amorim
http://www.conversaafiada.com.br/pig/2015/03/01/como-a-globo-monta-o-lock-out/#comment-1854529%5D