Folha e Estadão, em matérias bem semelhantes, dizem que João Dória formalizou, hoje, a criação de uma secretaria municipal para “viabilizar recursos do setor privado”, segundo a descrição oficial, doações de empresas privadas para a Prefeitura de São Paulo.
Seja lá o que for este “viabilizar” – não posso crer que o município não tenha findos que pudessem simplesmente receber eventuais doações – boa coisa não é.
Aliás, a Folha publicou que a prefeitura tem, há muito tempo, dois textos legais, os decretos nº 40384/2001 (de Martha Suplicy) e o 52062/2010 (de Gilberto Kassab) que dão ampla liberdade para captar doações.
Uma secretaria municipal para recolher esmolas empresariais – por mais que as possamos chamar de “investimento social” – cria a figura do advogado das empresas doadoras dentro da administração pública, aquele que vai “viabilizar” as doações e é capaz de oferecer contrapartidas.
Seja em merchandising, seja em “quebrações de galho” em relações com a Prefeitura, seja em outros negócios menos publicizados.
O secretário indicado por Doria é Cláudio Carvalho de Lima,”que nos últimos 12 anos trabalhou na construtora e incorporadora Cyrela Brazil Realty”, diz o Estadão. Tempo, portanto, suficiente para conhecer as situações que levaram a empresa a entrar “na lista de propinas recebidas pela quadrilha que fraudava o Imposto Sobre Serviço (ISS)” justamente em São Paulo, segundo o mesmo Estadão.
Ironicamente, a cerimônia inaugural da nova secretaria será a inauguração de banheiros públicos doados pela Cyrella.
Faz sentido.
View Comments (11)
Falavam que Dória seria o novo Collor... pior... vai ser o novo Aécio!
Público é público; privado é privado: isto seria o correto. E mais certo ainda é o predomínio do interesse público sobre o privado. Tudo isto, em tese, o prefake sabe, mas na prática...se ainda existisse MP no tucanistão, mas, está tudo cooptado! Mas Sampa merece, se merece!
Doações manjadíssimas... doam equipamentos e ganham contratos hipertrofiados de manutenção por 45 anos. é essa gente podrida que se autoproclama do bem... só se for do bem ruim.
Bota "faz sentido" nisso. Fraudava ISS e agora é doadora... o margarina se supera a cada dia. Pobre povo paulistano. Escolhe "bem" seus achaca... representantes.
de fato, se toda entidade pública tivesse uma secretaria capaz de organizar e legalizar toda roubalheira, não haveria corrupção do tipo que morista é moralmente contra no Brasil
Defendo com veemência que temer tenha um FORA ESPECIAL! E em breve chegará o dia da margarina ter o seu também.
Que tal se ele implantasse definitivamente o imposto progressivo. Estabeleceria a justiça tributária ao mesmo tempo em que receberia muito mais recursos desses empresários do que os mesmos viriam, porventura, "doar".
-
Mas, aí seria coisa de comunista e, como sabemos, tem muita gente querendo que os comunistas sejam eliminados da face da Terra.
-
A coisa toda fica ainda mais patética, quando vemos os que se dizem indignados com a corrupção, que querem ver todos os petistas na cadeia, nem darem bola para esta barbaridade implantada pelo Dória.
Doria é tão.... Nada ! Sem projeto político, sem competência, sem caráter. Agora ego tem de sobra. Ô se tem !!
Pessoalmente, acho que a única coisa que pode explicar a eleição desta criatura insignificante e ridícula é a manipulação das urnas eletrônicas. Aliás, há muitos e muitos anos venho afirmando que só vou acreditar na idoneidade destas urnas no dia em, após clicar em "FIM", uma impressora me entregar um comprovante com os nomes e números dos candidatos em quem votei, para que eu possa conferir e, em seguida, depositar em outra urna, o que permitira futura conferência e recontagem dos votos.
Morando e viajando pelo primeiro mundo ha mais de 30 anos, nunca vi tal policy. Este boneco e' mesmo um atrasado. kkkkkk