Doutor Florentino, pior do que está não fica

O Dr. Florentino Cardoso, o presidente da AMB (Associação Médica Brasileira), diz na Folha que a população de baixa renda será a que mais vai sofrer com a vinda de médicos cubanos, anunciada ontem pelo Ministério da Saúde.

O motivo?

“Muitos não vão nem saber se tiveram um atendimento satisfatório, ou se o procedimento adotado fazia sentido. Vai ser uma tragédia.”

Claro, porque os médicos cubanos são incompetentes, incapazes, nem se comparam aos médicos brasileiros, que recebem o registro e a autorização para clinicar sem passar pelo “Revalida” que se exige aos formados fora do Brasil.

Ele se esquece, porém, que estes médicos estão indo para onde os nossos doutores acham muito sujinho e atrasado para merecer sua presença.

Mas ainda que não fosse assim, o que o Dr. Florentino diz destes médicos brasileiros, que não seriam “uma tragédia” para as classes mais pobres?

Vejam só, no Estadão:

Se já consideramos o retrato da saúde pública como filme de guerra, vejamos o que mais há por aí. Nos últimos anos faculdades de medicina foram criadas às dezenas de norte a sul do País, a maioria escolas privadas (estarão visando somente o lucro?) sem estrutura mínima para formar bons médicos. Falamos de cursos sem hospital-escola, com corpo docente não adequadamente qualificado, bibliotecas precárias, grade pedagógica deficiente.

O resultado é o que vimos dias atrás, quando o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo apresentou o resultado das avaliações de prova facultativa com estudantes do último ano de Medicina. Quase metade deles não sabe interpretar uma radiografia, fazer um diagnóstico após receber as informações dos pacientes. Metade ainda faria o tratamento errado para infecção na garganta, meningite e sífilis e não é capaz de identificar uma febre alta como fator que eleva o risco de infecção grave em bebê. O que podemos esperar? E nossos filhos, pais, amigos e parentes de pessoas formadas com tamanha insuficiência de conhecimento? É, de fato, assustador.

Dr. Florentino, o senhor acha eu um médico formado em Tegucigalpa não sabe tratar uma infecção de garganta, como diz o senhor metade dos médicos brasileiros não sabe?

Claro que não, não é? Pode crer, pior do que está não fica, até porque eles vão atender brasileiros que nem os incompetentes que o senhor diz que são a metade dos médicos brasileiros querem cuidar.

Fernando Brito:

View Comments (61)

  • Perfeito, Fernando, você já disse quase tudo, só tenho que assinar junto. Gostaria apenas de faze chegar aos ouvidos e mente do tal Florentino (muito bem caracterizado) o que falou o Deputado Federal do PT, José Guimarães, quando acrescentou: "O povo brasileiro não quer saber a origem do médico: quer é ser atendido de forma humanista e profissional. Médico não precisa de certificado de ideologia, precisa é ser profissional preparado para cuidar das pessoas". Será que os nossos doutores não têem mais que aprender com eles?

  • Esse Dr. Florentin ta com medo de que? Se a unica coisa que os médicos brasileiro se preocupam é com o contra cheque e mais nada.

  • Pois é, Fernando. Infelizmente, o corporativismo de minha classe profissional fala mais alto que o direto inalienável à saúde da população mais carente.

    Recebi, ontem, um email do CRM, esticando ainda mais esta corda, desejando a ruptura em vez de se preocuparem com os mais necessitados de nosso país:

    "CORRESPONSABILIDADE

    Alerta aos médicos gestores, supervisores e tutores do
    Programa “Mais Médicos”

    Preocupados com a segurança dos pacientes brasileiros atendidos por médicos estrangeiros sem aprovação no exame Revalida em seus moldes atuais, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e os 27 Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), reforçam à sociedade a importância de que sejam observadas as normas éticas da categoria, atualmente em vigor.

    As entidades ressaltam aos gestores públicos e aos médicos supervisores e tutores do Programa “Mais Médicos” que, no exercício dessas funções, também estão sujeitos às regras previstas no Código de Ética Médica, conforme explicito no inciso I do seu Preâmbulo e em seus Princípios Fundamentais.

    Ao assumir compromissos com o programa criado pela MP 621/2013, os médicos em cargos de gestão pública ou de supervisão e tutoria de ensino assumem corresponsabilidade com o profissional estrangeiro em caso de:

    1) Denúncia ou constatação de dano a paciente por ação ou omissão, caracterizada por imperícia, imprudência ou negligência;

    2) Indicação de procedimento, mesmo com a participação de vários médicos, que resulte em dano;

    3) Não uso em favor do paciente de todos os meios disponíveis de diagnóstico e tratamento, cientificamente reconhecidos e a seu alcance;

    4) Acobertamento ou conduta antiética em desfavor do paciente.

    Portanto, conforme os ditames dos artigos 1°, 3°, 5°, 6°, 18, 32 e 50 do Código de Ética Médica, tais médicos estão passíveis de processos e penalizações de caráter ético-profissional, civil e criminal pelos atos praticados por participantes e intercambistas do Programa Mais Médicos”.

    A população, que se sentir prejudicada, pode encaminhar suas denúncias aos CRMs do Estado onde houver sido realizado o atendimento para que as providências sejam tomadas.

    Conselho Federal de Medicina - Conselhos Regionais de Medicina
    Brasília, 13 de agosto de 2013""

    A íntegra do documento: http://mailmkt.mandic.com.br/emkt/tracer/?1,1556486,96d7b771,00c9

    Simplesmente lamentável.

    Abs,

    • Ricardo, você é um médico que me representa (pra usar a expressão da moda).

  • Já contei essa história em outros blogs, mas não custa repetir.
    Quanto Paulo Marinho foi prefeito de Caxias, Maranhão, na década de 90, "importou", acho que forma pioneira no Brail, vários médicos cubanos e os enviou para os povoados do município. A experiência foi muito exitosa para a população carente do município, muitos dos quais nunca tinham tido contato com um médico formado.
    No entanto, a pressão dos Conselhos Estadual e Federal de Medicina foi tamanha que ele teve de interromper o projeto e devolver os médicos a Cuba.
    Resultado: nenhum doutor brasileiro, obviamente, foi para os povoados substituir os cubanos e a população voltou a ficar à míngua de atendimento médico.
    É nisso que resulta o corporativismo e insensibilidade social da "máfia de branco", como já dizia o Millôr.

  • Assim como existe o exame da O A B (Ordem dos Advogados do Brasil), poderia, também, existir o exame da O M B (Ordem dos Médicos do Brasil)...e vai daí que...

  • Mas o município no site está contratando especialistas. Será mesmo que não tem mesmo após 10 anos de governo do PT?

  • Corja de comunistas safados, PUTA QUE O PARIU ! Vocês querem mesmo é os agentes militares cubanos trabalhando na COMUNIZAÇÃO TOTAL DO NOSSO BRASIL! BANDO DE FILHAS DA PUTA !

  • Que se exploda Che...quero saber onde está Amarildo?

  • Corja de comunistas safados, PUTA QUE O PARIU ! Vocês querem mesmo é os agentes militares cubanos trabalhando na COMUNIZAÇÃO TOTAL DO NOSSO BRASIL! BANDO DE FILHAS DA PUTA !

  • Corja de comunistas safados, PUTA QUE O PARIU ! Vocês querem mesmo é os agentes militares cubanos trabalhando na COMUNIZAÇÃO TOTAL DO NOSSO BRASIL! BANDO DE FILHAS DA PUTA !

    • O único filho ... aqui é você. Entenda que todos os brasileiros tem direito a médico, independentemente de onde mora. Entenda que há um déficit de médicos no Brasil e que isto não é resolvido de um ano para outro.