O Brasil é uma democracia e tem instituições livres.
O procurador-geral da República, Dr. Rodrigo Janot, tem mandato fixo, não depende de quem esteja na Presidência para seguir em seu cargo.
Não há, portanto, qualquer dúvida de que conta com toda a liberdade de agir autonomamente, sem obedecer ou dar satisfações senão à sociedade e à sua consciência.
Assim como não há dúvidas de que, sobretudo num momento eleitoral, cabe-lhe a responsabilidade de zelar para que simples acusações não sejam apresentadas como conclusões, condenações ou fatos consumados.
Aliás, como está sendo feito nas denúncias sobre a Petrobras, sob o beneplácito do Judiciário e do Ministério Público.
Ontem, foi apresentado pelo Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim, um documento onde o então secretário de Governo de Minas Gerais, Danilo de Castro, encaminhava ao senador Aécio Neves uma relação de doadores e receptadores de mais de R$ 160 milhões de reais durante as eleições de 2012.
Foi aqui reproduzido com todas as ressalvas de que caberia ao MP investigar.
O relato dizia que o Procurador chefe do MPF em Minas, Eduardo Morato Fonseca, o havia encaminhado ao Procurador-Geral da República, por tratar-se de possível indício de crime praticado por agente político com foro privilegiado.
É necessário e urgente que a Procuradoria confirme ou desminta ter o documento e, neste caso, quais as providências tomou ou tomará.
Seja, porque verdadeiro, de a processar os autores da maracutaia; seja, porque falso, a de processar os autores de uma fraude.
Há mais de um mês, o Procurador mandou investigar a propriedade e as condições de cessão do jato usado por Eduardo campos até seu trágico acidente.
De lá para cá, a opinião pública não soube mais nada a respeito.
Já do caso Petrobras, todo dia surge uma novidade, embora algumas, como a da acusação de que o ex-presidente do PSDB tenha exigido suborno para engavetar, em 2009, a CPI sobre a empresa, sumam assim que apareçam.
Não há justiça com estardalhaço para uns e silêncio para outros.
Ninguém espera que o senhor se paute pelo que dizem os blogs ou pelo que digam os grandes jornais.
O que se espera – mais, se exige – do chefe de uma instituição que tem como objetivo zelar pelo cumprimento da lei – a eleitoral, inclusive – é que não oculte ao povo brasileiro a confirmação – ou a negativa – de que há um procedimento em curso para apurar o que o documento ontem divulgado revela: um esquema de corrupção eleitoral equivalente, em 2012, a mais de US$ 100 milhões.
O suposto fato está público, embora não esteja nos grandes jornais. É preciso saber se ele corresponde a um procedimento da PGR e, se não, porque foi descartado.
Aqui, ao menos, vai-se registrar que existe o documento e o que se fará (ou não fará) dele.
Do contrário, estaremos diante de um escândalo, em que as acusações a um dos lados da contenda eleitoral são gravadas, vazadas, editadas e selecionadas e, ao outro, engavetadas.
View Comments (86)
AINDA SOBRE CRÔNICA POLICIAL!
SENSACIONAL!
Manno ironiza apoio de Geddel a Aécio: ‘Confirmou tudo que eu achava de políticos escrotos’
O músico e compositor Manno Góes não anda muito feliz com a campanha presidencial neste segundo turno. Depois ter der disparado contra Aécio Neves em seu Facebook (veja aqui), o artista resolveu ironizar o apoio de Geddel Vieira Lima (PMDB), candidato derrotado ao senado, ao tucano: “Meu ídolo dessa eleição é Gedel! Confirmou tudo que eu achava de políticos escrotos!”. Posteriormente, Manno afirma: “Como um rato, foi o primeiro a pedir pra tirar as fotos dele do lado de Aécio, quando Aécio estava caído nas pesquisas. Agora, posa de gordo amigo em trio elétrico. Geddel: é por pessoas como você que eu voto em Dilma!”.
Sábado, 18 de Outubro de 2014 - 11:47
FONTE: http://www.bahianoticias.com.br/holofote/noticia/37102-manno-goes-ironiza-apoio-de-geddel-a-aecio-confirmou-tudo-que-eu-achava-de-politicos-escrotos.html
Eu tenho 51 anos. Ao longo destes, conheço Alceu valença, Zé Ramalho, Elomar Figueira, Geraldo Vandré, Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, Luiz Melodia, Chico Buarque, Gilberto Gil, Jackson do Pandeiro, Clara Nunes, João do Vale, João Nogueira, Renato Andrade, entre outros.... Alguém poderia me dizer, quem é Mano Goes?
Vou ali dar uma sentadinga, porquê se eu esperar em pé, eu canso.
A nossa justiça concorre quase que em pé de igualdade no apoio às causas conservadoras e aos seus patrocinadores particulares, claro com algumas exceções. Muitos são subjugado pela pressão midiática.
Infelizmente o MP deverá engavetar essa denúncia, apesar da prova autenticada em cartório. Os tucanos foram precavidos em colocar seu pessoal no MP e no Judiciário para garantir que as acusações contra o PSDB e seus aliados não fossem levadas a frente. E o que é pior, só levam a diante as acusações contra o PT e a base aliada e ainda fraudam a lei e a constituição como no caso da AP 407. Esse é o país em que vivemos, a justiça faz política e dá o golpe no fechamento das eleições.
Quem indicou o Janot?
Foi o FHC, ou o Serra, ou o Aécio?
Esse Listão do Aécio, em pleno processo eleitoral é caso de nulidade das eleições.
Acordei com um pensamento;
Acho que estamos sendo vítimas de um gigantesco trabalho de direcionamento da opinião pública.
Uma grande jogada de convencimento, um trabalho de "marketing" de âmbito nacional.
-------------------------------------------------------------------
O alvo desse trabalho seria MANTER AS COISAS COMO SEMPRE ESTIVERAM
Eles estão com medo !
Estão pressentindo perigo à vista.
A mídia está com medo 1
Sabem que, se Dilma tiver um segundo mandato, vai mexer com o monopólio da mídia.
Sabem que, se Dilma tiver um segundo mandato, assuntos como reforma politica e financiamento de campanhas poderão crescer.
Isso sem falar em outros temas.
----------------------------------------------------------------------
Essa é a QUESTÃO BASE de tudo o que estamos vendo, lendo e ouvindo atualmente.
A quebra do monópólio da mídia seria o "fim do mundo", para eles.
Esses assuntos parecem ser A BASE DE TODO O PODER DOS GRUPOS "DONOS DO BRASIL"
----------------------------------------------------------------------
Essa coisa de "fora PT", "fora Dilma", "PT nunca mais", denúncias seletivas na Petrobrás, mensalão, etc, parecem organizadas demais para serem espontânea.
Não estou inocentando ninguém, apenas dizendo da maneira como divulgam.
----------------------------------------------------------------------
Sem essas reformas nada muda no Brasil.
Esses assuntos são a ESPINHA DORSAL de qualquer tentativa de real democracia no país.
Caso o PSDB volte ao poder, podem esquecer esses temas.
Por muitos anos não teremos chance de cuidar desses temas, ou pior, farão essas coisas do jeito deles.
Se perdermos essa chance, enquanto temos um governo popular, podemos dar adeus
----------------------------------------------------------------------
Temos de reeleger Dilma ! Temos de reeleger o PT de ponta a ponta.
O povo brasileiro não deve esquecer a luta que Vargas e Brizola tiveram com esses grupos
Convoco, a todos que lerem esse texto, que reflitam sobre isso e passem adiante.
Bull"s Eye ! É isso mesmo camarada, acertou na mosca ! Esse é um dos eixos o outro passa pelo petróleo do Pre-sal e pelos BRICS.
A Bancada do PT na Camara e no senado tem a obrigação de pedir uma audiencia ja na segunda feria, 20/10/14, para ve o Sr. Janot, como anda esta investigação?
Levantar se a denuncia é veradeira. Se for que a Policia Federal investigue. Não precisa fazer divulgação seletiva como é para atacar o PT, Dilma e Lula. Com video mostrando o teto, sem provas, entregue a Rede Globo e Veja.
Toda vez que a Veja faz acusação leviana contra o PT os deputados e senadores da oposição, não vão até o STF e Procuradoria Geral, acompanhar e pedir apuração rigorosa?
Cada vez mais o aparelho mp/judiciário se desmoraliza perante a população que,
regiamente, o sustenta.
TSE proibe campanha de Dilma de denunciar aecioporto:
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/proibir-falar-de-claudio-e-um-atentado-contra-a-democracia/
O TSE está fazendo parte do golpe . É vergonhoso ver como age a nossa justiça.
Já falei, por aqui. Dilma e nós o povo generoso do Brasil, temos que ganhar a Eleição da Globo, Band, Sbt, Veja, Isto é, Estadãoo, Folha, RBS, STF, MPF, PF, e TSE, e boa parte do Judiciário Brasileiro! Se ESTE Golpe armado por esta Elite não nos vencer, sairemos desta mais fortes do que nunca, e a Democracia Brasileira terá o maior amadurecimento da sua jovem história. Democracia amadurecida, não pelas Instituições Constituidas -em especial o Poder Judiciário e sua Balança com 45º inclinada à Direita- ou pelo Oligopólio Mediático Instalado desde e pelo Golpe de Estado de 1964, mas pelo ESPÍRITO DE LUTA e DIGNIDADE da Grande Maioria do Povo Brasileiro. E deveremos, sim , dia 26, após confirmada a reeleição de Dilma, tomarmos um "porre" de felicidade, para comemorar a VITÓRIA DA JUSTIÇA POPULAR, não da justiça togada elitizada, coorporativada e anti-democrática. A esta, já na segunda feira dia 27 é preciso que se inicie um processo de depuração e reformulação de seus DEVERES CONSTITUCIONAIS, sob pena da nossa Menina Democracia sofrer novamente Tentativa de ESTUPRO!
Você ainda chama isso de justiça? Se isso for justiça, prefiro viver em um país que não a tenha, pois já que não funciona, ou melhor funciona para privilegiar um lado em detrimento do outro, portanto pior que se não existisse, se assim fosse não teríamos que arcar com um poder tão caro e tão inútil.
Concordo, Yule. Mas é a que temos e só nós devemos mudá-la, sob risco de voltarmos a ser colônia. E isso não queremos. Por isso falei, se passarmos por esta -e vamos passar- segunda depois da ressaca, batemos nas portas dos blogs, para juntos iniciarmos a próxima batalha, que é a de MORALIZAR AS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS DO BRASIL!
Bem se depender dessa "tchurma" estamos ralados. O Brasil é um país em que, se um governo não alinhado ao capital financeiro é eleito terá contra si a Imprensa, Ministério Público, Justiça, os que militam em profissões liberais,os fazendeiros, os rentistas, os parlamentares de oposição, os coxinhas e conservadores raivosos. É duro um país progredir com tanta má vontade e o sentimento que o Brasil não pode dar certo, pois o nosso destino é ser explorado pelas elites e capital internacional.