Anuncia-se um pronunciamento da Presidenta Dilma Rousseff em rede de rádio e televisão para daqui a alguns dias.
A mídia, escancaradamente, já chama a atenção para um risco de “panelaço” e para a proximidade com a “Marcha dos Coxinhas-Parte 3” prevista para o dia 16.
É lógico que a Presidente deve falar – e deveria estar falando muito mais, há muito mais tempo.
Mas será erro igual ao desastrado pronunciamento que gerou protestos antes, onde aparecia balbuciando desculpas, fazer um discurso triunfalista, mesmo que temperado com o honesto reconhecimento de problemas.
Segundo o “Painel” da Folha, Dilma “fará em agosto uma ofensiva para demonstrar sustentação política, social e econômica. Intensificará viagens, anunciará programas e reforçará marcas populares do primeiro mandato. Por sugestão de Lula, a presidente se reunirá com todos os movimentos sociais próximos ao PT, fotografará ao lado dos governadores do país inteiro e retomará o “conselhão”, fórum do Planalto com empresários.”.
Francamente, não creio na eficácia de nada disto e, pior, acho que tudo será um convite à demonstração daquela famosa “Lei de Murphy”, que enuncia que “tudo o que pode dar errado, dá”.
Perdeu-se, meses atrás, a chance de falar afirmativamente e este momento não volta.
Não adiante pedir compreensão, paciência e colaboração. O povo não tem porque tê-la, se as elites a negaram, ao ponto de o tal “ajuste fiscal”, até agora, praticamente , não ter tirado um centavo de quem tem para dar.
Ao contrário, via juros, deu bilhões a quem nunca perde no jogo do arrocho.
É preciso agir, agora, e incisivamente. E naquilo que mais preocupa a população mais pobre: os preços dos alimentos e o emprego.
O processo de desestabilização que se faz contra o Governo eleito no Brasil não é diferente dos que se fizeram e fazem em todos os países latinomericanos que assumiram uma orientação progressista na década passada.
Eles sobrevivem porque os enfrentaram, não porque tenham passado a mão na cabeça dos adversários, como se fosse possível amansar tigres famintos, sempre famintos.
É preciso buscar as fontes de sua legitimidade: a defesa do emprego, do salário, da soberania brasileira.
E fazer com que dela brotem medidas concretas.
View Comments (26)
Concordo com você.
Se for para ficar se justificando e dando desculpas é melhor não falar nada.
Eu também estou esperando as medidas para que os ricos ajudem a pagar o ajuste fiscal. Não as vi e creio que não as verei jamais.
Ainda acho que com o Aécio ou a Marina as coisas estariam piores do que estão. Mas, não posso negar que a Dilma2 é uma decepção.
Fernando Brito, de pessimista você está quase passando a urubólogo. Seu urubômetro, em relação ao governo, está marcando, neste domingo, 2x1x0 (cacetadas X neutros X elogios) – dois posts de cacetadas no governo, um post neutro e nenhum elogio.
Concordo com você ,pois agora é um momento de estarmos defendendo a presidenta Dilma, e não de estarmos dando munição para essa corja que só quer jogar a democracia na lata de lixo.Fazendo comentários negativos sòmente conseguiremos com que as pessoas que lutam por um ideal de um país mais justo se sintam desanimadas e sem vontade de lutar.Um exemplo de comentário negativo que acabou sendo um tiro pela culatra ,foi o que fez o CAF com a campanha negativa em cima do Suplicy, e o único resultado que ele conseguiu foi eleger o COISO para senador,e estamos vendo o resultado dessa besteira.Portanto, vamos procurar sempre erguer a moral dos frequentadores dos blogs progressistas, e não colocá-la em baixo do chinelo.
rsrs Brito, brizolista é fogo!
Às vezes me pego com vontade de desistir. Mas, depois de uma reflexão, volto a ser mais combativa. Está difícil. Está, mesmo, difícil. Isso nem começou com Dilma. Lula tem sua parcela de culpa. No dia das eleições, onde, por um momento, aécio -Deus me perdoe- já comemorava a vitória e depois teve que engolir Dilma,pensei: vai vir chumbo grosso por aí. Eles esperavam a vitória. Eles contavam com ela. Às vezes, sinceramente, não consigo enxergar bem o que Dilma poderia fazer diante deste fascismo que temos visto. É algo sem precedentes.É como se algo tivesse sido prometido pra agora e para alguém, e viram seus planos irem por água abaixo. Não tirarão Dilma. O que querem, é acabar com o PT. Vão deixar pra 2018. Acredito que a maioria pensa assim, por isso estão dando um soquinhos em cunha. Ele quer pra hoje, pois pretende ser o primeiro ministro, se serra deixar.
Sabia que isto viria, assim como sabia que pouco poderia ser feito, porque quem manda realmente no Brasil é a mídia e ela endoidou de vez. Escancarou.
Mas não vamos nos entregar sem lutar. E não vamos botar a cabeça na areia. Nossa luta não vem de hoje. Vem desde que Lula se candidatou pela primeira vez e não parou mais.
Se eu não parar de escrever, ficarei o dia todo aqui. É meu pequeno desabafo.
O que a inexistente área de Comunicação do governo poderia também investir mais em inserções de vídeos breves, em rede nacional, como este sobre a indústria de defesa onde Dilma nem aparece (o que no momento é mais oportuno) e dura menos que 10 minutos:
https://www.youtube.com/watch?v=gzqVYH8Ft04
Temas para vídeos como este não faltam.
Concordo totalmente!
Digo ainda mais, acredito que a fala da presidente terá o mesmo efeito da fala do Collor quando foi à TV.
A presidente, ainda no ano passado quando o moleque de Minas começou a contestar o resultado da eleição criando o clima para a situação que vivemos hoje a presidente deveria ter convocado uma cadeia de rádio e TV para por os pingos nos iiiis esclarecendo, informando e pedindo apoio de todos que votaram nela.
Teria reduzido o moleque a pó!
Que fez ela, fechou-se no palácio!
Talvez Dilma perca seu mandato, as chances hoje são muito grandes e ela está isolada politicamente. Acredito que nem no seu vice e atual coordenador político possa confiar.
Esta cercada por um bando de mentecaptos a começar do babaca que está no ministério da justiça.
Eu acredito nela, mas também imputarei a ela a culpa pela perda do mandato conseguido as duras penas nas urnas.
O problema maior é que do outro lado não há um Itamar, um Brizola, um Celso Furtado, um brasileiro com orgulho de ser brasileiro e que pense no país antes de si e de sua família.
Do outro lado existe abutres prontos para se debruçar sobre a carniça que este país se tornará caso Dilma perca seu mandato.
Pois é, eu tenho visto gente perdendo emprego, os juros aumentando e ao mesmo tempo vejo o Banco Itaú batendo recorde de faturamento, o Bradesco faturando mais ainda nesse momento de crise. Sim o Itaú, aquele mesmo que montou um camarote na avenida Pulista com um super café da manhã com piriguetes produzidas e piranhas de luxo fazendo cara e bocas para pedirem o afastamento de uma Residente que foi eleita regularmente. Esse é o Brasil e a Dilma ainda preocupada em afagar essa gente imoral, desumana e gananciosa. Assim é foda né Dilma? Vamos pra cima desses filhos da puta!
Olhem como foi o 2o. mmandato de Cristina Kirchner. Não esqueçam que o projeto contra a corrupção é fake, vem de fora (semelhante aqueles dos anos de 1964 e dos anos da operação Condor) e visa a América Latina. Mais uma vez. Estaremos alerta todos os que prezam a democracia, uma batalha sempre em construção.
Hoje mandei uma mensagem para a presidenta da república: http://www.2.planalto.gov.br/fale com a presidênta. Falei que nos queremos que ela seja a nossa lider, que fale com e para o povo simples, que não jogue nos ombros de quem nao tem voz, defende-la, que queremos que nos lidere e defenda-nos. Provavelmente seus acessores não passarão minha mensagem. Se todos que me lêem, também mandasse uma mensagem , isso repercuteria, talvez chegasse a ela. Mas, não acredito em milagres. Sabe a estória do passarinho no incêndio? EU ESTOU FAZENDO A MINHA PARTE.
Sempre envio mensagens à Presidenta. Ouvi do Heródoto Barbeiro na Tv que a Dilma vai lançar um site para a população se manifestar.
Certíssimo. Tudo dito.
Chega! Cansei desse pessimismo e de dizer que tudo é culpa da Dilma! Não, não é tudo culpa da Dilma é culpa da esquerda que foi se rachando enquanto a extrema direita foi se unindo e ganhando espaço. E, por isso, para não admitir os erros, a esquerda parece que está disposta a entregar a Dilma aos leões porque ficou com medo dessa direita quase nazista que está se levantando.
Me fartei desse comportamento covarde e autofágico da esquerda.
Quer saber? Se a Dilma cair não vou dar seu despojo para NADA que venha da esquerda, pois nunca mais irei apoiar uma ideologia que se acovarda pensando apenas em como vão dividir o despojo de uma presidente legitimamente eleita e contra a qual não existe uma fagulha de desonestidade.
Ou a esquerda se une e impede o golpe ou então eu nunca mais participarei de fóruns ou votarei em quem quer que seja da esquerda. Prefiro inimigos declarados que falsos amigos.
Se quiserem ir à luta me chamem! Se quiserem "enfiar o rabo entre as pernas" que o façam, mas nunca mais contem comigo para nada. Fui!