A BBC publicou uma curiosa reportagem sobre o financiamento recebido pela Beija-Flor do ditador Teodoro Obiang Nguema para exaltar as maravilhas da Guiné Equatorial.
Permita-me avisar ao coleguinha Jefferson Puff, que é brasileiro mas fez carreira no exterior, que isso não é, propriamente, uma novidade nem na história da Beija-Flor, nem nas escolas de samba cariocas.
Nem é preciso falar dos tempos em que os bicheiros – oficialmente, criminosos – eram as grandes celebridades nos desfiles.
Ou na cumplicidade explícita de escolas com políticos, como fizeram contra Brizola, com as bençãos de João Figueiredo, Anísio Abraão David e Castor de Andrade.
Ninguém quis fazer uma investigação sobre como o apartamento de Anísio – invadido espetacularmente pela Polícia Federal descendo de rapel de um helicóptero (não entendo porque não pela porta) tinha sido vendido a ele pelos filhos de Roberto Marinho, um ano depois da morte do velho, que fazia festas suntuosas ali no réveillon.
Já imaginaram se fosse o José Dirceu comprando o apartamento de Mendes Júnior?
Como estou velho e sem paciência com a hipocrisia de nossa imprensa, dos políticos e das autoridades, além de ter aguentado por anos a fio as histórias dobre ligações entre Brizola e o jogo-do-bicho, só porque ele proibiu as operações “quebra-caixote” (como eram conhecidas as incursões sobre os pontos de bicho, com prisão e agressão aos pobres apontadores, gente muito pobre e que estava ali trabalhando), resolvi reproduzir o post de Nílson Lage, no Facebook, que entra de sola neste assunto.
Infelizmente, a nossa turma moralista é igual àquela piada sobre a razão de os gringos no Carnaval com dois dedinhos apontados para cima. Para quê? Para que não lhe olhem os pés desajeitados, com os da nossa moralidade seletiva, que só fica indignada quando interessa.
A realidade é essa, assumam
Nílson Lage
Se há coisa que me chateia é hipocrisia.
Quem queriam que financiasse o carnaval carioca?
O tesouro nacional?
As gravadoras, que fariam desfilar como destaques Beyoncé, Ricky Martin e Julio Iglesias, ao som de rock, country e rap?
As multinacionais, cobrindo de logos e marcas o desfile, com a rainha da bateria anunciando preservativos durex e a magnífica comissão de frente fantasiada de semente Monsanto?
Políticos com certificado de democracia, folha corrida e vida ilibada – com dinheiro de quem?
Queriam que o carnaval voltasse a ser, como antes, uma festa de bairro, com corsos de carrinhos da classe média (confetes, serpentinas…), escolas mambembes e blocos de sujos?
Assumam a realidade.
O jogo do bicho é uma tradição enraizada, assumida, consolidada no Rio de Janeiro e no Brasil Todo combate ao jogo do bicho é, na verdade, achaque de bicheiros.
O mesmo está acontecendo com o tráfico de drogas. O tráfico sustenta um aparelho repressivo corrupto, num nível muito mais alto do que se imagina.
Houve mil oportunidades, há milhares de jeitos de regularizar o jogo do bicho. Não regularizam porque não querem, ganham mais com ele.
Algo similar com a “guerra ao tráfico”, conduzida com a inteligência de uma bush-barata. Cada carga apreendida, cada bagrinho preso, é mais dinheiro que entra no sistema.
Para quem vai à festa e gosta dela, não importa quem paga. Importa, sim, a mensagem estética, ética e politica do desfile.
View Comments (20)
Sugiro corrigir, ao que parece a Guiné em questão é a Guiné Equatorial e não a Guiné-Bissau.
Valeu
Os verdadeiros donos do jogo do bicho, assim como os das drogas, não tem o menor interesse na legalização. Teriam que pagar muito imposto, leis sociais, etc. O lucro é líquido.
Uma importante correção, caro Fernando Brito: o presidente Teodoro Obiang Nguema é da Guiné Equatorial e não da Guiné Bissau.
Obrigado, corrigindo
Sr.Nilson.Estes fabricantes de cretinice e hipocritas que pululam à nossa volta,somente curam,com A FORÇA DAS ARMAS.Claro que sendo eles,os alvos e não o povo pobre onde lguns são apontadores do jogo do bicho.Por acaso é o jogo mais honesto que existe,pois pagam os premios,mesmo que as anotações tenham sido feitas em pequenos pedaços de papél.Por falar nisso,quanta feira vai sair cachorro na cabela.O milhar,8209.Milhar e centena do primeiro ao quinto.
Fernando, a hipocrisia nacional dá nojo até em barata. Todos nós sabemos, desde criancinha, que o crime organizado, os bicheiros, traficantes e outras "pessoas do bem" são os verdadeiros financiadores das escolas. Nenhuma escola consegue fazer um carnaval com tanta organização, planejamento, luxo, etc... sem dinheiro. E, nenhuma escola consegue tanto dinheiro, apenas vendendo fantasias e fazendo feijoadas beneficentes durante o ano. Alguém tem que bancar tudo isto. Porém, o mais triste neste festival de hipocrisia é que na hora do desfile, a emissora de tv oficial do brasil, e dos coxinhas, é a grande transmissora de todo o desfile. Seja em São Paulo como no Rio. Ou seja, durante o ano o Governo é criticado, a policia é criticado, os bandidos são execrados e assim por diante mas na hora do desfile de carnaval jogam tudo isto p/ debaixo do tapete e tome carnaval na "moleira oca" do povo. Abs....
Se o jogo do bicho não é contravenção.
Por que proibi-lo?
Se o jogo de bingo não é contravenção,
por que proibi-lo?
Se os coitadinhos que vendem cocaina
nos pontos, não são criminosos, por que
prende-los?
Os caça moedas, não são proibidos?
Eita Brasil injusto este, libera tudo isto.
Acaba com esta "FOLIA", e vamos ver no que dá.
Se der errado, aperta a tecla "return".
Se ser usuario de Cocaína, maconha, alcool, cigarro..
não é ser contra a nossa sociedade, por favor solte eles!
Imagino quantas toneladas de "FELICIDADE", foram e serão
vendidos no RIO, junto com a FESTA MAIOR.
Quantos morrerão até agora, por que, não entendem que poderia ser
liberado.
Mas se até a Globo ganha com isto..então esta tudo certo.
Hipocrisia pura, aliás tai uma coisa que é culpa desse governo do PT , doze anos sem peitar o PIG.
Outra coisa é a fixação que o PIG tem justamente com a Beija-Flor, quando se sabe que todas as escolas possuem exatamente as mesmas fontes de financiamento.
E afinal qual a fonte de financiamento das Organizações ( ? ) Globo ?
...
**** *************
**** *************
************* ****
************* ****
************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.
Lei de Mídias Já!!!! **** ... "Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma" *** * Joseph Pulitzer. **** ... ... "Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo" *** * Malcolm X. ... ... ... Ley de Medios Já ! ! ! . . . ... ... ... ...
No jonal da band eles colaram a noticia na dilma dizendo que o governo tem relaçoes comrrcias com esse pais sendo assim apoiava aquela ditadura.
E o PT, vai deixar se destruir se fazer nada?