No post anterior andei tomando umas compreensíveis reprimendas dos leitores, que diziam que a falta de reação da bancada do Governo às agressões e provocações da minoria eram “táticas”, para não colaborar com a estratégia protelatória em relação à votação.
Esta é uma lógica que segue o mesmo caminho, bem-intencionado, mas terrível, daquele frequente “não dá atenção a ele, ele está querendo é isso, aparecer…”
Nem vou falar no aspecto político, na impressão que causa àquelas pessoas – dezenas de milhares – que assistem o linchamento verbal de governantes e governo.
Mas conheço um pouco o Congresso e posso garantir a você que a apatia dos líderes da maioria só faz com que seja mais bem sucedida a protelação de uma minoria em obstrução.
Ao contrário, uma liderança que dê combate, que afirme posições e a própria condição de Maioria faz com que a Mesa, sobretudo uma presidência intimidada – nem discuto as razões disso – como a de Renan Calheiros fica refém dos artifícios protelatórios.
Tanto é assim que o Deputado Miro Teixeira, de quem não se pode dizer que seja governista ferrenho, foi o único que interpelou Renan para que levasse as matérias a voto.
Mas o presidente do Congresso, se era permanente e, por vezes, grosseiramente acossado pela oposição, não era, até para ter apoio para decidir, pressionado pela maioria.
Ao contrário do que se pensa, o aguerrimento dos líderes mantêm a bancada em plenário, levanta os protestos do “vamos votar, vamos votar”, evita que um e outro, certo de que aquilo se arrastará por mais e mais horas, dê uma “saidinha” para voltar depois e, no final de mandato, vá cuidar de seu futuro.
Havia ânimo da maioria para se impor, tanto que ela resistiu até altas horas da madrugada.
Mas resultado de sua falta de líderes é esta infindável protelação.
Pretender que haja quorum para votar às cinco horas da manhã já é um pouco demais , embora o que reste a votar, seja ínfimo.
Ínfimo, mas exigidor de uma nova mobilização da base.
Que mantém o governo do país em suspenso e adia a necessária virada de pauta que o Brasil precisa para sair da paralisia em que se encontra.
View Comments (38)
Onde foi parar a combativa guerrilheira que calou o senador? Acho que você está certo, Fernando. É preciso uma visão muito crítica dos absurdos que tem sido estes últimos dois meses do governo Dilma. É uma tática velha, ineficiente, que só faz com que nós, eleitores, nos desanimemos com mais do mesmo. Mais covardia, pusilanimidade e apatia. Dilma, assim como Lula, envergonha o espectro político mais à esquerda...
FF BB, Ricardo Lima, sobre as últimas semnas: uma palavra: TIBIEZA. Chamem o Requião para defender o Poder Central. Chamar o pmdb de prostituta não adianta. A população quis assim. Mais: politização em massa. A via tresloucada do Consumo já mostra sinais de exaustão! http://refazenda2010.blogspot.com
A verdade é que o PT não tem mais líderes.
Prova é que Tarso Genro e Olívio Dutra levaram um baile da RBS (Globo) do Rio Grande Sul, isto Tarso tendo o Governo na mão. A RBS hoje detém os dois cargos mais Representativos do Estado, os dois Senadores, Ana Amélia e Lazier Martins. Ambos por décadas apedrejaram os políticos nos veículos da RBS. Hoje eles dão as cartas no Senado e o PT...só o Paim enrolando com os aposentados. Olívio Dutra foi puxar o saco da RBS em entrevista num programinha brega na Gaúcha, depois de apanhar os 4 anos que esteve como Governador, em que a RBS tinha 3 açoitadores diariamente em seus veículos, Lazier, Barrenuevo e Mendelski, batendo sem parar no Olívio Dutra, até que tomaram de volta o Governo para seu Grupo de Poder. O PT hoje é um Partido que vale mais pelo seu passado e pelos seus militantes, que por seus Políticos!
Foi aprovado com anpla maioria de deputados e senadores
Minha impressão dos politicos do PT é que nunca leram um livro na vida. São incapazes de detetar lapsos de logica na argumentação da oposição, de mostrar contra-exemplos, de separar questões de principio de exemplos particulares, individuais sem consistencia. É nisso que a oposição se pega pra confundir os argumentos. Mandem essa turma assistir a debates com o Ciro Gomes. Paguem a alguns filosofos, juristas, economistas, sociologos e historiadores para darem cursos pra essa turma. Exijam presença e façam provas. Quem não passar repete o curso até aprender alguma coisa.
Discordo das opiniões sobre a apatia da base aliada. Fiquei até a madrugada acompanhando a votação. O que ví foi um bando de desesperados da oposição tentando inviabilizar a votação, seja pedindo a palavra para repetir "n" vezes os mesmos argumentos contra a presidenta, obstruindo a votação ou requerendo votação em requerimentos ou ainda questionando artigos dos regimentos da Câmara ou do Senado.
Só se faz isso quando se tem certeza da derrota, o que estava explícito. Contrapor essa argumentação só levaria ao adiamento da votação, o que seria interessante para a oposição, para marcar presença junto ao seu eleitorado, fazendo de conta que estão preocupados com os destinos do país.
Lorota, como disse o Aluisio. O propósito era é bem claro - achar motivação para um pedido de impeachment.
Vamos ver, agora, o resultado de outra frente - a aprovação das contas de campanha do PT, que tem doações das empreiteiras, que também contribuiram com a campanha do psdb.
Concordo, observei a mesma manobra inconsistente. Estão protelando medida utilizado por todos estados da federação e governos federais fora do Brasil, Ex EUA que paralisou por exatos 6 dias a espera da votação no congresso norte americano e pior o orçamento solicitado na época seria utilizado para pagar servidores publico e não obras de infra estrutura e manutenção do crescimento que e nosso caso.
Mas o mais lastimável de tudo, é não haver ninguém que suba a tribuna ou que vá a tv, rádio ou internet, explicar de que se trata tamanha balburdia política no congresso.
É só explicar, o povo entende.
Tem que explicar que se trata de uma querela em preservar a ração (nossos impóstos) para pagar juros a banqueiros e especuladores, em detrimento de manter investimentos do governo.
No entanto, o que transparece ao grosso da população, é a versão da mídia e da oposição, a de que esse governo está fazendo algo muito errado, que está sendo relapso, irresponsável. Permite denegrir a imagem de um bom governo.
Achei o cúmulo hoje uma daquelas apresentadoras do MAU DIA BRASIL na REDE ROUBO dizer que "...decisão que prejudica a todos nós". Que todos nós caras-pálidas??
Bom dia,
nós brasileiros, alias os brasileiros acham que o congresso e o centro da benevolência brasileira e a presidência da republica o caos. Tá na hora de acorda, já passou de hora!!
Pode ser uma tática para que se houver impeachmen(sic) o pmdb governará o brasil junto com os demos-tucanos
Por favor vamos assinar essa peticäo, repasse para amigos e conhecidos.
Peticäo do Senador Roberto Requiäo pedindo a cassacäo do senador Aécio Neves .
http://www.avaaz.org/po/petition/Senador_Roberto_Requiao_de_Melo_Silva_Pedimos_a_casacao_do_mandato_de_Senador_de_Aecio_Neves/?cIKKTbb
Ja assinei.....
Assinado.
Quem não tem voto, tenta ganhar no grito! Eles, oposição estão em jejum do poder desde 2002! Temos, Povo, Governo e aliados agir com tranquilidade e ir mostrando didaticamente para mantermos a confiança da Sociedade. Nunca! Jamais devemos encurralar um rato. Sou paulista. Sinto-me representada. Voto PT.