E-mails de FHC pedem dinheiro a Marcelo Odebrecht. E se fosse Lula?

Pelo menos em duas mensagens eletrônicas, em 2010, Fernando Henrique Cardoso pediu dinheiro para campanhas tucanas, direta e explicitamente, a Marcelo Odebrecht. Em um dos pedidos, em favor do candidato ao senado pelo PSDB do Mato Grosso, Antero Paes de Barros, o ex-presidente chega a enviar os dados bancários para o recebimento da “ajuda”, revela a Folha.

O pedido, tudo indica, não se restringiu a dois tucanos – o outro mencionado é Flexa Ribeiro, do Pará – porque, na resposta, Marcelo Odebrecht diz a FHC  dará “o feedback [retorno] dos demais apoios e reforços que fizemos na linha do que conversamos”.

Houve, portanto, ao menos uma conversa sobre financiamento aos candidatos tucanos e a definição de quem seriam os agraciados com o dinheiro da empreiteira.

A ironia é que os registros da correspondência eletrônica estão anexados a um dos inúmeros processos abertos contra Lula, de quem, até agora, não existe nenhum pedido explícito e detalhado de ajuda da Odebrecht.

Ao contrário, é Fernando Henrique quem, hipocritamente, abre a boca para falar em “promiscuidade” no financiamento de campanhas petistas, enquanto ele próprio dava suas “facadas”  na Odebrecht para financiar o seu partido.

Se fossem de Lula, claro, os e-mails estariam agora nas manchetes de todos os jornais.

Como são de Fernando Henrique, tratam-nos discfretamente.

Não importa, o assunto vai ganhar a rua, porque é prova não só de como todos financiavam campanhas com dinheiro empresarial – que, claro, cobram por ele – como do cinismo e da hipocrisia com que se tratam as contribuições empresariais quando se trata de atingir Lula e o PT.

Fernando Brito:

View Comments (22)

    • O corno que descobriu ser corno por causa de uma não corneada kkkk ...

      • E nem isso o vagabundo fez, pois despachou a amante e o menino (com a luxuosa ajuda da Globo) para a Espanha.

  • Exatamente, Fernando. Cinismo e hipocrisia são os melhores qualificativos para a farra persecutória a Lula e ao PT. Mas os fatos vão moldando uma narrativa que a lava jato não desejava.

  • FHC é que pedia grana à Odebrecht e Lula é que está preso, Diz aí, Moro: "Não vem ao caso...".

  • Canalhas hipócritas !
    Canalhas hipócritas !
    Canalhas hipócritas !

    Juizeco e MP da força tarefa, partidários de mierda!!!

    Se essa porra de Lava jato fosse séria, teria apoio de todos. Além de ter dois pesos, duas medidas; condena empresas nacionais, ao invés de condenar apenas pessoas físicas. Ou seja, de boa intenção o inferno tá cheio!

    • Acho que agora ele já se mostrou um juijeca deslumbrado com os holofotes, um juiz ostentação.

      • Juijeca foi incrível! Juijeca deverá ser um dos personagens mais importantes dentro de uma nova Comedia dell'Arte brasileira que estamos necessitando febrilmente que seja criada por algum gênio de nosso teatro. Mas atendendo ao post, devemos lembrar que Carlos Heitor Cony dizia que ouviu quando Tancredo Neves, depois de uma conversa com Fernando Henrique, desabafou dizendo: "Este rapaz tem uma goela deste tamanho", e indicou o diâmetro de uma bola de futebol com os quatro dedos abertos, polegares e indicadores.

    • Convença-se de uma coisa: combate à corrupção foi uma pauta para servir aos interesses de dominação do governo americano implementada pelo moreninho simpático aquele, que recentemente entregou o cargo ao mentecapto cor de laranja. Enquanto persistir no mundo o atual modelo econômico, haverá corrupção em grande escala. Por exemplo: o jeca de Maringá, hoje em Curitiba, presidente da república espúria que ali fincou raízes, foi a Mônaco, como quem fosse a um lugar sagrado da terra e ali deu o show de deslumbramento e cafonice que envergonhou o Brasil. Pois aquela meca do 1% é uma grande lavanderia de dinheiro, talvez, a mais importante do mundo, onde petroleiras, empresas multinacionais, governantes corruptos de todos os quadrantes e os grandes senhores do narcotráfico lavam o dinheiro obtido com todo o sofrimento e a miséria humana. Ali se lava o dinheiro que retiraria da fome, da doença, da ignorância, do analfabetismo, do crime (o pequeno crime), da prostituição milhões de criaturas humanas, condenadas ao inferno por gente como moro e os escroques de black tie que o homenagearam. No nosso país contamos com uma legislação capaz de fazer frente à corrupção, sem a necessidade de "salvadores da pátria", em verdade a serviço dos estados unidos e do grande capital. Falta-nos, por enquanto, maior consciência do eleitor na hora de colocar seu representante nas casas legislativas, em todos os níveis e uma reforma séria e destemida no judiciário hipócrita, parcial e elitista, desde sempre, que empesta este país. Além disto, uma reforma paralela nas outras instituições de estado, inclusive na formação ideológica das forças armadas. Um país que permite que um grupo de alienados, canalhas, cooptados por uma potência estrangeira e a serviço do grande capital tome suas rédeas, mesmo diante dos constantes sinais de corrupção, como é o caso dessas homenagens ao jeca traidor desta nação, só pode estar muito doente. O nosso maior problema nunca foi a corrupção, apesar de incomodar muito. Nosso maior problema foi nunca termos uma legislação e mecanismos constitucionais que atinjam frontalmente os grandes traidores deste país, que se renovam a cada geração, sempre a serviço do mesmo câncer, postado no hemisfério norte.

  • FHC pediu dinheiro para campanha?
    Então, está tudo dentro da normalidade.
    FHC e tucano e tucano tem salvo-conduto para tudo.
    Até para roubar!

  • Esses canalhas devem considerar Lula o responsável pelos conflitos no mundo árabe!

  • Só quero saber se essa desgraça não vai ser investigada! Esse "probo, honesto e acima de qualquer suspeita" tem de apodrecer numa cadeia infestada de ratos e vermes, não Lula! Isso tem pacto com o chifrudo, só pode ser!

    • Bem, se for mesmo esse pacto, resta-nos o consolo de saber que o "chifrudo" cobrará a conta, de um jeito ou de outro...

Related Post