E os “sinais positivos” do 1º trimestre? Arrecadação cai de novo

A “retomada da economia” segue registrando seus “indicadores positivos de gogó” pelas autoridades e pelos colunistas-governistas.

Hoje, saiu o dado da arrecadação federal de março, que é o que realmente importa na hora de se falar em déficit público, porque despesas, por pior que sejam as maldades, são praticamente inelásticas: delas pouco se pode tirar.

E o registro foi de queda real de 1,54% ante março de 2016, mesmo com um reforço substancial (47% a mais) provocado pela arrecadação dos royalties do petróleo, pois o preço do óleo estava nas profundezas no início do ano passado e, portanto, a parcela arrecadada pelo governo, idem.

O resultado da arrecadação do 1° trimestre, em relação ao ano passado, foi, literalmente, zero.

A única diferença em matéria de política econômica, pra valer, é que agora empresários e mídia, que antes apontavam o caos, acenam com o paraíso.

Fernando Brito:

View Comments (7)

  • 1) Dez trimestres consecutivos de contração;
    2) Grande desemprego;
    3) Grande capacidade ociosa das indústrias;
    4) Uma boa safra em geral, com menor pressão no preço dos alimentos;
    5) Juros reais (ex-ante e ex-post) rodando na casa dos 7%
    5) Pode-se até contar uma ajudinha do prefeito do Rio (que tem grande peso na ponderação do IPCA), pois negou aumento de passagem às empresas de ônibus neste ano até o momento.

    Ainda assim a inflação está rodando a 4,5%. Ora, já era para estar até negativa! Isso demonstra a incompetência do Banco Central, que só é festejado pelos sabujos da Globo.

  • Uééééé.... mas eu ouvi de uma manada de COXINHAS que era só tirar a Dilma que instantaneamente a economia ia melhorar, os investimentos iam voltar, e blá blá blá....

  • SÉRGIO AMARAL: A dívida pública dos EUA é de 116% do PIB americano. Conta outra, pois sua "análise" é mais furada que biscoito rosquinha. Coxinha só dá furada.

  • Um "meio" gaúcho, que exerce a função de secretaria extraordinária informal e incondicional de comunicação e propaganda de sartori e mi$hell
    traz dados "positivos" saídos da CNI. Portanto TUDO sob suspeita.

  • Caro Fernando, qual seria o resultado de uma pesquisa que perguntasse ao brasileiro se aumentou ou diminuiu a sua confiança nos telejornais e jornalões do País? Cá prá nós, eu acho que uma pesquisa dessas ia fazer a globo descer do salto rapidinho.

    • Muito boa essa. Tb creio que a perda de confiança nessa emissora ridícula globosta deve ser imensa.

  • Se eu dependesse do jn para obter informações, eu estaria super feliz com esse país criado ao gosto dos coxas.

Related Post