E porque a mídia brasileira não destaca esta Copa? Afinal, são crianças vivas…

Saiu com quase nenhum destaque e com o texto frio de um press-release copiado no Estadão.

Mas é uma notícia ótima, destas de encher de alegria os brasileiros.

Porque se trata de centenas de milhares de vidas de crianças que foram poupadas.

Um site de saúde da Índia, o The Health Site, se entusiasmou muito mais e publicou esta imagem e um texto muito mais esclarecedor.

Já “tascou” no título: ” O Brasil já ganhou a Copa do Mundo”.

E, bem-humorado, esclarece:

Bem, nós não estamos dizendo Neymar e o destino de seus companheiros  na Copa do Mundo está decidido, estamos apenas dizendo que,  quando a mortalidade infantil está em causa, o Brasil teve o melhor desempenho entre os seus rivais, vencendo a taça que realmente importa. Desde 1990, os brasileiros reduziram a sua taxa de mortalidade infantil em 77 por cento.

O site publica a imagem que nenhum jornal aqui publicou e que a gente reproduz em parte aí em cima e está aqui, na íntegra.

É o  ranking ” Mortalidade Infantil: Qual é o placar? ” está sendo lançado neste final de semana da reunião do Fórum Mundial de Parceiros para a Saúde Materna, Neonatal e Infantil , em Joanesburgo,  na África do Sul.

Os indianos reproduzem o que diz Paulo Vicente Bonilha de Almeida, coordenador de saúde da criança do Ministério da Saúde do Brasil.

– Há duas razões principais para a redução da mortalidade infantil no Brasil: a ampliação do acesso aos cuidados de saúde primários e Bolsa Família, o maior programa de transferência de renda do mundo”.O Programa Nacional de Imunizações aumentou as taxas de vacinação entre as crianças brasileiras e da Política Nacional de Aleitamento Materno mais do que quadruplicou a amamentação.

E o site diz mais:

“Desde 1988, a Constituição do Brasil tem garantido a sua cobertura de saúde universal dos cidadãos, para que eles possam acessar os serviços de saúde para salvar vidas, independentemente da capacidade de pagamento. Bolsa Família fornece transferências em dinheiro para famílias pobres em troca de garantir que as crianças recebam as vacinas e frequentar a escola. Hoje, para cada 1.000 nascimentos no Brasil, apenas 14 crianças morrerão antes do seu quinto aniversário – muito menos que as 62 em 1990. 

Tragicamente, nem todos os países estão fazendo, assim como o Brasil em salvar vidas de crianças. Por exemplo, embora a Nigéria tem reduzido a mortalidade infantil em 42 por cento desde 1990, ele ainda tem a maior taxa de mortes de crianças de todas as nações do futebol na Copa do Mundo de 2014. Para cada 1.000 nascimentos na Nigéria, 124 crianças morrerão antes de atingirem 5 anos de idade.”

Claro que nossa taxa ainda é muito alta e precisa chegar perto da que deve ser, quando se trata de vidas de crianças: zero.

Mas é também uma vergonha para um país que sua mídia não dê a estas vitórias, como dá às do futebol – o destaque que elas merecem, até porque alerta para o tema, que não é só médico-hospitalar, mas de educação do nosso povo para hábitos de saúde.

Fernando Brito:

View Comments (17)

    • Que ótima idéia, Ronaldo!

      Só faltou explicar quais seriam estes jornais e TVs do PT...

      • O Ronaldo o gordo, tem. Não tenho não. Aliás amo este país, e o Lula é Pelé da política, a Dilma é simplesmente fantástica.

  • A felicidade dos #vaitercopa aumenta com esta notícia. Alguém precisa informar Ney Matogrosso mais esta conquista dos brasileiros. Pena que eu não tenho e-mail dele!

    • Não vale a pena mandar informações...naquela idade e ele ainda é "papagaio de pirata"...

  • Ufa!!! Até que enfim uma ótima noticia, publicada no exterior.
    Ganhei o dia. Feliz!!! Isso é que vale!!! Isso é o que importa!!!
    Viva LULA!!! Viva Dilma!!!! LULA 2018!!!

  • Agora vem o horário eleitoral, oportunidade única do governo divulgar o que tem feito pelo Brasil, são tantos os programas que a população vai se surpreender. Jamais o Brasil voltará a ser como éramos até que o governo do PT assumiu. Em 12 anos o Brasil se transformou. A Mídia impede que se divulgue por que ela é o maior partido da oposição e a mais interessada que voltemos a ser colonia.

  • A mídia oposicionista do Brasil nunca revelaria uma ótima notícia vinculada à "Bolsa Esmola", como gostam de chamar o vitorioso programa Bolsa Família. A oposição deve estar comendo os dedos com essa notícia. E a classe média endinheirada deve estar mandando o Lula e a Dilma tomarem no c... por terem proporcionado mais conforto à população carente e ter retirado cerca de 40 milhões de pessoas da extrema pobreza.

  • Sou enfermeira com formação em saúde pública. Trabalhei muitos anos em atenção básica e sinto um imenso orgulho e emoção com esta nova realidade do pais. O que vivi foi outra realidade . Doía a luta diária de cuidar de tantos seres indefesos sabendo que a nossa luta não era suficiente para mudar a sentença de morte daqueles brasileirinhos. Faltava as famílias o básico para a manutenção da vida. Faltava comida, faltava saneamento, faltava dignidade.
    O significado do Bolsa Família vai além do que pode imaginar e propagar as mentes vazias e as barrigas cheias da nossa insensível classe social dos insatisfeitos. Falta-lhes parâmetros para enxergar a mudança e render-se ao fato de que não somos mais genocidas . Já não voltamos as costas a dor da fome.

  • TEM RAZÃO A GLOBO, afinal de contas ela, com seu Jornal Nacional, é um estrangeiro no Brasil, que defende os interesses dos Estados Unidos; A Folha, o Estadão, a Veja, o Ronaldo Fenômeno, o Aécio Neves, o Álvaro Dias, o Ney Matogrosso, etc. que desfrutam o Brasil, mas o esculhambam, ao ponto de quererem entregar os megapoços de petróleos aos estrangeiros. Eles defendem os países falidos de fora. TEM RAZÃO O JORNAL em culpar estrangeiros por “boatos” pessimistas sobre a Copa, pois esses ESTRANGEIROS SÃO ELES. Viva LULA/DILMA!

  • Antes,nas cidades pobres,do nordeste,existia os chamados cemitérios de anjos...
    As crianças morriam,por "N"
    motivos,e tudo que era oferecido
    aos de pobreza extrema era,uma
    colher medida,para soro caseiro.

  • Temos tantas boas noticias para o combate de outubro que começo a ficar com pena do constrangimento dos conservadores. Constrangimento esse que será traduzido em ódios e distorções dos fatos. Vamos endurecer o jogo, pero si perderla ternurs jamas.....

  • Melhoramos muito, mas bonito mesmo seria estar lá no final do gráfico, como o Japão, mas com o menor indice de mortalidade de todos.
    O gráfico mostra a evolução, meritória e fenomenal, mas passa uma impressão irreal, posto que ainda estamos longe do ideal. E quanto mais próximo do ideal, mais difícil a evolução...
    O gráfico do site indú é mais bem feito, mas vejam como é fácil usar variações em um período de tempo, para passar idéia completamente errônea: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/04/1442933-proximo-da-copa-divida-publica-das-cidades-sedes-aumenta.shtml
    Certo que a "Falha" também capricha, Se apresentasse de forma proporcional as colunas, não teria espaço para enfiar o decréscimo de 55 pontos em Natal, comparado ao aumento de 6,6 pontos percentuais de Curitiba, para os quais deu tanto destaque.

Related Post