E se fosse a sua mãe?

Em 2001, durante o “apagão” de Fernando Henrique Cardoso, eu morava numa localidade, o Engenho do Mato, em que não havia água canalizada e o abastecimento dependia de um poço (muito bom, aliás), que por sua vez dependia de energia elétrica.

Era a realidade de todos, pobres ou classe média, na Região Oceânica de Niterói.

E todos tivemos de apelar para corda, balde e força física para ter água, porque sem energia, água não havia.

Um dia, passando de carro em frente à subestação elétrica da Cerj, já privatizada e nomeada agora de Ampla, vi diversos carros parados, e parei também.

Era uma manifestação, espontânea, de cidadãos de classe média, que estacionavam seus carros e exigiam a volta da eletricidade.

O responsável pela subestação, muito nervoso, chamou a polícia e vieram dois “camburões” com policiais militares.

No comando, um capitão, pele clara, corpulento, meio “alemão”, que pediu calma e foi conversar com o sujeito da Cerj, que aos berros falava para tirar dali “aqueles vagabundos”.

E o capitão, diante de todos disse ao homem: olha, então o senhor está me chamando de vagabundo também, porque minha mãe mora em Pendotiba (bairro próximo, dependente de poços também, na época) porque antes de vir para o serviço eu estava carregando balde para ela, que está velha e não tem como carregar água”…

Lembrei da cena hoje ao ver a imagem, na Folha, de dona Mirella Maria Hespanhol,  de 57 anos, tirando com baldes água de sua piscina, num bairro da Zona Oeste de São Paulo.

D. Mirella diz ao jornal: “Passou a eleição e as torneiras secaram. Recebi água por duas horas no último domingo. Mas foi só”.

Ela é, em tese, uma “felizarda”. Tem o seu “volume morto” particular na piscina de sua casa.

Mas há centenas, milhares de outras pessoas que não têm.

Que passaram a depender dos baldes carregados dos caminhões-pipa ou dos lugares que têm água para suprir suas casas.

Na capital, em Campinas, em Itu e em dezenas de outras cidades.

Antes restrita aos mais pobres, a falta d’água, como acontece com as desgraças sociais, já atinge a classe média.

Ninguém culpa o governador Geraldo Alckmin pela seca, que não é obra sua e é grande, intensa e terrível.

E que era comemorada, em fevereiro deste ano, por Aécio Neves, na esperança que uma falta de capacidade de geração de energia elétrica lhe rendesse frutos na eleição.

Como foi a eleição que fez Geral Alckmin agir com uma criminosa imprudência e não decretar medidas de restrição do consumo, ficando nos “bônus” que agora todos vão ganhar, porque não há mais água a consumir normalmente e o racionamento chega pelas torneiras secas.

Uma economia de 10% a mais da água neste período poderia ser a ponte até a volta das chuvas, que vão chegar, hão de chegar.

Mas poderia comprometer os votos de um governante que se esmerou, com a colaboração da imprensa, em ocultar dos paulistanos que o que era ruim seria a única forma de evitar o pior.

E que contou, para isso, com a cumplicidade de uma imprensa que jamais insistiu na gravidade da situação.

Aos que acham que isso não têm importância, que é do jogo político, faço a mesma pergunta que o capitão da PM fez naquele dia ao camarada da concessionária:

-E se fosse a sua mãe que estivesse tendo de carregar baldes?

 

Fernando Brito:

View Comments (46)

  • Só corrige uma coisa aí. As contas estão vindo muito mais altas por conta da pressão do ar dentro dos canos. Em Itu, num bairro onde água só tem a cada quinze dias a conta tá na média de 100,00.

    • Ora, Itu não tem do que se queixar... Ajudaram, por ampla maioria, a reeleger o Alckmin. Aliás, como tudo lá é GRANDE, a imundice FÍSICA e POLÍTICA também deve ser...Morro de rir da paulistada BURRA, principalmente da "crasse mérdia" desinformada que vota sob o COMANDO da imprensa-empresa. São os que nós aqui chamamos de "CURTURA" POLÍTICA de JORNAL E TV do Grupo GAFE (globo, abril, fsp, estado). As populações de Itu em particular e o Estado de São Paulo em geral, MERECEM a falta d'água por INCOMPETÊNCIA AO VOTAR.
      E lembrem-se: SÃO PEDRO NÃO VAI AJUDAR até, pelo menos, 2015. Vamos necessitar de COMPETÊNCIA (que os TUCANOS não tem) para atingir os aquíferos (eles existem!) para abastecer São Paulo, mas os TUCANOS querem PRIVATIZÁ-LOS!
      e VIVA a INCOMPETÊNCIA dos eleitores PAULISTAS.

      • Ouvi dizer que o principal local de captação de águas de Itu foi vendido. É verdade?

  • Tem que ir pra cima da Sabesp! Tem que cobrar multas pesadas pela falta de abastecimento!

    • Que eles vão repassar para as contas. Deviam multar as pessoas físicas responsáveis pelas decisões, e botar no olho da rua, sem direito a ocupar mais cargos no governo.

  • Ela votou no Alckimim!!
    65% da população resolveu não tomar banho após a Eleição p/ o Governo de SP!
    Agora aguenta as consequencias!!
    A ELITE vai ficar sem banho kkkkk?
    A ELITE vai pedir água kkk?
    A ELITE vai reclmar na Globo?
    A ELITE vai reclamar p o MP?
    A ELITE vai reclamar para a m´dia golpista que blinda o PSDB em SP?
    A ELITE vai chorar?
    Vote no Aécioporto!!!
    Sp provou o que o gosta e está pagando preço alto pela enganação que é o PSDB em SP, tudo aqui é maquiado, blindado!!
    Tenho pena dessa Elite!
    A ELITE que vive refém do Crime, da falta de água, dos pedágios caros, do IPVA caro, da falta de trens e metro em SP!! De transporte não, pq eles não usam!!
    Tá com sede? voto 45!!

  • Se ela não votou no Alckmin, realmente tenho pena dela e de pessoas assoladas pela falta de água em SP,criminosamente não enfrentada pelo governo tucano,que há mais de 20 anos está no poder e não fez uma única obra para evitar.
    Agora, se ela votou no tucano reeleito, não dá para ter pena nem dela nem de todos que cometeram essa loucura nas urnas, mesmo porque pessoas com tendência suicida,são impossíveis de contar em seu atentado contra a própria vida.

    • Pois eu estou achando até bom que reelegeram o Chuchu Seco. Senão ia sobrar para o coitado que assumisse a situação agora, um infeliz (qualquer que fosse o partido) que iria levar toda a culpa. E acho que vão ser dois anos, pelo menos, para dar alguma normalidade ao abastecimento, isso se começarem um trabalho SÉRIO (não remendos meia-boca) agora mesmo.

  • Será que alckmin vai sair à rua para fazer campanha pro Aécio? Que tal marcar um comício? Pode ser até no Morumbi. Pelo que fiquei sabendo, até os vizinhos dele estão furiosos...

  • É para calar a boca da coligação Sardenberg/CBN/PSDB, o tucano desejou tanto o apagão, só que como castigo recebeu a falta de água. Castigo para tucanalha!

  • Fernando,acompanho diariamente esse blog.Você já falava desse problema da falta d'água em SP a muito tempo e ainda o PT está pensando quando irá para o horário eleitoral,será que é uma estratégia da campanha ?

    • Desde o início de fevereiro, Odair. E qualquer um podia falar, porque os dados, apesar das marotagens de Alckmin em dar-lhes uma "maquiada", são públicos.

  • Alguém viu essa notícia de que o humorista Gregório Duvivier foi atacado verbalmente num restaurante do Leblon? O cara disse que ia quebrar a cara dele. A que ponto chegamos? Seremos massacrados em nosso direitos sem que nada seja feito? Que democracia é essa que vivemos? As mensagens de ódio estão se multiplicando nas escolas, instituições religiosas e comércio. Se vc diz que vota Dilma,a s pessoas te atacam e dizem que vc não gosta do brasil. O que é certo? Eleger um crápula tucano que tem a vida suja?

    • O carnaval vai chegar, e nele os blocos da zona sul de swastikas.

  • PSDB DEIXA OS PAULISTAS SEM AGUA!!! IMAGINA O QUE ELES NÃO FARIAM NO NORDESTE!!!

Related Post